Allan, há muito tempo eu tinha visto esse link no fórum dos mineiros, é um scaner da principal matéria feita pelo Evandro Lima, eu tenho a coleção completa da antiga e extinta Auto Power, tem muita coisa boa sobre 6cil e preparação, mas eu não tenho scaner pra fazer o mesmo que os mineiros fizeram...
Tiao, numa preparação leve vc deve considerar os seguintes fatores:
TAXA DE COMPRESSÃO: é a relação entre o volume máximo dentro do cilindro que este está em ponto morto inferior e o volume mínimo quando o pistão está em ponto morto superior, qualquer motor necessita de uma taxa de compressão mínima para seu funcionamento, e com a qualidade dos combustível de hoje é diferente dos que eram vendidos antigamente, é possível aumentar consideravelmente a taxa de compressão de um motor a fim de aproveitar melhor toda energia possível na queima do combustível que se pretende utilizar. Originalmente os motores de opala vinham com 7,5 a 8:1 de taxa pra gasolina, 10,5 a 11,3:1 pra álcool. Eu costumo recomendar 10,5 a 11 de taxa pra rodar na rua com gasolina, 12,5 a 13,5 pra rodar com álcool, mas quando é pra motor de pista é possível elevar a taxa para 12,5 na gasolina, 14,5/15:1 no álcool e até mais se usar metanol por exemplo.
ALIMENTAÇÃO: motores oririginais são dimensionados para determinada potência, torque e consumo, quando se fala em preparação, obrigatóriamente deve-se pensar em melhorar também a alimentação do mesmo, pois fatalmente a original não dará conta, mas esse não é o caso dos Opalas, pois a maioria dos carburadores originais são bem dimensionados ao porte do motor, mas mesmo assim sempre é possível melhorar alguma coisa (aumentar o número de carburadores, melhorar o próprio carburador com difusores maiores, borboletas maiores etc...)
CABEÇOTE: originalmente não há como fazer um cabeçote perfeito em linha de montagem, pois as peças são fundidas numa forma e depois aparadas e usinadas, então cabe a nós que gostamos do assunto sabermos onde e quanto alterar a peça a fim de proporcionar uma entrada e saída de gases mais rápida, eficiente e em maior volume, isso consegue-se atravéz de válvulas maiores, dutos trabalhados e polidos, eliminação de cantos vivos e quinas dentro do duto, quanto mais liso e com curvas perfeitas melhor.
ESCAPE: se entra mais ar, tem de sair mais ar também, então um bom coletor de escape tem de ser capaz de encaminhar os gases ja queimados sem causar restrições nem dificultar o caminho. Isso consegue-se com canos calculados para a potência do motor, comprimento e diâmetro certos, sem curvas acentuadas demais, nem rugas nem estreitamentos nos canos, abafadores de baixa restrição etc...
COMANDO: determinado o tipo do uso do carro, determina-se o modelo do comando, se é pra rua, pra pista, pra circuito etc... o comando rege todo funcionamento do motor, ele comanda a abertura e fechamento das válvulas no momento certo. Quanto mais agressivo o comando mais começa a complicar, pois as válvulas tem de percorrer um longo caminho na abertura e fechamento, e como normalmente as rotações são elevadíssimas, precisa-se de pressão suficiente pra molas conseguir fechar a válvula a tempo hábil do pistão não se chocar com ela ainda aberta, evitar o flutuamento em altas rotações (que é justamente a válvula deixando de fechar no tempo certo)....
A escolha do comando é a mais dificil na minha opinião, se escolher pequeno demais vai ficar quase igual ao original, grande demais fica embaralhando e beberão mas anda bem, lob alto fica lisinho e torcudo, lob baixo fica embaralhando e froxo de baixa, mas de alta fala muito, levante quanto mais melhor sempre...
MIOLO, PARTE DE BAIXO: existe um ditado americano muito popular, ''nada substitiu as polegadas cúbicas...'', e isso significa que quanto mais volume tiver teu motor, mais torque vai desenvolver, e torque x RPM é = potência, então quanto mais giro a gente conseguir num motor e maior o torque dele, consequentemente maior será a potência final.
Quanto as suas dúvidas:
É possível sim ir fazendo por partes, porém várias coisas terá de pagar várias vezes pra fazer desse modo, por isso te falo que se quer mexer, ja faz tudo de uma vez pra não se incomodar.
Bomba de gasolina original as vezes até da conta, depende de quanta potência teu motor vai atingir e quanta vazão de combustível vai necessitar. Eu recomendo sempre bomba elétrica, pq força menos a agulha do carburador, vazão a vontade, pressão sempre constante, qualquer problema na bomba vc não vai prescisar trocar o óleo, e em altas rotações não corre o risco de ficar sem combustível na cuba do carburador..
Embaralhar significa que na lenta e até um pouco acima, o motor não tem um comportamento normal como original, com rotação constante e o motor fica paradinho, embaralhar significa que pra quem ta só olhando o motor ta desregulado, querendo apagar, a lenta fica ''tropeçando'' e o motor as vezes balança bastante, tipo, chega a chacoalhar o carro todo em alguns casos. Quem gosta de motores preparados acha isso a coisa mais bonita do mundo, quem curte só andar normal/passear ja não costuma gostar muito.
Quando se faz um bom motor aspirado, deve-se sim obrigatóriamente acertar os dutos do coletor de admissão, as bocas da junta e os dutos do coletor de escape para um ''casamento'' perfeito com os dutos do cabeçote, senão de que adianta vc mandar um cabeçote pra preparar e na hora de instalar o mecânico marreta monta com uma junta cuja boca é menor que o duto, e o coletor montado de forma que não encaixa perfeitamente (tipo, os dois dutos devem casar perfeitamente), quanto mais perfeito o encaixe dos coletores e da junta com o cabeçote, mais potência vc conseguirá extrair na hora do acerto.
A troca de todos os selos e juntas é algo relativamente barato de ser feito e não prescisa necessáriamente retirar o motor do carro pra fazer apenas isto, apenas a junta do cárter é presciso levantar o motor ou retirar o agregado pra conseguir trocar.... o restante é tudo fácil e pode ser feito no lugar...
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