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faqueada no virabrequim?

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faqueada no virabrequim?

Mensagem por crazy dog em Qui 23 Jul - 12:31:42

O que é dar uma faqueada no virabrequim? Qual o ganho e qual o risco? valeu....

Giovani Parra
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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Giovani Parra em Qui 23 Jul - 12:42:42

boa pergunta, nunca ouvi falar disso... hehehe
vamos esperar alguém pra matar a dúvida...

Abraços

Alex opaleiro 79/92
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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Alex opaleiro 79/92 em Qui 23 Jul - 13:00:10

crazy dog escreveu:O que é dar uma faqueada no virabrequim? Qual o ganho e qual o risco? valeu....

Olá amigo pelo que sei e retirada de algumas lascas das "bolachas" de balanço do virabrequim , com isso se ganha menor esforço do conjunto para virar o mesmo , mas isso é somente para carros aspirados de performance , turbo nao rola fazer isso não , e por favor se alguem for fazer levem em retificas de renome pois pode ser condenado seu virabrequim neste processo!!, espero ter ajudado!!

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 23 Jul - 13:43:02

O famoso alivio no virabrequim!


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crazy dog
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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por crazy dog em Qui 23 Jul - 14:12:36

ajudou bastante alex, mas aumenta muito o risco de quebras? Funciona como o alivio do volante, ganhando mais rotações? valeu....

Alex opaleiro 79/92
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faqueda virabrequim

Mensagem por Alex opaleiro 79/92 em Qui 23 Jul - 14:43:19

crazy dog escreveu:ajudou bastante alex, mas aumenta muito o risco de quebras? Funciona como o alivio do volante, ganhando mais rotações? valeu....
Aumenta sim o risco de quebra, porem motores usados em competições tem horas de uso bem menor que a de um veiculo para rua onde vc viaja, por mais de 3 a 4 horas e por varios anos , entaum se vc usar um motor aliviado pode sim ocorrer quebrars devido a trancos ,reduzindo marchas elevando rotações , motor a alcool falhando(uma dos pricipais motivos de quebras de motores preparados) a media de giro de um motor original é de 5600 a 5800 e um preparado como o meu chega a rodar 7.200 , clao que isso é quase o limite eu ando com chip do MSD com corte a 6.600 e quando saio da um role na rua baixo pra 6.000 , porem se vcs forem fazer essa mudança em seus motores aliviem tudo não somente parcial , coloquem polia damper , balanceiem o conjunto todo inclusive com embreagem , os pistões e bielas devem ser pesados e equalizados todos no mesmo peso e evitem usar polia de 2 cavas com mais acessórios como ar condicionado e se puderem aumentem o tamanho da polia do alternador assim o motor pode durar muito , não aconselho viagens , pois geralemnte vc tera que usar freio motor na serra e em descidas ingrimes isso é um veneno , aqueçam bem seus motores a alcool e usem bobinas especiais com bastante chespas, assim evita bastante as quebras ok amigos se vcs querem mexer eu lhes indico procurarem mecanicos de renome com SEGANTINI , ""O MESTRE"" O BENATO , EMERSOM da Racing em são josé dos pinhais, o MAD MAX, o DELABONA da HENNTECH dentre varios que vivem disso e já tem metanol nas veias ehehhe

BANDIT
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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por BANDIT em Qui 23 Jul - 15:15:07

Concordo com tudo oque Alex disse !
dependendo da preparação é obrigatório o alívio de peças . eu sempre usei virabrequim , bielas e volante alíviados na rua , não aliviados ao extremo como em arrancada !! o motor sobem muito mais rápido
Hoje em dia qualquer um faz motor, cabeçote ....não é dificil encontrar preparadores .... agora os nomes citados acima são o expontente da preparação , onde vc. chega paga e tem o resultado (300,400,450HP)não que todos os outros não seja, bons mas certamente aprenderam com um desses ai em cima . colocar comando , fazer cabeçote é facil.....agora afinar todo o conjunto e ganhar cavalaria é preciso EXPERIENCIA e muito tempo de trabalho .... Wink

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por RN_Willemann em Qui 23 Jul - 16:41:50

Faqueada como o nome jah diz


fazer dos contrapesos "facas", cortando melhor o oleo, perdendo menos potencia para mergulhar no oleo do carter e tbm aliviando o peso


Muito bom e se bem feito soh traz bemenfícios, o problema eh achar quem fassa direito hehe



abraço

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Paulo Emilio em Qui 23 Jul - 17:05:58

Eu faço este trampo. Normalmente se tira quatro quilos. Tem que saber o que está fazendo, e depois balancear. E muita atenção ao conjunto, pistões, taxa, comando, cabeçote. Só o vira aliviado não traz resultados significativos.

O seu mecânico "Fiote" roda com este vira, o "Viegas" também, aquele amarelo seis cilindros, muita gente de ponta usa.

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por crazy dog em Sex 24 Jul - 14:22:17

Grande Paulo Emilio, que bom saber disso, vamos conversar sobre este trampo depois.....

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Diego Fleury em Dom 26 Jul - 22:55:41

alguem tem foto? todos falam mas eu nunca vi

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por alberto4100. em Seg 27 Jul - 9:05:25



olha o danado ai...

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Xann em Seg 27 Jul - 10:43:52

Putz, que aula galera

Mas tira-se somente nos contrapesos? Tirar 4kilos do vira é muita coisa


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 27 Jul - 11:02:56

Xann escreveu:Putz, que aula galera

Mas tira-se somente nos contrapesos? Tirar 4kilos do vira é muita coisa

Mas ja viu o tamanho do vira e dos contra pesos?


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Xann em Seg 27 Jul - 11:03:54

Não, to vendo esse aí da foto que o amigo postou, que no caso ja foi feito a retirada de material.


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Alex opaleiro 79/92 em Seg 27 Jul - 11:59:23

Xann escreveu:Não, to vendo esse aí da foto que o amigo postou, que no caso ja foi feito a retirada de material.

olhe a foto tem um de 4cc atraz dá pra ver mais ou menos como eram as contrapesos , filé esse tópico ai galera!!

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Xann em Seg 27 Jul - 12:00:59

Alex opaleiro 79/92 escreveu:
Xann escreveu:Não, to vendo esse aí da foto que o amigo postou, que no caso ja foi feito a retirada de material.

olhe a foto tem um de 4cc atraz dá pra ver mais ou menos como eram as contrapesos , filé esse tópico ai galera!!

Hum, realmente sai muita coisa dali.
Valeu Alex OKK


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 27 Jul - 14:10:22

Xann escreveu:Hum, realmente sai muita coisa dali.
Valeu Alex OKK

Era isso que quis dizer, da para tirar muito mesmo!


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por alberto4100. em Ter 28 Jul - 11:19:54

ESSE DAI EU FIZ NO TORNO TEM UM CARA AQUI BEM PACIENTE ELE FEZ PRA MIN R$250.00.
FICA BEM SALGADO NÉ..MAIS R$120.00 DE RETIFICA MAIS O EIXO..
QUANTO CUSTA ESSE SERVIÇO AI PRA VC´S???

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por crazy dog em Ter 28 Jul - 14:59:25

Aqui é em media isto dai tambem, 250,00 a 300,00 conto..... Foda ne, mas ate que compensa.....

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Diego Fleury em Ter 28 Jul - 19:13:25

o que mudaria em um carro com as mesmas preparações so que um com esse faqueado outro normal?

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 28 Jul - 19:45:19

Diego Fleury escreveu:o que mudaria em um carro com as mesmas preparações so que um com esse faqueado outro normal?

A subida de giro, que ocorre mais rapida, alguem mais experiente pode explicar melhor!


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Diego Fleury em Qua 29 Jul - 2:01:11

esse balanceamento como é feito? as retificas comuns fazem ou é coisa que so é feita em grandes cidades?
porque na minha cidade eu vi eles balancearem assim, coloca em uma maquina que vai rodando e dando os pontos que tem mais peso e ta desequilibrando entao marca se com giz e vai retirando material com tipo uma furadeira e vai girando ate equilibrar a peça, é tipo balancear roda so que nunca adiciona peso e sim retira.
é isso mesmo?
porque to negociando um vira desses so que precisa balancear pra montar.

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por bonoopaleiro em Qua 29 Jul - 5:53:36

interessante, mais da ate medo pensar em quebras heheheh

Abraço

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por Diego Fleury em Qui 30 Jul - 23:17:34

galera rola de usar um vira 153 faqueado? pra montar um motor 2.8?
to com um aqui, agora nao sei se vendo ou monto, me de uma ideia aí que minha cabeça ta pipocando de duvidas.

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por alberto4100. em Sex 31 Jul - 8:47:53

já ta faqueado e balanciado..arrocha.rsrsrs..mellhora muito o desenpenho o giro fica coisa de louco parece moto..

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 31 Jul - 10:43:13

Diego Fleury escreveu:galera rola de usar um vira 153 faqueado? pra montar um motor 2.8?
to com um aqui, agora nao sei se vendo ou monto, me de uma ideia aí que minha cabeça ta pipocando de duvidas.

Capaz de rolar sim, mas cuidado que esse vira faz o motor vibrar mais, ai que acho que ta o risco!


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por crazy dog em Sex 31 Jul - 12:31:39

Diego Fleury escreveu:esse balanceamento como é feito? as retificas comuns fazem ou é coisa que so é feita em grandes cidades?
porque na minha cidade eu vi eles balancearem assim, coloca em uma maquina que vai rodando e dando os pontos que tem mais peso e ta desequilibrando entao marca se com giz e vai retirando material com tipo uma furadeira e vai girando ate equilibrar a peça, é tipo balancear roda so que nunca adiciona peso e sim retira.
é isso mesmo?
porque to negociando um vira desses so que precisa balancear pra montar.

E isto mesmo que é balanciamento do conjunto......

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http://www.youtube.com/watch?v=O6yVbMKyXI4


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por athal em Sex 25 Mar - 17:59:33

alberto4100. escreveu:

olha o danado ai...


Que horror!!! affraid

Eu fiz o seguinte: entrei no google.com.br e busquei "virabrequim faqueado". No 99,9^% das imagens que vi, o virabrequim foi faqueado de modo errado, como no caso do vira do Alberto4100... (falo com todo o respeito para nosso amigo opaleiro).

Um virabrequim faqueado corretamente tem o aspecto de um machado e não o de uma faca. Me explico: Como alguns amigos já comentaram neste tópico, o propósito do faqueado é facilitar "a entrada" do contrapeso no volume de óleo do cárter. Então para faquear um virabrequim tem que levar em conta o sentido de rotação do motor (horario) e dar uma forma hidrodinâmica no lado do contrapeso que primeiro "impacta" no óleo. Um machado. Menor arrasto dos componentes maior potencia nas rodas.

Virabrequins como o da foto de nosso amigo Alberto, podem ter consequências negativas: parte da função do contrapeso é lançar óleo na parte de baixo do pistão (pino) e nas paredes dos cilindros. O formato deste virabrequim pode levar a uma lubrificação insuficiente do motor (não levanta suficiente óleo).

Tirar metal de qualquer outro lado do virabrequim que não seja o contrapeso é um risco para a integridade do virabrequim e por tanto do próprio do motor. Um risco inecessário.

Cada contrapeso do virabrequim COMPENSA O PESO do conjunto biela-pistão-pino-aneis-travas mais 5 gramas do peso do óleo. Isto chama-se de balanceamento. O balanceamento feito nos contrapesos do virabrequim é o BALANCEAMENTO INTERNO. Se tirar excesso de peso dos contrapesos do virabrequim vai precisar acrescentar material na polia damper e no volante motor, ou seja: BALANCEAMENTO EXTERNO.

"Faquear" o virabrequim sem instalar um conjunto biela-pino- pistão-travas-aneis mais ligeiro e sem balanceameto externo se for necessario, é uma sentença de morte prematura para o motor. O desbalanço assim criado aumenta exponencialmente com as RPM. Se tiver 50 gramas de desbalanço a a 1.000 RPM, a 2.000 RPM o desbalanço é 4X: 200 gramas. A 4.000 RPM 4X: 800 gramas. A 6.000 RPM uma massa excéntrica ao eixo do virabrequim de um kilograma. Ou seja bronzinas indo para o espaço em pouco tempo e motores pouco duraveis.

Motores serios apostam num balanceamento interno perfeito. Balanceamento externo tem um efeito torsional "perverso" ao qual, o longo virabrequim do 6 caneco é especialmente sensível. Motores de rua com um balanceamento interno perfeito são mais duraveis e funcionam com maior suavidade.

Motor virador com cantrapesos e conjunto biela-pistão-pino-aneis-travas descompensados sem balanço interno: só para um par de boas puxadas e depois, NEM FUDENDO.

Quer um motor virador??? Supondo que já você tenha um comando de maior duração, polia damper, pistões e bielas balanceados (mesmo peso), balanceiros roletados, molas duplas nas válvulas, tuchos para altas RPM, guias para as varetas, etc. etc. etc., não faça como na imagem do Alberto: Depois de faquear e aliviar de peso o vira, o volante motor original continua acoplado (o virabrequim é sempre guardado em posição vertical, o velho volante tal vez agora serve só como contrapeso). No lugar de arriscar tirando metal em excesso do virabrequim coloque um volante motor aliviado. Um volante aliviado é o modo de fazer um motor virador. O peso retirado no vira esta muito perto do eixo de rotação (radio curto), o peso retirado do volante motor está mais longe do eixo de rotação (radio +- 4 vezes mais longo), a força centrífuga e o momento angular são maiores para a massa do volante: Menos peso retirado do volante tem maior efeito.

Você esta fazendo o motor??? Aproveite instale um conjunto biela-pino- pistão-travas-aneis mais ligeiro e já que tem que retirar material dos contrapesos do vira para compensar: faqueie corretamente o vira.  Depois de faquear corretamente  o virabrequim, este deve ser balanceado com equipamento digital, na oficina de retifica. A continuação o volante motor deve ser balanceado junto com o vira, e a posição do volante no vira, marcada para depois montar no carro igual.

Segue imagem de como se faqueia o contrapeso do virabrequim, levando em conta o sentido da rotação do eixo e qual é o lado do contrapeso que primeiro "impacta" no volume de óleo do cárter:



Desculpem se joguei sal em alguma ferida: doí, pero cura mais rápido.

Se vocês querem simplificar coloquem um "caracol" e deixem o resto igual.

Abs.
Athal


Última edição por athal em Qui 19 Maio - 23:05:16, editado 1 vez(es)

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por rafaelopalaleiro em Sex 25 Mar - 19:30:44

Topico interessante vivendo e aprendendo.

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por rafael-4100 em Sex 25 Mar - 19:37:33

athal escreveu:
alberto4100. escreveu:

olha o danado ai...


Que horror!!! affraid

Eu fiz o seguinte: entrei no google.com.br e busquei "virabrequim faqueado". No 99,9% das imagens que vi, o virabrequim foi faqueado de modo errado, como no caso do vira do Alberto4100... (falo com todo o respeito para nosso amigo opaleiro).

Um virabrequim faqueado corretamente tem o aspecto de um machado e não o de uma faca. Me explico: Como alguns amigos já comentaram neste tópico, o propósito do faqueado é facilitar "a entrada" do contrapeso no volume de óleo do cárter. Então para faquear um virabrequim tem que levar em conta o sentido de rotação do motor e dar uma forma hidrodinâmica no lado do contrapeso que primeiro "impacta" no óleo. Um machado. Menor arrasto dos componentes maior potencia nas rodas.

Virabrequins como o da foto de nosso amigo Alberto, podem ter consequências negativas: parte da função do contrapeso é lançar óleo na parte de baixo do pistão e nas paredes dos cilindros. O formato deste virabrequim pode levar a uma lubrificação insuficiente do motor (não levanta suficiente óleo).

Tirar metal de qualquer outro lado do virabrequim que não seja o contrapeso é um risco para a integridade do virabrequim e por tanto do próprio do motor. Um risco inecessário.

Quer um motor virador??? Supondo que já você tenha um comando de maior duração, polia damper, pistões e bielas balanceados (mesmo peso), balanceiros roletados¡, molas triplas nas válvulas, tuchos para altas RPM, guias para as varetas, etc. etc. etc., não faça como na imagem do Alberto: Depois de faquear e aliviar de peso o vira, o volante motor original continua acoplado (o virabrequim é sempre guardado em posição vertical, o velho volante tal vez agora serve só como contrapeso). No lugar de arriscar tirando metal em excesso do virabrequim coloque um volante motor aliviado. Um volante aliviado é o modo de fazer um motor virador. O peso retirado no vira esta muito perto do eixo de rotação (radio curto), o peso retirado do volante motor está mais longe do eixo de rotação (radio +- 4 vezes mais longo), a força centrífuga e o momento angular são maiores para a massa do volante: Menos peso retirado do volante tem maior efeito.

Você esta fazendo o motor??? Aproveite e faqueie corretamente o vira.  Depois de faquear corretamente  o virabrequim, este deve ser balanceado, na oficina de retifica. A continuação o volante motor deve ser balanceado junto com o vira, e a posição do volante no vira, marcada para depois montar no carro igual.

Segue imagem de como se faqueia o contrapeso do virabrequim, levando em conta o sentido da rotação do eixo e qual é o lado do contrapeso que primeiro "impacta" no volume de óleo do cárter:



Desculpem se joguei sal em alguma ferida: doí, pero cura mais rápido.

Abs.
Athal

muito bom heim !!
topico fera, essa faqueada é somente para motores aspirados ? ou serve para turbo ?

athal
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Cilindros :
Videos da ignição plasmática funcionando:

http://www.youtube.com/watch?v=jm2ltMepG5c

http://www.youtube.com/watch?v=O6yVbMKyXI4


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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por athal em Dom 10 Abr - 14:40:59

[/quote]

muito bom heim !!
topico fera, essa faqueada é somente para motores aspirados ? ou serve para turbo ?[/quote]

Serve para qualquer carro. Mas carros preparados turbinados precisam de maior lubrificação, e não acostumam a virar muito mais que o projeto original...

Em carros turbinados eu tenho uma máxima: "Escolha o turbo certo (rolamentos cerâmicos, refrigerado por água, e com as dimensões certas para o seu motor), esfrie o o ar (intercooler), esfrie o óleo (radiador externo de óleo), atrase o ponto e melhore a centelha (plasma ignition), não deixe a mistura ficar pobre demais, tente melhorar os freios, E NÃO MEXA NO RESTO".

AH!! NÃO ESQUEÇA REZAR PARA ESTAR COM O CARRO APONTADO NA DIREÇÃO CERTA QUANDO O TURBO ENTRAR.

Abs.
Athal

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Re: faqueada no virabrequim?

Mensagem por athal em Dom 10 Abr - 14:41:58

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muito bom heim !!
topico fera, essa faqueada é somente para motores aspirados ? ou serve para turbo ?[/quote]

Serve para qualquer carro. Mas carros preparados turbinados precisam de maior lubrificação, e não acostumam a virar muito mais que o projeto original...

Em carros turbinados eu tenho uma máxima: "Escolha o turbo certo (rolamentos cerâmicos, refrigerado por água, e com as dimensões certas para o seu motor), esfrie o o ar (intercooler), esfrie o óleo (radiador externo de óleo), atrase o ponto e melhore a centelha (plasma ignition), não deixe a mistura ficar pobre demais, tente melhorar os freios, E NÃO MEXA NO RESTO".

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Re: faqueada no virabrequim?

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