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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Sistema de freios

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    Cilindros : 6cc
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    Sistema de freios Empty Sistema de freios

    Mensagem por peixe Sex 11 Dez - 15:10:28

    Mais um material muito importante para quem quer aprender.


    Achei novamente na internet e é do mesmo dono hehe!




    Freios


    Um freio funciona graças ao atrito resultante do contato entre um
    elemento não rotativo do veículo e um disco ou tambor (polia) que gira
    com a roda. O atrito produz a força necessária para reduzir a
    velocidade do automóvel ao converter em calor que se dissipa no ar a
    energia mecânica do veículo.

    Durante muitos anos, a parte rotativa
    do freio constituiu num tambor ao qual podiam ser aplicados dois tipos
    de mecanismo de atrito: uma cinta exterior que se contraía à volta do
    tambor ou sapatas interiores que se expandiam contra a superfície
    interior do tambor. Um revestimento (lona) resistente ao calor,
    contendo amianto, estava fixo à cinta ou as sapatas.

    Sistema de freios A167

    Os
    freios de tambor com expansão interior são ainda utilizados em grande
    quantidade de automóveis; por vezes, apenas nas rodas traseiras, caso
    em que se recorre aos freios de discos nas rodas dianteiras. Nos
    sistemas mais atuais, o pedal do freio está ligado a quatro rodas,
    enquanto o freio de mão bloqueia apenas as rodas traseiras, a alavanca
    do freio de mão esta equipada com um sistema de serrilha que permite
    manter o automóvel travado, mesmo quando se encontra estacionado.
    Os
    freios de tambor são desenhados e fabricados de modo que a chuva, a
    neve, o gelo ou as impurezas de estradas de terra, já que a umidade
    reduz, substancialmente, o atrito entre o revestimentos das sapatas e o
    tambor. Contudo, a blindagem que protege o tambor não é estanque em
    caso de imersão na água, pelo que, após a passagem através de um
    pavimento inundado, o motorista deverá aplicar o uso dos freios para
    que o atrito e o calor os sequem.
    O sobre aquecimento diminui,
    contudo, a eficácia dos freios de tambor e, quando excessivo,
    inutilizará para sempre as suas lonas. Pode também se suceder uma perda
    temporária de eficácia durante uma frenagem prolongada, tal como
    acontece numa longa descida. Os freios a disco estão mais expostos ao
    ar e dissipam o calor mais rapidamente do que os freios de tambor,
    sendo por conseguintes, mais eficazes em caso de sobre aquecimento ou
    utilização prolongada. Na maioria dos automóveis de elevada potência,
    os freios de disco são utilizados, usualmente, somente nas rodas
    dianteiras.
    Um freio a disco funciona como um freio de bicicleta,
    que é constituído por um bloco de frenagem de cada lado da roda, os
    quais as apertam.
    O freio a disco de um automóvel também apresenta
    um par de placas de atrito, as pastilhas; estas, contudo, em vez de
    atuarem diretamente sobre a roda, atuam sobre duas faces de um disco
    metálico que gira solidário com ela.
    O tempo que o motorista demora
    para parar o seu automóvel depende da rapidez dos seus reflexos e do
    tempo necessário para que os freios imobilizem o veículo. Durante o
    período de tempo em que o motorista reage ao estímulo – cerca de dois
    terços de segundo na maioria dos casos -, o automóvel percorre uma
    determinada distância, a distância de reação.
    O quadro mostra as
    distâncias percorridas, durante os tempos de reação e de frenagem, por
    automóveis de dimensões médias, equipados com freios de 60% e 80% de
    eficácia e a uma velocidade de deslocamento de 50 km/h, 80 km/h e 110
    km/h.

    Sistema de freios A168

    A
    eficiência dos freios devidamente regulados e em boas condições deverá
    ser, pelo menos, de 80%; contudo, para obter as distâncias de frenagem
    indicadas, os pneus devem aderir devidamente à estrada. Normalmente é
    difícil avaliar a possibilidade de aderência ao pavimento apenas pelo
    aspecto deste e, por isso, é sempre aconselhável utilizar
    cuidadosamente os freios em condições de chuva ou gelo.

    Sistema de freios A169

    Teoricamente,
    o esforço de frenagem deveria ser distribuído entre as rodas dianteiras
    e as traseiras, de acordo com o peso que elas suportam. Esta
    distribuição varia de acordo com o modelo do automóvel (de motor na
    frente ou na parte traseira do veículo, por exemplo), com o número de
    seus ocupantes e com a quantidade de bagagem. Contudo, em conseqüência
    da frenagem, uma parte do peso é transferida para frente e acrescentada
    à carga que estão sujeitas às rodas da frente, reduzindo-se assim a
    carga sobre as de trás.
    Quando se aplicam os freios a fundo, a
    transferência de peso é maior, tendendo as rodas de trás a bloquear-se,
    o que, freqüentemente, provoca derrapagem lateral da parte de trás do
    automóvel. Se as rodas da frente ficarem imobilizadas primeiro, o
    automóvel deslocar-se-á em linha reta, perdendo-se, contudo, o domínio
    da direção. Em pavimentos escorregadios, é mais provável que as rodas
    fiquem bloqueadas em conseqüência de uma travagem a fundo e, nessas
    condições, o motorista deverá sempre utilizar cautelosamente os freios.
    Ao
    projetar o automóvel, os engenheiros equilibram o efeito da frenagem
    entre as rodas da frente e as de trás, tendo em conta a distribuição de
    peso nas condições médias de utilização. Perda de rendimento – O
    aquecimento excessivo dos freios, em conseqüência de frenagens
    repetidas ou prolongadas, pode provocar a perda da eficácia destes. O
    calor origina alterações temporárias nas propriedades de fricção do
    material utilizado nas pastilhas e nas lonas de freios, tornando estes
    menos eficazes à medida que aquecem.
    Se um freio for sujeito a
    maiores esforços que os restantes poderá perder mais rapidamente a sua
    eficiência, do que resulta uma frenagem desigual, capaz de provocar uma
    derrapagem.
    Os sistemas hidráulicos baseiam-se no fato de os
    líquidos serem praticamente incompressíveis. Uma pressão aplicada em
    qualquer ponto de um fluído transmite-se uniformemente através deste.
    Um dispositivo de pistão e cilindro acionado por um pedal pode ser
    utilizado para gerar pressão numa extremidade de um circuito
    hidráulico, num sistema de freios de um automóvel. Esta pressão do
    fluído pode assim mover outro pistão situado na extremidade oposta do
    sistema e acionar o freio.
    Em geral, a maior parte do esforço de
    frenagem atua sobre as rodas da frente, já que o peso do veículo é
    deslocado para a frente quando os freios são acionados. Por
    conseguinte, são utilizados nos freios da frente os pistões de diâmetro
    maior.

    Sistema de freios A170

    Em
    todos os automóveis atuais, o pedal do freio aciona hidraulicamente os
    freios. A ligação mecânica por meio de tirantes ou cabos ou por meio de
    ambos está reservada para o sistema de freio de mão, normalmente
    utilizado apenas após a parada do automóvel. Um sistema hidráulico de
    freio apresenta várias vantagens sobre um sistema acionado
    mecanicamente. É silencioso, flexível e auto lubrificado e assegura a
    aplicação de forças de frenagem automaticamente igualadas em ambos os
    lados do automóvel.
    O pedal de freio está ligado, por meio de uma
    haste curta ao cilindro mestre. Quando o motorista pressiona o pedal, a
    haste faz mover o pistão no interior do cilindro mestre, empurrando o
    fluido hidráulico e forçando-o, através dos tubos, passar para os
    cilindros do freio das rodas, que aciona os freios. Uma válvula de
    retenção existente na extremidade de saída cilindro mestre mantém-se
    sempre uma ligeira pressão no circuito dos freios, a fim de impedir a
    entrada do ar.

    Sistema de freios A171

    Quando
    se deixa de exercer pressão sobre o pedal, o cilindro mestre entra em
    ligação com um depósito de onde o fluído flui pela ação da gravidade, o
    que não só compensa qualquer perda de fluído, mas também permite a sua
    expansão e contração devido às variações de temperatura. É importante
    verificar, de vez em quando, o nível do fluído no reservatório.
    Alguns
    automóveis possuem circuitos hidráulicos independentes para as rodas da
    frente e para as de trás, tendo cada um dos circuitos o seu cilindro
    mestre. Assim, se ocorrer alguma falha de pressão num dos circuitos, o
    outro continuará funcionando.

    Sistema de freios A172

    A
    força exercida pelo motorista no pedal do freio é aplicada ao pistão do
    cilindro mestre depois de multiplicada por efeito de alavanca e, em
    seguida, transmitida pelo fluído até aos pistões dos cilindros do
    freio, onde é novamente multiplicada, em virtude de o diâmetro destes
    ser superior ao diâmetro do cilindro mestre. Neste diafragma, onde as
    dimensões aparecem aumentadas para melhor compreensão, o curso do pedal
    é 3,5 vezes superior ao pistão do cilindro mestre que, por seu turno, é
    1,25 e 2,5 vezes maior do que os cursos dos pistões dos cilindros do
    freio. Assim, estes pistões aplicam uma força maior percorrendo,
    contudo, um curso menor.
    Funcionamento conjunto dos cilindros – A
    pressão necessária para acionar os freios hidráulicos é gerada no
    cilindro mestre. Uma haste, movida pelo pedal dos freios, obriga o
    pistão a avançar.
    O fluído passa então através da válvula de
    retenção e dos tubos para os cilindros do freio, onde os pistões,
    acionados pela pressão, atuam sobre os freios. A pressão de frenagem é
    igual e simultânea em todas as rodas.

    Sistema de freios A173


    Freios - Perguntas e Respostas


    Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios ?
    O sistema de freios é um item de segurança do veículo e é muito complexo no que refere a manutenção.

    Ele é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico.

    Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o
    atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os
    componentes hidráulicos do freio são para potencializar as forças das
    peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar
    determinadas peças que farão o freio a funcionar.

    As peças de fricção são :
    · Disco de freio – podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
    · Tambor de freio – são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
    · Pastilha de freio – são utilizadas em conjunto com os discos
    · Lonas de freio – são utilizadas com os tambores de freio


    As peças que formam o sistema hidráulico são :
    · Cilindro mestre – é que direciona o fluído de freios para acionar o freio de cada roda.
    · Servo Freio – a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio que por sua vez irá acionar todo o sistema.
    · Cilindro de roda – é um componente que acionará o freio traseiro quando este utilizar o sistema com tambores.
    · Pinça
    de freio – é a peça onde se encaixa as pastilhas e através de pressão
    hidráulica em seus êmbolos pressiona as pastilhas de encontro com o
    disco.






    Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios ?
    São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Iremos listar abaixo os mais comuns.
    · Chiado quando se freia
    · Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente
    · O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado
    · O pedal de freio pulsa quando acionado
    · O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado
    · A luz do painel se acende
    · Os freios não tem potência



    Tabela de controle de manutenção do sistema de freios.


    Sistema de freios Tabela_freios
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    Sistema de freios Empty Re: Sistema de freios

    Mensagem por fabianodcastro Sex 11 Dez - 15:45:20

    Peixe muito bom este post vai ajudar muita gente que nao intende muito do sistema de freios!
    E é claro com os sintomas que voce descreveu muita gente pode evitar acidentes por falta de freios!
    ronermarcelo
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    Sistema de freios Empty Re: Sistema de freios

    Mensagem por ronermarcelo Sex 29 Abr - 14:23:02

    muito bom mesmo o post.

    esse tipo de tópico deveria ser fixado.

    dá uma clareada legal nas idéias de quem não entende de mecânica.

    Abraços.

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    Sistema de freios Empty Re: Sistema de freios

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