Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Porta malas elétrico
Ontem à(s) 22:39:54 por RodrigoCadi

» comando omega 6mil rpm
Ontem à(s) 22:15:42 por krust

» Opala 75 amarelo trigo 4 portas
Ontem à(s) 21:35:57 por BrunoG

» Apresentação - Opalão 79 - 4 portas
Ontem à(s) 20:38:19 por tcheco 8687

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Ontem à(s) 17:32:33 por gabriel.acosta

» Farol de milha CIBIE
Ontem à(s) 16:40:28 por tcheco 8687

» Opala Drift ?
Ontem à(s) 16:19:51 por Shadow90

» Cabeçote caseiro
Ontem à(s) 16:07:06 por Felipe/S

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Ontem à(s) 15:47:37 por tcheco 8687

Quem está conectado

17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

[Resolvido]Enquadrar comando é preciso?

Compartilhe

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2288

[Resolvido]Enquadrar comando é preciso?

Mensagem por ^Marcos^ em Qui 30 Jul - 19:29:45

Colegas, gostaria de mais uma ajuda

Antes de colocar meu comando andei lendo sobre o enquadramento, e vi que a maioria das pessoas dizem que a grande maioria dos comandos não é necessário fazer enquadramento, pode deixar zerado na marca, minha duvida é a seguinte: quando é necessário fazer o enquadramento e nos comandos abaixo de 300º em que o levante não faz a valvula bater no pistão, qual seria a vantagem de faze-lo.

Grato

Marcos

Última edição por ^Marcos^ em Sex 31 Jul - 8:29:48, editado 1 vez(es)

Paulo pipa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 58
Modelo do carro : Caravan Comodoro 1981
Cilindros : Quatro cilindros com 2500 cilindradas aproximadas ou 151 polegadas cubicas tambem aproximadas.

sobre o enquadramento de comandos...

Mensagem por Paulo pipa em Qui 30 Jul - 19:44:23

Cool Cool Cool Caro Marcos. Anote estes telefones: 99646104 ou 33356152. Fale com o Vaccari. Ele é preparador e mexe com 6 cc muito bem. Outro que poderia lhe dar uma resposta precisa é o nei ( Aldonir Dória ) que manja e muito de 6 cilindros preparados. Se não estiver desatualizada minha agenda, seu telefone é 33729180. Tenta estes dois. Se não resolver eu consigo mais alguem de confiança. Acerte a maquina e depois manda uma foto de fritão pra nóis, valeu? um abraço e sucesso com a uzina... Paulão pipa...

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Re: [Resolvido]Enquadrar comando é preciso?

Mensagem por ^Marcos^ em Qui 30 Jul - 21:11:27

Paulo pipa escreveu:Cool Cool Cool Caro Marcos. Anote estes telefones: 99646104 ou 33356152. Fale com o Vaccari. Ele é preparador e mexe com 6 cc muito bem. Outro que poderia lhe dar uma resposta precisa é o nei ( Aldonir Dória ) que manja e muito de 6 cilindros preparados. Se não estiver desatualizada minha agenda, seu telefone é 33729180. Tenta estes dois. Se não resolver eu consigo mais alguem de confiança. Acerte a maquina e depois manda uma foto de fritão pra nóis, valeu? um abraço e sucesso com a uzina... Paulão pipa...

Olá Paulo,

Fico muito grato pelas indicações, mas na verdade gostaria apenas de saber se existe "alguma vantagem" no enquadramento do meu comando e quais seriam elas.
Acho que os preparadores citados não iriam ficar muito satisfeitos em somente fornecer informações a este respeito.

O carro esta ótimo para o uso que faço, agora se realmente for vantajoso enquadrar, vou estudar a respeito e eu mesmo o farei, mesmo que tenha que entrar no curso de preparação lá em Interlagos, pois as experiencias que tive anteriormente com preparadores e mecanicos me proibem de deixar alguem mexer no meu carro.

obrigado pelas dicas

Marcos

Paulo pipa
Opaleiro
Opaleiro

Cilindros : Quatro cilindros com 2500 cilindradas aproximadas ou 151 polegadas cubicas tambem aproximadas.

Mensagem por Paulo pipa em Qui 30 Jul - 21:21:23

Então vou fazer o seguinte. Vou perguntar pessoalmente como que matando a curiosidade, pois são meus amigos e poderão me informar sem problemas e assim que possivel te dou um retorno. Será que isso te ajudaria?

opalera6
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 727
Modelo do carro : Comodoro 90
Cilindros : 6 Cil. Injetado Aspiradinho =)

Mensagem por opalera6 em Sex 31 Jul - 3:30:49

tbm quero saber sobre isso

Abraço

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 31 Jul - 8:11:47

^Marcos^ escreveu:Colegas, gostaria de mais uma ajuda

Antes de colocar meu comando andei lendo sobre o enquadramento, e vi que a maioria das pessoas dizem que a grande maioria dos comandos não é necessário fazer enquadramento, pode deixar zerado na marca, minha duvida é a seguinte: quando é necessário fazer o enquadramento e nos comandos abaixo de 300º em que o levante não faz a valvula bater no pistão, qual seria a vantagem de faze-lo.

Grato

Marcos

Sim amigo, qualquer comando no motor de Opala deveria ser enquadrado na montagem, pelo seguinte: todas as polias e engrenagens fabricadas tem uma tolerância dimensional e infelizmente há 'n' fabricantes, nem todos fazem elas exatamente iguais, principalmente o canal da chaveta (que é o ponto principal na fabricação), e o que acontece é que se vc usar uma ou outra engrenagem do mesmo fabricante e colocar o disco de grau no motor para achar os ângulos de abertura e fechamento das válvulas vai ver que nem mesmo duas polias do mesmo fabricante coincidem, vai alteral os angulos mencionados....
E como montar corretamente? - Fazendo enquadramento sempre e quando necessário utilizando chavetas deslocadas, mas para isso é necessário saber os ângulos de abertura e fechamento das válvulas, normalmente indicado pelo fabricante (geralmente só vem papeleta com todos os dados necessários nos comandos importados, mas ja tem alguns fabricantes nacionais caprixando um pouco mais, o único comando nacional que ja vi vir com papeleta e todas as informações foi da Sam Cams..).

Ja ouvi falar de motores que a polia de uma marca, a engrenagem de outra deu tanta diferença entre os graus da papeleta e o aferido no disco de grau que pode montar com um dente de diferença naquela marcação 0 e 0 das duas engrenagens, que o comando ficou quase certo....

Por isso eu falo que, comando do Opala deveria ser enquadrado sempre, até os originais, por causa da diferença na fabricação das engrenagens... (por isso que alguns mecânicos falam aquele velho ditado, ''tem motor que fica bom, e tem motor que não fica...'', justamente pq um deles coincindiu de montar na posição exata ou até um pouco atrazado que da mais potência e o outro não, embora ambos sejam montados na posição '0'...)

Abraço

JEFERSON HEERDT

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por ^Marcos^ em Sex 31 Jul - 8:29:02

Valeu Jefferson,

Muito obrigado novamente, agora ficou bem claro, uma aula

grande abraço

Marcos

opalera6
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opalera6 em Sex 31 Jul - 10:17:29

Jeferson_Heerdt escreveu:
^Marcos^ escreveu:Colegas, gostaria de mais uma ajuda

Grato

Marcos

Sim amigo, qualquer comando no motor de Opala deveria ser enquadrado na montagem, pelo seguinte: todas as polias e engrenagens fabricadas tem uma tolerância dimensional e infelizmente há 'n' fabricantes, nem todos fazem elas exatamente iguais, principalmente o canal da chaveta (que é o ponto principal na fabricação), e o que acontece é que se vc usar uma ou outra engrenagem do mesmo fabricante e colocar o disco de grau no motor para achar os ângulos de abertura e fechamento das válvulas vai ver que nem mesmo duas polias do mesmo fabricante coincidem, vai alteral os angulos mencionados....
E como montar corretamente? - Fazendo enquadramento sempre e quando necessário utilizando chavetas deslocadas, mas para isso é necessário saber os ângulos de abertura e fechamento das válvulas, normalmente indicado pelo fabricante (geralmente só vem papeleta com todos os dados necessários nos comandos importados, mas ja tem alguns fabricantes nacionais caprixando um pouco mais, o único comando nacional que ja vi vir com papeleta e todas as informações foi da Sam Cams..).

Ja ouvi falar de motores que a polia de uma marca, a engrenagem de outra deu tanta diferença entre os graus da papeleta e o aferido no disco de grau que pode montar com um dente de diferença naquela marcação 0 e 0 das duas engrenagens, que o comando ficou quase certo....

Por isso eu falo que, comando do Opala deveria ser enquadrado sempre, até os originais, por causa da diferença na fabricação das engrenagens... (por isso que alguns mecânicos falam aquele velho ditado, ''tem motor que fica bom, e tem motor que não fica...'', justamente pq um deles coincindiu de montar na posição exata ou até um pouco atrazado que da mais potência e o outro não, embora ambos sejam montados na posição '0'...)

Abraço

JEFERSON HEERDT

Mais uma Aula !
: cheers

crazy dog
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 350
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS

Mensagem por crazy dog em Sex 31 Jul - 12:41:27

Então é por isto que a engrenagem do comando quebra em alguns motores ou não tem nada a ver?

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 31 Jul - 12:48:02

A quebra da engrenagem não tem muita relação não, pode ser alguma diferença na liga do alumínio entre um fabricante e outro, mas em geral acho que não tem relação entre um e outro....

O 'top secret' é a posição da chaveta mesmo...

Paulo pipa
Opaleiro
Opaleiro

sobre o enquadramento de comandos...

Mensagem por Paulo pipa em Sab 1 Ago - 9:15:09

Exclamation Exclamation Exclamation Então Marcos. Recebi mais ou menos essa informação, mas não saberia te passar por escrito, pois não sou um profundo conhecedor de mecânica "o suficiente para não parar na rua, manja?". Mas felizmente vc encontrou um camarada muito competente que pôde resolver seu problema. O Jefersom está de parabéns e até gostaria de conhecer sua oficina, uma vez que mora em Curita e sempre é bom somar conhecimentos com profissionais gabaritados, para o caso de um aperto, sabe como? Mas sucesso com a máquina e vê se manda fotos dos acertos e do primeiro fritão. Um abraço...

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por ^Marcos^ em Sab 1 Ago - 12:38:47

Paulo pipa escreveu:Exclamation Exclamation Exclamation Então Marcos. Recebi mais ou menos essa informação, mas não saberia te passar por escrito, pois não sou um profundo conhecedor de mecânica "o suficiente para não parar na rua, manja?". Mas felizmente vc encontrou um camarada muito competente que pôde resolver seu problema. O Jefersom está de parabéns e até gostaria de conhecer sua oficina, uma vez que mora em Curita e sempre é bom somar conhecimentos com profissionais gabaritados, para o caso de um aperto, sabe como? Mas sucesso com a máquina e vê se manda fotos dos acertos e do primeiro fritão. Um abraço...

Valeu Paulo obrigado

Marcos

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S

Mensagem por Jean Bida em Sab 1 Ago - 14:16:57

Jeferson_Heerdt escreveu:

Abraço

JEFERSON HEERDT
Hummm... dáuma trabalheira doinferno,mas então a experiencia de mudar um dente na engrenagem a frente ou atrás pode trazer surpresas ruins ou muito boas.O comando do Omega precisa ser montado obrigatóriamente com um dente atrasado ou adiantado né?

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07

...Eterno Apaixonado...

jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Dom 2 Ago - 10:47:18

Não sei te falar sobre um dente de diferença no comando do Omega, mas acredito que não, pq todo projeto é idêntico ao do Opala....

Surpresas sempre acontece, montando um dente adiantado a tendência é ganhar em torque, e atrasado ganha potência, porém não há como determinar `quanto` ganha fazendo um outro, ainda mais sem saber se a montagem pelo menos se aproxima dos graus certos para funcionamento das válvulas....

O que posso te falar é que um dente de diferença equivale entre 6 e 8 graus de diferença... (é bastante coisa...)

opalera6
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opalera6 em Seg 3 Ago - 16:32:21

é jeferson, então tava só curtindo os 201 metros ontem ne Very Happy

tava na sua frente na pista e vc n viu uashauSu

Abraço

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qui 6 Ago - 15:50:21

Pois é... a Caravan ainda não tava pronta e tava com dó do Marea.... deixa pra próxima...
Quando ir de Caravan, pode ter certeza que vou pra chutar os mais fortes... aihaiuahiuahiauha

ricardo rick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 737
Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
Cilindros : 6cil
4cil

Mensagem por ricardo rick em Sex 2 Mar - 18:40:43

cadé foto do carro pessoalllllllll

Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2

Mensagem por Isael em Seg 22 Set - 15:13:48

Oh Jeferson....cara me ajuda aí
tá chegando a hora de eu colocar o comando no motor
e quero enquadrá-lo, mas...
se a engrenagem do vira entra prensada, como eu faço pra enquadrar???
coloco no zero, meço com o disco de grau, beleza...
se não der zero, como posso arrumar se a engrenagem do vira já vai estar prensada???
e se tiver de colocar chaveta deslocada mas a engrenagem já estiver prensada no vira???

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 23 Set - 12:44:31

É assim mesmo israel, tem de montar, passar o disco de grau, medir e anotar...

Caso precise mudar, tem de sacar a polia do vira, trocar a chaveta e montar de novo, medir de novo, anotar de novo...

E assim se sucede até encontrar os graus da papeleta do comando..

Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2

Mensagem por Isael em Ter 23 Set - 14:33:57

Ahhhh....aí sim...o que eu precisava saber!!!!      

mas me diz uma coisa

não estraga ficar sacando e prensando a engrenagem no vira???

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:27:00

Data/hora atual: Seg 5 Dez - 3:27:00