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GM - A Campeã em c**** da década.

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GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Motor4100 em Seg 28 Dez - 9:17:33

Seja aqui ou seja no mundo, a GM só esta dando mancadas...e aqui vai uma que para mim é uma das mais fortes do ano....

Texto retirado do Estadão:

"Mais mudanças na GM, agora em seu "coração": a empresa anunciou o encerramento da produção do motor V8 "big block" (bloco grande) a gasolina, que era feito em Tonawanda, no Estado de Nova York, há 51 anos. A decisão havia sido tomada em junho, como parte da reestruturação da companhia. O diretor da fábrica lamentou o fim do motor. Disse que "apesar da tecnologia ultrapassada, era um motor resistente, de manutenção simples e confiável."


Fim do V8 Big Block GM

Desenvolvido em 1958 de acordo com a tendência da época de grande cilindrada (para acompanhar os automóveis, também enormes), esse motor tinha o apelido de "Rat" (rato), uma brincadeira com o V8 de bloco pequeno, chamado "mouse" (camundongo). Nos tais bons tempos, foi usado em modelos como Corvette, Camaro e Impala.

Fácil saber por que: tinha 8,1 litros de cilindrada. A versão mais recente desse motor era a L18, fabricada desde 1999. Sua potência chegava a 345 cv, menos do que outros motores mais modernos. Equipava picapes grandes como a Chevrolet Avalanche - que agora ficou apenas com o V8 de 5,3 litros e 325 cv, capaz de rodar com gasolina ou E85 (álcool com 15% de gasolina).

Apesar do prazer que um V8 é capaz de proporcionar, não consigo sentir pena do Big Block. Se ao menos fosse mais moderno... Mas tinha bloco e cabeçote de ferro fundido (também, com esse tamanho todo, difícil fazê-lo de alumínio), comando de válvulas no bloco, entre outras coisas. Pesado, uma aplicação enorme de energia sem a contrapartida da potência. Para mim, ele é exemplo de anacronismo, de um brutamontes com cérebro de amendoim. Que venham outros melhores - não necessariamente elétricos, apenas melhores."

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por opaleiro_bva em Seg 28 Dez - 9:32:16

putz.... é lendário esse motor, com certeza vai ficar de reliquia pra mta gte, assim cmo aconteceu com o opala aqui no brasil!!!!

Edson Santos
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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Edson Santos em Seg 28 Dez - 12:09:57

então, não existe mais nenhum vortec agora...

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por opaleiro_bva em Seg 28 Dez - 12:36:13

bom, assim como eu ja vi motor L6 novo na caixa a venda, com certeza mesmo daki a uns 25, 20 anos ainda vai ter desses motores pra venda, seja novo ou usado, mas vai ter sim. mesmo apos 19 anos do fim da produção dos L6 de opala, ainda existem uns perdidos por ae a venda.. raríssimo, mas no ML eu vi um L6 a uns tempos atras...

Fogo
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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Fogo em Seg 28 Dez - 16:26:46

Esse é o fim

adi
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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por adi em Seg 28 Dez - 17:36:24

Cacete, só porque eu tava querendo comprar um....

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 28 Dez - 18:00:17

Edson Santos escreveu:então, não existe mais nenhum vortec agora...

Aquele 3.0 com bloco igual do opala, nao é vortec?? Ou nao ta em produçao tambem?

adi escreveu:Cacete, só porque eu tava querendo comprar um....

Pois é, quando a gente quer algo o povo vem a acaba com nossos sonhos, agora vao pedir muito caro, rsrs


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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por adi em Seg 28 Dez - 18:22:34

Mundo cruel!!!!!

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por tabarbosa em Seg 28 Dez - 18:24:08

esse motor esta tao perto de minha realidade quanto a Angelina Jolie esta da minha cama...

adi
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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por adi em Seg 28 Dez - 18:26:41

hehehehehehehe

Edson Santos
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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Edson Santos em Seg 28 Dez - 19:13:07

thallisguimaraes escreveu:
Edson Santos escreveu:então, não existe mais nenhum vortec agora...

Aquele 3.0 com bloco igual do opala, nao é vortec?? Ou nao ta em produçao tambem?

Ta falando daquele 3.0 de Omega??? Se for não é vortec, agora se ele ainda está em produção, acho que não...
Unico Vortec que desembarco por aqui, que eu saiba, foram só 4.3 V6 de Blazer mesmo.

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por tabarbosa em Seg 28 Dez - 19:32:20

se eu falar que tinha vortec 2.2 vc acredita? tinha um de 2921cc tambem...

vinham na S10 e sonoma 4cil... americanas... e desembarcaram nos cavalier tambem...

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Edson Santos em Seg 28 Dez - 19:44:13

caramba tabarbosa...pra mim nem existia Vortec 4 cilindros. Só a linha ecotec, mas aí já são europeus...

Esse de 3000 que voce diz então, não é aquele de Omega???

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por BANDIT em Seg 28 Dez - 20:00:14

Esse motor da foto nunca vi conheço o Gm 454 das silverado SS americanas creio que 93 ( meu amigo tem uma ) aquilo é uma tbi com 2 borboletas em torno de 50mm ou mais é impressionante ver um motor desses acelerando . Oque afetou esse motor é ser tecnologicamente defazado assim como o opala estaria em produção talves com uns 220 Hp hoje , mas com auto consumo .........
Alias um Big-Block só é economico desligado .........
Hã bons tempos ....que um Big -Block fazia 3 por litro... ligado ... SÓ NA MARCHA LENTA !!!!!

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por tabarbosa em Seg 28 Dez - 20:00:50

nao... esse na verdade era da linhade caminhoes e era vendido como 2,9...

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Baldan em Seg 28 Dez - 20:10:19

Aqui a gente ta acostumado 6cil pararão de fabricar faz uns 5 anos e V8GM então nunca vi!!!!

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 28 Dez - 20:32:31

O vortec que to falando é esse

http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/industrial/2009_3000_Industrial.pdf


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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Edson Santos em Seg 28 Dez - 21:31:09

ele é 4 cilindros...3.0 L4, interessante então, tem bastante vortec 4 cilindros, pra mim não existia.
Pra mim o 4.3 era o de entrada.

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por willian fóquinha em Seg 28 Dez - 21:44:03

afz ai foi pra acaba com tudo

parra
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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por parra em Ter 29 Dez - 6:02:03

Edson Santos escreveu:então, não existe mais nenhum vortec agora...

Acredito que a GM parou a produção somente do V8 BIG BLOCK, mas a linhas vortec continua.

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por AndreMD em Ter 29 Dez - 7:59:04

Mas tinha mais é que parar mesmo.

01 - Motor velho e beberrão, que convenhamos, gera pouca potencia pra litragem que tem.

02 - Americano não quer mais carro beberrão, eles não podem bancar isso mais.


Uma coisa é nós termos carros beberrões para rodar no fim de semana, outra, é produzir carros com isso para rodar todo santo dia.

Eu mais que aprovo a ideia.
Convenhamos que hoje em dia um motor de 8.1 litros e 345 cv é pouquissimo.

A própria GM mesmo fabrica hoje motores V6 com 250cv e pouco menos de 4 litros, e com excelente torque!

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por opaleiro_bva em Ter 29 Dez - 8:09:27

Concordo com o AndreMD, ta indo pro espaço os americanos bancarem consumo de 2 por litro... ja era pra eles... daki uns anos, carro 1.0 vai vender q nem agua por la!!!

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Edson Santos em Ter 29 Dez - 9:45:40

Mas é aí que ta a graça. Um motor de alta litragem com muito torque, independente se vai gerar uma potência a altura ou não.

Pra mim um V8 é marca registrada de carros americanos, manutenção simples e muito robusto como diz a matéria, se hoje estão produzindo V6 com quase a mesma potência, pra mim perdeu a graça, pois aí já são cheios de parafernálias eletrônicas como comando varíavel e blá blá blá...que nunca terão o prazer de acelerar um Big Block.

Concordo que andar todo dia, com um carro desses é absurdo, mas daí a parar já acho demais. Podiam repensar a forma de venda, diminuindo a produção, até sobre encomenda, pra quem gostaria de ter um auto com essas características.

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 29 Dez - 11:55:28

Mas saiu de linha esse, os v8 menores ficarao ainda


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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Edson Santos em Ter 29 Dez - 12:09:56

sim sim...mas os Big Block que era o "lance"...

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Gabriel Coelho em Ter 29 Dez - 15:37:15

concordo com a retirada do motor da linha de produção!

chega uma hora que uma tecnologia obsoleta deve ser descontinuada! concordo tambem com a descontinuação do 250, são coisas que FORAM boas, mas hoje já não são mais tão boas!

por mais fã que eu seja do GM 250, e achar mto legal um motor de 8.1L, sei que temos coisas muito mais eficientes hoje em dia! é a evolução, inevitável e implacável!

trens a vapor são charmosos, mas não faz sentido fabricá-los nem usá-los hj em dia se os elétricos são mais baratos e eficazes!

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por BANDIT em Ter 29 Dez - 17:30:45

Gente não se desesperem pra quem quer um Big Block tem na summit e com 540HP

http://www.summitracing.com/search/?keyword=wrl-108000&dds=1

E se procurarem tem com 10L.

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Gabriel.ZERO em Ter 29 Dez - 19:35:24

eu tb concordo com a descontinuaçao desse motor,eu sempre quiz andar num carro com um motor big block GM,mas pelo jeito o sonho impossivel se tornou mais impossivel ainda auheuaheuaheae,mas infelismente no mundo de hoje tem cada vez menos espaço para motores beberroes  que nem esse,e realmente uma pena,mas esse motor naum deveria ter HP ????

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por tabarbosa em Qua 30 Dez - 6:13:17

tá certo que torque é uma coisa e potencia outra, mas 8 litros gerando 3oo e poucos cavalos, vamo combiná né....

mesmo o do opala não teria chance hoje... Rolling Eyes

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Motor4100 em Qua 30 Dez - 6:19:30

O motor do Opala sempre foi um poluídor de carteirinha.....

Sempre foi observado pelas 4R!

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por parra em Qui 7 Jan - 6:35:50

mas ai vai um ponto ... como falaram potência é uma coisa ... torque é outra ... mas vejam bem

Um motor GM 4.1 de opala com seus 163 CV ( +-40 CV/L)
Um motor Honda 1.6 VTI do civic SI antigo 160 CV ( 100CV/L)

De um lado um motor antigo com pouco desenvolvimento que atinge sua potência maxima em baixos giros, gira pouco pra manter velocidade etc ... De outro lado um motor desenvolvido por completo que entrega a mesma potência de um opala com um 1.6L só que a custa de altas rotações, so dps do 6 Mil RPM esse civic de fato anda.

No final das contas, é muito relativo isso tudo, pois a poluição e consumo de um motor desenvolvido é tão elevada quanto de um motor pouco desenvolvido.

o que acham ?

[]'s !


Última edição por parra em Qui 7 Jan - 17:39:11, editado 1 vez(es)

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por Rodrigo ss em Qui 7 Jan - 15:29:05

RAPAZIADA, eu queria comprar barato ou ganhar de presente, esse motor defasado, velho, feio, grande, poluidor, e de pouca potencia, se tivesse um desse tava faceiro, posso dizer que me contentaria com uma tranqueira dessas, não sou exigente quanto a v8, pra mim até o v8 GM desnvolvido em 1958 tava bom, até um raquitico v8 do simca tava pulando de alegre.

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

Mensagem por BANDIT em Qui 7 Jan - 15:51:32

parra escreveu:mas ai vai um ponto ... como falaram potência é uma coisa ... torque é outra ... mas vejam bem

Um motor GM 4.1 de opala com seus 163 CV ( +-40 CV/L)
Um motor Honda 1.6 VTI do civic SI antigo 160 CV ( 1CV/L)

De um lado um motor antigo com pouco desenvolvimento que atinge sua potência maxima em baixos giros, gira pouco pra manter velocidade etc ... De outro lado um motor desenvolvido por completo que entrega a mesma potência de um opala com um 1.6L só que a custa de altas rotações, so dps do 6 Mil RPM esse civic de fato anda.

No final das contas, é muito relativo isso tudo, pois a poluição e consumo de um motor desenvolvido é tão elevada quanto de um motor pouco desenvolvido.

o que acham ?

[]'s !

Na realidade injeção eletronica serve pra diminuir consumo ........ já andei contra aquele japinha realmente ele é macho, pra um opala feijão com arroz da trabalho mas vai .....( pra um 90/92 original deixa quieto ...)
A grande mágia desses motores velhos é dá um tapa nele .....,carburador maior , coletores e um comandinho vc. deixa com ex: aquele japinha longe ........ é claro a custa de um consumo elevado
Se bem que tudo oque anda gasta ( cavalo anda /cavalo come .......cavalo corredor/cavalo comedor) po ex:
Uma BMW M-3 97 é um carro de corrido feito pra rua anda muito ..... é injetado e faz 2km/l

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Re: GM - A Campeã em c**** da década.

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