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Opala comodoro 4 cil. amarrado.

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fastaveira
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Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Sex 5 Jun - 14:01:38

Olá irmandade, tudo bem...



Bom, vou relatar o que está acontecendo com meu Opala Comodoro Cupê 4cil. Álcool original.



O carro até que está econômico, pois o consumo instantâneo na cidade com um litro de álcool é de 6.5 a 7.0 km e na estrada de 9.5 a 10km/L no álcool. Só que tem um detalhe que não sei se é por causa do carburador que equipa meu carro (Solex H34 SEIE) que o deixa “amarrado”, pois numa subida na estrada, tem que pisar até o assoalho para manter a velocidade e percebo que o ronco “engrossa”, mas sem ganho de velocidade. Agora gostaria de saber dos irmãos que tem Opala 4 cil. com carburador Solex H34 SEIE a álcool os sintomas são esses. O carburador do meu carro está todo revisado, sem entradas de ar falsas e com reparos novos e calibrado de acordo com a tabela da Brosol, cabos de velas, velas, distribuidor, bobina, são todos novos e o ponto de ignição está a 16º APMS, segundo o manual do proprietário.



Tenho inclusive um outro Opala só que esse é 78 4 cil. a gasolina e a sua resposta de aceleração é muito mais nervosa, o carro responde de prontidão sem “amarrar”. Esse Opala está equipado com um carburador simples DFV228 e ignição a platinado e como pode ter mais resposta em relação ao Comodoro 84 a álcool?



Bom, é isso pessoal, conte vossas experiências.



Abraços.

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Jun - 14:12:12

Você já disse que está revisado,mas conferiu se abre o segundo?


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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Giovani Parra em Sex 5 Jun - 14:22:23

realmente o segundo estágio pode estar travado...
se não for isso é o motor mesmo, compressão baixa, essas coisas...

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Sex 5 Jun - 14:41:36

Jean Bida escreveu: Você já disse que está revisado,mas conferiu se abre o segundo?
Olá Jean, sim, o segundo estágio está abrindo perfeitamente.
Giovani Parra escreveu:realmente o segundo estágio pode estar travado...
se não for isso é o motor mesmo, compressão baixa, essas coisas...
Olá Giovani, eu pensei nessa hipótese de ser compressão baixa, pois quando comprei o carro o cabeçote foi substituído por um outro, devido o cabeçote original ter trincado em razão de um super-aquecimento pelo antigo proprietário ter "esquecido" de verificar a água do sistema de arrefecimento.

Giovani Parra
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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Giovani Parra em Sex 5 Jun - 14:56:25

então pode ser isso, leva no seu mecânico e pede pra ele medir a compressão dos cilindros e talz...

Abraços

Paulo Corso
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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Paulo Corso em Sex 5 Jun - 15:22:59

O segundo estágio do H34 abre mesmo se estiver travado, pois o mecanismo de acionamento empura a borboleta, o problema é que se estiver travado ele não consegue puxar de volta a borboleta, mas ai é facil perceber, pois o guro vai ficar bem alto.
este cabeçote que voçê colocou era orinal a alcool? Sera que não colocaram um do motor a gasolina?
O ponto pode deixar com 18 graus que anda legal (ja usei assim). Se for resolver mecher no motor, esperimente coloca rum comando do motor a gasolina neste teu a alcool, pois com os comandos do motor a gasolina o motor passa a girar mais e desenvolver mais cavalinhos!!!

Jean Bida
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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Jean Bida em Sex 5 Jun - 16:37:55

Paulo Corso escreveu:O segundo estágio do H34 abre mesmo se estiver travado, pois o mecanismo de acionamento empura a borboleta, o problema é que se estiver travado ele não consegue puxar de volta a borboleta, mas ai é facil perceber, pois o guro vai ficar bem alto.
este cabeçote que voçê colocou era orinal a alcool? Sera que não colocaram um do motor a gasolina?
O ponto pode deixar com 18 graus que anda legal (ja usei assim). Se for resolver mecher no motor, esperimente coloca rum comando do motor a gasolina neste teu a alcool, pois com os comandos do motor a gasolina o motor passa a girar mais e desenvolver mais cavalinhos!!!
Tem um SL 88 que ando as vezes aqui que é certo que vou voltar com ele nos 2000 RPM rsrsrsr.Pois é essa do comando já pesquisei e é real mesmo, o comando do alcool pelo que sei foi amansadopara não passar da faixa limite de imposto.Assim como os Marea que tem chip diferenciado para redução proposital de potencia.


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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Sex 5 Jun - 16:49:19

Paulo Corso escreveu:O segundo estágio do H34 abre mesmo se estiver travado, pois o mecanismo de acionamento empura a borboleta, o problema é que se estiver travado ele não consegue puxar de volta a borboleta, mas ai é facil perceber, pois o guro vai ficar bem alto.
este cabeçote que voçê colocou era orinal a alcool? Sera que não colocaram um do motor a gasolina?
O ponto pode deixar com 18 graus que anda legal (ja usei assim). Se for resolver mecher no motor, esperimente coloca rum comando do motor a gasolina neste teu a alcool, pois com os comandos do motor a gasolina o motor passa a girar mais e desenvolver mais cavalinhos!!!

Olá Paulo, tudo bem...

Então, o carburador está tudo em ordem com relação aos estágios, estão abrindo e fechando sem nenhum problema.

Bom, com relação ao cabeçote que foi substituído, não sei lhe dizer se colocaram é para motores a álcool, pois nesse caso estou pensando em levar o meu carro em oficinas mecânicas que possui o relógio medidor de compressão para fazer a aferição. Segundo a tabela do medidor de compressão da marca Poliparts, a compressão dos motores a gasolina dos Opalas/Caravans fica entre 120 a 140 lbs e para motores movidos a álcool fica entre 180 a 210 lbs. Espero que esse problema seja compressão, daí troco o cabeçote do meu carro por um do motor a álcool original e acaba de vez essa novela. rsrsrsrs

Por falar em comando da gasolina, quando quebrou aquela engrenagem de fibra do comando do meu carro, eu comprei um comando novo na caixa do 151-S, na verdade foi um achado, inclusive esse comando veio até com um óleo aditivo que é adicionado ao óleo lubrificante do motor para rodar os primeiros 1200km. Bom, estou rodando com esse comando (151-S) e sinceramente, não percebi mudança alguma no comportamento do carro, estou quase certo que o cabeçote esteje "destaxado" para o tipo de combustível que estou usando no carro.

Sem mais.

Paulo Corso
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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Paulo Corso em Sex 5 Jun - 18:00:30

Quando coloquei este comando no 79 que eu tinha (a mecanica dele era do 88), em baixas médias rotaçõeso comportamento dele era igual ao original mesmo, o lance era em altas rotações, com esse comando o motor consegue girar algo em torno de 500 rpm a mais (no opala isso é bastante). Mas isso do comando não foge muito do normal, pois também é um comando original. Sobre a compressão, anais gastos também dão baixa compressão!!!

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Sex 5 Jun - 20:34:29

Paulo Corso escreveu:Quando coloquei este comando no 79 que eu tinha (a mecanica dele era do 88), em baixas médias rotaçõeso comportamento dele era igual ao original mesmo, o lance era em altas rotações, com esse comando o motor consegue girar algo em torno de 500 rpm a mais (no opala isso é bastante). Mas isso do comando não foge muito do normal, pois também é um comando original. Sobre a compressão, anais gastos também dão baixa compressão!!!

Olá Paulo,

Então, sobre os anéis estarem gastos eu diria que não, pois caso contrário o carro iria fumar, algo que não está acontecendo. Mas vou dar uma chegada nas oficinas daqui de minha cidade a fim de encontrar um mecânico que possua um medidor de compressão para sanar minhas dúvidas. Junta do cabeçote estar queimada, poderia até ser, só que meu carro está com uma lenta legal e sem falhas quanto está em movimento, a temperatura do motor fica estável (meio marcador) então tudo indica que está tudo normal, mas o carro não tem retomada (é amarrado), por isso que há uma grande possibilidade de estar rodando com o cabeçote do motor movido a gasolina.

Sem mais.

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por laranjeira em Sex 5 Jun - 20:55:39

Não me entrometendo, mas....... já que aqui estou: verifique a valvula de maxima. Ligue o carro, va até o carburador e acelere até abrir o segundo estágio, neste momento aquele caninho na parte de cima do segundo estágio deve jorrar alcool. Caso não ocorra, verifique a valvula e seus canais.

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Xann em Sex 5 Jun - 21:31:48

E aê Fabrício beleza! To aqui só observando OKK


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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Sab 6 Jun - 19:23:46

laranjeira escreveu:Não me entrometendo, mas....... já que aqui estou: verifique a valvula de maxima. Ligue o carro, va até o carburador e acelere até abrir o segundo estágio, neste momento aquele caninho na parte de cima do segundo estágio deve jorrar alcool. Caso não ocorra, verifique a valvula e seus canais.

Olá Laranjeira, tudo bem...

Já fiz esse teste, e goteja bastante combustível por esse caninho quando abre o segundo estágio.

Sem mais.


Última edição por fastaveira em Sab 6 Jun - 19:34:33, editado 1 vez(es)

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Sab 6 Jun - 19:34:06

Novidades, pessoal,

Hoje de manhã levei meu carro numa oficina que tem o relógio medidor de compressão, e registrou 175 lbs, que segundo a tabela varia entre 180 a 210 lbs para motores movidos a álcool e de 120 a 140 lbs para motores movidos a gasolina. Concluindo, o cabeçote que está no meu carro é para motor movido a álcool, só resta agora aumetar os gicleurs principais do carburador.

O que eu achei muito curioso que pela numaração do carburador do meu carro, o gicleur do primeiro estágio é maior em relação ao do segundo estágio, ou seja, gicleur nº 125 do primeiro estágio e gicleur nº 105 para o segundo, segundo a tabela da Brosol são essas as calibragens, curioso, não? Aqui vai a numeração do carburador que está no meu carro: 94.626.481

Notei que as pontas das velas estão esbranquissadas, isso indica mistura pobre, isso explica também os pequenos cortes que dá em altas rotações.

Sem mais.

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Sab 6 Jun - 19:36:15

Xann escreveu:E aê Fabrício beleza! To aqui só observando OKK

Ae Xann, grande companheiro,

Conte também suas experiências com Opalas 4 cil. com carburador Solex H34 SEIE a álcool.

Abraços

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por Fogo em Dom 7 Jun - 10:26:37

E ai parceiros bons é essa de retomada é um caso sério mesmo eu tenho um diplomata 4cc cupe 84 alcool com carburador também H 34, e faz a cabeça vc ta em uma subida encosta atraz de uma carreta vai sai o carro fica amarrado mesmo ronca grosso mas sem velocidade agora no retão o bixo deslancha.....espero melhoras para o teu pobrema pq o meu vou ver o que posso fazer para melhorar essas retomadas até mais abraçus........

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

Mensagem por fastaveira em Dom 7 Jun - 16:25:25

Fogo escreveu:E ai parceiros bons é essa de retomada é um caso sério mesmo eu tenho um diplomata 4cc cupe 84 alcool com carburador também H 34, e faz a cabeça vc ta em uma subida encosta atraz de uma carreta vai sai o carro fica amarrado mesmo ronca grosso mas sem velocidade agora no retão o bixo deslancha.....espero melhoras para o teu pobrema pq o meu vou ver o que posso fazer para melhorar essas retomadas até mais abraçus........

Bom, cheguei a conclusão que não é o cabeçote do motor do meu carro que está "destaxado", e sim, é o carburador que deixa o mesmo com um desempenho a desejar ocasionando falta de combustível, percebi isso através das velas de ignição que estão com as pontas "esbranquissadas". Já no meu outro Opala que tem um desempenho mais "alegre", as velas estão pretas (carbonizadas) indicando mistura muito rica, é até engraçado, dois Opalas, um com mistura muito rica e o outro com mistura muito pobre... rsrsrs

Sem mais.

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Re: Opala comodoro 4 cil. amarrado.

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