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Weber 40 - Acerto num motor 4100

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Hemerson
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Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Seg 5 Out - 21:05:26

Sou novo no forum, mas ja senti q o nivel técnico é altissimo!
Por isso recorro a vcs pra me ajudarem a acertar esse motor 4100, alcool, com
comando 846 (opalas mais novos).
tabela do carburador weber 40 : caneta f11, principal 135, ar 130, lenta 75, injetores 70, venturi 28.
Ponto inicial 15, final 32.
Possui aquecimento no coletor, mas depois de algumas aceleradas, esfria.
E o problema é q nao tem aceleração rapida, o motor morre q chega a apagar.
Já experimentei subir a giclagem e nada, começa a dar excesso em movimeto, mas qdo se pisa rapido ate o fundo, o motor nao responde, morre mesmo, mas devagar vai bem.

Alguém teria uma dica/ajuda? de uma configuração básica para se partir o ajuste, visto q nenhum motor é igual
Atencipadamente, Obrigado!

thallisguimaraes
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 5 Out - 21:17:32



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Hemerson
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Seg 5 Out - 21:25:39

Devorei o fórum sobre esse assunto (W40), e cheguei a tentar a giclagem básica sugerida, sem sucesso.
Espero não estar repetindo tópicos...

Jean Bida
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Jean Bida em Seg 5 Out - 22:45:02

Hemerson escreveu:Devorei o fórum sobre esse assunto (W40), e cheguei a tentar a giclagem básica sugerida, sem sucesso.
Espero não estar repetindo tópicos...
Velhão , não esquente com essa de repetir tópicos, mudar de assunto no tópico, aqui tá em casa mesmo...e´só começar a navegar ai e vai ver que o clima é de mesa de boteco, mesa cheia!Um desses tópicos eu que fiz ...tenho uma 40 nova e nas medidas originais, quando for colocar já tenho um ponto de partida que penso que já será bem próximo do ideal, porém a diferença é que o meu é na gasolina, muuuito mais simples de conseguir a perfeição desejada...O colega que peço as dicas no tópico, do Opala alcool, levou o dele a um conceituado preparador, o meu terei que fazer em casa, não existe mão de obra pra isso aqui, porém o do colega, na primeira tentativa, o carro não agradou, porém foi levado de volta, já era op combinado e segundo ele melhorou muito, porém sei que Alex é perfeccionista extremo, então ficou de levar dia 18 agora, pois ai sim o praparador terá tempo de para se dedicar ao carro...esvrevi isto pra ilustrar que a dificuldade no alcool é bem maior , o Diplo 91 dele , também é original, tirando a 40 e a ignição MSD que ele diz ter dado nova vida ao carro quando ainda tinha 3E, é um carro original como o seu...Alcool é mais crítico. uma coisa que lembro que Alex comentou foi sobre o trabalho no coletro Enguine, ele aumentou o diametro das conexoes para que circule mais água, pois estava congelando também...o ruim é que as medidas depois de pronto ela não saberá passar, pois virá acertado...mas se ele tiver conhecimento sei que poderá ajudar.no mais Tamo junto e sinta-se em casa e Bem vindo...


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Hemerson
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Ter 6 Out - 16:01:53

Obrigado pela compreensão na repetição dos tópicos e pela atenção de todos!
Então, hoje tentei de novo, mudando giclagens aumento, baixando...
fiz um teste: Com um frasco, desses de desodorante com gasolina e um canudo (com muito cuidado) acelerei rápido e injetei ao mesmo tempo e vai liso, e qdo acelero sem injetar gasolina morre mesmo.
Conclusão: falta comida mesmo (e muuuiito) qdo se acelera rápido e já aumentei os injetores ao extremo mas ainda esta longe do ideal. Troquei umas ideias com uns amigos mecanicos e me disseram q por ser nova vai ter q trabalhar a Weber, mas nenhum soube me dizer exatamente o q e onde tem q se fazer esse retrabalho, apenas me disseram q tem um fulano aqui q faz esse serviço.
Alguém saberia me dizer onde e como tem q se fazer esse serviço?
Grato.

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por betodacaravan em Ter 6 Out - 18:31:50

jean em relação ao coletor aquecido, é normal ele aquecer o carburador em demasia, digo que tava andando e acabou o gas e eu fui colocar na cuba para funcionar, e ela tipo ferveu, tipo como coloca agua numa panela quente saca, a gasolina ferveu ao cair na cuba, vaporizando o combustivel..pense num susto

será normal isso? ele aquece assim mesmo? ou ta ''demais'', de estiver ''demais'' como fazer para diminuir esse calorao?

Jean Bida
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Jean Bida em Ter 6 Out - 18:46:56

betodacaravan escreveu:jean em relação ao coletor aquecido, é normal ele aquecer o carburador em demasia, digo que tava andando e acabou o gas e eu fui colocar na cuba para funcionar, e ela tipo ferveu, tipo como coloca agua numa panela quente saca, a gasolina ferveu ao cair na cuba, vaporizando o combustivel..pense num susto

será normal isso? ele aquece assim mesmo? ou ta ''demais'', de estiver ''demais'' como fazer para diminuir esse calorao?
Experimente isolar om aquecimento, 88 tem aquecimento mesmo na gasolina, o meu tem de Edu, tem , todos que vi até hoje tem, foi assim até o fim em 92....Xann pediu pra mim ver se o Opala (gasolina) fica com o corpo pelando de quente, mas ainda não sai com o Opala depois que ele pediu....No alcool congela...experimente isolar o aquecimento, tire a mangueira do suporte da termostática e coloco um fio de cobre bem grosso, complete com fita isolante e conecte denovo a mangueira, assim não precisa isolar , nem retirar mangueira, nada, fica tudo original, ai repare bem no funcionamento. pode ser que até melhore a lenta...Tenho uma 4 Rodas antiga aqui que ensima este recurso pra a linha AP que numa época os carros , no verão estavam afogando, pelo calor excessivo, porém em dias mais frios o aquecimento dos carros AP (gasolina) sem estar ligado fazia falta, a solução de um leitor , ou da revista foi a adoção de uma torneirinha na linha de aquecimento...assim os usuários ligavam e religavam com simples toque o aquecimento dos carros da série que saiu com tal carburador e admissão aquecida na gasolina....A minha AP 94 , tinha Weber TLDZ e não tinha aquecimento...experimente isolar...


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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por betodacaravan em Ter 6 Out - 19:08:25

mas jeanito, como estou pensando em rodar no alcool nao posso isolar.

eu achei estranho mesmo, até liguei para o xan relatando o fato, o coletor muito quente acho que aumenta o consumo, pois o combustivel entra vaporizado e para uma queima melhor tem-se que injetar mais combustivel. sera que ele isolado diminuiria o consumo?

em relação a lenta, é lisa lisa, nem oscila

com realçao ao suporte da termostatica, o meu nao sai nada de la, so tem uma tampa de plastico la, a mangueira do aquecimento vem da mangueira inferior do radiador

Hemerson
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Ter 6 Out - 21:52:40

Sem querer ser repetitivo, mas já repetindo...

Alguém já ouviu falar em retrabalhar/tornear a Weber pra funcionar sem buraco no álcool?

Se afirmativo, que peças devem ser torneadas e como??

Obrigado.

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Marcelo Pitbull em Ter 6 Out - 22:33:45

Hemerson escreveu:Sem querer ser repetitivo, mas já repetindo...

Alguém já ouviu falar em retrabalhar/tornear a Weber pra funcionar sem buraco no álcool?

Se afirmativo, que peças devem ser torneadas e como??

Obrigado.

Tornear as canetas vc fala né! Isso existe sim, mas é coisa de preparador, (gosto de cada um).

Jean Bida
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Jean Bida em Qua 7 Out - 0:33:12

betodacaravan escreveu:mas jeanito, como estou pensando em rodar no alcool nao posso isolar.

eu achei estranho mesmo, até liguei para o xan relatando o fato, o coletor muito quente acho que aumenta o consumo, pois o combustivel entra vaporizado e para uma queima melhor tem-se que injetar mais combustivel. sera que ele isolado diminuiria o consumo?

em relação a lenta, é lisa lisa, nem oscila

com realçao ao suporte da termostatica, o meu nao sai nada de la, so tem uma tampa de plastico la, a mangueira do aquecimento vem da mangueira inferior do radiador
Mas Betão, tu não entendeu irmão, do jeito que sujeri pra você isolar , faz em 1 minuto e desfaz em meio,é só retirar a mangueira e colocar algo na medida que impessa a circulação, é dois palito tenta ae que é moleza....


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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Qua 7 Out - 11:49:05

Marcelo Pitbull escreveu:
Hemerson escreveu:Sem querer ser repetitivo, mas já repetindo...

Alguém já ouviu falar em retrabalhar/tornear a Weber pra funcionar sem buraco no álcool?

Se afirmativo, que peças devem ser torneadas e como??

Obrigado.

Tornear as canetas vc fala né! Isso existe sim, mas é coisa de preparador, (gosto de cada um).

Já torneei as canetas f11, mas nao melhorou.
Me disseram q tem q tornear a Weber mesmo, alguém sabe como é isso??
Vou tentar fazer funcionar na gasolina, Será q com compressão 200 dá pra rodar??
Qual seria a giclagem e ponto inicial e final??
Obrigado.

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Jean Bida em Qua 7 Out - 12:02:27

Hemerson escreveu:
Marcelo Pitbull escreveu:
Hemerson escreveu:Sem querer ser repetitivo, mas já repetindo...

Alguém já ouviu falar em retrabalhar/tornear a Weber pra funcionar sem buraco no álcool?

Se afirmativo, que peças devem ser torneadas e como??

Obrigado.

Tornear as canetas vc fala né! Isso existe sim, mas é coisa de preparador, (gosto de cada um).

Já torneei as canetas f11, mas nao melhorou.
Me disseram q tem q tornear a Weber mesmo, alguém sabe como é isso??
Vou tentar fazer funcionar na gasolina, Será q com compressão 200 dá pra rodar??
Qual seria a giclagem e ponto inicial e final??
Obrigado.
O acerto está nas peças móveis,não é preciso alterar o corpo...na gasolina sei que vai ser bem mais fácil...que ano é o carro/motor?


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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 7 Out - 18:09:36

Hemerson escreveu:...Será q com compressão 200 dá pra rodar??...

Cara, isso dai voce mediu para ver se todos os cilindros estao na mesma compressao, a taxa do motor é calculada, olhe aqui

http://www.opaleirosdoparana.com/preparacao-f30/como-calcular-a-taxa-de-compressao-t6631.htm?highlight=taxa


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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Qui 8 Out - 21:01:22

Pra fazer esses cálculos da taxa de compressão tem q estar tudo fora, desmontado.
Essa medida (200) foi com um manometro especifico pra isso, pelo buraco das velas.
Seguindo...
Funcionei hoje na gasolina e Vrummmm!!!
Liso e forte dmais!
Finalmente a Weber mostrou a q veio!

Meu temor é qto a batida de pino e possíveis quebras, apesar de ser um motor antigo está montado com pistões a álcool.
Vou retirar o aquecimento do coletor, limitar o avanço centrífugo em 25º e usar velas mais frias vou de BP8ES.
Sugestões?
Críticas?
Obrigado.

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Jean Bida em Qui 8 Out - 21:16:47

Eita!!!Que bom Hemerson!!!Fico feliz por você e por mim...a minha vai ser pro Diplo que é gasolina, bem mais susse de acertar...com certeza não está com mais de 10:1 de taxa...contando que a nossa alcoollina tem bem mais alcool que os 25% permitidos , é só se ligar no aquecimento, trocar a termostático pra valor 76 graus, se for ventoinha elétrica troca o sendor do radiador pela 76/82....mas conta mais ai velhão...ficou lisinha? sem fumaça preta, as espetadas no acelerador respondem lisas? andou com o carro? As velas no grau do alcool já iriam bem...mas esses mais frias vão ajudar no menor calor da cãmara...no mais se liga na temperatura agora no começo e pega uma subida joga quarta e pisa fundo pra ver se grila....


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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Sex 9 Out - 11:49:56

Seguinte:
Com a gasolina ficou liso e forte, sem aquecimento no coletor não vai, embola mesmo. Ponto inicial 10, final uns 18. Principal 130, de ar 100, caneta f11 trabalhada, bicos injetores arrombados.
Ainda em fase de testes, pra ver a cor das velas.
Acho q vamos deixar sem termostática...
Obrigado.

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Jean Bida em Sex 9 Out - 12:23:04

Sem termostática é muito judiação pro motor,acho que está funcionanado , mas longe de ser o ideal, se tivesse o Hallmeter tenho certeza que acusaria mistura excessivamente rica,ele funciona com excesso. tanto que é recurso quando mecãnico não consegue acertar um carro comum, arromba ou aumenta gicle pra alisar, o dono saiu feliz de carro lisinho e quando ve o carro tá bebendo demais...Veja essa receita da Ancona,tem medidas bem baixo do que está no seu, e é pra comando 282x287...

Agulha da bóia - 225
Agulha da mistura - 140
Bico injetor - 50
Caneta - F3 ou F11
Difusor - 28 mm
Gicleur de ar - 180
Gicleur de combustível - 150 na gasolina e 220 alcool
Marcha lenta - 55 na gasolina e 70 no alcool
Respiro da lenta - 140
Válvula de cuba - 00


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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Marcelo Pitbull em Sex 9 Out - 19:11:05

Cara, lendo os posts, fico pensando que tem algo muito estranho nisso tudo, pois, na gasolina, um motor igual a seu deveria ser fácil fácil de acertar. Eu andava de 4", sem junta 250S na gasolina, sem aquecimento nada arrombado. Coletor aquecido só no álcool. Fazia 4,5 na cidade andando normal, na estrada perfeito, econômico e forte, 200tinho rápido!
A 40 alimenta que é uma loucura, não sei pq tanto trampo... scratch

Hemerson
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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Seg 12 Out - 17:31:44

Seguindo...
Fiz mais testes, a cor das velas me parece bem,
Sem termost'atica nao da mesmo... a W40 chupa muita e esfria o coletor mesmo assim,
Next step - Recolocar termost'atica gasolina (fica frio mesmo, e cheirando a excesso)andar mais pra verificar qto a possiveis aquecimentos e grillados...
Pensou subir um pouco mais o avan'co (notebook americano sem cedilha) agora esta com inicial 12 final 18 - Sugestoes??
Jean, o tamanho dos gicles me parece alto tb, mas nao me parece q esta tendo excesso. (qdo esta com termostatica)
O q me tira o sono 'e a compressao, afinal esta com pistoes alcool!
Obrigado.

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Seg 19 Out - 20:48:33

O motor tem forca, mas falta mais final,
vai bem de baixa e media, mas falta uma velocidade final melhor, nota-se q amarra depois de um certo ponto.
vou alterar os difusores pra 32, alguem poderia me sugerir uma giclagem??

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Marcelo Pitbull em Seg 19 Out - 20:52:47

Hemerson escreveu:O motor tem forca, mas falta mais final,
vai bem de baixa e media, mas falta uma velocidade final melhor, nota-se q amarra depois de um certo ponto.
vou alterar os difusores pra 32, alguem poderia me sugerir uma giclagem??

Não mexa nos ventures, vai nos principais e talvez ar também. Aumenta 10 pontos no combustível e testa.

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Hemerson em Qua 21 Out - 18:55:42

Marcelo

Subir mais 10 pontos não me parece interessante, ja tem um pouco de excesso.

Fiz venturis 32 subi a giclagem, instalei uma sonda e dei uma volta, senti melhora (ainda q timida), mas sinceramente não tem pegada, falta algo. Penso em soltar mais o ponto (final 20)

Em alta pé no fundo a 4000/4800 rpm, dá 0,7-0,8 de sonda, me parece ideal, mas...

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

Mensagem por Marcelo Pitbull em Qua 21 Out - 20:57:18

Hemerson escreveu:Marcelo

Subir mais 10 pontos não me parece interessante, ja tem um pouco de excesso.

Fiz venturis 32 subi a giclagem, instalei uma sonda e dei uma volta, senti melhora (ainda q timida), mas sinceramente não tem pegada, falta algo. Penso em soltar mais o ponto (final 20)

Em alta pé no fundo a 4000/4800 rpm, dá 0,7-0,8 de sonda, me parece ideal, mas...

É falta algo mesmo, me parece estranho a reação do seu carro. A leitura da sonda tá boa...

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Re: Weber 40 - Acerto num motor 4100

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