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Preparação de 4cc

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fabianodcastro
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Preparação de 4cc

Mensagem por fabianodcastro em Sex 4 Dez - 5:59:57

Ai pessoal BLZ?
É o seguinte irei comprar meu opala daqui mais ou menos uns 5 meses pois ganho apenas um salario por mes "pobre é foda" pois bem eu gostaria de dar uma força extra na criança.
bom eu tive duas ideias
4cc aspirado
Weber 40 + comando de 286° + coletor dimensionado 4x1 + volante aliviado + ingnição eletronica + bobina do gol mi + aumento da taxa de compressão em 1,5
quantos cv teria esta preparação?
4cc turbo
Weber 40 + comando de 286° + coletor dimensionado 4x1 + volante aliviado + ingnição eletronica + bobina do gol mi + aumento da taxa de compressão em 1,5+ turbo 0,5kg/cm²+ intercooler
quantos cv?
algumas duvidas
bom como todos vcs no primeira preparação varias duvidas aparessem
com as modificações citadas acima nessecita alguma modificação na caixa de marchas e no diferencial?
Embreagem de ceramica seria uma boa opção?
pistões do motor a alcool (cabeça reta) da para colocar no motor a gasolina ? haveria ganho de potencia? haveria aumento de consumo?


Espero respostas
Para alguns que me perguntaram a minha foto é do chevette do meu pai 1.6/s ano 89!
Abraços!

Tiozinho do Rock
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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por Tiozinho do Rock em Sex 4 Dez - 18:14:18

A receita básica é essa mesmo, mas acho que pro aspirado elevar a taxa em 1,5 é pouco...dependendo do motor não chega nem em 9:1. É interessante tb trocar as válvulas de admissão por umas maiores (da blazer por exemplo) Polir os dutos tb é uma boa...O câmbio e o diferencial aguentam sem problemas.Boa sorte.

grapowski
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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por grapowski em Sex 4 Dez - 18:25:59

Amigo,

Se você vai turbinar, nao recomendo muito rebaixar cabeçote. Prefira a troca dos pistões pelos pistoes a álcool.

Além de q, se vai turbinar, nao precisa necessariamente utilizar uma W40. Pode ir de 3E mesmo, vai economizar um dinheiro.

Quanto a aumentar as válvulas, é uma boa. Comando mais bravo também é bem-vindo na preparação turbo. Procure trocar a sua engrenagem de comando, caso ela nao seja já de alumínio.

Por enquanto, é isso q me vem à mente. Mas o pessoal vai ajudar tb!

Giovani Parra
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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por Giovani Parra em Sex 4 Dez - 18:32:24

eu iria de 4cil turbo...
eu ainda vou montar um pra mim... hehehe

Abraços

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por betodacaravan em Sex 4 Dez - 18:40:50

aspirado uns 110 cv +ou-, com ganho de uns 30%

turbo pode esperar uns 150 cv no minimo, ganho de quase 90%..ja da trabalho pra alguns 6 cil.

isso no alcool logico.

embreagem pode ser luck, sachs, original mesmo aguenta o tranco por algum tempo.

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por Adrianofb em Sex 4 Dez - 18:54:08

Giovani Parra escreveu:eu iria de 4cil turbo...
eu ainda vou montar um pra mim... hehehe

Abraços

O motor tu já tem agora falta a turbina né... se eu souber de alguma eu te falo.. hahaha

Abraxxx!!

Giovani Parra
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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por Giovani Parra em Sex 4 Dez - 19:07:14

Adrianofb escreveu:
Giovani Parra escreveu:eu iria de 4cil turbo...
eu ainda vou montar um pra mim... hehehe

Abraços

O motor tu já tem agora falta a turbina né... se eu souber de alguma eu te falo.. hahaha

Abraxxx!!

Calma, uma coisa de cada vez...
primeiro o 6cil, depois o 4, até pq me falta o carro pra por o motor tb... kkkk

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por Tiozinho do Rock em Sex 4 Dez - 19:11:04

kkkkkkkk, tinha que ser o Gio mesmo....

fabianodcastro
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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por fabianodcastro em Sex 4 Dez - 19:12:43

ai pessoal valeu as respostas até o momento!
qual o melhor 6x2 ou 4x1?

abraços

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por Adrianofb em Sex 4 Dez - 19:15:46

fabianodcastro escreveu:ai pessoal valeu as respostas até o momento!
qual o melhor 6x2 ou 4x1?

abraços

Com a preparação que o amigo está planejando eu recomendaria 4x2x1...

Abraxxx!!

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por opaleiro_bva em Sab 5 Dez - 10:49:25

fabianodcastro escreveu:ai pessoal valeu as respostas até o momento!
qual o melhor 6x2 ou 4x1?

abraços
sao bem distintos, o 6x2 ou 6x1(original) é para motor 6cil. e o 4x1 par motores 4cil.

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por grapowski em Sab 5 Dez - 11:02:54

Se ele for de 4 cil Turbo nem adianta recomendar o 4x2 ou 4x1 por que o coletor de escapamento de Turbo é diferente!!!

fabianodcastro
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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por fabianodcastro em Sab 5 Dez - 11:22:15

como assim diferente?
se puderes poste uma imagem!

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por opaleiro_bva em Sab 5 Dez - 11:43:26

o coletor do turbo é quem aciona a turbina... tem o caracol que vai ligado no coletor, e das 4 saidas de escape que tem no bloco, vem tudo pra uma saida só, pra poder acionar a turbina, depois da turbina, ae sim, se vc kiser fazer duplo de fora a fora tudo bem, se kiser pode ser somente uma saida ate o final.

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por MALAKA_OPALA82 em Sab 5 Dez - 12:47:37

pessoal mas para apro ,,,, qual o melhor 4x2 ou 4x1

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por Adrianofb em Sab 5 Dez - 13:13:27

Posso estar falando uma besteira mas não é melhor já pegar um 6cil origi? Vai ter um carro forte e com consumo equiparado a um 4cil preparado... e tb por um preço até mais em conta... né não? Não sei se tu já comprou um Opala 4 e quer futuramente dar um "up" na mecânica, se esse for o caso desconsidere o q falei.. hehe..

Abraxxx!!

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por grapowski em Sab 5 Dez - 15:04:32

MALAKA_OPALA82 escreveu:pessoal mas para apro ,,,, qual o melhor 4x2 ou 4x1

Acredito que aí vai da preparação do carro. 4x2 vai dimensionar legal o escape.

Mas um 4x1 já dá conta, se for bem feitinho não tem erro. E eu, particularmente no caso dos 4 cil, prefiro o 4x1.

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por fabianodcastro em Sab 5 Dez - 15:16:50

ai pessoal andei pesquisando na net e achei um topico q fala que se colocar o vira do 153 o 151 fica 2.8 é verdade?
precisa de muitas adaptações ?
qual o ganho de potencia?

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por opaleiro_bva em Sab 5 Dez - 18:58:59

Tem um tópico aberto aqui no Opaleiros, discutindo esse assunto, do vira do 153, mas nao sei se somente o vira ja da o deslocamento necessario pra chegar aos 2.8litros, digo uma coisa, se nao optar pelo turbo, faça seu 4cil. alcool, com pistões pro alcool, taxa no mínimo 11,5x1 (bom seria chegar nuns 12,5 13 por ae) comando de valvular do 4cil. a gasolina ( gira a 5000 RPM extraindo força) trabalho no cabeçote, (polimento de dutos, valvulas etc.) sistema de ignição de ponta, coletor aquecido, weber 446 (propria pra alcool) ou mesmo uma H34 bem feitinha dac onta do recado!!! se optar pelo vira 153 nesta configuração, vai ter de calcular o volume que ficará o motor, mas mesmo num 151 nao tem erro! é um 4cil. dando banca pra mto caro por ae!!!

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por fabianodcastro em Seg 7 Dez - 8:49:44

ai pessoal fis outra configuração para colocar no opala 4cc
carburador dfv 446 duplo do opala 6cc + virabrequim do 153 + bielas do 6cc + taxa 9:1 + comando de 288° + escapamento 4x1 + valvulas da blazer + ingnição eltronica + bobina do gol mi + turbo 0,5kg/cm²
forjar pistões , bielas, virabrequim
GASOLINA PODIUM
bom ai veio uma duvida
qual turbina usar ?.70 seria de bom tamanho?é que eu nao quero que ela espirre facil so com o giro bem alto
esse dfv da conta do recado ou teria que colocar um weber 40 ou dois 3e?

Abraços!

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por grapowski em Seg 7 Dez - 9:41:13

Pra q usar Podium? Coloca álcool logo ué!!! Bem mais barato!!!

Quanto ao carbura, teria que ser UM 3E ou um Solex H34, o DFV não é bom pra turbinar. Turbinar em cima de W40 fica bom, mas é desnecessário.

Com essa pressão de turbo nem precisa esquentar com biela forjada, ou pistão forjado. A menos q vc vá andar com 1,5KG...

Tamanho de turbina não é comigo, então sobre isso o pessoal vai ter q te ajudar hehehehe

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por fabianodcastro em Seg 7 Dez - 10:25:40

valeu grapowski pela resposta mas é q eu prefiro a gasolina nao gosto do alcool so de ver meu pai sofrer com o carro no inverno pois aqui em bagé faz muito frio no inverno imaginem tentar ligar um chevette a alcool num frio de -4 °c nao quero o mesmo comigo agora ele trocou por um monza 92 outra hora coloco as fotos.
nada contra qm tem carros a alcool mas prefiro a gasolina.
Aqui na minha cidade a gasolina comum custa 2,78 o litro a adtivada custa 2,82 e a podium 3,13 e o alcool 2,24 acho carissimo o combustivel aqui mas prefiro a gasolina.
o 3e eo h34 sao corpo duplo?
quantos cv ficaria a minha config q eu fiz?


Abraços

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por grapowski em Seg 7 Dez - 11:34:00

Ahhhhh

Tá explicado!!! É q aqui no estado de SP o q pega é álcool hehehehe

Os dois carburas mencionados são de corpo duplo, só q o H34 vc precisa travar a segunda borboleta para abrir junto com a primeira.

Sobre ignição:
Eu, pessoalmente, nao gosto muito da bobina do Gol Mi, iria de MSD Blaster 2 ou 3 com módulo da MSD, no minimo o 6A, sendo melhor o 6AL com corte de RPM ajustado pra uns 5, 6 mil.

Sobre taxa de combustivel: No turbo vc vai andar mais de 9:1, vai ficar perto de 11:1, tem q tomar cuidado com isso. É por esse motivo q quase todos os carros q são montados turbo são a álcool.

Difícil dizer qtos cv ficariam assim de bate-pronto, mas é possível estimar uns 150 a 170 cv. Vai dar trabalho pra mto 6 cc e engolir vários AP.

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Re: Preparação de 4cc

Mensagem por fabianodcastro em Seg 7 Dez - 11:50:04

grapowski escreveu:Ahhhhh

Tá explicado!!! É q aqui no estado de SP o q pega é álcool hehehehe

Os dois carburas mencionados são de corpo duplo, só q o H34 vc precisa travar a segunda borboleta para abrir junto com a primeira.

Sobre ignição:
Eu, pessoalmente, nao gosto muito da bobina do Gol Mi, iria de MSD Blaster 2 ou 3 com módulo da MSD, no minimo o 6A, sendo melhor o 6AL com corte de RPM ajustado pra uns 5, 6 mil.

Sobre taxa de combustivel: No turbo vc vai andar mais de 9:1, vai ficar perto de 11:1, tem q tomar cuidado com isso. É por esse motivo q quase todos os carros q são montados turbo são a álcool.

Difícil dizer qtos cv ficariam assim de bate-pronto, mas é possível estimar uns 150 a 170 cv. Vai dar trabalho pra mto 6 cc e engolir vários AP.

valeu cara entao nao vou mudar a taxa de compressão
gostei dessa de engolir os ap

Valeu abraços!!!

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Re: Preparação de 4cc

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