SânzioAntonio escreveu:marcelo. eu não entendi no seu post da pagina anterior é o seguinte.
que a biela de 5,7" só poder ser usada no motor com gaxeta (ou se usar as felpro, o tal retentor bi-partido); e que as bielas de 6" só podem ser utilizadas nos motores com retentor (89 em diante).
me explica isso, porque a informação que tnenho é que a GM pra utilizar as bielas de 6" fez apenas um novo desenho de pistão, onde a altura de compressão é bem mais baixa (altura de compressao é a distancia entre o centro do pino do pistão ao topo do pistão).
Parabens Antonio!!!!
Você fez a pergunta certa
Só que ninguém respondeu completamente...
Para quem não quer ler muito a resposta é: nem as bielas de 5.7" (originais), nem de 6.0", as bielas para o Opala motor 250 são as de:
6.2"Para te responder vou introduzir algum conceito...
Ratio biela-carreira do pistão: divide a distancia de centro a centro dos furos da biela pela carreira do pistão.
No caso das bielas originais:
5.7" (biela) / 3.53" (carreira) = 1.615No caso das bielas de 6" originais (91-92):
6.0" (biela) / 3.53" (carreira) = 1.70No caso da biela ótima de 6.2":
6.2" (biela) / 3.53" (carreira) = 1.756O ratio biela-carreira é importante porque??? Porque ratios biela-carreira muito baixos provocam taxas de aceleração mais violentas do virabrequim depois de cada cilindro em ciclo de potencia (expansão dos gazes empurrando o pistão para baixo).
Em outras palavras: ratios biela-carreira baixos induzem distorções harmônicas mais fortes... . Um ratio de 1.75 pode ser considerado aceitável.
Também o virabrequim de nossos linguições é ainda mais longo que o dos V8ões
. Ainda o espaço (num v8: 720º de giro do virabrequim / 8 cilindros = a cada 90º, no caso do 6 em linha: 720º / 6 cilindros = a cada 120º) entre os pulsos da queima de cada cilindro é 30º maior do que no V8ão (dois cilindros a menos). Por isso, na mesma faixa de RPM que um V8, a aceleração do virabrequim entre os pulsos de cada cilindro é maior no 6 em linha. Isso faz com que, as distorções harmônicas em um 6 caneco que vira a mais de 4.500 RPM sejam algo sério, e não, não dá para confiar só na polia Damper: ela só eleva a faixa de rotação em que as distorções harmônicas aparecem, pero com bielas curtas demais (ratio biela-carreira baixo) as harmônicas continuam ai, por muito bem balanceados que estejam o virabrequim e o volante motor, e por muito gel com matéria luar que leve a Damper.
Então como você Antonio falou: o que conta é a longitude somada da biela (de centro a centro dos furos da biela) e a distancia do centro do pino ao topo do pistão.
No caso do 250 original:
5.7" (biela)
+ 1.655" (altura de compressão do pistão (distancia entre o centro do pino e o topo do pistão))
= 7.335"No caso da biela ótima de 6.2":
6.2" (biela)
+ X" (altura de compressão do pistão )
= 7.335"Por uma simples subtração (7.335" - 6.2"),
a altura de compressão do pistão (distancia entre o centro do pino e o topo do pistão) para usar bielas de 6.2" é de X = 1.15522".. Estes tipos de pistão podem ser encontrados em USA baixo a denominação "flat top". Como o seu nome indica, o acabamento superior e liso, ainda que muitos recebem cavas para as válvulas, com um volume de 5cc, o que deve ser computado na hora de calcular a taxa de compressão. Se não acharem na medida original (3.875" de diâmetro) abram os cilindros na retifica até 3.905" (O motor passa de um 250 a um 254, e ainda teria margem para posteriores retíficas). Os pistões de 1.155" de altura de compressão e diâmetro 3.905" e as bielas de 6.2" que achei usam pinos de 0.927" de diâmetro, no lugar das 0.928" dos originais. Aproveitem e instalem pinos resistentes e ligeiros (abaixo de 100 gramas).
Como conclusão podemos dizer que uma biela original (5.7") e um pistão original (1,655" de altura de compressão) equivalem (mesma taxa de compressão e PMS) a uma biela 6.2" com um pistão 1.155" de altura de compressão).
Só que com uma biela de 6.2" teremos um funcionamento do virabrequim muito mais macio, sem demasiadas distorções harmônicas. A única precaução é verificar a distancia entre a nova biela e o bloco motor (na base do cilindro e na junta do bloco com o cárter), e se for necessário abrir um pouco de espaço para ter a biela passando sem problemas.
Pistões "flat top" de baixa altura de compressão pesam menos, e permitem maiores RPM. Em geral, quando se prepara um motor tem que se procurar o conjunto biela-pino-pistão mais resistente e ligeiro, que não engane com o seu barulho contra as paredes do cilindro ao sensor de batida de pino (pistões forjados tendem a confundir o knock sensor). POTENCIA = RPM X TORQUE.
O peso de cada um dos 6 conjuntos de biela-pino-pistão deve ser idêntico ( se escolhe o conjunto de menor peso (balança digital de precisão 0,001gr) e se alivia o resto retirando material dos lugares certos, até todos ficarem igual ao conjunto mais ligeiro).
Bielas mais longas com melhores ratios biela-carreira reduzem as distorções harmônicas permitindo, junto com outras modificações, maiores RPM.
Espero ter ajudado.
ABS.
Athal
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