Como alguns sabem, no momento meu carro está refazendo a elétrica toda, para evitar sujem e emporcalhem o carro eu resolvi fazer tudo agora que o carro está só na lata! Para facilitar as coisas resolvi adiantar a parte do som, deixando os RCA's e Alimentação prontos. Como não gosto de descaracterizar muito o carro e pelo medo de ficar sem bateria eu resolvi colocar uma bateria extra. Eu sei que colocando uma bateria maior na frente resolve, mas eu não gosto nem de pensar na remota idéia de ficar sem bateria, sem contar que é chato ter que ficar ligando o carro de vez em quando para carregar um pouco a bateria.
O Circuito indicado e utilizado por pessoas que querem fazer algo parecido é o Circuito em Paralelo. Desse modo é feita à interligação/agrupamento dos Terminais Positivos, assim como nos Terminais Negativos! O problema é que a idéia de interligar a Bateria da frente com a de trás e a utilizanção de um fio para cada Terminal continua não me agradando, muito menos fazendo sentido!
Exemplos de Circuitos:
Circuito em Série - O Terminal Positivo do primeiro dispositivo é ligado com o Terminal Negativo do dispositivo seguinte e assim por diante;
Circuito em Paralelo - Os Terminais Positivos são agrupados assim como os Terminais Negativo.
Ps.: Eu nunca vi Bateria de Carro ligada em Série e tenho até medo de ver isso!
Com base nessa teoria, imagine que o Terminal Positivo da Bateria da frente já esteja interligado/agrupado com o Terminal Positivo da Bateria de trás. Agora com ambas as Baterias aterradas, imaginem a lataria do carro como um fio interligando/agrupando os Terminais Negativos, pronto o Circuito em Paralelo está feito! Ambas as Baterias funcionarão como uma só unitizando as suas cargas, assim o consumo e a recarga serão efetuados em ambas simultaneamente.
No geral o Terminal Negativo da Bateria serve somente para ser aterrado, tudo que necessita ser aterrado/negativado é ligado na lataria, assim fechando o circuito! O Módulo é um dos raros casos que se pede para puxar o negativo direto da Bateria, o motivo ao certo eu não sei informar, mas isso não é problema, pois haverá também uma Bateria atrás e devidamente aterrada como a Bateria da frente.
Os três principais tipos de ligações:
[1] - Eu devo puxar um fio do Terminal Positivo da Bateria Dianteira, ligar no Terminal Positivo da Bateria Traseira, aterrar o negativo da Bateria na lataria e dessa bateria puxar os fios Positivo/Negativo para os módulos?
[2] - Eu devo puxar os fios dos Terminais Positivo e Negativo, ligar nos Terminais da Bateria Traseira e dessa Bateria puxar os fios Positivo/Negativo para os Módulos?
Estas duas opções têm total sentido com a teoria antes apresentada, as duas Baterias funcionariam como uma só unitizando as cargas! O problema é que eu estou correndo exatamente disto, pois assim dá no mesmo que ter uma bateria só na frente! Eu quero a independência da Bateria do Carro, quero ter uma Bateria só para o Som e uma Só para o Carro, assim evitando qualquer possibilidade de arriar a Bateria do Carro!
[3] - Eu devo puxar um fio do Terminal Positivo do Alternador, ligar no Terminal Positivo da Bateria Traseira, aterrar o negativo da Bateria na lataria e dessa Bateria puxar os fios Positivo/Negativo para os Módulos?
Já com essa opção as Baterias ficariam totalmente independentes uma da outra e eu não teria a necessidade de puxar negativo nenhum. O problema seria no comportamento do Alternador, não sei como funcionaria para carregar as duas! Como disse antes, tenho medo que a menor fique carregando sempre e estrague/exploda!
Outro motivo para não querer utilizar um fio para cada Terminal e efetuar o Circuito em Paralelo, é o diâmetro do Duto. A entrada do Duto é visível e bem dimensionada, mas a saída não é visível e não tem fácil acesso. Para ser sincero, até o de 21mm está difícil de crer que passe, imagina o fio de 35mm! Agora imagina isso tudo com a economia de 8M de fio 21mm!
Alguem pode me ajudar?
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