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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Regulagem de Valvulas - 6cc
funirdo- Opaleiro
Número de Mensagens : 187
Idade : 34
Localização : Sumaré-SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
Data de inscrição : 29/03/2009
- Mensagem nº1
Regulagem de Valvulas - 6cc
Boa tarde pessoal, vou colocar minha caravan pra andar novamente e preciso regular as valvulas dela, ela é 6cc a alcool com tucho mecanico, alguem pode me ensinar.......vlw
Padilha4100- Opaleiro
Número de Mensagens : 346
Localização : gmland
Modelo do carro : Opala luxo
77 Comod...4100,
Corcel II guerreiro
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº2
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
É meio dificil explicar assim teclando,tem gene que mesmo vc mostrando não aprende, mas vamos la.primeiro coloque a marca da polia do vira coincideindo com a o 0 da lata que vai no bloco, te 0,A,B.Com a marca ai vc tem os pistoes 1 e 6 na PMS (perfeito mesmo só com o relógio comparador).A principio não sabemos se é o 1 ou 6 que esta explodindo.Gire o motor manualmente sentido horariouns 90°, se no primeiro cilindro abrir a valvula de escape, era o 1 que explodia ent~~ao começe a regulagem por ele. se abrir a admissão volte sincronize as marcase comesse pelo cilindro 6.Parece complicado mas não é ,o melhor mesmo é vc chamar um mecanico e ver como ele faz,pois se vc regular errado pode ter uma valvula encontrando com o pistão ou um comando ralado.Me passa seu i-mail que explico melhor e com fotos.
Paulo Corso- Opaleiro
Número de Mensagens : 3247
Idade : 39
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº3
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
funirdo- Opaleiro
Número de Mensagens : 187
Idade : 34
Localização : Sumaré-SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
Data de inscrição : 29/03/2009
- Mensagem nº4
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
então meu e-mail eh funirdo@hotmail.com
quero ter o prazer de regular minha caravela sabe.......tem uns mecanicos burro aki......
vou ler e reler.....e mostrar o conteudo a um mecanico mas eu vou fazer, rsrsrsrsrs
vlw pessoal depois posto o resultado aki.......
quero ter o prazer de regular minha caravela sabe.......tem uns mecanicos burro aki......
vou ler e reler.....e mostrar o conteudo a um mecanico mas eu vou fazer, rsrsrsrsrs
vlw pessoal depois posto o resultado aki.......
Jean Bida- Moderadores
Número de Mensagens : 9311
Idade : 43
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89
Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº5
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Cada um tem um jeito...nessa que o Petuia diz de ficar de zóião em cima aprendi também, sempre colo o zóio em cada movimento do Alemão rsrsrs...o ruim que nunca confio na minha regulagem e acabo levando pro Alemão ...confio no tato dele...Mas ter Opala é um prazer imenso...regular as válvulas de um comando mecânico então...bote fé que tu faz de boa...se liga nas lãminas de cálibre que tem em mm e polegadas...
_________________
[img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07
...Eterno Apaixonado...
jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

funirdo- Opaleiro
Número de Mensagens : 187
Idade : 34
Localização : Sumaré-SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
Data de inscrição : 29/03/2009
- Mensagem nº6
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
com a ajuda do pessoal já reguelei minhas valvulas 2 vezes......pois troquei varetas e tuchos......um jeito q me ensinaram e achei facil, foi o seguinte:
bom no 6 caneco temos 12 valvulas esquecendo adimissão e demissão vc conta de 1 a 12.....
coloca o 1º cilindro em PMS e começa pela valvula numero 1, 2, 3, 5, 7, 9
depois poe o 6º em PMS e regula 4, 6, 8, 10, 11, 12 e pronto.....
tucho mecanico vai no calibre e tucho hidraulico vai girando a vareta e deixa ela girando sem travar........qualquer erro me corrijam......
bom no 6 caneco temos 12 valvulas esquecendo adimissão e demissão vc conta de 1 a 12.....
coloca o 1º cilindro em PMS e começa pela valvula numero 1, 2, 3, 5, 7, 9
depois poe o 6º em PMS e regula 4, 6, 8, 10, 11, 12 e pronto.....
tucho mecanico vai no calibre e tucho hidraulico vai girando a vareta e deixa ela girando sem travar........qualquer erro me corrijam......
Cmte. Carvalho- Opaleiro
Número de Mensagens : 45
Localização : Parnaíba, PI / João Pessoa, PB
Modelo do carro : Jeep Cj5 1978 4.1/S
Fiat Linea 2010 1.9 Absolute
Cilindros : 4 + 6 = 10 cil.
Data de inscrição : 23/01/2010
- Mensagem nº7
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
funirdo escreveu:bom no 6 caneco temos 12 valvulas esquecendo adimissão e demissão vc conta de 1 a 12..... coloca o 1º cilindro em PMS e começa pela valvula numero 1, 2, 3, 5, 7, 9; depois poe o 6º em PMS e regula 4, 6, 8, 10, 11, 12 e pronto.....
tucho mecanico vai no calibre e tucho hidraulico vai girando a vareta e deixa ela girando sem travar........qualquer erro me corrijam......
Olá Funirdo, olá pessoal;
Funirdo, o método acima descrito funcionou bem com a sua Caravan? Meu motor possui tuchos hidráulicos - neste caso, basta verificar a folga nas varetas girando-as e, havendo alguma presa (sem girar), soltar o parafuso (ou a porca) superior do balancim até que a haste/vareta gire.. É isso?
Irei realizar este procedimento brevemente em meu Jeep e, sendo a primeira vez, estou buscando detalhes para evitar qualquer risco de fazer bobagem.
Abraços, até!
Última edição por Cmte. Carvalho em Sex 21 Jan - 7:23:49, editado 1 vez(es)
j ricardo- Moderadores
Número de Mensagens : 9352
Idade : 41
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº8
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Sim! e de preferencia com o motor quente... ( os tuchos estarão carregados e com a dilatação de uso correta).
preste atenção na ordem das valvulas!
preste atenção na ordem das valvulas!
Cmte. Carvalho- Opaleiro
Número de Mensagens : 45
Localização : Parnaíba, PI / João Pessoa, PB
Modelo do carro : Jeep Cj5 1978 4.1/S
Fiat Linea 2010 1.9 Absolute
Cilindros : 4 + 6 = 10 cil.
Data de inscrição : 23/01/2010
- Mensagem nº9
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
j ricardo escreveu:preste atenção na ordem das valvulas!
Certo; Outra dúvida: preciso fazer também o alinhamento com o PMS, ou basta seguir a ordem das válvulas?
j ricardo- Moderadores
Número de Mensagens : 9352
Idade : 41
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº10
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
se estiver sozinho e ninguém para ajudar faça assim:
retire a 6 velas e só a tampa do distribuidor...
-alinhe o 1º cilindro no pms com uma chave de fenda para ter certeza que tá no ponto certo(nos carro originais e hidráulicos tem uma tolerância de milimetro)...
-aí regula desse cilindro...
- pronto gire mais um poquinho o motor e verá que o 5º cilindro vai chegar em pms... confira novamente com a fenda... e assim por diante... seguindo a orden de explosão, não tem como se embaralhar...
é melhor ter algun ajundante, pelo menos para girar o motor enquanto comfere com a fenda o pms dos cilindros...
retire a 6 velas e só a tampa do distribuidor...
-alinhe o 1º cilindro no pms com uma chave de fenda para ter certeza que tá no ponto certo(nos carro originais e hidráulicos tem uma tolerância de milimetro)...
-aí regula desse cilindro...
- pronto gire mais um poquinho o motor e verá que o 5º cilindro vai chegar em pms... confira novamente com a fenda... e assim por diante... seguindo a orden de explosão, não tem como se embaralhar...
é melhor ter algun ajundante, pelo menos para girar o motor enquanto comfere com a fenda o pms dos cilindros...
frederico santos- Opaleiro
Número de Mensagens : 3063
Idade : 41
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº11
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
eu faço regulagem tirando as velas engatando a 4°marcha e virando o motor com a roda.e seguindo os procedimentos acima.virar o motor na correia é foda...pois dificilmente tem espaço pa rodar na polia..
gm_sparco- Opaleiro
Número de Mensagens : 114
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Localização : Campinas- São paulo
Modelo do carro : Diplomata SE 89/89
6cc injetado
Opala STD 78/79
F100 81 4.100 288° 446 6x2 Dana 44 3,07
Cilindros : 6cc Mono Injetado com Pandoo
6cc Turbo injetado com pandoo
Data de inscrição : 28/03/2009
- Mensagem nº12
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc

Marko4100- Opaleiro
Número de Mensagens : 1691
Idade : 34
Localização : PG
Modelo do carro : Opala Comodoro 89/90
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 26/02/2010
- Mensagem nº13
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc

cwaintuch- Opaleiro
Número de Mensagens : 866
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Localização : PR
Modelo do carro : Ex-Caravan Comodoro 89
Astra CD 2.0
Ipanema GL.1.8
Cilindros : -6+4+4=8
Data de inscrição : 02/08/2010
- Mensagem nº14
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Cmte. Carvalho escreveu:funirdo escreveu:bom no 6 caneco temos 12 valvulas esquecendo adimissão e demissão vc conta de 1 a 12..... coloca o 1º cilindro em PMS e começa pela valvula numero 1, 2, 3, 5, 7, 9; depois poe o 6º em PMS e regula 4, 6, 8, 10, 11, 12 e pronto.....
tucho mecanico vai no calibre e tucho hidraulico vai girando a vareta e deixa ela girando sem travar........qualquer erro me corrijam......
Olá Funirdo, olá pessoal;
Funirdo, o método acima descrito funcionou bem com a sua Caravan? Meu motor possui tuchos hidráulicos - neste caso, basta verificar a folga nas varetas girando-as e, havendo alguma presa (sem girar), soltar o parafuso (ou a porca) superior do balancim até que a haste/vareta gire.. É isso?
Irei realizar este procedimento brevemente em meu Jeep e, sendo a primeira vez, estou buscando detalhes para evitar qualquer risco de fazer bobagem.
Abraços, até!
Podem ir nessa que é quente...
Fui no mecanico um sabado de manha, ele não podia regular na hora e me deu esta mesma dica...
Fiz nos tuchos hidraulicos da minha Caravan e ficou muito bom...
Depois que pega o jeito é mole mole
Abs
César
haymo ribeiro- Opaleiro
Número de Mensagens : 1034
Idade : 49
Localização : RIo de Janeiro
Modelo do carro : CARAVAN cinza jaguar 91/92-4.1
INJETADA kit omega- COMODORO/SLE
ÁLCOOL - GRAFITE
RODAS DE CIVIC 16"
MS1-light(megasquirt)
caixa de blazer 5m 4.3
opala 6 cil 91 comodoro sle vermelho ciprius
monza S/R 2.0 S com weber 40
vectra CD 2.2 16v cinza
opala coupê 88 dourado monocromático
Cilindros : 6 cil, 6 cil, 4 cil, 4 cil, 6 cil
Data de inscrição : 08/11/2010
- Mensagem nº15
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
será que mesmo com a admissão do omega posso regular frio e depois que ligar o carro esperar esquentar e desmontar a caixa inerte e tirar a tampa para fazer com o motor quente ????? só vou gastar um jogo de junta, na verdade posso até fazer com silicone alta temperatura e só colocar a junta no final depois de regulado....
haymo ribeiro- Opaleiro
Número de Mensagens : 1034
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Modelo do carro : CARAVAN cinza jaguar 91/92-4.1
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Data de inscrição : 08/11/2010
- Mensagem nº16
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
alias e se o tucho for travado ? como vou saber...dá pra destravar....
paulo alessandro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 545
Idade : 35
Modelo do carro : caravan ano:89
opala diplomata ano:85
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 05/07/2009
- Mensagem nº17
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
puts to com o mesmo poblema e nao concigo regular estes numeros ai de cima pior ainda
ricardo rick- Opaleiro
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Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
Cilindros : 6cil
4cil
Data de inscrição : 07/07/2010
- Mensagem nº18
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
pessoal to com uma duvidas meu opala 6canecos ta fazendo um barulho tec tec
foi depois que troquei os tuchos tinha ums tuchos hiraulicos travados (mecanicos)
ai coloquei hidraulicos com comando 250s ai ta com esse tec tec tec
se fazer essa regulagem resolve eu fiz só a regulagem sem tirar a vela putss fiz tudo errado é isso vlw
foi depois que troquei os tuchos tinha ums tuchos hiraulicos travados (mecanicos)
ai coloquei hidraulicos com comando 250s ai ta com esse tec tec tec
se fazer essa regulagem resolve eu fiz só a regulagem sem tirar a vela putss fiz tudo errado é isso vlw
ricardo rick- Opaleiro
Número de Mensagens : 737
Idade : 37
Localização : campinas sp
Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
Cilindros : 6cil
4cil
Data de inscrição : 07/07/2010
- Mensagem nº19
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
funirdo
eai cara vai ter encontro de opala em hortolandia é o Dinho q ta montando
eai sua caravam ja ta com injeção coloca fotos ai blz T+
eai cara vai ter encontro de opala em hortolandia é o Dinho q ta montando
eai sua caravam ja ta com injeção coloca fotos ai blz T+
frederico santos- Opaleiro
Número de Mensagens : 3063
Idade : 41
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº20
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Saiu na revista racemaster um esquema de regulagem de valvulas q é colocar o primeiro cilindro em ponto morto superior como de normal e regular as valvulas nas seguintes ordens:123579 e depois girando o motor mais 180graus fazendo o mesmo procedimento portanto começando a contagem de traz p frente.como base na parede de fogo sentido radiador..ou seja o sexto cilindro seria como o primeiro..pelomenos foi isso q entendi mas ñ tentei ainda.
VICTOR-73-6CC-- Opaleiro
Número de Mensagens : 1390
Idade : 32
Localização : CARAMBEÍ-PR
Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
CARAVAN 1986 COMODORO
Cilindros : 6 boconas no OPALA
4 boconas na CARAVELA
Data de inscrição : 13/08/2011
- Mensagem nº21
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Assim é quente!!! para comandos hidráulicos originais,mas tem de prestar atnção no PMS vale a pena tirar as velas(1e6) e conferir,já ví polias do vira "mentir" o meu eu regulava só assim,agora mudei para um 272°-276°regulei assim, enforcou escape e bateu admissão...Daí regulei cil. por cil. em pms COM OS TUCHOS CHEIOS ficou jóia!!! mas se for original assim é o mais fácil,e mais rápido tmb.Paulo Corso escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.

ricardo rick- Opaleiro
Número de Mensagens : 737
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Localização : campinas sp
Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
Cilindros : 6cil
4cil
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- Mensagem nº22
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
frederico santos
qual numero da revista (Exemplar q saiu) racemaster que saiu
pra regular a valvula com comando 250s com tuchos hidraulicos é a sim tbm da uma ajuda ai pessoal T+
qual numero da revista (Exemplar q saiu) racemaster que saiu
pra regular a valvula com comando 250s com tuchos hidraulicos é a sim tbm da uma ajuda ai pessoal T+
VICTOR-73-6CC-- Opaleiro
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Localização : CARAMBEÍ-PR
Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
CARAVAN 1986 COMODORO
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4 boconas na CARAVELA
Data de inscrição : 13/08/2011
- Mensagem nº23
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
É ASSIM TMB... FALOUricardo rick escreveu:frederico santos qual numero da revista (Exemplar q saiu) racemaster que saiu pra regular a valvula com comando 250s com tuchos hidraulicos é a sim tbm da uma ajuda ai pessoal T+

frederico santos- Opaleiro
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Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº24
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
sem ser a q saiu desse mes a outra..2 atraz..ricardo rick escreveu:frederico santos
qual numero da revista (Exemplar q saiu) racemaster que saiu
pra regular a valvula com comando 250s com tuchos hidraulicos é a sim tbm da uma ajuda ai pessoal T+
ricardo rick- Opaleiro
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Localização : campinas sp
Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
Cilindros : 6cil
4cil
Data de inscrição : 07/07/2010
- Mensagem nº25
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
j ricardo- Moderadores
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Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº26
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
RACE MASTER #22
tem o opala do gil na capa e o camaro amarelo...
tem o opala do gil na capa e o camaro amarelo...
j ricardo- Moderadores
Número de Mensagens : 9352
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Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº27
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
e não se apegue muito a isso, porque a explicação da revista é a mesma que já tem nesse tópico, se não entendeu aqui, tambem não vai se localizar lá...
agora me diga, xará: porque insiste em andar com tucho hidráulico no comando 250S?
agora me diga, xará: porque insiste em andar com tucho hidráulico no comando 250S?
mrrjorge- Opaleiro
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opala diplomata 1986 coupe
opala diplomata se 4 sedan
Cilindros : 6cc 250s
6cc 250s
6cc 250s
Data de inscrição : 10/01/2008
- Mensagem nº28
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
regular com o motor funcionando e errado? ricardo, o que tem de errado ou certo usar tucho hidraulico no comando 250s? somente curiosidade!! abraço, mrrjorge
j ricardo- Moderadores
Número de Mensagens : 9352
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- Mensagem nº29
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
mrrjorge escreveu:regular com o motor funcionando e errado? ricardo, o que tem de errado ou certo usar tucho hidraulico no comando 250s? somente curiosidade!! abraço, mrrjorge
regular com o motor funcionando não é o certo, mas é mais rápido, pratico e funciona, então...
cada comando tem uma desenho de rampa de levante para cada tipo de tucho, nos comandos mais mansos, tipo os originais, aceitam bem os tuchos 'errados' e regulagens fora do padrão...
o 250s veio com tuchos mecanicos porque os hidráulico flutuam em rotações acima de 5000.... alias tucho hidráulicos muto usados, descarregan depois de umas puxadas acimas de 4500, quando voce para o carro, fica batendo valvulas por uns instantes em marcha lenta...
o tucho mecanico não é uma opção, é um mal nescessario para motores giradores...
mrrjorge- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
eu so perguntei pois ja vi um cara regulando com o motor em funcionamento, ate vi que ele colocou uma tampa de valvulas furada onde tem as porcas, assim nao sujava de oleo!!! quando os tuchos era curiosidade!!! obrigado pela dica, forte abraço, mrrjorge
Eduardo Cruz- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
vo regular o meu tb boas dicas pra seguir
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- Mensagem nº32
regular valvulas
Eduardo blz vc esta perto do Ivo Filho só ir na casa dele !Eduardo Cruz escreveu:vo regular o meu tb boas dicas pra seguir
Eduardo Cruz- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
o Ivo é o meu mentor sempre q surge uma duvida corro nele
ricardo rick- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Eduardo
então hoje tive que correr a ele tbm
troquei o comando ai tive que regular valvulas
ele deu adica como faz explicou legal T+
http://www.opaleirosdoparana.com/t19980-tutorial-para-montar-o-distribuidor
então hoje tive que correr a ele tbm
troquei o comando ai tive que regular valvulas
ele deu adica como faz explicou legal T+
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Eduardo Cruz- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
é nesse tutorial esta bem explicado msm,tb vou trocar o comando vo colocar o do omega so estou esperando chegar as ferramenta q comprei pra sacar a polia do vira segunda se der tudo certo,t+
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- Mensagem nº36
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Muito útil o tópico.
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- Mensagem nº37
Pre-Carga dos Tuchos
funirdo escreveu:com a ajuda do pessoal já reguelei minhas valvulas 2 vezes......pois troquei varetas e tuchos......um jeito q me ensinaram e achei facil, foi o seguinte:
bom no 6 caneco temos 12 valvulas esquecendo adimissão e demissão vc conta de 1 a 12.....
coloca o 1º cilindro em PMS e começa pela valvula numero 1, 2, 3, 5, 7, 9
depois poe o 6º em PMS e regula 4, 6, 8, 10, 11, 12 e pronto.....
tucho mecanico vai no calibre e tucho hidraulico vai girando a vareta e deixa ela girando sem travar........qualquer erro me corrijam......
Amigos, faltou um detalhe sim.
Tuchos hidráulicos precisam de pre-carga para poder trabalhar corretamente sem folgas e fazendo a mola do tucho acionar.
A pre-carga é feita da seguinte forma:
Faça a regulagem das válvulas normalmente, porém deve-se apertar o parafuso até a vareta parar de girar, travando.
Após verificar que a vareta travou e não gira mais livre, deve-se dar mais meia volta de aperto na porca. Isso vai causar o pré-acionamento da mola do tucho e fazer com que ele trabalhe corretamente, gerando o fluxo correto e pressurizado de oleo dentro da vareta.
Regular tuchos hidráulicos e não fazer a pre-carga é incorreto. Apenas aplica-se folgas em carros com tuchos mecânicos.
Abraço!
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- Mensagem nº38
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
paolocruz escreveu:funirdo escreveu:com a ajuda do pessoal já reguelei minhas valvulas 2 vezes......pois troquei varetas e tuchos......um jeito q me ensinaram e achei facil, foi o seguinte:
bom no 6 caneco temos 12 valvulas esquecendo adimissão e demissão vc conta de 1 a 12.....
coloca o 1º cilindro em PMS e começa pela valvula numero 1, 2, 3, 5, 7, 9
depois poe o 6º em PMS e regula 4, 6, 8, 10, 11, 12 e pronto.....
tucho mecanico vai no calibre e tucho hidraulico vai girando a vareta e deixa ela girando sem travar........qualquer erro me corrijam......
Amigos, faltou um detalhe sim.
Tuchos hidráulicos precisam de pre-carga para poder trabalhar corretamente sem folgas e fazendo a mola do tucho acionar.
A pre-carga é feita da seguinte forma:
Faça a regulagem das válvulas normalmente, porém deve-se apertar o parafuso até a vareta parar de girar, travando.
Após verificar que a vareta travou e não gira mais livre, deve-se dar mais meia volta de aperto na porca. Isso vai causar o pré-acionamento da mola do tucho e fazer com que ele trabalhe corretamente, gerando o fluxo correto e pressurizado de oleo dentro da vareta.
Regular tuchos hidráulicos e não fazer a pre-carga é incorreto. Apenas aplica-se folgas em carros com tuchos mecânicos.
Abraço!
Olá amigos,
Estou tentando regular meu motor após ter substituído os tuchos hidráulicos originais pelos tuchos CROWER hidráulicos, mas acho que não estou acertando a regulagem de alguma maneira, pois quando faço o procedimento descrito pelos amigos paolocruz funirdo, o motor não funciona, se volto 1/4 de volta as varetas giram facilmente e o motor funciona mas todo áspero e sem torque, a marcha lenta fica regular mas o motor fica tremendo, alguém já passou por isso?
Obrigado,
Abraço
paolocruz- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Certamente você apertou demais as válvulas travando os tuchos.
Solte tudo de novo a ponto da vareta ficar solta, refaça a sequencia sem aperto absurdo, essas são peças moveis,
não é pra apertar até o final da rosca. Aperte a porca ate a vareta frear na PONTA dos seus dedos, depois
aplique mais meia volta e funcione o motor por 15 minutos, acelerando um pouco pros tuchos carregarem com óleo.
E era isso.
Solte tudo de novo a ponto da vareta ficar solta, refaça a sequencia sem aperto absurdo, essas são peças moveis,
não é pra apertar até o final da rosca. Aperte a porca ate a vareta frear na PONTA dos seus dedos, depois
aplique mais meia volta e funcione o motor por 15 minutos, acelerando um pouco pros tuchos carregarem com óleo.
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- Mensagem nº40
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Oi paolocruz,
Estranho e que não apertei muito, foi como o pessoal diz e no manual do motor, apertei até a vareta parar de girar e depois nem dei meia volta foi só 1/4 de volta...
De qualquer forma, amanha vou refazer tudo de novo, começando do zero novamente, depois coloco aqui o resultado.
Obriga do pelas dicas.
Estranho e que não apertei muito, foi como o pessoal diz e no manual do motor, apertei até a vareta parar de girar e depois nem dei meia volta foi só 1/4 de volta...
De qualquer forma, amanha vou refazer tudo de novo, começando do zero novamente, depois coloco aqui o resultado.
Obriga do pelas dicas.
Diplo87- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Olá pessoal,
Consegui fazer a regulagem, conforme as dicas dos amigos aqui, agora o 6 canecos tá roncando como um relógio suísso!!! Show de bola pessoal, obrigado pelas dicas!
Abraço.
Consegui fazer a regulagem, conforme as dicas dos amigos aqui, agora o 6 canecos tá roncando como um relógio suísso!!! Show de bola pessoal, obrigado pelas dicas!
Abraço.
LucasPiologo- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Galera, preciso regular as válvulas do meu opala, mas minha polia por algum motivo não da a marca certa, se regular com ele funcionando tem algum problema? a regulagem fica zero?
4.1/s tucho hidráulico !
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Diplo87- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Oi Lucas,
A minha polia também não tem a marca, eu consegui fazer a regulagem pela posição do rotor do distribuidor, um cilindro por vez, com muita paciência, sem pressa voce consegue.
Abraço.
A minha polia também não tem a marca, eu consegui fazer a regulagem pela posição do rotor do distribuidor, um cilindro por vez, com muita paciência, sem pressa voce consegue.
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LucasPiologo- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Valeu mano !
LucasPiologo- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: Regulagem de Valvulas - 6cc
Galera, regulei o danado, ficou ótimo, ta pegando mais fácil ta um pouco mais esperto, MAS, a válvula do 1° cilindro teima em bater, fiz a regulagem 2 vezes, e a maldita fica silenciosa e conforme o carro vai esquentando ela começa a bater.
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