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COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

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Xann
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COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Xann em Qua 27 Fev - 18:43:28

AÍ GALERA ANTES DE MAIS NADA GOSTARIA DE FALAR QUE SOU VICIADO NESSA PARTE DO FORUM, "MECÂNICA GERAL", TODOS OS DIAS QUANDO ABRO O FORUM JÁ VENHO DIRETO PRA CÁ.

BOM AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA, AMIGOS ESSA É MINHA DÚVIDA E SEI QUE COM CERTESA É A DE MUITOS OUTROS AMIGOS OPALEIROS E CARAVANZEIROS, ENTÃO BORA, COMO SE FAZ PRA MEDIR A CAVALARIA DO MOTORZÃO?
EM CADA CARRO A MEDIDA É DIFERENTE? TIPO, VEJO UNS MILZINHOS AÍ COM MAIS CAVALOS QUE O 4CC, COMO ISSO É POSSÍVEL? OUTRO DIA MESMO TAVA VENDO A PROPAGANDA DO NOVO FUSION QUANDO O CARA FALA, "MOTOR 2.3 COM 162CV", COMO PODE UM MOTORZINHO DESSES DESPEJAR 162CV???

DESDE JÁ AGRADEÇO POSSÍVEIS RESPOSTAS.


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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 27 Fev - 21:16:39

Cara, tudo depende do projeto de cada motor, e o quanto ele consegue aproveitar de calor (que vai gerar a potência), o resto é desperdício...

A maneira mais ''correta'' seria levar o motor á um dinamometro de bancada, mas também da pra ter uma idéia com um dinamometro de rolo (dae mede-se a potência efetivamente que chega nas rodas), mas tem um porém, o dyno tem de estar perfeitamente calibrado, e se vc levar em duas empresas diferentes no mesmo dia, arrisca vc aparecer com duas potências diferentes.... mas isso é coisa pouca..

Bem antigamente, quando tudo era calculado com extrema exatidão e conhecia-se um pouco menos de motor que hoje em dia, a forma de calcular 'teóricamente' a potência do motor era pela Pressão Média Efetiva sobre a cabeça do pistão.... eu até tenho essa fórmula perdida em alguma revista e no livro do Santucci, ela leva em consideração taxa de compressão, combustível, pressão positiva ou negativa, vazão da alimentação entre outras coisinhas... só por curiosidade ja fiz essa conta pro meu motor logo que montei pela primeira vez e acusou 266cv... o Desktop Dyno acusou 280cv, ou seja... tava por ali a potência real...

Mas tem algumas coisas que conta nenhuma ''estimativa'' leva em consideração, e na minha opinão dara uma diferença grande: ponto e comando; pois, quando aumenta o ponto do motor, vc está aumentando a pressão dentro do cilindro pq tá na verdade atrasando mais que o normal pra faisca só centelhar a mistura no ponto máximo de compressão, por isso que o motor fica mais bruto e gera mais calor consequentemente... e o comando, quando se mexe em lob, graduação e levante, aumentando ou diminuindo vc estará trocando o regime de funcionamento... mantendo as válvulas mais tempo abertas, vc admite mais ar/combustível, mas também deixa mais tempo o escape aberto pra conseguir expulsar tudo que entrou e foi queimado.... diminuindo o lob vc abaixa a compressão do motor drasticamente, e eu ja fiz esse teste...

Motor original com 8,0:1 de taxa no álcool, cabeçote original, uma DFV 446 original, comando original, o motor tinha 10kg/cm² de compressão...
Segundo motor, com 13,5:1 de taxa no álcool, cabeçote preparado, uma DFV 446 com borboletas de 39mm, comando 276º simétrico com 108º de lob center, no mesmo relógio de compressão ele tinha apenas 12kg/cm² de compressão...
Se estivesse com comando original ou um 250S qualquer, provavelmente a compressão do motor passaria dos 14/15kg/cm²....

Desvirtuei um pouquinho a pergunta, mas é que esse é um assunto um tanto intrigante e com infinitas variáveis....

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por PIÁ em Qua 27 Fev - 21:47:38

cara a tecnologia avançou muito

em 1900 e bolinha o conhecimento de engenharia no Brasil era bem diferente
por isso hj em dia tem cabeçote de aluminio...bloco de aluminio
injeção eletronica,motor não usa carburador.
tem sensor pra tudo que é coisa nos carros.

um motor é uma máquina que produz trabalho...ou seja é capaz de mover ou impulsionar alguma coisa...

na hora que você consegui fazer seu motor aproveitar melhor o trabalho que ele produz você tem um motor mais com maior potência.
]

explicação básica...aeuaheuaheaueha

Abraço,Piá.

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Xann em Qui 28 Fev - 8:04:26

Poxa gente, com essas explicações eu infelizmente só posso chegar a uma conclusão, com excessão aos amigos que estão sempre em oficinas, amigos profissionais que mexem a ferro e fogo nos motores e que mesmo assim dizem que é difícil calcular a "real" cavalaria, resumindo, acho que a maioria das pessoas que vem dizendo "meu motor tem tantos cavalos" na verdade estão só chutando, ninguem tem a real noção do que está falando. Eu acho muito difícil um Opaleiro comum assim como eu depois de fazer pequenas alteraçães tipo tuchos, comando, carburador, turbo e etc se dar a todo esse trabalho de tirar o motor e levar a um dyno pra medir.


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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por PIÁ em Qui 28 Fev - 8:37:12

não precisa tirar o motor...ta doido auehauehaea

que eu sei tem 2 tipos de dinamometro...

esse
http://br.youtube.com/watch?v=Q5ej6SPKk3w

e desse tipo
http://br.youtube.com/watch?v=eKUIcBqy8vM

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Xann em Qui 28 Fev - 9:05:20

Caraca Piá, que ronco desses motores, principalmente do Bi turbo V6.


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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qui 28 Fev - 9:45:15

Mesmo medindo em rolos, não tem como saber exatamente a potência no volante do motor, pq ninguem sabe ao certo quanto se perde na transmissão...

Da pra saber exatamente quanto chega efetivamente nas rodas.. mas pra saber quanto ''sai'' do motor, apenas em dyno de bancada...

Outra maneira de se ter uma melhor noção da potência obtida, é por exemplo uma pista de arrancada, comparando com o tempo e preparação de outros carros parecidos... é um chutão, mas de longe, e não no escuro como muita gente fala... manja...

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por PIÁ em Qui 28 Fev - 9:48:51

Xann escreveu:Caraca Piá, que ronco desses motores, principalmente do Bi turbo V6.

nelson racing....domina mesmo...aeuhaea

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por 100 em Qui 28 Fev - 18:57:29

PIÁ escreveu:

nelson racing....domina mesmo...aeuhaea

Este cara arrebemta mesmo,o Impala com um 572 e o Pontiac bi são de arregaçar...

Até mais

100

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Xann em Qua 23 Abr - 10:25:51

Olá Galera! To aqui de novo tocando no assunto. Seguinte, já que mesmo com testes técnicos fica difícil saber a cavalaria exata dum motor, aos amigos mais experientes eu pergunto, o que podem deduzir do meu motor em termos de cavalaria, não que eu vá usar essa informação pra nada, é só mesmo pra eu colocar no meu perfil lol!
Motor 4100 original a alcool rodando na gasosa sem nenhuma modificação em pistões cabeçote taxa e tals com 446.

Já vou agradecendo aqui as possíveis respostas.


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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Xann em Dom 27 Abr - 13:58:52

Alguém! lol!


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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por louca por opala em Sab 3 Maio - 20:51:22

xann
pra te falar a verdade eu não sei, só sei o que tá do doc. do carro se não eu te ajudava com maior prazer.
Mais eu tenho uma dúvida num doc. meu tá 78 na minha 4cc e na outra que tambem é 4cc tá 84 como pode?
abraço

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Xann em Dom 4 Maio - 9:47:15

Valeu Micheline, quanto á esses números nos docs não esquente não, quase sempre eles não condizem com a verdade, o meu por exemplo é 6cc e marca 90cv nos docs, não tem nem lógica né. Há outros tópicos que falamos justamente sobre isso, há cada coisa bizarra lá tipo Opala com 0cv, aí já viu a precisão da coisa né rsss.


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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por louca por opala em Dom 4 Maio - 14:30:21

pois é xann
la no meu perfil eu nem coloquei nada pois não entendo nada disso.
o que eu entendo um pouquinho eu falo, o que eu não entendo eu fico na minha só fico lendo pra aprender mais.E depois mostrar pra alguns marmanjos por ai que mulher tambem entende de opala.
abraço

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por a_galvao em Seg 12 Maio - 17:06:52

Oh! amigos estou chegando agora na conversa...

Entao sobre a perda na transmissão. As novas linhas de DYNANOMETROS o fazem atravez da desaceleração do CARRO no ROLO...

Sobre calcular a POTENCIA "aproximada" da carnaga sem pagar 150,00 no alugueu do DYNANOMETRO...

Exixtem acelerometro de baixo custo para ser acoplado ao veiculo(já passei o link aqui no forum), que fornece o valor muito proximo da realidade.. .
Ele se difere do DYANANOMETRO, porque no dino vc controla a carga e trassa a curva perfeita... no acelerometro não e´possivel a manipulação de carga!

Segur os ensaios que fiz com minha moto 125cc e meu opala 92

valor fiel ao manual da moto


Minha RD350, com o garfico original yamaha a esquerda


Valor aproximado do OPALA
( naõ encontrei os arquivos!!)

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por a_galvao em Seg 12 Maio - 17:15:51

Desta forma HOJE eu sei,
se eu trocar o "parafuso" comparando a resposta do grafico atual e o anterior se o "parafuso " fez diferença ou nao!!!

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por tiagostp em Sex 30 Maio - 23:53:07

Dando uma de intrometido...rsrsrs....nao podemos esquecer que principalmente nos modelos antigos de opala, tratava-se de potencia bruta!.....os ultimos opalas é potencia liquida no documento.........mas há muito erro de documento msm....meu opala, no documento, marca 98cv, entretanto sei que um 6 cilindros 88 - alcool original c/ h34 deve ter em torno de 120 a 135cv........

AGORA...DISCUSSÃO INTERESSANTE... poderia disser que um motor de um opala 90 a 92 (6 cilindors - biela mais longa, se nao me engano) teria uma potencia muito proxima com os 250-s originais da decada de 70, levando em considaracao este detalhe citado a cima? CONCORDAM COMIGO QUE UM OPALA, EXEMPLO, 92 A ALCOOL QUE TEM EM TORNO DE 140CV LIQUIDA....TRANSFORMANDO PARA POTENCIA BRUTA DOS ANOS 70, DARIA EM TORNO DE 165 A 175CV?....

outro ponto...... CASO DO FUSION......qdo falamos em potencia elevada nos motores de 4 cilindros....NAO ESTAMOS FALANDO EM TORQUE!!! um fusion não tem mais torque que um opala ....rs....entao, um motor com uma quantidade maior de cilindros (na verdade com uma cilindrada maior), tem suas vantagens por ser mais torcudo...mas há a sua desvantagem....por ter mais dificuldade em chegar em elevadas rotações...rsrs...uma comparação mais proxima do fusion, seria pegar o motor do opala taxado para gasolina atual e tecnologia um pouco mais atual (semelhante a do 4.1 do omega 94 em diante) ... acrescente a isto, um cabeçote com 4 valvulas por cilindro...hauhauhau.......dai poderiamos fazer uma comparação à altura....resumindo, como já dito, tecnologia de projeto............ pessoal, falei mta besteira....rsrsrs...ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO.....rrsrsrsrsr

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Seg 2 Jun - 7:43:52

Os motores 90-92 não tem mais potência por causa da biela mais longa... e também nem chegavam nessa potência devido ao carburador minúsculo 3E para um motor de 4100cc, que com calibragem priorizando menor consumo e principalmente menos emissões de poluentes...

Portanto eu não concordo...

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por tiagostp em Seg 2 Jun - 13:31:23

Jeferson_Heerdt escreveu:Os motores 90-92 não tem mais potência por causa da biela mais longa... e também nem chegavam nessa potência devido ao carburador minúsculo 3E para um motor de 4100cc, que com calibragem priorizando menor consumo e principalmente menos emissões de poluentes...

Portanto eu não concordo...

ola jeferson, obrigado pela resposta....rs..eu nao disse que estes tem mais potencia, disse que sua potencia ficava mais proxima dos 250-s.......pesquisei um pouco sobre o assunto, e de acordo com revistas de epoca, realmente, os motores de agosto de 90 em diante tiveram modificações de projeto e ocorreu um aumento de potencia devido a utilizacao da biela do 2500cc, pitoes mais leves, coletor de admissao modificado, etc......e aumentou a potencia para 141 cv liquidos, entretanto, nao a ponto de alcancar o 250-s de 76 em diante; estes tinham 171cv brutos...pesquisei e encontrei esta potencia de 171cv brutos realizada de acordo com medição atual ficaria em torno de 150cv liquidos, ocorrendo neste caso uma perda de 10%....portanto, como levantada a questao, nao chegam a bater os 250-s mas sao os motores que ficam mais proximos em potencia......agora, sobre a potencia dos motores de 90-92, nos manuais dos opalas de 90 em diante, como em revista de epoca, mostravam esta potencia de motor (141cv), acho q seria dificil q estes estivessem errado....opiniao de vcs?...
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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Motor4100 em Ter 3 Jun - 12:46:26

Bom, heheh lá vou eu...

Estou pra conseguir uma parceria, para os Opaleiros do Paraná, com um rapaz aqui em Curitiba que faz a medição no Dyno, quem sabe de tudo certo e aquele descontinho para os Opaleiros aparece heheheh, afinal, quem não quer saber a potência do seu Opalão, seja 4 ou 6, original ou fuçado...

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 3 Jun - 15:02:16

Salvo engano, esses 141cv eram na versão álcool... na versão gasolina acredito que tinham menos de 130cvs... e os 250S de 171cv brutos eram todos gasolina...

Bora fazer um DYNO DAY só de Opala... mas tem de me avisar com antecedência pra colocar em prática uns truques sujos.. hehehe Twisted Evil

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

Mensagem por MALAKA_OPALA82 em Qua 13 Ago - 14:23:34

So quero falar uma coisa ,,,,,,, to revoltado ;;;;;;;;,,,,,,, alguem já viu esses carros q contem plásticos q Marcão no documentos 130 a 150 cv ou mas ate ,,,,,,, ganhar dos opalao subindo a serra por exemplo ............ eu nunca viiiiiiiiiiiiiiii,,,,,, Evil or Very Mad

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Re: COMO MEDIR A CAVALARIA DO BRUTO?

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