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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Palao75 Qui 27 Ago - 23:36:40

    Ola pessoal to trocando a mecanica do meu Opala 4cc pela mecanica do 6cc, estou atras de um motor para fazer ainda, assim pago mais barato e posso ir gastando dinheiro aos poucos para arruma-lo, quase certeza que este que to pegando vai precisar fazer retifica do bloco e ai eu queria aproveitar o jogo de pistoes 4" a alcool que eu tenho aqui e comprar mais dois. Vi um topico que nos motores modernos nao dava para fazer por que chegava na galeria e vi pessoas falando que fizeram sem problema.

    O motor é original de um 89, nao sei se é com retentor ou nao. Posso fazer sem medo??

    Agora vem a outra pergunta, o jogo de pistoes que eu tenhho aqui(mahle) ja estao com as bielas de 6" segundo a minha mediçao(centro-a-centro) essa é a medida original do 4cc?? Qual a medida do 6cc?? Oque acham que eu devo fazer, tirar as bielas e colocar todas que vierem do 6cc ou posso usar essas 4 e duas do 6cc?? Alias é possivel esquentar as bielas para tirar do pistao depois de colocadas??

    To achando que é melhor vender esses pistoes com as bielas e depois comprar um jogo de pistoes novos.
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    Mensagem por thitch Sex 28 Ago - 8:07:27

    ae man.. cara. eu tava pensando em fazer mesma coisa..
    também estou atrás de um motor 6c fundido pra fazer inteiro.. e estava com a idéia de por os pistões do 4c... mas várias pessoas me falaram que pra carro de rua não fica bom, pois o carro o carro esquenta demais...
    será que é real?

    abraço!
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    Mensagem por Giovani Parra Sex 28 Ago - 10:51:16

    Cara, meu motor é com retentor (acho que é 89 tb) e ta com os pistões 4''...
    se quer fazer, vai sem medo de ser feliz, esse lance de que não da pra fazer é conversa fiada... só procura uma boa retífica para fazer o serviço. Sobre as medidas das bielas eu não sei qual são, mas o ideal é colocar todas novas, os pistões pode usar os que vc já tem se estiverem em bom estado, mas o resto coloca tudo novo.
    Esse lance tb de esquentar demais o 4400 na rua nunca tinha ouvido falar, já vi vários 4400 de rua e nunca relataram esse problema... Só não posso afirmar com certeza pq meu motor não rodou ainda... hehehe

    Abraços


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    Mensagem por Tiozinho do Rock Sex 28 Ago - 16:40:09

    Se interessar para algum dos amigos, tenho um jogo de juntas da marca Felpro (americana) completo na caixa com nota fiscal.Preço via MP.abs
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    Mensagem por Tiozinho do Rock Sex 28 Ago - 16:41:54

    Se quiserem envio foto. OKK
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    Mensagem por Giovani Parra Sex 28 Ago - 16:44:23

    Leo, passa o preço ae pra mim pois vou precisar...

    Abraços


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    Mensagem por Palao75 Sex 28 Ago - 18:53:25

    Pessoal, alguem sabe quanto sai em media pra fazer essa abertura??
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    Mensagem por thallisguimaraes Sex 28 Ago - 19:38:02

    So esquentar se pegar transito pesadissimo e ficar muito tempo la, andando de boa como carro normal é tranquilo!


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    Mensagem por Giovani Parra Sex 28 Ago - 20:05:31

    Palao75 escreveu:Pessoal, alguem sabe quanto sai em media pra fazer essa abertura??

    cara, eu não lembro direito quanto paguei no meu, pois junto rebaixei o bloco, cabeçote e outras coisas, mas eu acho que é em torno de 250 - 300 conto mais ou menos...

    Abraços


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    Mensagem por Palao75 Sex 28 Ago - 20:06:34

    Tudo ou só pra abrir??
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    Mensagem por Giovani Parra Sex 28 Ago - 20:14:26

    só pra abrir...


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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sex 28 Ago - 20:20:40

    Meu velho, andar de 4"é sussa!
    1o as Bielas do antigo são 5,7''e do moderno 6". Se não me engano os motores do 2o semestre de 89 já são com retentores.
    2o, pra vc usar pistões de opala 4 cil no motor moderno tem um problema, pelo das bielas serem mais longas os pistões vão passar p fora do bloco. O que tem que fazer nesse caso é levar num torneiro fera ou (de preferencia) mandar em alguém que já tenha feito o trabalho de tornear as cabeças dos pistões(fazer DOME) o Jefereson Heerdt tem a senha pra fazer esse trabalho, só aí vc vai poder montar o conjunto, ok!
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sex 28 Ago - 20:22:09

    Para abrir não é muito barato não, pois vc vai abrir várias vezes, eles não abrem direto, por isso cobram bem!
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    Mensagem por Palao75 Sex 28 Ago - 20:24:36

    e vc acha que compensa colocar as bielas de 6"?? A partir de que ano vei com bielas de 6"?? Os 4cc sao de 6" iguais as dos modernos??
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sex 28 Ago - 21:43:53

    Palao75 escreveu:e vc acha que compensa colocar as bielas de 6"?? A partir de que ano vei com bielas de 6"?? Os 4cc sao de 6" iguais as dos modernos??


    Olha só, motor com retentor, as bielas são 6";
    motor com gaxeta, as bielas são 5,7".

    Sem sobra de dúvidas eu usaria o motor com retentor e bielas longas.
    Pistões 4 cil. 101mm= 4" bielas = 5,7" , para usar no motor com retentor tem q fazer os domes.
    O motor com retentor (bielas 6") veio se não me engano a partir do 2o semestre de 89.
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    Mensagem por Palao75 Sáb 29 Ago - 3:08:49

    Entao sendo ou nao com retentor a melhor coisa é colocar as de 6" e fazer os domes??
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sáb 29 Ago - 5:12:36

    Palao75 escreveu:Entao sendo ou nao com retentor a melhor coisa é colocar as de 6" e fazer os domes??

    Se for com retentor= 6"
    Se for com gaxeta = 5,7"
    Não dá pra montar as 6'' no motor com gaxeta, elas são muito longas p esse motor (altura do bloco) ainda mais com os pistões 4"!!!!
    Bielas 6 "somente com motor moderno (retentor) para o qual elas foram feitas.
    Blz!
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    Mensagem por Palao75 Sáb 29 Ago - 10:06:12

    A blz!! e a diferença de potencia é muito grande?? o grande lance é a taxa que vai ser super alta né??
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    Mensagem por Giovani Parra Sáb 29 Ago - 10:19:12

    Palão, eu não sei como é o esquema, mas meu motor ta usando bielas do tempra turbo...
    segundo meu preparador e o 100, essas bielas são punk, parece que são forjadas e da pra usar de boa no opala...
    Da uma pesquisada sobre isso...

    Abraços


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    Mensagem por Palao75 Qua 2 Set - 9:00:42

    Blz vo da uma olhada nessas bielas.

    Quanto ao motor a alcool tem alguma diferença ou a modificaçao é a mesma??
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    Mensagem por Palao75 Sáb 5 Set - 23:57:48

    Alguem sabe dos pistoes do GM350?? Sei que sao de 4" tb, mas da pra usar no 250??
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    Mensagem por SânzioAntonio Dom 6 Set - 4:00:41

    Uai, agora fiquei na dúvida, pois o motor do Opala do Luiz, o bloco é de gaxeta (usa o retentor bi-partido da felpro, que pra mim é uma gaxeta só com nome mais pomposo), usa bielas Scat de 6" e pistoes Wiseco com dome, além do mais, ele ainda rebaixou o bloco, para que a taxa subisse mais um pouco. Taxa é de 14,5:1. Cabeçote 586 e tal.
    O Jeferson conhece o Luiz (MrBetinho), pois fez o trabalho no cabeçote 4cil da caravan que Luiz montou recentemente, diga-se, a caravan ficou afiadinha, andei nela e gostei do trabalho geral...
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    Mensagem por Helizandro Dom 6 Set - 19:22:46

    aaaaaaaaaaaaaja parede no cilindro!!!!!! tem q ser muito bem feito!!!!!!!!!!!hehehehehhe
    abração
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Dom 6 Set - 21:00:48

    SânzioAntonio escreveu:Uai, agora fiquei na dúvida, pois o motor do Opala do Luiz, o bloco é de gaxeta (usa o retentor bi-partido da felpro, que pra mim é uma gaxeta só com nome mais pomposo), usa bielas Scat de 6" e pistoes Wiseco com dome, além do mais, ele ainda rebaixou o bloco, para que a taxa subisse mais um pouco. Taxa é de 14,5:1. Cabeçote 586 e tal.
    O Jeferson conhece o Luiz (MrBetinho), pois fez o trabalho no cabeçote 4cil da caravan que Luiz montou recentemente, diga-se, a caravan ficou afiadinha, andei nela e gostei do trabalho geral...

    Bom com relação ao motor em questão se usa retentor é um biela longa (6"). Mesmo usando os Wiseco com dome, pra chegar a 14,5:1 acredito que só no cabeçote seja beeeeeeem complicado e fique muito sensível, então é normal baixar no bloco.
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    Pistoes de Opala 4" reto no 6cc. Empty Re: Pistoes de Opala 4" reto no 6cc.

    Mensagem por Palao75 Dom 6 Set - 21:16:45

    alguem sabe se os pistoes do 350 tem o dome compativel com as valvulas do opala?? se for comprar na summit sei mais barato do que comprar o jogo aqui, alguem sabe alguma coisa???

    voltando ao motor especifico, acabei na fazendo negocio no 89, agora estou quase fechando em um 250 desmontado, ele é vermelho, numero: 6J1014W1(alguem sabe algo??), ele esta na medida std, se nao me engano é de uma caravam 78, entao esta com as bielas 5,7, oque quer dizer que nao vou terque fazer os domes nos pistoes, oque da para fazer pra chegar em uns 14,5 de taxa?? qual a altura minima do cabeçote e quanto posso baixar do bloco??
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Dom 6 Set - 21:36:59

    Palao75 escreveu:alguem sabe se os pistoes do 350 tem o dome compativel com as valvulas do opala?? se for comprar na summit sei mais barato do que comprar o jogo aqui, alguem sabe alguma coisa???

    voltando ao motor especifico, acabei na fazendo negocio no 89, agora estou quase fechando em um 250 desmontado, ele é vermelho, numero: 6J1014W1(alguem sabe algo??), ele esta na medida std, se nao me engano é de uma caravam 78, entao esta com as bielas 5,7, oque quer dizer que nao vou terque fazer os domes nos pistoes, oque da para fazer pra chegar em uns 14,5 de taxa?? qual a altura minima do cabeçote e quanto posso baixar do bloco??

    Olha só Paulão
    Até onde eu sei os pistões do 350 não dão certo no 250 (medidas, pino, e válvulas...).
    Bom pra vc chegar a essa taxa vai ter bastante trabalho! Vai usar na pista ele?
    Pra rua vc vai ter uma panela de pressão ambulante. Caso queira mesmo essa taxa, pode pensar em um cabeçote 586, fazer um excelente trabalho nele, uns 4,5mm acho que daí p frente fica crítico, vai ter que tirar alguam coisa no bloco sim e consequentemente fazer um trabalho nos pistões. No bloco... talvez uns 3mm.
    O Jeferson Heerdt é expert no assunto.
    Mas te falo, se vc for andar na rua esquece essa taxa absurda!
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    Pistoes de Opala 4" reto no 6cc. Empty Re: Pistoes de Opala 4" reto no 6cc.

    Mensagem por Palao75 Seg 7 Set - 2:52:32

    Vc acha que é muito?? Ele(jeferson) tinha me falado (pelo oque eu me lembro) que 12 de taxa pra andar no alcool dava pra começar... ai imaginei que uns 14 ia ficar nervosin. Quanto vc acha que da pra colocar tipo uns 12,5-13?? Como sera que chego nisso?? Preciso ver essa semana quanto ja foi tirado do cabeçote e qual o modelo dele.

    O cara ta me pedindo mil reais no motor completo faltando apenas radiador, o problema é saber se o resto ta bom tipo distribuidor, alternador, bombas e tal. O bloco nao importa muito pois vo passa pra 4", o cabeçote tb nao pois vou dar passe, os pistoes tb vo troca, o vira segundo o mecanico que foi la nao vai precisar de retifica. Só compra os casquilhos, juntas, pistoes, anel de comando e + mao de obra pra abrir e rebaixar o bloco e dar uma passe no cabeçote e ta pronto, ai é só trazer pra casa e fechar.
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    Mensagem por Palao75 Seg 7 Set - 2:59:41

    sobre os pistoes do 350 oque eu achei é que o diametro do pino é o mesmo e que a distancia do centro do pino até o topo do pistao é menor, ou seja vai dar menos taxa ainda... nao adianta muito, mas o estranho é que os pistoes do 151 la fora tb tem a mesma altura dos 350 ou seja, mais baixos que os do 250... estranho, eu achei que era mais alto e por isso a taxa maior alem é claro de ser reto.

    outro problema dos pistoes do 350 é que eles nao vem sem os domes, ai precisaria saber se os domes seriam compativeis com as valves do 250... Mas pelo oque eu vi la do cabeçote do cara as valvulas estao bem feinhas, se o cara da retifica nao me cobrar muito caro acho que vo manda abri pra colocar valvulas maiores, só nao sei quais mas la nos EUA é MUITO barato, mesmo com frete e imposto sai relativamente barato. Ai quando for mecher mais pra frente(comando, escape, carburador, igniçao e tal) nem preciso mecher abrir de novo pra mecher no cabeçote pois ja vai estar com valvulas maiores.
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Seg 7 Set - 9:17:09

    Palao75 escreveu:sobre os pistoes do 350 oque eu achei é que o diametro do pino é o mesmo e que a distancia do centro do pino até o topo do pistao é menor, ou seja vai dar menos taxa ainda... nao adianta muito, mas o estranho é que os pistoes do 151 la fora tb tem a mesma altura dos 350 ou seja, mais baixos que os do 250... estranho, eu achei que era mais alto e por isso a taxa maior alem é claro de ser reto.

    outro problema dos pistoes do 350 é que eles nao vem sem os domes, ai precisaria saber se os domes seriam compativeis com as valves do 250... Mas pelo oque eu vi la do cabeçote do cara as valvulas estao bem feinhas, se o cara da retifica nao me cobrar muito caro acho que vo manda abri pra colocar valvulas maiores, só nao sei quais mas la nos EUA é MUITO barato, mesmo com frete e imposto sai relativamente barato. Ai quando for mecher mais pra frente(comando, escape, carburador, igniçao e tal) nem preciso mecher abrir de novo pra mecher no cabeçote pois ja vai estar com valvulas maiores.

    Acho que de taxa 12,5 a 13 é top p rua. Pra deixar nervoso não pense apenas na taxa, mas, no comando, válvulas, etc...
    Me perece muito empenho mexer com esses pistões do 350, essas medidas que vc fala podem ser parecidas ma p que bielas são? "EU"iria na receita certa , pistões de 4 cil, e se precisar abrir é fácil, tem como comprar avulsos...
    Além do fato das posições das válvulas, não dá apenas p vc comprar 6 pistões de GM 350 e colocar no opala, vc precisa ver quais comprar a sequência das válvulas.
    Como já disse... EU iria made in Brazil mesmo que é top e temos tudo aqui.
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    Mensagem por Palao75 Seg 7 Set - 12:54:00

    A grande vantagem do 350 é o preço(mais ou menos 15dolares por pistao) e a qualidade deve ser melhor, mas acho que vou acabar indo de 4"do 4cc. O que me chamou a atençao nesses pistoes do 350 foram as medidas iguais as do 4cc e biela de 5,7 tb.
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    Mensagem por SânzioAntonio Seg 7 Set - 14:05:58

    marcelo. eu não entendi no seu post da pagina anterior é o seguinte.
    que a biela de 5,7" só poder ser usada no motor com gaxeta (ou se usar as felpro, o tal retentor bi-partido); e que as bielas de 6" só podem ser utilizadas nos motores com retentor (89 em diante).
    me explica isso, porque a informação que tenho é que a GM pra utilizar as bielas de 6" fez apenas um novo desenho de pistão, onde a altura de compressão é bem mais baixa (altura de compressao é a distancia entre o centro do pino do pistão ao topo do pistão).
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    Mensagem por Palao75 Seg 7 Set - 14:08:07

    Acho que oque ele disse é que era melhor usar as bielas que os motores sairam de fabrica, se saiu com 5,7 usa 5,7 se saiu com 6 usa 6 e faz dome.
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    Mensagem por Xann Ter 8 Set - 9:18:53

    SânzioAntonio escreveu:marcelo. eu não entendi no seu post da pagina anterior é o seguinte.
    que a biela de 5,7" só poder ser usada no motor com gaxeta (ou se usar as felpro, o tal retentor bi-partido); e que as bielas de 6" só podem ser utilizadas nos motores com retentor (89 em diante).
    me explica isso, porque a informação que tenho é que a GM pra utilizar as bielas de 6" fez apenas um novo desenho de pistão, onde a altura de compressão é bem mais baixa (altura de compressao é a distancia entre o centro do pino do pistão ao topo do pistão).

    O Zonta ou o Cupê79 tá usando as bielas de 6" e pistões das mesmas no Opala dele que é com Gaxeta e no mesmo vira do bloco com gaxeta.
    Putz, eu sempre confundo os dois, ambos tem Opala Marrom, mas é um dos dois com certeza OKK


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    Mensagem por Marcelo Pitbull Ter 8 Set - 10:51:25

    Palao75 escreveu:Acho que oque ele disse é que era melhor usar as bielas que os motores sairam de fabrica, se saiu com 5,7 usa 5,7 se saiu com 6 usa 6 e faz dome.

    Se usar pistões feitos p motor com gaxeta (5,7) em bielas 6", estes passam muito do bloco, por isso é necessário fazer dome.
    Usando bielas 6" nos motores com gaxeta acredito que irá usar os pistões feitos para estas bielas. Caso use os pistões antigos terá que tirar e muito da cabeça dos mesmos, o que pode deixa-los muito frágeis.

    Prefiro motor antigo com bielas antigas e pistões antigos. (vc tira no bloco, tira no cabeçote e tira no pistão se for o caso).
    E motor moderno com bielas modernas com pistões antigos. Onde vc faz o mesmo trabalho acima, porém ganha e muito nos pistões em função da diferença de altura).

    O x da questão é a diferença da altura do pino de pistão.
    Pistões p/ 5,7'' = pino mais baixo, consequentemente cabeça mais alta;
    Pistões p/ 6,0" = pino mais alto, consequentemente cabeça mais baixa.

    Gosto é gosto. OKK
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Ter 8 Set - 11:01:51

    SânzioAntonio escreveu:marcelo. eu não entendi no seu post da pagina anterior é o seguinte.
    que a biela de 5,7" só poder ser usada no motor com gaxeta (ou se usar as felpro, o tal retentor bi-partido); e que as bielas de 6" só podem ser utilizadas nos motores com retentor (89 em diante).
    me explica isso, porque a informação que tenho é que a GM pra utilizar as bielas de 6" fez apenas um novo desenho de pistão, onde a altura de compressão é bem mais baixa (altura de compressao é a distancia entre o centro do pino do pistão ao topo do pistão).


    Se usar pistões feitos p motor com gaxeta (5,7) em bielas 6", estes passam muito do bloco, por isso é necessário fazer dome.
    Usando bielas 6" nos motores com gaxeta acredito que irá usar os pistões feitos para estas bielas. Caso use os pistões antigos terá que tirar e muito da cabeça dos mesmos, o que pode deixa-los muito frágeis.

    "Prefiro" motor antigo com bielas antigas e pistões antigos. (vc tira no bloco, tira no cabeçote e tira no pistão se for o caso).
    E motor moderno com bielas modernas com pistões antigos. Onde vc faz o mesmo trabalho acima, porém ganha e muito nos pistões em função da diferença de altura).

    O x da questão é a diferença da altura do pino de pistão.
    Pistões p/ 5,7'' = pino mais baixo, consequentemente cabeça mais alta;
    Pistões p/ 6,0" = pino mais alto, consequentemente cabeça mais baixa.

    Existem várias receitas e vários preparadores, depende do que vc quer, taxa... cilindrada... os dois...
    Logo aparece alguém dizendo que usa bielas de fuca!!
    Tem que use até, bielas de Tempra...
    Falo dessa receita por conviver à 18 anos no meio de preparadores e competições envolvendo 6 cil (arrancada. Stock na terra...) e vejo que todos com muuuuito sucesso usam receitas básicas bem trabalhadas, ninguém tentando reinventar a roda!
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Ter 8 Set - 11:09:10

    É claro que usando bielas 6" vc tem menos arrasto, mais giro, devido ao seu comprimento. Agora, com pistões modernos chega um momento em que vc tira tanto da cabeça que acaba deixando-o fraco e com a mesma altura dos pistões antigos. Vale a pena?
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    Mensagem por thallisguimaraes Ter 8 Set - 18:44:42

    É o cupe79, so que ele ta usando o jogo completo da silverado!


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    Mensagem por Marcelo Pitbull Ter 8 Set - 19:42:05

    thallisguimaraes escreveu:É o cupe79, so que ele ta usando o jogo completo da silverado!


    = bielas longas e pistões baixos. OKK
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    Mensagem por thallisguimaraes Ter 8 Set - 20:15:19

    Isso mesmo Marcelo!


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    Mensagem por athal Sáb 26 Mar - 19:43:23

    SânzioAntonio escreveu:marcelo. eu não entendi no seu post da pagina anterior é o seguinte.
    que a biela de 5,7" só poder ser usada no motor com gaxeta (ou se usar as felpro, o tal retentor bi-partido); e que as bielas de 6" só podem ser utilizadas nos motores com retentor (89 em diante).
    me explica isso, porque a informação que tnenho é que a GM pra utilizar as bielas de 6" fez apenas um novo desenho de pistão, onde a altura de compressão é bem mais baixa (altura de compressao é a distancia entre o centro do pino do pistão ao topo do pistão).

    Parabens Antonio!!!!

    Você fez a pergunta certa  Pistoes de Opala 4" reto no 6cc. 122938  Só que ninguém respondeu completamente...  Pistoes de Opala 4" reto no 6cc. 459730

    Para quem não quer ler muito a resposta é: nem as bielas de 5.7" (originais), nem de 6.0", as bielas para o Opala motor 250 são as de: 6.2"

    Para te responder vou introduzir algum conceito...

    Ratio biela-carreira do pistão: divide a distancia de centro a centro dos furos da biela pela carreira do pistão.

    No caso das bielas originais: 5.7" (biela) / 3.53" (carreira) = 1.615

    No caso das bielas de 6" originais (91-92): 6.0" (biela) / 3.53" (carreira) = 1.70

    No caso da biela ótima de 6.2": 6.2" (biela) / 3.53" (carreira) = 1.756

    O ratio biela-carreira é importante porque??? Porque ratios biela-carreira muito baixos provocam taxas de aceleração mais violentas do virabrequim depois de cada cilindro em ciclo  de potencia (expansão dos gazes empurrando o pistão para baixo). Em outras palavras: ratios biela-carreira baixos induzem distorções harmônicas mais fortes... . Um ratio de 1.75 pode ser considerado aceitável.

    Também o virabrequim de nossos linguições é ainda mais longo que o dos V8ões  Laughing. Ainda o espaço (num v8: 720º de giro do virabrequim / 8 cilindros = a cada 90º, no caso do 6 em linha: 720º / 6 cilindros = a cada 120º) entre os pulsos da queima de cada cilindro  é 30º maior do que no V8ão (dois cilindros a menos). Por isso, na mesma faixa de RPM que um V8, a aceleração do virabrequim entre os pulsos de cada cilindro é maior no 6 em linha. Isso faz com que, as distorções harmônicas em um 6 caneco que vira a mais de 4.500 RPM sejam algo sério, e não, não dá para confiar só na polia Damper: ela só eleva a faixa de rotação em que as distorções harmônicas aparecem, pero com bielas curtas demais (ratio biela-carreira baixo) as harmônicas continuam ai, por muito bem balanceados que estejam o virabrequim e o volante motor, e por muito gel com matéria luar que leve a Damper.  Laughing

    Então como você Antonio falou: o que conta é a longitude somada da biela (de centro a centro dos  furos da biela) e a distancia do centro do pino ao topo do pistão.

    No caso do 250 original: 5.7" (biela) + 1.655" (altura de compressão do pistão (distancia entre o centro do pino e o topo do pistão)) = 7.335"
    No caso da biela ótima de 6.2": 6.2" (biela) + X" (altura de compressão do pistão ) = 7.335"

    Por uma simples subtração (7.335" - 6.2"), a altura de compressão do pistão (distancia entre o centro do pino e o topo do pistão) para usar bielas de 6.2" é de X = 1.15522".. Estes tipos de pistão podem ser encontrados em USA baixo a denominação "flat top". Como o seu nome indica, o acabamento superior e liso, ainda que muitos recebem cavas para as válvulas, com um volume de 5cc, o que deve ser computado na hora de calcular a taxa de compressão. Se não acharem na medida original (3.875" de diâmetro) abram os cilindros na retifica até 3.905" (O motor passa de um 250 a um 254, e ainda teria margem para posteriores retíficas). Os pistões de 1.155" de altura de compressão e diâmetro 3.905" e as bielas de 6.2" que achei usam pinos de 0.927" de diâmetro, no lugar das 0.928" dos originais. Aproveitem e instalem pinos resistentes e ligeiros (abaixo de 100 gramas).

    Como conclusão podemos dizer que uma biela original (5.7") e um pistão original (1,655" de altura de compressão) equivalem (mesma taxa de compressão e PMS) a uma biela 6.2" com um pistão 1.155" de altura de compressão). Só que com uma biela de 6.2" teremos um funcionamento do virabrequim muito mais macio, sem demasiadas distorções harmônicas. A única precaução é verificar a distancia entre a nova biela e o bloco motor (na base do cilindro e na junta do bloco com o cárter), e se for necessário abrir um pouco de espaço para ter a biela passando sem problemas.

    Pistões "flat top" de baixa altura de compressão pesam menos, e permitem maiores RPM. Em geral, quando se prepara um motor tem que se procurar o conjunto biela-pino-pistão mais resistente e ligeiro, que não engane com o seu barulho contra as paredes do cilindro ao sensor de batida de pino (pistões forjados tendem a confundir o knock sensor). POTENCIA = RPM X TORQUE.

    O peso de cada um dos 6 conjuntos de biela-pino-pistão deve ser idêntico ( se escolhe o conjunto de menor peso (balança digital de precisão 0,001gr) e se alivia o resto retirando material dos lugares certos, até todos ficarem igual ao conjunto mais ligeiro).

    Bielas mais longas com melhores ratios biela-carreira reduzem as distorções harmônicas permitindo, junto com outras modificações, maiores RPM.

    Espero ter ajudado.

    ABS.
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    Mensagem por athal Ter 12 Abr - 21:09:30

    Não tem moderador neste forum para elevar o meu post a categoria de Tópico???

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    Mensagem por DanielSS76 Ter 12 Abr - 22:18:00

    Fala athal, gostei das explicações, tanto que perguntei num outro post seu sobre ignição plasmática, mas acho que vc não viu ainda...

    Sugestão: no fórum tem uma área técnica onde vc pode expôr idéias, postar fotos e explicações sobre assuntos de.interesse do fórum, como este que postou.

    Grande abraço e continue contribuindo OKK
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    Mensagem por athal Qua 13 Abr - 1:23:59

    DanielSS76 escreveu:Fala athal, gostei das explicações, tanto que perguntei num outro post seu sobre  ignição plasmática, mas acho que vc não viu ainda...

    Sugestão: no fórum tem uma área técnica onde vc pode expôr idéias, postar fotos e explicações sobre assuntos de.interesse do fórum, como este que postou.

    Grande abraço e continue contribuindo OKK

    Fala Daniel!!!

    Eu vi sim...

    Voçê sabe como é que: 100 anos com aquela ignição indutiva montada no 99,99% dos carros fabricados no mundo...

    Ai um pensa: será que não dá para melhorar essa parada copiada de Tesla??? Depois muito cálculo, pesquisa e no final testes com ALTA VOLTAGEM E SOBRE TODO ALTA AMPERAGEM, não isentos de risco, voilá!!! uma centelha tridimensional se projetando dentro da câmara de combustão, com um kernel inicial centenas de vezes maior que o fajuto filamento de plasma de ignições indutivas e capacitivas...

    Depois um posta no fórum para ver se alguém tem interesse em replicar, e o Michel Colet se mostra interessado e me pede os esquemas. Eu fiquei animado: reprodução do resultado por outro pesquisador independente, ou será que estou maluco, pirado, fodido das ideia. E fiquei esperando....

    Se alguém quer saber como estava o projeto há 5 anos pode pedir os esquemas para o Michel Colet Laughing Laughing Laughing
    O esquema era de uma claridade e simplicidade brutal, ainda que o conceito, humildemente é genial.

    Depois na absoluta solidão, chegou o desenvolvimento de uma bancada de testes, e com ela novos protótipos e conceitos, a minha TESE, o nascimento de minha filha...

    Agora ha um ano que estou desempregado. Corto pneus para ajudar a minha esposa a fazer camas para cachorro e pagar o leite de minha filha. Os Psicólogos de merda do RH BRASILEIRO dizem que tenho "excesso de perfil"  e isso que não me viram ainda sem roupa...  Laughing  Laughing  Laughing

    Ainda, a economia de combustível não é um ato patriótico no Brasil da Petroubas... Meus post de uns anos atrás resultaram proféticos...

    Abs.
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