Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 20:48:26 por Allilobo

» Retentor Câmbio Varetado
Hoje à(s) 20:25:00 por paulo_bomber

» Comando Isky 278
Hoje à(s) 20:13:49 por ZZ Top

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 19:07:06 por Rubão6cc

» [VENDO] Botão Buzina Almofada Diplomata 88/92 NOVA!
Hoje à(s) 18:41:32 por Pedrão B.

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Hoje à(s) 18:34:16 por Paulo Opala 4cc

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 16:30:20 por gabriel.acosta

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 16:24:52 por Rubão6cc

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 15:37:54 por ^Marcos^

Quem está conectado

21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7877)

100 (7771)

motor 4.400

Compartilhe

mksol
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 43

motor 4.400

Mensagem por mksol em Ter 29 Dez - 7:58:25

boas festas a todos os amigos...
seguinte pessoal, estou em fase de retífica e montagem.
sugiu a seguinte dúvida:
vou montar com pistão STD alcool 4", e meu mecanico falou em tirar
um pouco de peso do pistão.
gostaria de saber de quem já preparou esse motor se realmente tem
essa necessidade de tirar material do pistão, imagino que vai ficar menos
resistente e com perigo de quebrar..
outra coisa:
até quanto tenho que deixar da cabeça do pistão até o cabeçote, ou seja
até o limite do cabeçote.
pois imagino que terei que montar a parte de baixo do motor com com
bielas e pistão pra medir e depois mandar na retífica pra mandar tirar no bloco..
por hora são essas as dúvidas..
valeu pessoal

Giovani Parra
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 6672

Re: motor 4.400

Mensagem por Giovani Parra em Ter 29 Dez - 8:03:17

fala brother...
nao precisa aliviar os pistoes nao, na real nem sei quais beneficios teria, nem os pontos negativos...
sobre rebaixar o bloco, o meu vai ser rebaixado em 1,5mm mais ou menos, mas eh nesse esquema ae que vc falou, monta a parte de baixo pra ver qnto vai precisar tirar...

Abracos

mksol
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por mksol em Ter 29 Dez - 8:29:18

ok..
e quanto tenho q deixar entre a cabeça do pistão e o cabeçote?

Giovani Parra
Moderadores
Moderadores

Mensagem por Giovani Parra em Ter 29 Dez - 9:20:36

Ae vai de preparador pra preparador...
o meu vou deixar 0x0, mas tem gente que deixa passando um pouco...
depende tb do uso que o carro vai ter, etc...

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 29 Dez - 11:49:33

Aliviar peso é tudo para subir giro mais rapido
E realmente, para montar 4.4 com bielas originais tem de rebaixar o bloco

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 29 Dez - 12:04:41

mksol escreveu:boas festas a todos os amigos...
seguinte pessoal, estou em fase de retífica e montagem.
sugiu a seguinte dúvida:
vou montar com pistão STD alcool 4", e meu mecanico falou em tirar
um pouco de peso do pistão.
gostaria de saber de quem já preparou esse motor se realmente tem
essa necessidade de tirar material do pistão, imagino que vai ficar menos
resistente e com perigo de quebrar..
outra coisa:
até quanto tenho que deixar da cabeça do pistão até o cabeçote, ou seja
até o limite do cabeçote.
pois imagino que terei que montar a parte de baixo do motor com com
bielas e pistão pra medir e depois mandar na retífica pra mandar tirar no bloco..
por hora são essas as dúvidas..
valeu pessoal

Essa tá facil amigo... Eu ja montei 4'' levemente aliviado e não gostei, achei que perdeu torque, principalmente de baixa, mas o motor disparava legal, pra tiro curto ficou show, mas pra rua e uso normal eu não gostei.. Minha opinião: não alivia nada, apenas deixe todos com exatamente o mesmo peso, igualmente faça nas bielas, assim terá o conjunto pistão/biela devidamente balanceado... e isso da uma diferença perceptível, ainda mais se fizer o balanceamento do virabrequim em conjunto com dumper, volante e plato....

Não há problema de aliviar pistões, desde que se faça nos pontos certos não corre o risco de enfraquecer, mas eu não faria novamente.

Depois de acertado os pesos e montado as bielas nos pistões faça uma pré montagem pra medir a altura entre topos (pistão e bloco) com auxilio de um relógio comparador pra encontrar o real PMS (aproveita e marca a polia os PMS pra ajudar quando for regular válvulas).
Mande rebaixar o suficiente para que os topos fiquem 0 a 0 num motor normal, se usar junta original e prescisar de mais taxa de compressão pode fazer o pistão sair até 0,4mm para fora do topo do bloco, caso queira utilizar anéis o'ring e eliminar junta pra ganhar ainda mais taxa deixa o topo dos pistões 1mm para baixo do topo do bloco.

DICA: peça pra retífica fazer o brunimento bem fino (com a máquina mesmo mas com granulação bem fina aquele xadrez que se vê nas paredes dos cilindros e acerta as folgas dos pistões pra 0,08, original é 0,05... isso também da uma boa diferença, deixa o motor muito mais solto e os anéis assentam muito mais rápido...)

Giovani Parra
Moderadores
Moderadores

Mensagem por Giovani Parra em Ter 29 Dez - 12:46:01

Jeferson e suas aulas...

mksol
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por mksol em Ter 29 Dez - 13:27:31

legal.. muito bom mesmo..
agora me fala uma outra coisa... estou montando pra andar na rua e viajar,
então não vou aliviar os pistões, vou seguir sua dica e balancear pistão x biela os 6 conjuntos com o mesmo peso.. o vira e o volante tb serão balanceados..
ainda estou leigo mas estou estudando...
me fala mais sobre:
"Depois de acertado os pesos e montado as bielas nos pistões faça uma pré montagem pra medir a altura entre topos (pistão e bloco) com auxilio de um relógio comparador pra encontrar o real PMS (aproveita e marca a polia os PMS pra ajudar quando for regular válvulas).
Mande rebaixar o suficiente para que os topos fiquem 0 a 0 num motor normal, se usar junta original e prescisar de mais taxa de compressão pode fazer o pistão sair até 0,4mm para fora do topo do bloco, caso queira utilizar anéis o'ring e eliminar junta pra ganhar ainda mais taxa deixa o topo dos pistões 1mm para baixo do topo do bloco"
o que vc quer dizer quando fala em num motor normal.. seria original??
vou usar pistões KS comprados na Nafil que já vem com os anéis.. e jogo de junta Sabo...
me orienta sobre isso tudo pra eu não fazer kagada...
valeu

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 29 Dez - 14:30:36

Hoje em dia o combustível está péssimo, tanto álcool quanto gasolina, e a taxa original desses motores é muito baixa, pra uma época em que os combustíveis queimavam melhor... pra contornar isso e recuperar um pouco do torque e desempenho do motor sempre é bom aumentar um pouco a taxa, dependendo do uso do carro, comando etc...

Se vai usar apenas na rua e viagens, pode montar 0 a 0 ou se preferir mais taxa, pode fazer os pistões sairem 0,4mm para fora do topo do bloco...

Eu não gosto dos anéis da KS, ja usei e tive problemas (mas os problemas foram ocasionados por outros fatores que não convem citar pra não começar uma briga aqui no fórum denovo.... hehehe), se possível, prefira utilizar os anéis da Cofap ou Perfect Circle cuja face tem um revestimento erroneamente chamado de cromados... demoram mais pra assentar, mas duram muito mais e vedam melhor.....

Edson Santos
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1273
Modelo do carro : Comodoro SL/E 4.1/S 1988
Cilindros : 6

Mensagem por Edson Santos em Qua 30 Dez - 11:38:42

Giovani Parra escreveu:Ae vai de preparador pra preparador...
o meu vou deixar 0x0, mas tem gente que deixa passando um pouco...
depende tb do uso que o carro vai ter, etc...

Aew Gio,
rapaiz a um bom tempo que estou pra te perguntar, sobre aquela possibilidade de usar bielas de tempra turbo com os pistões de 4 polegadas. Eu lembro que voce já disse que não sabia ao certo, mas se um dia puder falar com seu preparador sobre isso, te agradeço.

Gostaria de saber como é a adaptação da biela ao pino do pistão, pra poder falar com meu mecânico que vai montar a parte de baixo do motor, cabeçote é com o Jeferson

Ainda vou demorar um pouco pra abri o motor, tenho outras prioridades agora, mas já queria ir tendo umas idéias.

Abraço

Giovani Parra
Moderadores
Moderadores

Mensagem por Giovani Parra em Qua 30 Dez - 12:01:22

Fala Edson,

se eu nao esquecer falo com meu preparador hj sobre isso e posto aqui...

Edson Santos
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Edson Santos em Qua 30 Dez - 12:54:13

Giovani Parra escreveu:Fala Edson,

se eu nao esquecer falo com meu preparador hj sobre isso e posto aqui...

é nóis...

Valeu

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 1 Jan - 13:19:51

As bielas tanto do Tempra quanto do Marea Turbo se não me engano são possível sim de adaptar no Opala, porém prescisa levar as peças em retífica gabaritada pra aumentar os furos das bielas o suficiente para que fiquem na mesma medida do Opala, e o pino de pistão original nas bielas de Fiat é tipo flutuante, com folga, e no Opala é com interferência (prensado), pode-se fazer cavas e travas no furo do pino no pistão e passar a usar bielas com pinos flutuantes no motor do Opala, qualquer retífica entendida faz esse serviço, só prescisa ficar de olho na qualidade das travas utilizadas pra que nenhum escape do canal e deixe o pino esfregar na camisa do cilindro.......

Originariamente as bielas de Opala e Tempra tem pouca diferença de resistência, mas as do Fiat são um pouco mais resistentes, porém prescisa ficar de olho sobre a expessura delas, pra não ficar com muita folga axial em cima do colo do virabrequim....

As bielas de Silverado eu sei que são muito mais resistentes que qualquer outro modelo original, porém só podem ser usadas com pistões 4'' importados de motores V8 feitos justamente para usar com bielas longas (tem menor altura entre pino e topo de pistão).

Giovani Parra
Moderadores
Moderadores

Mensagem por Giovani Parra em Sex 1 Jan - 14:20:17

Valeu a resposta de novo Jeferson, fiquei devendo essa pro pessoal...
nem consegui ir no meu preparador, mandei meu carrinho de plastico no lava rapido e os caras tiveram a moral de quebrar o trambulador, dae fiquei correndo atras disso e nao deu pra ir ver...

abracos

Edson Santos
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Edson Santos em Sex 1 Jan - 15:21:54

Jeferson_Heerdt escreveu:As bielas tanto do Tempra quanto do Marea Turbo se não me engano são possível sim de adaptar no Opala, porém prescisa levar as peças em retífica gabaritada pra aumentar os furos das bielas o suficiente para que fiquem na mesma medida do Opala, e o pino de pistão original nas bielas de Fiat é tipo flutuante, com folga, e no Opala é com interferência (prensado), pode-se fazer cavas e travas no furo do pino no pistão e passar a usar bielas com pinos flutuantes no motor do Opala, qualquer retífica entendida faz esse serviço, só prescisa ficar de olho na qualidade das travas utilizadas pra que nenhum escape do canal e deixe o pino esfregar na camisa do cilindro.......

Originariamente as bielas de Opala e Tempra tem pouca diferença de resistência, mas as do Fiat são um pouco mais resistentes, porém prescisa ficar de olho sobre a expessura delas, pra não ficar com muita folga axial em cima do colo do virabrequim....

As bielas de Silverado eu sei que são muito mais resistentes que qualquer outro modelo original, porém só podem ser usadas com pistões 4'' importados de motores V8 feitos justamente para usar com bielas longas (tem menor altura entre pino e topo de pistão).

Valeu Jeferson,
vou imprimir esse relato e falar com o mecânico. Mas são planos futuros ainda, assim que a coisa melhorar pro meu lado, mando o cabeçote do bixo aí.

Valeu
Abraço

Edson Santos
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Edson Santos em Sex 1 Jan - 15:23:52

Giovani Parra escreveu:Valeu a resposta de novo Jeferson, fiquei devendo essa pro pessoal...
nem consegui ir no meu preparador, mandei meu carrinho de plastico no lava rapido e os caras tiveram a moral de quebrar o trambulador, dae fiquei correndo atras disso e nao deu pra ir ver...

abracos

eita Wap forte essa eim...kkkkkkkkkkkkk

brincadeira Gil, não esquenta não.

Abraços

Pro-Mod 078
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 143
Modelo do carro : Pro Mod 1978 Special 4 Portas
Cilindros : Gm V8 350 5.7L

Mensagem por Pro-Mod 078 em Sex 1 Jan - 16:01:57

Jeferson_Heerdt escreveu:As bielas tanto do Tempra quanto do Marea Turbo se não me engano são possível sim de adaptar no Opala, porém prescisa levar as peças em retífica gabaritada pra aumentar os furos das bielas o suficiente para que fiquem na mesma medida do Opala, e o pino de pistão original nas bielas de Fiat é tipo flutuante, com folga, e no Opala é com interferência (prensado), pode-se fazer cavas e travas no furo do pino no pistão e passar a usar bielas com pinos flutuantes no motor do Opala, qualquer retífica entendida faz esse serviço, só prescisa ficar de olho na qualidade das travas utilizadas pra que nenhum escape do canal e deixe o pino esfregar na camisa do cilindro.......

Consigo Trazer Bielas SCAT, Formato H-Bean 6.000 Pra Mais De 750 Cv Para 6cc... Com Um Preço Bem Baixo!

mksol
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por mksol em Qui 28 Jan - 18:33:23

Qual o tamanho de biela que tenho que usar?
como medir?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:08:20

Data/hora atual: Qua 7 Dez - 23:08:19