Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
[PROBLEMINHA} Opala esquentando EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

45 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 45 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
tabarbosa (16850)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
Rubão6cc (15315)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
BANDIT (13573)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
Xann (10394)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
j ricardo (9376)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
Jean Bida (9320)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_left[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar[PROBLEMINHA} Opala esquentando Bar_right 

+28
Christian brinquedo
Marcos Adriano
Rodrigo Ramalho
genilson
Wagner Botelho
Sergio Rocha
FelipeSebben
felipeleox
luizgugelmin@hotmail.com
adpachec
Gustavo Godoy
PTGSA
rafael genezelli
renangandini
eduardobezera
Paulo Corso
Pedro Malta
Buke_78 luxo
kdt_go
Wanderson G. Nunes
raphaelcaronti
Braga SC
betodacaravan
fontana
MALAKA_OPALA82
parra
Jean Bida
Bruno4100
32 participantes

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Bruno4100
    Bruno4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 262
    Localização : São Bento do Sul - SC
    Modelo do carro : Comodoro 86 4P
    Cilindros : 4cil 151-S Gasolina
    Data de inscrição : 29/03/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Bruno4100 Qui 15 Out - 11:54:40

    Então galera, talvez é aqui, talvez é no Elétrica... Mas agora foi aqui mesmo...

    Meu Opala ta com um problema de superaquecimento... Digo... Na verdade acho que ele esteja...
    Andando mais "forte" com ele, pegando estrada andando mais rapido, dando umas esticadas, a temperatura dele (pelo marcador) sobe consideravelmente...

    Pegando trechos de serra então, chega quase no vermelho...

    Mas ai que vem a questão, porque eu ja troquei a agua do radiador, aparentemente não esta entupido...a ventoinha é na polia... não tem mais válvula termostática (ja comprei ele sem ela..)

    Estou achando que é problema no painel, até porque, o conta-giros também veio sem funcionar, e segunda feira o marcador de cambustivel morreu... Será que não é o marcador que está com problema?! Porque, eu acho, que se fosse pra ter fervido.. Ja teria acontecido...

    Abraços!
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Jean Bida Qui 15 Out - 13:32:39

    Minha Caravan desde que peguei marca sempre acima do meio, porém o colega que me vendeu disse que era só ali mas que ela não era quente, de fato nunca senti o bafão de calor ao abrir o capo nem quendo aciona a ventoinha e sai aquele calor debaixo do carro, já no Opala que tem 6x2 e o ponteiro nunca passa do meio o bafão é bem maior.Mas mesmio assim desmontei a termostática e coloquei pra ferver, penduradad no meio da panela, com um termômetro digital e um multímetro tiva a certeza de que a 97 graus ela abre completamente, então Ok termostática,com o sensor da ventoinha elétrica(87/92) da mesma maneira na panela , ela fechou contato exatamente nos 86 graus,então sensor Ok...tirei a tampa do radiador,funcionei o carro, deixeiem 1000 RPM até aquecer a abrir a termostática, espetei o termometro no radiador e a temperatura com a termostática aberta e ventoinha ligada estava p´roxima do 90/92 graus...Ou seja tudo certo, eu já imaginava pois como disse não tinha o bafão de carro quente, logo na minha Caravan ou é o sensor do cabeçote ou o marcador do painel que faz o ponteiro passar do meio, antes era incômodo, hoje após os testes sei que acima do meio "na minha" é normal...Na próxima vez que comprar na NAfil vou pedir um sensor do cabeçote, se não marcar correto ai sim só sobra, o fio térmico e o marcador de temperatura do painel que não está aferido.Mas pra ter certeza no seu carro devefazer os testes e andar sem termostática é tão ruim para o motor quanto andar com pouco óleo.


    _________________
    [img][PROBLEMINHA} Opala esquentando Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! [PROBLEMINHA} Opala esquentando 851505
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por parra Qui 15 Out - 14:25:49

    minha caravan é a mesma coisa Jean ... Marca ou 1 palito acima do meio, quando esta de boa ... ou um palito abaixo do vernmelho ... mas isso depois da retífica ... o bloco foi encamisado, e STD ... e o sensor de temperatura tb foi trocado ... o carro não parece estar quente como mostra no painel ... mas isso ainda me perturba hehe ...
    Esse final de semana pretendo dar uma limpeza no radiador pois água é meio suja. O que vc me recomenda para isso ? Querozene, algum aditivo ... ?
    []'s !
    Bruno4100
    Bruno4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 262
    Localização : São Bento do Sul - SC
    Modelo do carro : Comodoro 86 4P
    Cilindros : 4cil 151-S Gasolina
    Data de inscrição : 29/03/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Bruno4100 Qui 15 Out - 15:04:11

    O meu é assim, andando na cidade transito normal, ponteiro no meio, ou até um pouco pra baixo...

    Se eu der uma esticada na BR, vai lááá pra cima... Mas o motor não parece "fervendo"... A temperatura dele é um "quente-normal"... Mas é só aliviar que ela volta pro meio...

    Parece que assim, em vez de ele subir só um pouco a temperatura, ele sobe "a mais" do que deveria... Tô quase partindo pra trocar o painel...

    E a termostática eu quero sim colocar devolta...

    Eu só queria umas dicas assim... O que fazer por eliminatória...
    - Mandar lavar o radiador?
    - Colocar a termostática?
    - Trocar o sensor de temperatura?
    - Trocar o painel?
    avatar
    MALAKA_OPALA82
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1320
    Localização : Pinhais
    Data de inscrição : 08/08/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por MALAKA_OPALA82 Qui 15 Out - 18:21:35

    Um olha so ,,, o carro do meu pai ( não é um opala ) tava assim ,,andava de boa não subia de jeito nenhum ,, podia andar o centro inteiro, mesmo esticando as maxas não subia ,, mas era so pegar uma rodovia e deixar ali na 5 maxa por mais de 3 a 5 minutos em alta e a temperatura ia la em cima ,,,.. ,,, eu e meu pai quase ficamos louco com isso tentando axar ,,,, resolvemos levar no mecânico ,, e adivinha ,, era a junta já queimada ,,,,,, na verdade eu não acreditei muito no cara ,,., pensei ,, aaa o carro não falha , não tem água no óleo puxa bem ,, não e a junta nem a pau ,, eu axava q era tipo a bomba d água ,, mas daí o cara fez e nunca mas deu pau ,,,,,,,,, acredita ,,, essa eu nunca tinha visto ,,rsrsr
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Jean Bida Qui 15 Out - 18:29:16

    MALAKA_OPALA82 escreveu:Um olha so ,,, o carro do meu pai ( não é um opala ) tava assim ,,andava de boa não subia de jeito nenhum ,, podia andar o centro inteiro, mesmo esticando as maxas não subia ,, mas era so pegar uma rodovia e deixar ali na 5 maxa por mais de 3 a 5 minutos em alta e a temperatura ia la em cima ,,,.. ,,, eu e meu pai quase ficamos louco com isso tentando axar ,,,, resolvemos levar no mecânico ,, e adivinha ,, era a junta já queimada ,,,,,, na verdade eu não acreditei muito no cara ,,., pensei ,, aaa o carro não falha , não tem água no óleo puxa bem ,, não e a junta nem a pau ,, eu axava q era tipo a bomba d água ,, mas daí o cara fez e nunca mas deu pau ,,,,,,,,, acredita ,,, essa eu nunca tinha visto ,,rsrsr
    A Parati que troquei na Caravan também era assim Malaka...trajeto pequeno ia...mas na cidade ou mesmo estrada, subia, porém misturava com o óleo, fica bem café...Vale a pena verificar mesmo.


    _________________
    [img][PROBLEMINHA} Opala esquentando Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! [PROBLEMINHA} Opala esquentando 851505
    fontana
    fontana
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 122
    Idade : 47
    Localização : Sarandi-RS
    Modelo do carro : Ford Maverick Sedan
    Agrale 27.5E
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 17/09/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por fontana Sex 16 Out - 7:00:50

    Bruno4100 escreveu:Então galera, talvez é aqui, talvez é no Elétrica... Mas agora foi aqui mesmo...

    Meu Opala ta com um problema de superaquecimento... Digo... Na verdade acho que ele esteja...
    Andando mais "forte" com ele, pegando estrada andando mais rapido, dando umas esticadas, a temperatura dele (pelo marcador) sobe consideravelmente...

    Pegando trechos de serra então, chega quase no vermelho...

    Mas ai que vem a questão, porque eu ja troquei a agua do radiador, aparentemente não esta entupido...a ventoinha é na polia... não tem mais válvula termostática (ja comprei ele sem ela..)

    Estou achando que é problema no painel, até porque, o conta-giros também veio sem funcionar, e segunda feira o marcador de cambustivel morreu... Será que não é o marcador que está com problema?! Porque, eu acho, que se fosse pra ter fervido.. Ja teria acontecido...

    Abraços!

    só uma pergunta:

    por onde o ponto inicial desse teu motor????
    ponto adiantado faz esquentar........
    Bruno4100
    Bruno4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 262
    Localização : São Bento do Sul - SC
    Modelo do carro : Comodoro 86 4P
    Cilindros : 4cil 151-S Gasolina
    Data de inscrição : 29/03/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Bruno4100 Sex 16 Out - 7:15:19

    Certo, vou colocar mais dois itens ai nas possibilidades... Junta do cabeçote e ponto...

    Vou ver se consigo passar num mecânico e conferir o ponto amanhã! Obrigado!!
    betodacaravan
    betodacaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1673
    Idade : 50
    Localização : DF.
    Modelo do carro : ex-caravan comodoro sle 88/89....eeeeee saudade da catarina meu amor.
    futuro diplomata 89 azul gas. seg dono.
    Cilindros : 6 cil, fututo 4.4
    Data de inscrição : 27/03/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por betodacaravan Sex 16 Out - 17:16:15

    parra escreveu:minha caravan é a mesma coisa Jean ... Marca ou 1 palito acima do meio, quando esta de boa ... ou um palito abaixo do vernmelho ... mas isso depois da retífica ... o bloco foi encamisado, e STD ... e o sensor de temperatura tb foi trocado ... o carro não parece estar quente como mostra no painel ... mas isso ainda me perturba hehe ...
    Esse final de semana pretendo dar uma limpeza no radiador pois água é meio suja. O que vc me recomenda para isso ? Querozene, algum aditivo ... ?
    []'s !

    cara pra limpar o meu eu uso 300 ml de querosene, por no maximo 30 min pode rodar com o carro por esse tempo, ja é o tempo sufuciente pra desencrostar a crosta toda do sistema e do cabeçote e bloco tbm, depois coloque agua pra tirar tudo de querosene com o carro funcionamdo.

    ae depois coloque agua destilada, que nao contem sal e nao corroi o sistema e tbm dizem pra usar oleo soluvel, uns 3 ml por litro, isso se encontra em casas de ferragens e etc.
    Braga SC
    Braga SC
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Localização : São Francisco do Sul - SC
    Data de inscrição : 24/07/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Braga SC Sex 16 Out - 23:04:29

    fontana escreveu:
    Bruno4100 escreveu:Então galera, talvez é aqui, talvez é no Elétrica... Mas agora foi aqui mesmo...

    Meu Opala ta com um problema de superaquecimento... Digo... Na verdade acho que ele esteja...
    Andando mais "forte" com ele, pegando estrada andando mais rapido, dando umas esticadas, a temperatura dele (pelo marcador) sobe consideravelmente...

    Pegando trechos de serra então, chega quase no vermelho...

    Mas ai que vem a questão, porque eu ja troquei a agua do radiador, aparentemente não esta entupido...a ventoinha é na polia... não tem mais válvula termostática (ja comprei ele sem ela..)

    Estou achando que é problema no painel, até porque, o conta-giros também veio sem funcionar, e segunda feira o marcador de cambustivel morreu... Será que não é o marcador que está com problema?! Porque, eu acho, que se fosse pra ter fervido.. Ja teria acontecido...

    Abraços!

    só uma pergunta:

    por onde o ponto inicial desse teu motor????
    ponto adiantado faz esquentar........



    O Fontana, até aqui você está?

    Sou também do CM Fórum. Tenho a ignição que comprei do CM em 2007 e estou aguardando me desfazer do meu Tempra pra pegar um Opala. Minha ignição está zerada (nunca usei) criando "teia" rsrsrs...

    Obs.: Atualiza mais vídeo no Youtube para a galera ver a tua barca verde sinistra, com aquele cambio que não tem mais fim....hehehe

    Sds,
    fontana
    fontana
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 122
    Idade : 47
    Localização : Sarandi-RS
    Modelo do carro : Ford Maverick Sedan
    Agrale 27.5E
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 17/09/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por fontana Seg 19 Out - 9:51:06

    O Fontana, até aqui você está?

    TMB TO AQUI..........HEHEHE.....

    Sou também do CM Fórum. Tenho a ignição que comprei do CM em 2007 e estou aguardando me desfazer do meu Tempra pra pegar um Opala. Minha ignição está zerada (nunca usei) criando "teia" rsrsrs...
    TEMPRAVIDATODA..........
    VENDE LOGO ESSA COISA E COMPRA UM DODGE, OPA, DIGO UM OPALA.......

    Obs.: Atualiza mais vídeo no Youtube para a galera ver a tua barca verde sinistra, com aquele cambio que não tem mais fim....hehehe
    POIS É, TENHO QUE FAZER UM VIDEO DE DIA.....MAS QUANDO ARRUMAR UM CONTAGIRO PRA COLOCAR......
    O CAMBIO NÃO É LONGO.....LONGO É O DIFERENCIAL 3,31 NO 4CIL.........

    ABRAÇOS.......
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por raphaelcaronti Ter 20 Out - 15:43:57

    o meu fica até no meio,
    tava sem termostatica, coloquei
    troquei o cebolão, ai ele ficou assim, pois ele deu superaquecimento,
    mas ele não passa do meio,
    mas acho que tem algo de errado, pois antes dele esquentar ele custava a chegar no meio.
    Wanderson G. Nunes
    Wanderson G. Nunes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 668
    Idade : 42
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1981/82 - 6cc - automática

    Opala Especial, vermelho Rosé 1973
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/02/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Wanderson G. Nunes Sex 29 Out - 10:43:31

    Irei aproveitar o tópico do amigo.

    Tenho um opala especial 4 portas, 1973, comprei ele de um amigo do RS e peguei o carro no início do mês. Pois bem, fui dar umas voltas com ele e em menos de 20 minutos o carro já estava com o marcador no vermelho. Abri o capô e de fato o carro estava super aquecido. Parei num posto, deixar abaixar a temperatura, meti aditivo de radiador, liguei e penbsei que podeira rodar... Menos de 10 minutos a mesma coisa, quase fervendo. Aí desisti, levei ele apara minha casa de guincho e não andei mais. Ontem fui dar uma volta perto de casa, mesma situação. Bom, liguei para o meu mecânico e ele deu vários fatores, bomba d'água, válvula termostática, radiador sujo e na pior da hipóteses junta de cabeçote ou cabeçote queimado.

    Queria saber se alguém teve experiência como esta para me indicar certo o caminho das pedras, pois tô meio duro de grana e quando levar no mecânico quero saber exatamente o que é.
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por kdt_go Sex 29 Out - 10:46:53

    valvula termostatica é essencial, ainda mais com ventilador mecânico. E é barato. Coloque e veja se "sara", eu acho que vai sarar sim.
    Wanderson G. Nunes
    Wanderson G. Nunes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 668
    Idade : 42
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1981/82 - 6cc - automática

    Opala Especial, vermelho Rosé 1973
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/02/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Wanderson G. Nunes Sex 29 Out - 10:50:36

    Agradeço imensamente a resposta, pois penso ser isso de cara, pois ela deve ter estrado fechada, aí esquenta muito rápido mesmo.

    Agora uma dúvida que me surgiu, perdoe a ignorância, pois é um carro totalmente novo para mim, mas ontem com o motor ligado, vi que o vento das élices da ventoinha vão para o motor. É assim mesmo? Não era para ir para o radiador?
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Buke_78 luxo Sáb 30 Out - 20:43:24

    Wanderson G. Nunes escreveu:Agradeço imensamente a resposta, pois penso ser isso de cara, pois ela deve ter estrado fechada, aí esquenta muito rápido mesmo.

    Agora uma dúvida que me surgiu, perdoe a ignorância, pois é um carro totalmente novo para mim, mas ontem com o motor ligado, vi que o vento das élices da ventoinha vão para o motor. É assim mesmo? Não era para ir para o radiador?

    Cra to com o mesmo problema seu,sou leigo tamben, percebi que o vento da helice vem p trás, o meu ta com a junta do cabeçote nova,uma coisa que percebi é que quando vc liga o carro e não anda a mangueira do radiador fica normal, mas quando desliga ela fica fervendo ela chega a se retorcer,,,uns dizem que é normal pois para de refrigerar o motor mas não sei !!!
    Wanderson G. Nunes
    Wanderson G. Nunes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 668
    Idade : 42
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1981/82 - 6cc - automática

    Opala Especial, vermelho Rosé 1973
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/02/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Wanderson G. Nunes Dom 31 Out - 21:35:28

    Buke_78 luxo escreveu:
    Wanderson G. Nunes escreveu:Agradeço imensamente a resposta, pois penso ser isso de cara, pois ela deve ter estrado fechada, aí esquenta muito rápido mesmo.

    Agora uma dúvida que me surgiu, perdoe a ignorância, pois é um carro totalmente novo para mim, mas ontem com o motor ligado, vi que o vento das élices da ventoinha vão para o motor. É assim mesmo? Não era para ir para o radiador?

    Cra to com o mesmo problema seu,sou leigo tamben, percebi que o vento da helice vem p trás, o meu ta com a junta do cabeçote nova,uma coisa que percebi é que quando vc liga o carro e não anda a mangueira do radiador fica normal, mas quando desliga ela fica fervendo ela chega a se retorcer,,,uns dizem que é normal pois para de refrigerar o motor mas não sei !!!

    Também já vi a mangueira torcida. Aí abro o radiador e ela volta ao normal...
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Buke_78 luxo Ter 2 Nov - 21:36:35

    up
    Pedro Malta
    Pedro Malta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 971
    Idade : 38
    Localização : Vila Velha-ES
    Modelo do carro : Comodoro 1979 - Marrom - 151
    Cilindros : 4cc - 151
    Data de inscrição : 05/05/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Pedro Malta Qua 3 Nov - 1:40:49

    A direção do vento é essa mesmo, na verdade a ventoinha puxa o ar para ele passar pelo radiador, se ela assoprasse ia assoprar contra o vento quando o carro andasse, concordam!?

    Quando vc desliga o carro a bomba de água para, aih a agua para de fluir, deve voltar pro motor aih a mangueira se retorce com o calor e sem água... tem mangueiras com uma mola dentro, mas em geral mangueira nova não dá esse problema não..
    Wanderson G. Nunes
    Wanderson G. Nunes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 668
    Idade : 42
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1981/82 - 6cc - automática

    Opala Especial, vermelho Rosé 1973
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/02/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Wanderson G. Nunes Qua 3 Nov - 12:12:25

    Então tá...

    O negócio é ver então se o problema está na válvula termostática, bomba d'água ou radiador entupido.

    Quero ver se eu levo sorte e acho um bom mecânico aqui em São Paulo - SP.
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Jean Bida Qua 3 Nov - 12:17:46

    Meu marcador agora é normal no meio na City e abaixo do maio estrada, antes sempre lá em cima. Troquei o cebolão que vai no vabeçote e normal agora, fica a dica.


    _________________
    [img][PROBLEMINHA} Opala esquentando Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! [PROBLEMINHA} Opala esquentando 851505
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3564
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Paulo Corso Qua 3 Nov - 12:36:41

    O meu começou a trabalhar quente, cheguei a trocar de tudo, termostática, cebolão, sensor de temp, fiação, enfim era o radiador entupido, nada que uma varetada não resolvesse.


    _________________
    [PROBLEMINHA} Opala esquentando 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Buke_78 luxo Qua 3 Nov - 20:43:38

    Pedro Malta escreveu:A direção do vento é essa mesmo, na verdade a ventoinha puxa o ar para ele passar pelo radiador, se ela assoprasse ia assoprar contra o vento quando o carro andasse, concordam!?

    Quando vc desliga o carro a bomba de água para, aih a agua para de fluir, deve voltar pro motor aih a mangueira se retorce com o calor e sem água... tem mangueiras com uma mola dentro, mas em geral mangueira nova não dá esse problema não..

    Blz,,, então agora ta facil , mas eu ouvi falar que a valvula termostatica pode travar, ai pode ocorrer de esquentar o motor, mas alguém poderia me dizer onde fica e como faço pra verificar se ela esta OK...
    eduardobezera
    eduardobezera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1369
    Idade : 41
    Localização : Fortaleza CE
    Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/09/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por eduardobezera Qua 3 Nov - 21:47:02

    Buke_78 luxo escreveu:
    Pedro Malta escreveu:A direção do vento é essa mesmo, na verdade a ventoinha puxa o ar para ele passar pelo radiador, se ela assoprasse ia assoprar contra o vento quando o carro andasse, concordam!?

    Quando vc desliga o carro a bomba de água para, aih a agua para de fluir, deve voltar pro motor aih a mangueira se retorce com o calor e sem água... tem mangueiras com uma mola dentro, mas em geral mangueira nova não dá esse problema não..

    Blz,,, então agora ta facil , mas eu ouvi falar que a valvula termostatica pode travar, ai pode ocorrer de esquentar o motor, mas alguém poderia me dizer onde fica e como faço pra verificar se ela esta OK...

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Dsc00794m

    Uploaded with ImageShack.us

    fica embaixo dessa peça vermelha.
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Buke_78 luxo Qui 4 Nov - 19:39:29

    eduardobezera escreveu:
    Buke_78 luxo escreveu:
    Pedro Malta escreveu:A direção do vento é essa mesmo, na verdade a ventoinha puxa o ar para ele passar pelo radiador, se ela assoprasse ia assoprar contra o vento quando o carro andasse, concordam!?

    Quando vc desliga o carro a bomba de água para, aih a agua para de fluir, deve voltar pro motor aih a mangueira se retorce com o calor e sem água... tem mangueiras com uma mola dentro, mas em geral mangueira nova não dá esse problema não..

    Blz,,, então agora ta facil , mas eu ouvi falar que a valvula termostatica pode travar, ai pode ocorrer de esquentar o motor, mas alguém poderia me dizer onde fica e como faço pra verificar se ela esta OK...

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Dsc00794m

    Uploaded with ImageShack.us

    fica embaixo dessa peça vermelha.

    Hum valeu Eduardo, abri essa tampa do meu,mas ela ta oca, sem nada dentro, peguei meu carro ja faz quase um ano mas ele ficou uns meses parado agora que estou rodando que percebi que ele esquenta, será que o antigo dono retirou ela,,,
    eduardobezera
    eduardobezera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1369
    Idade : 41
    Localização : Fortaleza CE
    Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/09/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por eduardobezera Qui 4 Nov - 22:49:28

    Buke_78 luxo escreveu:
    eduardobezera escreveu:
    Buke_78 luxo escreveu:

    Blz,,, então agora ta facil , mas eu ouvi falar que a valvula termostatica pode travar, ai pode ocorrer de esquentar o motor, mas alguém poderia me dizer onde fica e como faço pra verificar se ela esta OK...

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Dsc00794m

    rapaz não é bom andar sem essa valvula. compra uma pro teu carro e coloca pra garantir.

    Uploaded with ImageShack.us

    fica embaixo dessa peça vermelha.

    Hum valeu Eduardo, abri essa tampa do meu,mas ela ta oca, sem nada dentro, peguei meu carro ja faz quase um ano mas ele ficou uns meses parado agora que estou rodando que percebi que ele esquenta, será que o antigo dono retirou ela,,,

    rapaz não é bom andar sem essa valvula. compra uma pro teu carro e coloca pra garantir.
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por renangandini Sex 5 Nov - 11:43:23

    se o carro esquenta somente qnd da o peh nele, pode olhar mistura pobre em alta, vai nisso q eh certo
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Buke_78 luxo Sex 5 Nov - 17:39:15

    eduardobezera escreveu:
    Buke_78 luxo escreveu:
    eduardobezera escreveu:

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Dsc00794m

    rapaz não é bom andar sem essa valvula. compra uma pro teu carro e coloca pra garantir.

    Uploaded with ImageShack.us

    fica embaixo dessa peça vermelha.

    Hum valeu Eduardo, abri essa tampa do meu,mas ela ta oca, sem nada dentro, peguei meu carro ja faz quase um ano mas ele ficou uns meses parado agora que estou rodando que percebi que ele esquenta, será que o antigo dono retirou ela,,,

    rapaz não é bom andar sem essa valvula. compra uma pro teu carro e coloca pra garantir.

    Será ele esquenta por eu estar sem ela,,, ou é mais por precaução ???
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Buke_78 luxo Sex 5 Nov - 17:39:32

    renangandini escreveu:se o carro esquenta somente qnd da o peh nele, pode olhar mistura pobre em alta, vai nisso q eh certo

    Como assim ??
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por renangandini Sex 5 Nov - 21:34:55

    carro com mistura pobre tem um aquecimento muito grande, ai esta o problema de rodar com carro dando falta
    avatar
    rafael genezelli
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 58
    Localização : cordeiropolis sp
    Data de inscrição : 30/10/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por rafael genezelli Ter 9 Nov - 17:39:38

    Veja bem Bruno é uma lista imensa cara, radiador, valvula termostáto, junta de cabeçote, cebolão do radiador, interruptor do cabrçote, aferição do relógio do painel "pode dar falsa impressão de super aquecimento", e até valvula presa pode ocasionar a alta temperatura .
    Procure um bom macanico para não se dar mal !!!
    Wanderson G. Nunes
    Wanderson G. Nunes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 668
    Idade : 42
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1981/82 - 6cc - automática

    Opala Especial, vermelho Rosé 1973
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 09/02/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Wanderson G. Nunes Qua 10 Nov - 10:49:57

    Um bom mecânico, é o que procuro em São Paulo Capital.

    Achei um que dizem ser muito bom, mas está na cidade de São calos, 200 e poucos quilômetros daqui... E com o carro super aquecendo, como é que ele vai até lá... Sad
    avatar
    rafael genezelli
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 58
    Localização : cordeiropolis sp
    Data de inscrição : 30/10/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por rafael genezelli Qua 10 Nov - 17:58:23

    Olha aqui em Cordeirópolis tem os irmãos Granço, são grandes conhecedores de chevrolet, opala e caravan os caras conhecem muito mecanicos da minha caravan são eles "vale a pena cada centavo pago pelo concerto".
    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Aquecendo

    Mensagem por PTGSA Seg 6 Out - 1:18:21

    Bruno4100 escreveu:Então galera, talvez é aqui, talvez é no Elétrica... Mas agora foi aqui mesmo...

    Na verdade acho que ele esteja...
    Andando mais "forte" com ele,a temperatura dele (pelo marcador) sobe consideravelmente...

    Pegando trechos de serra então, chega quase no vermelho...

    não tem mais válvula termostática (ja comprei ele sem ela..)

    Estou achando que é problema no painel, até porque, o conta-giros também veio sem funcionar, e segunda feira o marcador de cambustivel morreu... Será que não é o marcador que está com problema?! Porque, eu acho, que se fosse pra ter fervido.. Ja teria acontecido...

    Abraços!

    Oi Bruno,
    Vou na seqüência: Em primeiro lugar vc precisa confirmar se de fato está superaquecendo. Pode usar um termômetro de mercúrio ou de espeto digital e mergulhar no radiador; pode usar um a laser e verificar o bloco.
    Em segundo lugar, recoloque a válvula CORRETA para o motor e tipo de combustível. A função da válcula é a seguinte: quando o motor está frio (1a partda do dia) a válvula fica fechada e permanece assim para que o motor atinja a temperatura de trabalho. Quando isso ocorre ela se abre gradualmente, permitindo a refrigeração. Quanto mais quente, mais aberta; quanto mais frio, mais fechada. Ela regula automáticamente a temperatura. Normalmente quando um carrao antigo chega em uma oficina esquentando uma solução porca para o problema é tirar a válvula. Por quê? Porque em trechos urbanos curtos você vai sair com o carro frio e soluçando um pouco, vai chegar no trabalho e o carro aqueceu no caminho... só se engarrafar é que vai ferver. Na estrada, quando usar mais potência o calor gerado é maior e o sistema pode não dissipar porque a válvula também regula a velocidade da água que passa pelo radiador. Passando lenta demais não dá conta de refrigerar o motor; passando rápido demais não tem tempo de resfriar no radiador e retorna morna para o motor... Então, a conclusão: sem vélvula demora para esquentar, mas depois que esquenta também não resfria - a não ser, desligando e esperando.
    Por fim: instrumentos no painel. Alguns instrumentos do painel, de uma forma ou de outra são ohmímetros dedicados; exemplo: o marcador de combustível, assim como o de temperatura medem um resistor variável. O próprio sensor com defeito (bóia, cebolinha), fiação, regulador de tensão, alternador... várias coisas podem ocasionar isto. É trabalho para o eletricista de autos, não para o mecânico.
    Sugiro recolocar a válvula e observar se isto altera e como altera a marcação de temperatura; tentar medir a temperatura e, por fim, levar seu carro ao eletricista.
    Abraço.

    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Olá Wanderson

    Mensagem por PTGSA Seg 6 Out - 1:35:12

    Wanderson G. Nunes escreveu:Irei aproveitar o tópico do amigo.

    Tenho um opala especial 4 portas, 1973, comprei ele de um amigo do RS e peguei o carro no início do mês. Pois bem, fui dar umas voltas com ele e em menos de 20 minutos o carro já estava com o marcador no vermelho. Abri o capô e de fato o carro estava super aquecido. Parei num posto, deixar abaixar a temperatura, meti aditivo de radiador, liguei e penbsei que podeira rodar... Menos de 10 minutos a mesma coisa, quase fervendo. Aí desisti, levei ele apara minha casa de guincho e não andei mais. Ontem fui dar uma volta perto de casa, mesma situação. Bom, liguei para o meu mecânico e ele deu vários fatores, bomba d'água, válvula termostática, radiador sujo e na pior da hipóteses junta de cabeçote ou cabeçote queimado.

    Queria saber se alguém teve experiência como esta para me indicar certo o caminho das pedras, pois tô meio duro de grana e quando levar no mecânico quero saber exatamente o que é.

    Olá Wanderson,
    Antes de ligar o carro pela manhã:
    No seu caso, para subir tão rápido assim, pode ser junta de cabeçote. Sugiro o seguinte: retire as velas e verifique se estão sujas, molhadas, veja a cor... anote para cada cilndro.
    Retire a vareta de óleo e verifique a presença de água na ponta da vareta ou se o óleo do motor tem cor de leite (ou café-com-leite).
    Troque a água do radiador (solte a braçadeira da mangueira de baixo do radiador, deixe a água vazar toda, recoloque e complete com água novamente).
    Ligue o motor sem a tampa do radiador. Veja se a água fica parada e nivelada no radiador. Deve ficar assim até o momento em que o motor se aquece e a termostátca começa a se abrir. Depois vc vai ver a circulação da água. Experimente tampar o radiador com a mão e veja se dá pressão (não vá queimar-se para depois querer me bater Smile )
    Fico noo aguardo, Boa sorte.
    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Mangueira torcida

    Mensagem por PTGSA Seg 6 Out - 1:50:14

    [quote="Wanderson G. Nunes"
    Cra to com o mesmo problema seu,sou leigo tamben, (...), o meu ta com a junta do cabeçote nova,uma coisa que percebi é que quando vc liga o carro e não anda a mangueira do radiador fica normal, mas quando desliga ela fica fervendo ela chega a se retorcer,,,uns dizem que é normal pois para de refrigerar o motor mas não sei !!![/quote]

    Também já vi a mangueira torcida. Aí abro o radiador e ela volta ao normal...[/quote]

    Senhores, ninguém ia fazer um carro para retorcer as mangueiras da radiador... O sistema de refrigeração é fechado, ou seja, a tampa do radiador veda a abertura até um limite de pressão que varia de acordo com o motor. Verifiquem se a água não está baixando de nível no radiador.
    Se vc abre o radiador de um carro e a mangueira murcha retorna ao normal é sinal de que ocorreu um vácuo dentro de um sistema que, ao contrário, poderia apresentar um aumento de pressão devido a expansão da água com a temperatura. Mesmo nos motores mais novos o radiador possui um reservatório (de expansão) para onde a água pode ir e voltar, mantendo nível e pressão. Mas se a água some, só pode estar indo para dois lugares: vazamento ou cilindro do motor. Verifique se as velas estão molhadas e a marcha lenta do motor se é estável a 750rpm. Pode ser junta queimada, empeno do cabeçote, cabeçote mal-torqueado (feito sem o torquímetro), trincas...
    Abraço.
    Gustavo Godoy
    Gustavo Godoy
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 110
    Localização : votorantim-sp
    Data de inscrição : 10/08/2014

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Gustavo Godoy Seg 6 Out - 2:09:09

    isso ja aconteceu comigo, aquela mangueira de baixo tem uma molinha de ferro por dentro e com o tempo ela enferruja e se acaba, acho que o retorcimento da mangueira ja foi previsto no projeto, justamente por isso que ela tem esse reforço por dentro pra evitar q isso aconteça, é só trocar a mangueira e pronto
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3564
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Paulo Corso Qui 9 Out - 15:26:02

    Eu não uso mola na mangueira e nunca tive esse problema. Quando ocorre isso, da mangueira ficar chupada é problema de diferença de pressão, por isso que quando abre a tampa do radiador a mangueira volta o normal. É só trocar a tampa do radiador que resolve.


    _________________
    [PROBLEMINHA} Opala esquentando 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8146
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por adpachec Qui 9 Out - 15:39:04

    PTGSA escreveu:
    Wanderson G. Nunes escreveu:Irei aproveitar o tópico do amigo.

    Tenho um opala especial 4 portas, 1973, comprei ele de um amigo do RS e peguei o carro no início do mês. Pois bem, fui dar umas voltas com ele e em menos de 20 minutos o carro já estava com o marcador no vermelho. Abri o capô e de fato o carro estava super aquecido. Parei num posto, deixar abaixar a temperatura, meti aditivo de radiador, liguei e penbsei que podeira rodar... Menos de 10 minutos a mesma coisa, quase fervendo. Aí desisti, levei ele apara minha casa de guincho e não andei mais. Ontem fui dar uma volta perto de casa, mesma situação. Bom, liguei para o meu mecânico e ele deu vários fatores, bomba d'água, válvula termostática, radiador sujo e na pior da hipóteses junta de cabeçote ou cabeçote queimado.

    Queria saber se alguém teve experiência como esta para me indicar certo o caminho das pedras, pois tô meio duro de grana e quando levar no mecânico quero saber exatamente o que é.


    Tem um teste, saia com o carro, acelere um pouco e deixe a temperatura subir (não ferver!), levante o capô e aperte um pouco a mangueira, se estiver rígida com pouca flexão com certeza é radiador entupido.
    luizgugelmin@hotmail.com
    luizgugelmin@hotmail.com
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Juara
    Data de inscrição : 07/04/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por luizgugelmin@hotmail.com Qua 13 Abr - 22:15:30

    galera, sou novo por aqui e estou um um pequeno grande problema de aquecimento no meu comodoro 250s se puderem me ajudem!!
    coisas feitas:
    junta cabeçote nova
    selos novos
    cabeçote plainado
    ponto certo
    radiador varetado
    tampa nova
    helice 5 pas
    bomba de agua nova
    mangueiras novas!
    fiz tudo isso e o carro ainda esta aquecendo! nao sei mais oque fazer
    alguem tem uma dica?
    Valeu grande abraço!
    eduardobezera
    eduardobezera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1369
    Idade : 41
    Localização : Fortaleza CE
    Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/09/2010

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por eduardobezera Qua 13 Abr - 22:46:46

    Eu já queimei uma junta de cabeçote por não ter a "bendita" válvula termostática, resultado: gastei 1000 dilmas pra trocar a junta, podendo ter gasto 100 com uma válvula.
    felipeleox
    felipeleox
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 971
    Idade : 29
    Localização : JARAGUÁ DO SUL - SC
    Modelo do carro : Opala 1982 - Câmbio na Coluna
    Del Rey L 1990

    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 25/04/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por felipeleox Qui 14 Abr - 6:56:06

    Wanderson G. Nunes escreveu:Então tá...

    O negócio é ver então se o problema está na válvula termostática, bomba d'água ou radiador entupido.

    Quero ver se eu levo sorte e acho um bom mecânico aqui em São Paulo - SP.

    Se tiver interesse, ali no Jaçan_SP, tem a Paccini, eles fazem a troca da colmeia e limpeza do radiador do Opala, um serviço muito bom.

    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Descobrindo

    Mensagem por PTGSA Qui 14 Abr - 7:35:59

    luizgugelmin@hotmail.com escreveu:galera, sou novo por aqui e estou um um pequeno grande problema de aquecimento no meu comodoro 250s se puderem me ajudem!!
    coisas  feitas:
    junta cabeçote nova
    selos novos
    cabeçote plainado
    ponto certo
    radiador varetado
    tampa nova
    helice 5 pas
    bomba de agua nova
    mangueiras novas!
    fiz tudo isso e o carro ainda esta aquecendo! nao sei mais oque fazer
    alguem tem uma dica?
    Valeu grande abraço!

    Oi Luiz,
    Duas perguntas: 1-QUANTO o seu carro está aquecendo (mediu com termômetro ou está indo pela leitura do painel)?  2-Válvula termostática é a mesma, verificou se está abrindo na temperatura correta e se é a correta para o motor 4cc/6cc ?
    Abraço,
    André.

    Em tempo: Você aplainou cabeçote. Quanto ficou a altura dele? Por que foram trocados os selos? Que defeitos ele apresentava antes dessa revisão toda?
    luizgugelmin@hotmail.com
    luizgugelmin@hotmail.com
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Juara
    Data de inscrição : 07/04/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por luizgugelmin@hotmail.com Qui 14 Abr - 20:27:51

    Entao, foi plainado minima coisa, foi um rapaz de confiança mas acabei nao medindo, acredito que se ficasse muito baixo ele me avisaria, os selos foram trocados pois estavam vazando um pouquinho, a temperatura chega no vermelho no painel, e no outro manometro que comprei que marca de 40^120 tambem chegou no vermelho! chega ficar muito quente!
    a valvula comprei hoje para montar do 6cil a gasolina mesmo, antes disso tudo ele estava aquecendo, e agora continuou!
    abraço
    Luiz
    avatar
    FelipeSebben
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 63
    Localização : Caxias do Sul
    Data de inscrição : 19/03/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por FelipeSebben Sex 15 Abr - 0:01:46

    Já verificou o cebolão do radiador?
    Comprei um novo a um tempo atrás e o vendedor me mandou um de outro carro, o encaixe era o mesmo mas o grau térmico dele era diferente, sorte que eu vi antes de instalar.
    Agora sempre confiro no catalogo da marca para ver se a aplicação esta correta.
    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Esquentando

    Mensagem por PTGSA Sex 15 Abr - 11:45:31

    luizgugelmin@hotmail.com escreveu:Entao, foi plainado minima coisa, foi um rapaz de confiança mas acabei nao medindo, acredito que se ficasse muito baixo ele me avisaria, os selos foram trocados pois estavam vazando um pouquinho,  a temperatura chega no vermelho no painel, e no outro manometro que comprei que marca de 40^120 tambem chegou no vermelho! chega ficar muito quente!
    a valvula comprei hoje para montar do 6cil a gasolina mesmo, antes disso tudo ele estava aquecendo, e agora continuou!
    abraço
    Luiz

    Ok. Mais perguntas:
    A junta estava queimada? Onde?
    Como estão as guias onde passam água e óleo?
    Como vc ajustou o ponto?
    E o carburador, como vai?


    luizgugelmin@hotmail.com
    luizgugelmin@hotmail.com
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Juara
    Data de inscrição : 07/04/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por luizgugelmin@hotmail.com Sex 15 Abr - 21:00:30

    junta ok
    galerias ok
    ponto foi no ouvido
    carburador ta bem redondo até
    montei um defletor e uma helice de 7 pas
    instalei a termostatica
    no transito muito intenso ele esquenta um pouco, na estrada ok..
    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Me perdi

    Mensagem por PTGSA Sex 15 Abr - 22:30:48

    luizgugelmin@hotmail.com escreveu: a temperatura chega no vermelho no painel, e no outro manometro que comprei que marca de 40^120 tambem chegou no vermelho! chega ficar muito quente!
    Luiz

    "no transito muito intenso ele esquenta um pouco, na estrada ok.."

    Bom, eu me perdi em algum lugar entre estas duas afirmações... mas, vamos lá:

    Acho que não vamos longe se eu ficar aqui só te perguntando um monte de coisas. Tentando raciocinar junto, entendi que ele esquentava, seu mecânico trocou tudo o que viu pela frente que poderia estar aquecendo, sem sucesso.
    Na primeira alternativa, ele trocou alguma coisa errada: colocou silicone e o excesso entupiu alguma coisa, a bomba d'água ou outra peça não é a correta para o motor ou qq coisa do gênero. Neste caso, teria de rever o serviço dele. Aqui no fórum teve colega relatando até casos em que as pás da hélice foram montadas ao contrário.
    Na segunda alternativa, ficou algo sem fazer. Aí você pode ter coisas muito variadas tipo: um bloco muito sujo por dentro, com muitos sedimentos incrustados; válvulas desreguladas ou com comando gasto; calor vindo do coletor de exaustão para o de admissão (tem uma válvula ali); polias pesadas; ar condicionado pesado... e se vc não é o primeiro dono, pode ter algo que todos pensam que é original e foi mudado.

    Acho que não te ajudei em nada, mas tenho fé que outros aqui do fórum virão a contribuir.
    Sucesso!
    avatar
    FelipeSebben
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 63
    Localização : Caxias do Sul
    Data de inscrição : 19/03/2016

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por FelipeSebben Sáb 16 Abr - 13:20:51

    luizgugelmin@hotmail.com escreveu:junta ok
    montei um defletor e uma helice de 7 pas
    no transito muito intenso ele esquenta um pouco, na estrada ok..
    Está ai a tua resposta, como o PTGSA mencionou, verifica se essa hélice ai não esta invertida, pois se ele esquenta somente no transito intenso quer dizer que não está tendo refrigeração forçada o suficiente, de outro modo iria esquentar na estrada também.
    Verifica também o sensor de temperatura que pode estar com o grau termico incorreto.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Sergio Rocha Sáb 16 Abr - 16:45:29

    Grande chance de ser radiador. É o que mais faz carro esquentar. A minha caravan era assim, até eu checar o radiador. Aparentemente não tinha nada, quando abriu estava quase a metade entupido. Eles entopem de baixo para cima , vão entupindo as canaletas de baixo e agente jura que ele etá bom, mas quando abre é uma surpresa.

    []´

    Conteúdo patrocinado


    [PROBLEMINHA} Opala esquentando Empty Re: [PROBLEMINHA} Opala esquentando

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 4:17:30