mksol escreveu:boas festas a todos os amigos...
seguinte pessoal, estou em fase de retífica e montagem.
sugiu a seguinte dúvida:
vou montar com pistão STD alcool 4", e meu mecanico falou em tirar
um pouco de peso do pistão.
gostaria de saber de quem já preparou esse motor se realmente tem
essa necessidade de tirar material do pistão, imagino que vai ficar menos
resistente e com perigo de quebrar..
outra coisa:
até quanto tenho que deixar da cabeça do pistão até o cabeçote, ou seja
até o limite do cabeçote.
pois imagino que terei que montar a parte de baixo do motor com com
bielas e pistão pra medir e depois mandar na retífica pra mandar tirar no bloco..
por hora são essas as dúvidas..
valeu pessoal
Essa tá facil amigo... Eu ja montei 4'' levemente aliviado e não gostei, achei que perdeu torque, principalmente de baixa, mas o motor disparava legal, pra tiro curto ficou show, mas pra rua e uso normal eu não gostei.. Minha opinião: não alivia nada, apenas deixe todos com exatamente o mesmo peso, igualmente faça nas bielas, assim terá o conjunto pistão/biela devidamente balanceado... e isso da uma diferença perceptível, ainda mais se fizer o balanceamento do virabrequim em conjunto com dumper, volante e plato....
Não há problema de aliviar pistões, desde que se faça nos pontos certos não corre o risco de enfraquecer, mas eu não faria novamente.
Depois de acertado os pesos e montado as bielas nos pistões faça uma pré montagem pra medir a altura entre topos (pistão e bloco) com auxilio de um relógio comparador pra encontrar o real PMS (aproveita e marca a polia os PMS pra ajudar quando for regular válvulas).
Mande rebaixar o suficiente para que os topos fiquem 0 a 0 num motor normal, se usar junta original e prescisar de mais taxa de compressão pode fazer o pistão sair até 0,4mm para fora do topo do bloco, caso queira utilizar anéis o'ring e eliminar junta pra ganhar ainda mais taxa deixa o topo dos pistões 1mm para baixo do topo do bloco.
DICA: peça pra retífica fazer o brunimento bem fino (com a máquina mesmo mas com granulação bem fina aquele xadrez que se vê nas paredes dos cilindros e acerta as folgas dos pistões pra 0,08, original é 0,05... isso também da uma boa diferença, deixa o motor muito mais solto e os anéis assentam muito mais rápido...)
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