Começei colocando o carro no cavalete, os cavaletes foram colocados na longarina na direção do cambio, para deixar a frente livre, para segurar o motor usei um cavalete com uma madeira em cima na parte de traz do carter, e deixei o macaco em baixo do agregado para descer a suspensão depois de solta.
Aqui uma visão dos cavaletes e do macaco
A suspensão é fixada no carro por 8 parafusos, sendo 4 parafusos com porca 3/4 ou 19mm que fixam o agregado na longarina, 2 de cada lado e 4 parafusos 1/2 ou 13mm que prendem a barra estabilizadora na longarina tambem, 2 de cada lado
Tambem deve ser solto o braço pitman ou o pivo de direção mais a barra de direção fixa, eu optei por retirar o conjunto todo soltei o braço pitman da caixa de direção e o braço auxiliar que fica preso logo abaixo da bateria ao lado do motor de aranque.
As pinças podem ser removidas ou não, caso não, solte-as da suspensão de deixe elas sobre algum apoio, não esqueça de soltar o flexivel da bandeja superior.
Eu preferi retirar as pinças, então soltei o flexivel de freio do cano que vem do cilindro mestre
Depois que soltei todos os parafusos comecei a baixar a suspensão, caso tenha alguem para ajudar com o lado oposto e muito bom, caso faça sozinho (como eu), coloque um apoio em baixo da bandeja oposta a onde vc esta para que a suspensão não desequilibre a caia durante a descida
Coloquei-a em um carrinho de rolemã que tenho e levei-a para onde irira começar e desmonta-la
Começei retirando as pinças, 2 parafusos 3/4
Para soltar os pivos de direção, solte a porca e dê algumas batidinhas ao lado do pivo, não precisa ser porrada, pois pode entortar a ponta de eixo
Caso seu pivo seja teimoso pode tambem usar um parafuso e dar umas batidinhas sobre ele
Depois soltei os discos, pois vou trocar os rolamentos e retentores
Coloque uma chave de fenda e torça ela para soltar a tampa
Retire a cupilha que fica no meio da porca
O disco solto
Solte o tensor 3 parafusos 15mm
Solte o parafuso 3/4 da bandeja inferior mas NÃO RETIRE, pois a pressão da mola poderá causar acidentes
Retire o amortecedor, 2 parafusos 1/2 em baixo e uma porca 17mm em cima, deve-se prender o eixo do amortecedor com uma chave 6mm ou alicate de pressão para a porca não rodar em falso
Hora de pegar a amigo inseparavel para retirar as molas, PARTE QUE DEVE SER FEITA COM O MAXIMO DE CUIDADO PARA EVITAR ACIDENTES.
O encolhedor deverá ser colocado no lugar do amortecedor, deve-se retirar a porca de cima e o disco, colocar a ferramenta por baixo no buraco da bandeja inferior e passar o disco pelo elo da mola, encaixar o disco na ferramenta e empurrar até em cima e colocar a porca na ferramenta onde fica a parte de cima do amortecedor
o disco do encolhedor
Colocando a ferramenta pelo buraco na bandeja
Colocando o disco pelo elo da mola
Encaixando a ferramenta no disco e empurrando para cima
Colocando a porca na ponta da ferramenta, apertar mais não demais
Agora ajuste o batente do encolhedor na bandeja e gire a porca do encolhedor até encostar na bandeja e aperte um pouco, até perceber que a bandeja superior esta se afastando do batente
Agora éa hora de retirar as molas, faça com cuidado, solte o pivo, aquele bendito que se não estiver em ordem faz com que a roda do opala caia e provoque acidentes alem de detonar o paralama
Eu costumo soltar a porca toda depois coloca-la de volta e deixo uma pequena distancia da base
Agora pegamos o PORRIMETRO e damos pequenas batidas ao lado do pivo, não precisa dar porrada muito forte para não estragar a ponte de eixo
Depois de algumas batidinhas o pivo solta, retire a porca
Agora sim vamos retirar o parafuso da bandeja inferior
Agora é só soltar o encolhedor para retirar o conjunto
Conjunto fora do agregado
Agora o resto é empurrar bebado na ladeira
Para retirar o pivo da bandeja inferior é só usar o porrimetro, batendo ele para baixo, como vamos joga-lo fora, pode bater na cabeça mesmo
Para soltar o pivo da bandeja superior é só retirar os 2 parafusos com porca 1/2
As peças retiradas e lavadas
Bom não sei se vai ajudar alguem, como nunca vi por ai dicas assim resolvi mostrar como faço a manutenção do meu Opala, espero que ajude alguem e a manutençaõ preventiva seja levada a serio.
Carro antigo sim, sempre, mas com manutenção em ordem, senão vira carro velho
Caso haja interesse posso colocar o processo de pintura e montagem que ainda vou fazer
[]'s
Marcos
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