Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

151 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 151 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_leftQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 BarQuantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Bar_right 

+49
matheuskbeca
Müller
chevy250
aluzjunior
BenKenobi
adpachec
adriano_ribeiro
abelardoopala
Luis_555
kdt_go
ricardo piretti
comodoro8quatro
Izak
diplo1987
cwaintuch
renangandini
Opala01
marciano
Adrianomga
turbao79
Dick
helinho
worm
betodacaravan
Alex opaleiro 79/92
Xann
fabiobona
Eduardo SSa
Paulo Corso
Jean Bida
Marcelo Crid
davidbsb
opalãotyson
Beto
parra
Cefamox
Jefferson
Giovani Parra
oumgue
silvao74
adi
nicolas opaleiro
tabarbosa
straioto
thallisguimaraes
^Marcos^
raphaelcaronti
gmleo
FERNANDO COBRA
53 participantes

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança.


    betodacaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 1673
    Data de inscrição : 27/03/2009

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por betodacaravan Seg 13 Jul - 18:39:38

    eu as vezes pego a catarina e arrocho ate uns 140 km/h so pra limpar os escapes e admissao, acelero ate 4500 rpm, alem disso ela ja fica insegura e passarinhando, quando freia forte parece que a traseira vai passar da dianteira, deve ser por causa da diferença de peso absurda entre frente/tras, mas acima 150 ja ta demais ate para carros com suspensão independente nas 4 rodas.

    worm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 1142
    Data de inscrição : 05/11/2010

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por worm Dom 7 Nov - 0:45:32

    Li o tópico todo, e não entendi como deixar o carro mais estável, sem a carroceria torcer tanto em curvas mais rápidas. O que demos que fazer na suspensão? O que trocar?
    Alguém ja tentou isso?

    Poxa gente, desculpa ressuscitar esse tópico (fui na ferramenta de bisca da comu).
    helinho
    helinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 52
    Localização : dores de campos MG
    Modelo do carro : caravan diplomata vinho 1991
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 29/06/2009

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por helinho Dom 7 Nov - 6:58:20

    ando numa boa com confiançana ate 120 passou ja não tenho tanta confiança mas não vou fala que seja problema do carro seja em qualquer veiculo não gosto de andar acima desta velocidade
    Dick
    Dick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 546
    Idade : 42
    Localização : Castro - Pr
    Modelo do carro : -CARAVA 82 AUTOMATIC 250-S (EM RESTAURO)MINHA NOVA CRIANÇA...RS
    -OPALA COMODORO 88 6CC (vendido)
    -OPALA DE LUXO 77 CUPE 4CC BRANCO...(vendido)
    -CARAVAN COMODORO 84 4CC(vendido)
    -OPALA ESPECIAL 75 VERDE 6CC 250S (vendido)
    Cilindros : ...
    Data de inscrição : 06/09/2009

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Dick Dom 7 Nov - 8:12:46

    bom galera...meu carro fiz toda suspençao e dei uma leve rebaixada tanto na frente quanto na traseira dele,com as rodas 92 eu ja coloquei 190 km/H (velocidade de painel) e senti o carro totalmente na mao,agora coloquei umas 17 e posso dizer que tenho saudades das 15 em alta velocidade...as 17 da impressao que elas querem corrigir o asfalto...qq ondulaçao que tem o carro dança e balança de uma forma estranha,cheguei ate a pensa que minha suspençao ja tinha estourado, mnais nao o problema era so as rodas...isso que as rodas 17 sao integras e os pneus estao em perfeitas condiçoes... e com as 17 nao tenho coragem de passa dos 140 km/H porque o carro fica muito molengao...e so pra deixa mais bonito o carro mesmo...


    abraço a todos




    Dick
    turbao79
    turbao79
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Localização : Curitiba
    Data de inscrição : 11/04/2010

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por turbao79 Dom 7 Nov - 21:01:00

    coloquei hj hj mesmo colei o ponteiro 220 cravado.. andando alguns kilometros.. dae tirei o pé .. mais é meio cabuloso o negocio.. até tipo 190 fui com maior segurança depois disso.. é tipo roleta russa..! mais foi demais.>!
    Adrianomga
    Adrianomga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 809
    Idade : 37
    Localização : Maringá-pr
    Modelo do carro : EX Comodoro Cupê 1979
    ATUAL Caravan DiplomaNCA 88
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 07/07/2008

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Adrianomga Dom 7 Nov - 21:08:27

    Hj fiz um teste no meu, em uma P......... Ribanceira. . .

    cheguei a 170. . . ele apresentou leve perca de estabilidade. . .

    só q o meu esta com toda a susp nova, e com a frente um pouco rebaixada. . 1 elo e meio das molas dianteiras. . .

    a traseira esta original, mas como tem um pouco de som no porta malas, ela fica meio sentada tbm. . pneus 185 na frente e 205 atras, aro 15.
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por parra Seg 8 Nov - 15:10:42

    eu vou trabalhar sempre 120km/h ... 150 km/h ...
    nessa velocidades minha caravan se comporta muito bem, bem estavel ...
    Não é como o vectra 1994 la de ksa que é uma nave ... mas é bom sim ...
    []'s !
    worm
    worm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1142
    Idade : 40
    Localização : Blumenau - SC
    Modelo do carro : Qualquer um, desde que seja um Opala ta valendo.
    Cilindros : 4 ou 6, tanto faz, se não estiver fumando ta ótimo.
    Data de inscrição : 05/11/2010

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por worm Seg 8 Nov - 16:28:18

    E quanto a estabilidade em curvas? Como melhorar ?
    marciano
    marciano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 69
    Idade : 38
    Localização : bituruna
    Modelo do carro : opala comodoro
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por marciano Seg 8 Nov - 17:10:05

    ja pizei a 180km/h vc nem sente o carro párrec esta flutuando uma mexida no volante i foi pro beleleu
    Opala01
    Opala01
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 17
    Idade : 31
    Localização : mg
    Modelo do carro : Opala 83 silvestar alcool
    Opala 80 comodoro gasolina
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 01/04/2011

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Opala01 Seg 4 Abr - 22:45:14

    Teve um dia que eu tava meio desiludido da vida ai me deu na cabeça de testar a establidade do opalao o velocimetro dele ta marcando bem certo e eu acelerei msm andei 19km em 6min nas curvas ele pende bastante e começa a querer jogar a traseira só que eu nao tirava o pé nao pq me falaro que se tira numa situaçao dessas ai que roda msm mas até que em vista por ser um carro velho e com a suspensao nao la essas coisas mais pq eu ando muito com ele eu gostei ele nao me assustou nao mas que é perigoso é neh gnt tem que conhecer bastante o carro pq cada opala tem a sua mania que nein diz o meu amigo kkkkk abrazz Twisted Evil
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por renangandini Ter 5 Abr - 10:18:10

    opala de traseira baixa piora muito a estabilidade em reta, qnd o meu ta carregado fica legal nao, qnd ta puro fica andavel, tem q tomar cuidado so com ondulacoes em velocidades superiores a 130 km/h, mas eu ja coloquei 200 km/h no meu, mas num tapete
    cwaintuch
    cwaintuch
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 866
    Idade : 46
    Localização : PR
    Modelo do carro : Ex-Caravan Comodoro 89
    Astra CD 2.0
    Ipanema GL.1.8
    Cilindros : -6+4+4=8
    Data de inscrição : 02/08/2010

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por cwaintuch Ter 5 Abr - 19:15:23

    .


    Última edição por cwaintuch em Sex 13 maio - 23:09:58, editado 1 vez(es)
    diplo1987
    diplo1987
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 493
    Idade : 37
    Localização : santa tereza do oeste
    Modelo do carro : diplomata
    Cilindros : 6 silverado
    Data de inscrição : 19/01/2008

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por diplo1987 Ter 5 Abr - 19:58:41

    Dick escreveu:bom galera...meu carro fiz toda suspençao e dei uma leve rebaixada tanto na frente quanto na traseira dele,com as rodas 92 eu ja coloquei 190 km/H (velocidade de painel) e senti o carro totalmente na mao,agora coloquei umas 17 e posso dizer que tenho saudades das 15 em alta velocidade...as 17 da impressao que elas querem corrigir o asfalto...qq ondulaçao que tem o carro dança e balança de uma forma estranha,cheguei ate a pensa que minha suspençao ja tinha estourado, mnais nao o problema era so as rodas...isso que as rodas 17 sao integras e os pneus estao em perfeitas condiçoes... e com as 17 nao tenho coragem de passa dos 140 km/H porque o carro fica muito molengao...e so pra deixa mais bonito o carro mesmo...


    abraço a todos




    Dick
    eu também troquei minhas rodas por umas 16 tala 8 usando pneu 225/50 traseiro senti que o carro ficou diferente mas a gente se acostuma , pq fala sério , pra dirigir opala tem que ter é braço , carro grande molengo e muito potente fala sério
    Izak
    Izak
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 203
    Idade : 38
    Localização : Curitiba - PR
    Modelo do carro : Opala Standart 1976
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 15/02/2011

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Izak Ter 5 Abr - 20:02:15

    Meu Brancão tá precisando de algum talento na suspensão, mas até 130~140 Km/h (que é até onde a DFV 228 deixa) não senti o carro ruim não... Talvez porque dirijo Fiorino carregada na BR o dia todo hahahaha... Daí já tô acostumado com a frente passarinhando...

    Abraços,
    Izak Silva.
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por comodoro8quatro Sex 8 Abr - 22:29:01

    180 km/h na reta tranquilo, ai cheguei a umas curvas bem abertas (que de gol faria sem tirar o pé) Very Happy , reduzi pra 150 e dava pra sentir a traseira (dançando) e a linha do parabrisa enclinada x]
    fiz isso com peso no porta malas encima do diferencial.
    ricardo piretti
    ricardo piretti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 281
    Idade : 33
    Localização : GO
    Modelo do carro : opala comodoro 1990
    Cilindros : 6cc (gasolina)
    Data de inscrição : 03/08/2009

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por ricardo piretti Sáb 9 Abr - 2:32:50

    e ai fernando isso ai que vc teve e verdade esses dias me deu uma doida na ideia e lasquei o pé na comodoro numa faixa de 150 ate 180 kmh na reta dai quando cheguei numa curva tava tipo a 140kmh pisei um pouco no freio ,eita eu quase caguei na carça o carro ficou bobim da silva com a trazeira maneirinha e tava de noite ainda pra completa uma cagada só que detalhe os pneus de tras são de perfil bem mais baixo que os da frente e a suspensão ta daquele modelito +-certo.
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por kdt_go Sáb 9 Abr - 8:11:50

    Eu ja cheguei a uns 200 no Opala e a quase isso (uns 190) a Caravan, claro, com o * na mão, mas a 130 140, velocidade de cruzeiro com pressa, eles se seguram muiot bem estando com a suspensão em dia, como os meus estão. Não é aquele trilho como alguns carros mais modernos, mas apesar do balanço, dá pra manter com segurança os 120 de cruzeiro, com algumas esticadinhas, com bastante segurança.
    avatar
    Luis_555
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4934
    Localização : Jaraguá do Sul - SC
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
    Data de inscrição : 26/05/2008

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Luis_555 Sáb 9 Abr - 12:31:19

    O rolamento da carroceria do Opalão ajuda muito a dar esses sustos, mas mesmo assim nao arrisco nada além dos 100 por hora em curva "médias"... e nem curto andar embalado mesmo, o legal é quando entrar na reta dar aquela estilingada longe e deixar ir as curvas só no embalo hehe
    abelardoopala
    abelardoopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 610
    Idade : 37
    Localização : Umuarama
    Modelo do carro : Opala SL 92/92
    Cilindros : 4 CILINDROS
    Data de inscrição : 14/02/2011

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por abelardoopala Sáb 9 Abr - 13:40:30

    Bom com esse 76 4cil que estou agora naum passei de 100 por que a suspenção ta feia rsrsrs mas eu tinha um diplomata 88 6 cil que ja dei 220km/h nele mas o velocimetro tava roubando muito pq tava com roda 15, mas tava bem rapido dava pra ver pela diferença dos outros carros, e pelas faixas do asfalto passando bem rapido, fiz isso varias vezes era muito bom rsrsrs, agora com o meu omega 4.1 ja dei 220 e dava mais mas a pista naum deixou rsrsrsrs
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adriano_ribeiro Ter 12 Mar - 16:10:22

    Galera, mas e os opalas com 250/300 cv faz curva como?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Ter 12 Mar - 17:58:15

    adriano_ribeiro escreveu:Galera, mas e os opalas com 250/300 cv faz curva como?

    Virando o volante.....


    Independente da potência é preciso controlar ela, seja 100, 200, 300 ou 1.000 HP's como o Bugatti Veyron.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por BenKenobi Ter 12 Mar - 20:52:01

    adriano_ribeiro escreveu:Galera, mas e os opalas com 250/300 cv faz curva como?

    90% de todos os problemas do opala vem da suspensão ser mole. Geralmente endurecendo amortecedores, e reduzindo tamanho da mola, ou cortando, você atinge tais resultados. Pneu tambem influencia. Barra anti rolagem ou barra estabilizadora como é chamada no Brasil tambem ajuda em curvas.

    Basta olhar old stock, mais de 300cv e faz muita curva em interlagos.

    Se tem dinheiro, voce coloca suspensão de F1 embaixo do carro, basta saber o que seu carro precisa.
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adriano_ribeiro Qua 13 Mar - 7:59:33

    Valeu BenKenobi! Realmente precisa rever a suspensão pra se andar com uma cavalaria maior...

    Postei exatamente para saber o que pode ser feito para melhorar a estabilidade em curvas, obvio que não como na Old Stock que deve ter um custo bem elevado, mas algo que tenha um bom custo benefício pra quem quiser ter um carro mais potente e ao mesmo tempo estável.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Qua 13 Mar - 9:38:48

    adriano_ribeiro escreveu:Valeu BenKenobi! Realmente precisa rever a suspensão pra se andar com uma cavalaria maior...

    Postei exatamente para saber o que pode ser feito para melhorar a estabilidade em curvas, obvio que não como na Old Stock que deve ter um custo bem elevado, mas algo que tenha um bom custo benefício pra quem quiser ter um carro mais potente e ao mesmo tempo estável.

    Só a suspensão?

    O que faz um carro fazer curvas é o volante e não a suspensão.

    Um carro ""bom de curva" tem que ter a cambagem negativa (topo das rodas dianteiras para dentro), na curva a inércia pressiona a roda dianteira externa no chão, o atrito "puxa" a parte inferior da roda para dentro (centro do carro) gerando mais contato de borracha com a pista.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcThmg_PebkexqtTSKCGyX-QaKrXUioIVmsJMPF9lMX2K8VrXULo

    AÍ ENTRA A FUNÇÃO DA BARRA ESTABILIZADORA que com a roda interna se expandindo e com a suspensão empurrando para baixo, força a roda externa contra o chão aumentando o contato com asfalto.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcQ6SrjECqoAlWrEVXUixcXQPx3UxxWHjKoLpCKORq7bSonlGgsy

    ENTÃO MEXER APENAS NAS MOLAS E AMORTECEDORES SOMENTE FAZ A RODA FICAR QUICANDO NO ASFALTO.

    Suspensão traseira, as rodas reagem querendo sair do chão com a potência aplicada, por isto o opala é mais estável com peso na traseira.

    Se rebaixa a traseira para endurecer a suspensão, mas tem que se ajustar a barra panhard para o diferencial não "correr para o lado".

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcSpl-FU20R4FFb91oeh7RsstBm2e-LTgIF6r3ECfZa5t9Ia1JL1

    Barra estabilizadora na traseira com a mesma função que a dianteira.

    Pneus maiores (mais largos) devido a potência para maior atrito no asfalto.
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por aluzjunior Qua 13 Mar - 11:00:57

    Não dá para comparar piloto em carro de corrida (e suspensão de corrida) em autódromo com motorista normal (apesar de alguns se achar pilotos) em rua comum e um carro com suspensão projetada há 50 anos com peças paralelas(já que as originais não são mais fabricadas)
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por chevy250 Qua 13 Mar - 11:43:51

    Eu não vou além de 130/140 no 6cil 4 portas original. Eu ando no limite das pistas, que aqui no BR o é 120km/h no máximo.
    Nessa faixa o Opalão original vai bem.

    Mas temos que lembrar, apesar de todo o amor com esse carro, que a suspensão com eixo rígido na traseira e a pessima distribuição de peso do carro não faz dele uma maravilha de estabilidade.

    O que pega mesmo, na minha opinião, é o eixo rigido na trazeira. Ele sacoleja em ondulações e vai desgarrar mesmo se não tomar cuidado. E isso é estrutural, não é possível alterar (sem reconstruir o carro).

    Só que todas essas limitações são também a graça de se andar de Opala - se ele tivesse suspensao independente, motor transversal pequeno e economico, tração dianteira...eu andaria com um carro genérico moderno.

    É claro que muitas modificações podem ser feitas como já disseram para melhorar. Mas.... o negócio é navegar em paz no Opalão e ser feliz passeando por ai. Very Happy
    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adriano_ribeiro Qua 13 Mar - 11:51:52

    Bom, acho que o correto é andar no limite da pista, no máximo umas esticadas em reta!!
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4054
    Idade : 40
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Müller Qua 13 Mar - 11:59:30

    Opala tem vida e sentimentos!!! kkkkkkkk

    Já sai da pista a 110 km/h com suspensão e pneus traseiros novos. Mas tbem já fiz curvas mais acentuadas a 120 km/h com amortecedor vazando e buchas estouradas e nem sinal de desgarrar.... Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 44056


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Qua 13 Mar - 12:31:43

    Eu já dei 135 Km/h mas nunca me preocupei em chegar no limite, só acelerei para passar uma carreta balançando.

    O opala demora a acelerar e demora a parar.

    Então ao dirigir um opala não o trate como carro novo.
    Fique a uma distância maior, ultrapasse ou entre na faixa com uma maior folga do carro da frente ou de trás.

    RESPEITE O RAIO DE CURVA não tente puxar o volante até dar batente de roda, eu prefiro gastar mais tempo manobrando do que forçando pivô.

    Não "jogue" o carro na faixa ou na curva ou ele balança mesmo.

    Não seja violento no freio, eu dou uma "pisadinha básica" no freio até o meio da curva e depois acelero no resto.

    Lógico, cada pista é uma pista.

    Freio motor e carro engrenado na descida.

    Sempre inicie a frenagem com opala um pouco mais cedo do que faria com um Celta, Corsa ou Palio.

    Se o carro escapar as vezes (99% das vezes) é melhor tirar o pé do acelerador e "encostar" no freio do que "afundar o pé no freio".

    Eu quem faço o alinhamento, as duas vezes que me perdi na pista (barro e chuva) tirei o pé do acelerador e encostei no freio, o carro foi reto deslizando, quando pegou tração acelerei de leve e corrigi a trajetória.

    Se afunda-se o pé no freio tinha rodado.

    Abusar da velocidade é um risco, ter medo é um limitador que pode ser mais perigoso que ser abusado.

    Minha primeira batida foi na traseira de um carro em que a mulher se assustou e perdeu o controle.

    Então respeito, conhecer os limites, não abusar da sorte e saber se a pista aguenta o que você quer fazer é importante.

    E minha única escapada de traseira foi em uma curva na descida com areia.

    Bastou tirar o pé do acelerador e virar o volante no sentido contrário.

    matheuskbeca
    matheuskbeca
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 571
    Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89/89 SL/E 4.1/S
    Cilindros : 6 cilindros - 4.1
    Data de inscrição : 20/10/2014

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por matheuskbeca Qua 13 Mar - 19:44:40

    Depois de mais de um ano volto a postar....
    Opalão está firme e forte.
    Vamos lá.
    Estabilidade não é o foco do nosso querido Opala e Caravan, eles foram feitos para CONFORTO, e não tem como ter os dois.
    Já cheguei a 190 quase 200km no painel, o que não é muito certo, devia está as uns 180km em linha reta....
    Curva não é o forte dele...tentar acompanhar carros novos na rodovia com muitas curvas e pedi para da caca....

    Mas a 120 por hora ele é bem estável, mas se tem curva, freio antes e faço tranquilo para não ter sustos e com chuva, tiro o pé mesmo.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por BenKenobi Sex 15 Mar - 15:09:12

    adpachec escreveu:
    adriano_ribeiro escreveu:Valeu BenKenobi! Realmente precisa rever a suspensão pra se andar com uma cavalaria maior...

    Postei exatamente para saber o que pode ser feito para melhorar a estabilidade em curvas, obvio que não como na Old Stock que deve ter um custo bem elevado, mas algo que tenha um bom custo benefício pra quem quiser ter um carro mais potente e ao mesmo tempo estável.

    Só a suspensão?

    O que faz um carro fazer curvas é o volante e não a suspensão.

    Um carro ""bom de curva" tem que ter a cambagem negativa (topo das rodas dianteiras para dentro), na curva a inércia pressiona a roda dianteira externa no chão, o atrito "puxa" a parte inferior da roda para dentro (centro do carro) gerando mais contato de borracha com a pista.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcThmg_PebkexqtTSKCGyX-QaKrXUioIVmsJMPF9lMX2K8VrXULo



    AÍ ENTRA A FUNÇÃO DA BARRA ESTABILIZADORA que com a roda interna se expandindo e com a suspensão empurrando para baixo, força a roda externa contra o chão aumentando o contato com asfalto.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcQ6SrjECqoAlWrEVXUixcXQPx3UxxWHjKoLpCKORq7bSonlGgsy

    ENTÃO MEXER APENAS NAS MOLAS E AMORTECEDORES SOMENTE FAZ A RODA FICAR QUICANDO NO ASFALTO.

    Suspensão traseira, as rodas reagem querendo sair do chão com a potência aplicada, por isto o opala é mais estável com peso na traseira.

    Se rebaixa a traseira para endurecer a suspensão, mas tem que se ajustar a barra panhard para o diferencial não "correr para o lado".

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcSpl-FU20R4FFb91oeh7RsstBm2e-LTgIF6r3ECfZa5t9Ia1JL1

    Barra estabilizadora na traseira com a mesma função que a dianteira.

    Pneus maiores (mais largos) devido a potência para maior atrito no asfalto.

    Seguindo sua logica uma charrete, ou uma carreta scania faz curva com mesma ou maior estabilidade que um Formula 1? Porque todos eles tem volante né.

    Suspensao é a ALMA da estabilidade adpchec. Porque falei da questao de endurecer a suspensao do opala?

    A base da suspensao do opala, é a mesma do Opel Rekord C, que teve seu momento de corridas, e foi considerado um carro extremamente equilibrado(basta procurar por opel viuva negra na internet). Ganhou diversas competicoes na década de 1960. Então como um carro, extremamente equilibrado(como conhecido na epoca), que tem exatamente a mesma carroceria e suspensão do opala, faz com o que o opala seja ruim de estabilidade no Brasil? Dois motivos:

    1- A suspensão do opala foi levantada, devido a qualidade das ruas que tínhamos (e ainda temos ) no Brasil, extremamente esburacadas. Fazendo isso, o centro de gravidade do carro foi alterado. Os bracos tensores, que seguram ou sustentam o diferencial na carroceria, foi aumentado em mais de 10 cm, o que faz ele ficar angulado. Resultado disso: Ao entrar em uma curva, o efeito de jogar a traseira para fora é criado, devido a torção desse braço, aonde antes nao existia. Ao rebaixar o carro, deixando na altura desenhada pela opel, deixando esse braco reto,  esse efeito é anulado. Existe a traseira jogando para os lados? Sim, mas é muito menor, efeito gerado por ser tração traseira, e nao por erro de geometria de suspensão;

    2- Os amortecedores e molas possuíam carga 40% maior que os introduzidos no Brasil, e tinham dupla ação(isso na europa). Resultado disso: Menos conforto, porem um carro extremamente mais rigido(40% mais rigido). O efeito do carro flutuar na estrada, a mais de 140-160km ou mais velocidade, se da pelo fato que a quantidade de ar que passa por debaixo do carro(qualquer carro) é muito maior. Uma suspensão macia demais, intensifica esse efeito, deixando o carro extremamente incontrolável, ou como disseram acima no topico, sem estabilidade nenhuma. Ao endurecer o amortecedor, voce diminui esse efeito.

    Agora vem o ponto que sempre gera confusão no forum. Não adianta eu falar: "Use setup X de suspensao com esse amortecedor, esse pneu, essa mola, essa cambagem, etc" para uma pessoa que tem um carro pra andar no final de semana. O mesmo acontece para quem pretende ir para um autodromo, ou somente arrancadas. Cada caso é um caso.

    Não adianta falar usa 4 graus negativos ou mais de cambagem igual o Mustang na foto, porque melhora curva, mas consome um jogo de pneu em menos de 3 mil km, para uma pessoa que só da uma volta no quarteirão de final de semana.

    Tudo precisa analisar seu uso. Endurecer a suspensão, e usar amortecedor de dupla ação, igual falei acima, são meras correções a problemas cronicos / erros de projeto do próprio carro.

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Sex 15 Mar - 16:34:05

    Sim, tudo começa no volante, se não virar o volante o carro não faz curva (a não ser que caía uma roda como a história do Fusca de um conhecido meu), igual a namoro, tudo começa no "oi, tudo bem?".

    Aí depois do volante entra uma série de fatores, incluindo a suspensão.

    Mas os antigos SS's eram moles de suspensão, dava-se mas atenção a cambagem e alinhamento do que na suspensão, a suspensão é só o link entre a carroceria e os pneus que são os responsáveis por manter o carro na curva.
    Dá até para fazer curva "forte" com suspensão mole mas fazer curva "forte" com carro desalinhado não.

    Sim, carreta e charrete podem fazer curvas "igual fórmula 1", existem corridas de caminhões em autódromos de fórmula 1 e as bigas (antecessoras das charretes) eram usadas em guerras no antigo Egito.
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Sex 15 Mar - 22:05:25

    Boa noite pessoal! Aproveitando o Topico
    Como estou na peleia de deixar o meu Opalão mais bom de rodagem, hoje bati bastante a cabeça para fazermos a geometria.
    vou relatar o que se passa, como adquiri meu carro agora a pouco, não sabia que estava com o eixo traseiro torto, assim comeu muito rápido o pneu traseiro direito, fui fazer geometria e confirmou que estava com a cambagem traseira em 0 grau, mas a abertura de roda bem mais aberta a parte da frente dos 2 lados, ai troquei a carcaça do meu dana 30 e não é que a carcaça que coloquei também estava torta, todo o serviço perdido kkkkk.
    Agora resolvi recuperar a carcaça que estava nele antes, sendo assim posso levar no torno e assim poder ficar com o carro rodando até ficar pronto.

    Se alguém puder saber e puder me passar as medidas da traseira e da dianteira para mim fazer um bom alinhamento agradeceria.
    meu carro é um opala Comodoro 4cc com as molas no tamanho origianis, eu já pesquizei bastante e já achei varias medidas, gostaria de deixar ele com as medidas originais ou então a que deixasse ele mais próximo disso.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4054
    Idade : 40
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Müller Sex 15 Mar - 22:16:52

    Só digo uma coisa: troca de mecânico. Eixo traseiro não tem o q mexer. É eixo rígido e ponto. Não tem regulagens de geometria nesse eixo.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Sex 15 Mar - 22:19:59

    Müller escreveu:Só digo uma coisa: troca de mecânico. Eixo traseiro não tem o q mexer. É eixo rígido e ponto. Não tem regulagens de geometria nesse eixo.
     
      eu concordo!
    mas no meu caso eu teria que saber a medidas de cambagem e abertura de roda já que vou endireitar um dos 2 que tenho
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Sáb 16 Mar - 11:31:11

    Müller escreveu:Só digo uma coisa: troca de mecânico. Eixo traseiro não tem o q mexer. É eixo rígido e ponto. Não tem regulagens de geometria nesse eixo.

    Eu concordo também.
    Acho que o antigo dono dez rodízio de pneus e colocou os dianteiros gastos na traseira.
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Sáb 16 Mar - 20:04:30

    adpachec escreveu:
    Müller escreveu:Só digo uma coisa: troca de mecânico. Eixo traseiro não tem o q mexer. É eixo rígido e ponto. Não tem regulagens de geometria nesse eixo.

    Eu concordo também.
    Acho que o antigo dono dez rodízio de pneus e colocou os dianteiros gastos na traseira.

     Desculpa mas acho que os amigos não entenderam,
    Eu comprei meu carro em São Paulo, a poucos dias, rodei com ele 1000 km até minha cidade Francisco Beltrão PR, e quando sai dela todos os pneus estavam bons, e quando cheguei o pneu traseiro direito gastou absurdamente no lado de dentro chegando até a lona.
    Aí fui fazer geometria e acusou que o eixo traseiro estava bem aberto na parte da frente, consequentemente o motivo do gasto no pneu, e eu mesmo tirei a dúvida que o eixo estava  torto medindo com uma trena na parte da frente e na parte de trás do pneus traseiros, deu que a parte da frente estava mais aberto 1.5 cm.
      Aí resolvi trocar por outro, encontrei uma carcaça de Dana 30 e foi trocado e tornamos a medir após montado e a medida continua aberta a frente.
    Agora resolvi endereitar o eixo que estava antes já que está fora do veículo,



    Oque gostaria de saber é se alguém tem as medidas de cambagem e abertura da traseira, e também as medidas da dianteira para mim fazer uma geometria de modo que o carro fique perfeito, já que suspenção não tem mais oque fazer.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 16 Mar - 20:12:14

    Dê uma olhada na área técnica


    _________________
    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Sáb 16 Mar - 21:15:45

    Por ser fixo não existe ajuste na traseira, mas eu olhei o manual do modelo 88 e a dianteira era de 1,5° de cambagem.

    Uma pessoa aqui no fórum chegou a calçar a roda traseira, retirou a panela e colocou arruelas para mudar o ângulo.

    Estilo MacGyver.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4054
    Idade : 40
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Müller Sáb 16 Mar - 21:18:00

    Gláucio Jonas Reck escreveu:
    adpachec escreveu:

    Eu concordo também.
    Acho que o antigo dono dez rodízio de pneus e colocou os dianteiros gastos na traseira.

     Desculpa mas acho que os amigos não entenderam,
    Eu comprei meu carro em São Paulo, a poucos dias, rodei com ele 1000 km até minha cidade Francisco Beltrão PR, e quando sai dela todos os pneus estavam bons, e quando cheguei o pneu traseiro direito gastou absurdamente no lado de dentro chegando até a lona.
    Aí fui fazer geometria e acusou que o eixo traseiro estava bem aberto na parte da frente, consequentemente o motivo do gasto no pneu, e eu mesmo tirei a dúvida que o eixo estava  torto medindo com uma trena na parte da frente e na parte de trás do pneus traseiros, deu que a parte da frente estava mais aberto 1.5 cm.
      Aí resolvi trocar por outro, encontrei uma carcaça de Dana 30 e foi trocado e tornamos a medir após montado e a medida continua aberta a frente.
    Agora resolvi endereitar o eixo que estava antes já que está fora do veículo,



    Oque gostaria de saber é se alguém tem as medidas de cambagem e abertura da traseira, e também as medidas da dianteira para mim fazer uma geometria de modo que o carro fique perfeito, já que suspenção não tem mais oque fazer.

    Vc q não está entendendo.....Não existe os termos cambagem e abertura de roda no eixo traseiro do Opala. Suas informações não conferem com a realidade. Roda aberta faria os pneus se arrastarem e gastariam os dois pneus do mesmo eixo. A cambagem negativa sim, gasta a interna do pneu. Mas Opala, repito, não tem câmber na traseira. E só gastou um lado....apoio a hipótese de rodízio de pneus. Tiraram um pneu desgastado da dianteira por cambagem mto negativa e colocaram na traseira. Eu arriscaria dizer q a ponta de eixo pode estar empenada ou com folga.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4054
    Idade : 40
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Müller Sáb 16 Mar - 21:22:34

    adpachec escreveu:Por ser fixo não existe ajuste na traseira, mas eu olhei o manual do modelo 88 e a dianteira era de 1,5° de cambagem.

    Uma pessoa aqui no fórum chegou a calçar a roda traseira, retirou a panela e colocou arruelas para mudar o ângulo.

    Estilo MacGyver.

    Complementando, a convergência é de 0 a 2mm. Rodas dianteiras. No alinhador, coloca-se o equipamento na roda dianteira e aponta-se o laser para uma régua encostada na roda traseira, medindo a convergência, fazendo a regulagem pelos braços da direção.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Sáb 16 Mar - 21:30:54

    Eu errei no valor de cambagem, é 0,50 e não 1,5.
    Tirei um print.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Screen16
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Dom 17 Mar - 13:36:06

    adpachec escreveu:Eu errei no valor de cambagem, é 0,50 e não 1,5.
    Tirei um print.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Screen16


    Agradeço muito amigo irá me ajudar muito esse tabela para mim acertar a dianteira, mas ainda não tenho as medidas da traseira, já que meu eixo está torto e como vou endereitar em um torno, e voltar a montar, precisaria saber como seria o correto de deixar a traseira.
    Estou com ideias de deixar tudo zerado de cambagem e abertura
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Dom 17 Mar - 13:42:54

    Müller escreveu:
    Gláucio Jonas Reck escreveu:

     Desculpa mas acho que os amigos não entenderam,
    Eu comprei meu carro em São Paulo, a poucos dias, rodei com ele 1000 km até minha cidade Francisco Beltrão PR, e quando sai dela todos os pneus estavam bons, e quando cheguei o pneu traseiro direito gastou absurdamente no lado de dentro chegando até a lona.
    Aí fui fazer geometria e acusou que o eixo traseiro estava bem aberto na parte da frente, consequentemente o motivo do gasto no pneu, e eu mesmo tirei a dúvida que o eixo estava  torto medindo com uma trena na parte da frente e na parte de trás do pneus traseiros, deu que a parte da frente estava mais aberto 1.5 cm.
      Aí resolvi trocar por outro, encontrei uma carcaça de Dana 30 e foi trocado e tornamos a medir após montado e a medida continua aberta a frente.
    Agora resolvi endereitar o eixo que estava antes já que está fora do veículo,



    Oque gostaria de saber é se alguém tem as medidas de cambagem e abertura da traseira, e também as medidas da dianteira para mim fazer uma geometria de modo que o carro fique perfeito, já que suspenção não tem mais oque fazer.

    Vc q não está entendendo.....Não existe os termos cambagem e abertura de roda no eixo traseiro do Opala. Suas informações não conferem com a realidade. Roda aberta faria os pneus se arrastarem e gastariam os dois pneus do mesmo eixo. A cambagem negativa sim, gasta a interna do pneu. Mas Opala, repito, não tem câmber na traseira. E só gastou um lado....apoio a hipótese de rodízio de pneus. Tiraram um pneu desgastado da dianteira por cambagem mto negativa e colocaram na traseira. Eu arriscaria dizer q a ponta de eixo pode estar empenada ou com folga.



    Sim entendo, mas no caso como.o meu estava torto resolvi trocar para não ficar endereitando o mesmo aí troquei e o outro continuou com as mesmas medidas, ai resolvi endereitar um deles.
    Fiz uma medida bruta no meu e em outro de um amigo e deu uma diferença de 1.5 Cm de um para o outro, isso medindo na parte da frente do pneus traseiros e na parte de trás.
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por eleandro kalckmann Dom 17 Mar - 18:02:59

    Gláucio Jonas Reck escreveu:
    Müller escreveu:

    Vc q não está entendendo.....Não existe os termos cambagem e abertura de roda no eixo traseiro do Opala. Suas informações não conferem com a realidade. Roda aberta faria os pneus se arrastarem e gastariam os dois pneus do mesmo eixo. A cambagem negativa sim, gasta a interna do pneu. Mas Opala, repito, não tem câmber na traseira. E só gastou um lado....apoio a hipótese de rodízio de pneus. Tiraram um pneu desgastado da dianteira por cambagem mto negativa e colocaram na traseira. Eu arriscaria dizer q a ponta de eixo pode estar empenada ou com folga.



    Sim entendo, mas no caso como.o meu estava torto resolvi trocar para não ficar endereitando o mesmo aí troquei e o outro continuou com as mesmas medidas, ai resolvi endereitar um deles.
    Fiz uma medida bruta no meu e em outro de um amigo e deu uma diferença de 1.5 Cm de um para o outro, isso medindo na parte da frente do pneus traseiros e na parte de trás.

    o glaucio blz...tambem sou de beltrao
    me diga aonde vc levou o carro....
    vc colocou dois dife e eles apresentaram o mesmo defeito....ja tentou medir a carroceria pra ver se esta correta?
    caso tenha sido batido e nao foi puxado pro lugar corretamente...
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Seg 18 Mar - 8:10:07

    eleandro kalckmann escreveu:
    Gláucio Jonas Reck escreveu:



    Sim entendo, mas no caso como.o meu estava torto resolvi trocar para não ficar endereitando o mesmo aí troquei e o outro continuou com as mesmas medidas, ai resolvi endereitar um deles.
    Fiz uma medida bruta no meu e em outro de um amigo e deu uma diferença de 1.5 Cm de um para o outro, isso medindo na parte da frente do pneus traseiros e na parte de trás.

    o glaucio blz...tambem sou de beltrao
    me diga aonde vc levou  o carro....
    vc   colocou dois dife e eles apresentaram o mesmo defeito....ja tentou medir a carroceria pra ver se esta correta?
    caso tenha sido batido e nao   foi puxado pro lugar corretamente...



    Bom dia Eleandro tudo Blz.
    Na Stander, mas o carro não foi batido não, o de vai preso as bandejas traseira e o diferencial, está tudo normal, sem sinal.
    Vou acabar colocando no torno para conferir se está reto e aí já descobre.
    E sobre as medidas acho que vou ver para deixar tudo zerado, com cambagem e abertura zero
    Pedro Fagundes
    Pedro Fagundes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 962
    Localização : Belo Horizonte - MG
    Modelo do carro : cupê 72
    Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Pedro Fagundes Ter 19 Mar - 13:48:45

    discussão interessante...


    eu sinto essa sensação de perda do volante antes dos 100.. realmente correr muito de opala é pra louco mesmo..

    acho que a direção hidráulica piora essa sensação, porque dá uma sensação de flutuada... eu não sou muito de correr, só dou umas esticadas mesmo e nem viajo com o carro, mas já sinto isso com certa facilidade.

    Opala é um carro totalmente raiz, como disseram aí as vezes tem vida e vontades próprias mesmo kkk. não tem dispositivo quase nenhum de segurança..airbag, cinto não vale nada..

    é pra louco mesmo.. e todos somos um pouco kk mas evitem, principalmente nas curvas.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Ter 19 Mar - 15:53:31

    Gláucio Jonas Reck escreveu:
    adpachec escreveu:

    Eu concordo também.
    Acho que o antigo dono dez rodízio de pneus e colocou os dianteiros gastos na traseira.

     Desculpa mas acho que os amigos não entenderam,
    Eu comprei meu carro em São Paulo, a poucos dias, rodei com ele 1000 km até minha cidade Francisco Beltrão PR, e quando sai dela todos os pneus estavam bons, e quando cheguei o pneu traseiro direito gastou absurdamente no lado de dentro chegando até a lona.
    Aí fui fazer geometria e acusou que o eixo traseiro estava bem aberto na parte da frente, consequentemente o motivo do gasto no pneu, e eu mesmo tirei a dúvida que o eixo estava  torto medindo com uma trena na parte da frente e na parte de trás do pneus traseiros, deu que a parte da frente estava mais aberto 1.5 cm.
      Aí resolvi trocar por outro, encontrei uma carcaça de Dana 30 e foi trocado e tornamos a medir após montado e a medida continua aberta a frente.
    Agora resolvi endereitar o eixo que estava antes já que está fora do veículo,



    Oque gostaria de saber é se alguém tem as medidas de cambagem e abertura da traseira, e também as medidas da dianteira para mim fazer uma geometria de modo que o carro fique perfeito, já que suspenção não tem mais oque fazer.

    Colocou 2 diferenciais e os 2 estavam tortos?

    Eu acho que eu sei o defeito, 99% de certeza, mas se levar em um auto center irão dizer outra coisa.

    Um final de semana de hora extra voltando na via Dutra eu vi um "ônibus andando de lado".
    O eixo traseiro fica desalinhado em relação ao dianteiro.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Images?q=tbn%3AANd9GcSTUbd59gNmWm97M5STZjT0w_kVS6kmCyJrkIWDmaZgIftHWAIb

    Quem se lembrar dos anos 80 deve se lembrar de já ter visto ônibus andando de assim lado.

    COMER O PNEU POR DENTRO É CAMBAGEM, INDEPENDENTE DE QUE EXISTA 1,5 CM DE DIFERENÇA ENTRE A PARTE DA FRENTE E DE TRÁS DO PNEU ISTO SÓ OCORRE COM CAMBAGEM NEGATIVA DA RODA.

    O carro foi batido, PODE TER SIDO A DIANTEIRA OU TRASEIRA, e não deu alinhamento de estrutura.
    Então "deram cambagem negativa" na roda para ela "empurrar" a carroceria no sentido oposto.

    Pode ter sofrido um acidente e o suporte que segura o diferencial pode ter sido soldado deslocado.

    A frente pode ter sido batida ou modificada ficando desalinhada.

    Na montagem podem ter feito "certo" então perceberam que "certo fica torto" então deixaram "torto para ficar certo" mas o carro ficou puxando e a solução "MacGyver" foi fazer cambagem negativa na roda.

    Possivelmente este carro sofreu colisão traseira ou reforma da longarina traseira e a concertaram, mas para correção na direção fizeram a roda "entortar".

    Ou existe erro na parte da frente e para deixar a roda alinhada ao para lamas dianteiro deixaram desalinhado e corrigiram mexendo na roda traseira direita.

    E não existe cambagem "zero" no opala, deixaria a direção pesada e pela largura do carro poderia ficar bailando em terreno acidentado.
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Qua 20 Mar - 20:19:17

    Boa Noite !
    Vou relatar a novela que ronda meu Opala kkkk
    Pior que já vi vários camionetes e ônibus, e na verdade só vi carros que tem diferenciais como citou Adpachec. Mas no meu caso não é bem esse, eu trabalho com chapeação e entendo um pouco, o meu carro não foi batido, e está ótimo de estrutura e onde fixa o eixo(diferencial)traseiro está perfeito.


    Mas vamos lá, eu troquei o diferencial e por coincidência as medidas continuaram as mesmas, ai resolvi endireitar o diferencial antigo, quando colocamos no torno para verificar se estava torto, cara estava muito e ai colocamos na prensa e vimos que tinha sido soldado onde prende as mangas de eixo com o diferencial ai quando forçamos quebrou a solda, resolvi não refazer a solda e achar outra carcaça e a achei, tornei a ir no torno e para a surpresa mais um eixo torto kkkk, ai corri atrás de outro até que enfim achei um reto, agora só montar, amanhã vamos montar e já estou na torcida de que fique perfeito.

    Resumindo de 4 carcaças de Dana 30 só uma reta, coisa de louco, cheguei a conclusão que tem muitos opalas por ai rodando com eixo torto e o pessoal leva para fazer a geometria e o os alinhadores nem conferem a traseira como fiz achando estar reta por ser eixo rígido, e só alinham a frente e entregam assim mesmo sem ao menos dar uma conferida e avisar o dono que possa estar com o diferencial torto.



    E sobre as medidas da traseira de tanto pesquisar descobri que é como eu imaginava mesmo com
    Camber(cambagem) 0,0 e com convergência(abertura) 0,0 que era o meu problema.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Qua 20 Mar - 22:11:10

    Gláucio Jonas Reck escreveu:     Boa Noite !
        Vou relatar a novela que ronda meu Opala kkkk
        Pior que já vi vários camionetes e ônibus, e na verdade só vi carros que tem diferenciais como citou Adpachec. Mas no meu caso não é bem esse, eu trabalho com chapeação e entendo um pouco, o meu carro não foi batido, e está ótimo de estrutura e onde fixa o eixo(diferencial)traseiro está perfeito.
       

        Mas vamos lá, eu troquei o diferencial e por coincidência as medidas continuaram as mesmas, ai resolvi endireitar o diferencial antigo, quando colocamos no torno para verificar se estava torto, cara estava muito e ai colocamos na prensa e vimos que tinha sido soldado onde prende as mangas de eixo com o diferencial ai quando forçamos quebrou a solda, resolvi não refazer a solda e achar outra carcaça e a achei, tornei a ir no torno e para a surpresa mais um eixo torto kkkk, ai corri atrás de outro até que enfim achei um reto, agora só montar, amanhã vamos montar e já estou na torcida de que fique perfeito.
       
        Resumindo de 4 carcaças de Dana 30 só uma reta, coisa de louco, cheguei a conclusão que tem muitos opalas por ai rodando com eixo torto e o pessoal leva para fazer a geometria e o os alinhadores nem conferem a traseira como fiz achando estar reta por ser eixo rígido, e só alinham a frente e entregam assim mesmo sem ao menos dar uma conferida e avisar o dono que possa estar com o diferencial torto.
       


        E sobre as medidas da traseira de tanto pesquisar descobri que é como eu imaginava mesmo com
    Camber(cambagem) 0,0 e com convergência(abertura) 0,0 que era o meu problema.

    Até agora não entendi.

    Por dentro do eixo do diferencial passa o semi eixo.
    No corpo do diferencial ficam os 04 parafusos que prendem a parte fixa da panela de freio.
    A parte móvel da panela ficam no semi eixo.
    Tornear o corpo diferencial não corrige o desvio, somente retira material.

    O semi eixo corre por dentro e o diferencial no torno está retirando material pelo lado de fora?

    Se o corpo do diferencial estiver com desvio entre as pontas o semi eixo não passaria pelos rolamentos?

    Aí volta no calor e não no torno.
    Colocar na prensa a frio?
    Não há solda que aguente.
    Ainda pode ovalizar o corpo.

    Eu já vi fazer em manga de eixo mas é uma peça sólida e não um tubo como o corpo do diferencial.

    Foi torneado o que?

    Se você fez o que eu imagino o diferencial foi colocado no torno e no telescópio.

    Se utiliza relógio comparador no castelo do torno.
    Foi verificado o desvio, marcado a posição e levado na prensa.

    O que entorta é a ponta onde existem 04 furos.
    E gastar o pneu internamente afetou a cambagem.
    Nela se prende também o semi eixo que é uma mistura de semi flutuante com flutuante.

    Mas opala não tem manga de eixo traseiro e sim o semi eixo traseiro que vai até o diferencial.

    Mas eu não me lembro se o rolamento externo fica na panela de freio ou no diferencial.

    A panela de freio é presa ao corpo do diferencial.

    Depois volta ao torno para verificar o desvio.

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Opala-diferencial-dana-eixo-maior-original-D_NQ_NP_415115-MLB25174295922_112016-F
    Gláucio Jonas Reck
    Gláucio Jonas Reck
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 19
    Idade : 42
    Localização : Francisco Beltrão Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4cc 1990 Marrom Monocromático
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/03/2019

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Gláucio Jonas Reck Qui 21 Mar - 12:36:35

    A questão de por no torno é a única maneira de ver o de está o torto, e o rolamento externo vai preso na corpo sim, que é onde direciona as rodas, aqueles 4 parafusos não adianta por causos que não vai mudar a direção da roda, eles só prendem o espelho do freio.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por adpachec Qui 21 Mar - 13:55:04

    Gláucio Jonas Reck escreveu:     A questão de por no torno é a única maneira de ver o de está o torto, e o rolamento externo vai preso na corpo sim, que é onde direciona as rodas, aqueles 4 parafusos não adianta por causos que não vai mudar a direção da roda, eles só prendem o espelho do freio.

    O veículo é seu mas o texto foi genérico.

    "Gastou a parte interna da roda".
    "Diferença de 1,5 cm entre a dianteira e traseira da roda".
    "A ponta do eixo já foi soldada".
    "A solda partiu na prensa" (eixo ou flange).

    Gastar a parte interna da roda é cambagem.
    Diferença de 1,5 cm de lado é cáster.

    Isto é sinal de batida.

    Fizeram a cambagem negativa para compensar o cáster?
    Ou fizeram o cáster para compensar a cambagem?

    Desempeno corrige o cáster e não a cambagem.

    Isto significa cortar o diferencial e soldar (a ponta) de novo.

    O empenamento veio do excesso da calor da solda ou porque cortaram errado?

    Ou pior deixaram um vão e preencheram com solda e o calor empenou o metal?

    A cambagem traseira é zero mas alguns modelos de suspensão independente se deixa negativa para não escapar na curva.

    Por isto que quando testo um carro para comprar procuro uma pista reta, acelero, freio forte e solto o volante.

    Conteúdo patrocinado


    Quantos Km/h com estabilidade e segurança. - Página 2 Empty Re: Quantos Km/h com estabilidade e segurança.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 10:25:31