Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

80 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 73 Visitantes :: 1 Motor de busca

*Mix*, gimenez, joaoc, Rodrigo N, Sergio Rocha, sergiomed, Shadow90


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Diferença entre o motor 153 e 151

Compartilhe

jean-xt
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 53
Idade : 46
Localização : São João del-Rei/MG
Modelo do carro : Opala cupe especial 1972
Opala comodoro 1981
Cilindros : 6cc
4cc respectivamente
Data de inscrição : 22/05/2009

Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por jean-xt em Ter 29 Dez - 16:30:23

Boa noite amigos opaleiros sempre tive essa duvida com relação à diferença entre motores 153 e o 151. Já ouvi vários comentários de mecânicos mas que não me esclareceram mto pouco. O motor que equipa o Opala Especial 1972 é o 153?? Qual a diferença entre estes dois modelos?

parra
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1629
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Caravan 1983
Cilindros : 4
Data de inscrição : 08/04/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por parra em Qua 30 Dez - 6:25:33

Ta ae ... wikiiii !





Opala 4 cilindros


Aos primeiros anos do Opala, o motor quatro cilindros de 2509 cm3 (153 pol3) basicamente era uma versão 4 cilindros do Stovebolt Americano. Originalmente desenvolvido para equipar a linha básica do Chevrolet Nova de 1961.
Em 1974,
com o objetivo de conferir maior suavidade ao Opala, o motor 4
cilindros recebeu alguns aperfeiçoamentos, a saber: aumento do diâmetro
dos cilindros, com pistões com mais leves, bielas mais longas, virabrequim com menor curso, e volante com maior massa. Com isso, a cilindrada foi ligeiramente reduzida para 2455 cm3 (151 pol3), embora ganhava-se grande suavidade no funcionamento, permitindo-se regimes de rotação mais altos.
Este motor ainda passou por mais alguns refinamentos, caracterizando-o como 151-S,
com novo coletor de admissão de alumínio, carburador de corpo duplo, e
a elevação da taxa de compressão. Essas alterações visaram tornar o
motor mais eficiente e econômico, na opção S.
Também foi oferecida a a opção do álcool como combustível, um biocombustível de menor poder calórico, mas que produz mais potência que a gasolina por aceitar uma taxa de compressão mais elevada, além de ser menos poluente. Com isso, os Opalas 4 cilindros a álcool obtiveram acelerações mais rápidas e velocidade final consideravelmente superiores aos modelos a gasolina.
Para manter uma distinção entre as séries de motores, a GM tinha por
costume aplicar uma pintura de diferentes cores aos motores em
determinadas épocas, como o verde, que indicava que o motor era o 151S
com carburação DFV 446, o azul, que indicava o motor 151 com carburador Solex H40 de corpo simples, e o amarelo, que indicava o motor a álcool com carburador Solex de duplo estágio.
Os motores 4 cilindros dos Opalas são reconhecidos pelo torque,
robustez, durabilidade e com poucas modificações obtém-se mais
potência. A partir de 76, todos os Opalas 4 cil saíram de fábrica com o
motor dos SS.
Wikipedia

bruno_andré
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 550
Idade : 29
Localização : Pindorama - SP
Modelo do carro : 1980 - Opala

Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/08/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por bruno_andré em Qua 30 Dez - 7:58:14

Dá-lhe wikipedia heheheh.... E Parra tbm..

jean-xt
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 53
Idade : 46
Localização : São João del-Rei/MG
Modelo do carro : Opala cupe especial 1972
Opala comodoro 1981
Cilindros : 6cc
4cc respectivamente
Data de inscrição : 22/05/2009

sclarecimento

Mensagem por jean-xt em Qua 30 Dez - 8:10:03

parra escreveu:Ta ae ... wikiiii !




Opala 4 cilindros


Aos primeiros anos do Opala, o motor quatro cilindros de 2509 cm3 (153 pol3) basicamente era uma versão 4 cilindros do Stovebolt Americano. Originalmente desenvolvido para equipar a linha básica do Chevrolet Nova de 1961.
Em 1974,
com o objetivo de conferir maior suavidade ao Opala, o motor 4
cilindros recebeu alguns aperfeiçoamentos, a saber: aumento do diâmetro
dos cilindros, com pistões com mais leves, bielas mais longas, virabrequim com menor curso, e volante com maior massa. Com isso, a cilindrada foi ligeiramente reduzida para 2455 cm3 (151 pol3), embora ganhava-se grande suavidade no funcionamento, permitindo-se regimes de rotação mais altos.
Este motor ainda passou por mais alguns refinamentos, caracterizando-o como 151-S,
com novo coletor de admissão de alumínio, carburador de corpo duplo, e
a elevação da taxa de compressão. Essas alterações visaram tornar o
motor mais eficiente e econômico, na opção S.
Também foi oferecida a a opção do álcool como combustível, um biocombustível de menor poder calórico, mas que produz mais potência que a gasolina por aceitar uma taxa de compressão mais elevada, além de ser menos poluente. Com isso, os Opalas 4 cilindros a álcool obtiveram acelerações mais rápidas e velocidade final consideravelmente superiores aos modelos a gasolina.
Para manter uma distinção entre as séries de motores, a GM tinha por
costume aplicar uma pintura de diferentes cores aos motores em
determinadas épocas, como o verde, que indicava que o motor era o 151S
com carburação DFV 446, o azul, que indicava o motor 151 com carburador Solex H40 de corpo simples, e o amarelo, que indicava o motor a álcool com carburador Solex de duplo estágio.
Os motores 4 cilindros dos Opalas são reconhecidos pelo torque,
robustez, durabilidade e com poucas modificações obtém-se mais
potência. A partir de 76, todos os Opalas 4 cil saíram de fábrica com o
motor dos SS.
Wikipedia
Valeu agora só mais uma duvida teria em realção a consumo mta vantagem em trocar o motor de opala 72 com motor 153 pelo 151S???? Ou seja compensa??

Beto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 652
Idade : 37
Localização : Rolândia-Pr
Modelo do carro : To Sem Carro
Data de inscrição : 15/02/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por Beto em Qua 30 Dez - 8:12:46

Com uma explicação dessas não precisa dizer mais nada

opaleiro_bva
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2682
Idade : 35
Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
Modelo do carro : Opala Comodoro 80
Cilindros : 4
Data de inscrição : 03/07/2008

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por opaleiro_bva em Qua 30 Dez - 9:20:52

show!!!! só fiquei bolado com uma coisa... o motor verde é o 151-S??? putz... tem um amigo meu q tem uma caravan 79 99% original, coisa fina, e tem coletor de ferro, e bura 228. e o motor é verde, pintura original mesmo!!! inclusive o coletor é verde! será q ta certo? pq ali diz que o motor verde é o S, dae deveria ter a 446, coletor de aluminio.

jffersonave
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 615
Idade : 41
Localização : sao jose SC
Modelo do carro : caravan 1977
Cilindros : 4 cil.
Data de inscrição : 19/09/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por jffersonave em Qui 31 Dez - 13:20:17

este negócio das cores dos motores de opala é complicado pra caraca,e quanto mais esplica mais complica,kkkkkkkk ...

mfalzoi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 31
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Especial 1971 6cc
Opala de Luxo 1969 4cc
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 30/08/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por mfalzoi em Sab 3 Abr - 20:37:02

jffersonave escreveu:este negócio das cores dos motores de opala é complicado pra caraca,e quanto mais esplica mais complica,kkkkkkkk ...
Visualmente no carro esses motores (153 e 151) tem alguma diferenca???

gmleo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2651
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : Opala SS 1975
Cilindros : 4 cilindros com vontade!
Data de inscrição : 11/05/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por gmleo em Dom 4 Abr - 0:28:46

acredito que só a cor, respondi no outro tópico

mr opala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 245
Idade : 33
Localização : cuitiba
Modelo do carro : Opala 72 / caravan 75 / opala 75 / opala comodoro 78/ caravan 76 ...acho que é so isso rsrsr
Cilindros : 6
Data de inscrição : 16/03/2008

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por mr opala em Dom 4 Abr - 6:14:22

visualmente tem sim, o 151 tem 3 parafusos no suporte do coxim, enquanto o 153 so tem 2 parafusos no suporte, e o coxin do motor 153 e parecido com os de 6cc moderno!!

mfalzoi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 31
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Especial 1971 6cc
Opala de Luxo 1969 4cc
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 30/08/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por mfalzoi em Dom 4 Abr - 7:50:20

mr opala escreveu:visualmente tem sim, o 151 tem 3 parafusos no suporte do coxim, enquanto o 153 so tem 2 parafusos no suporte, e o coxin do motor 153 e parecido com os de 6cc moderno!!
Voce sabe informar se no motor 153 e possivel colocar retentor apos fazer rosca a esquerda e o objetivo, sera que para o vazamento da gaxeta.
Aduvida parece besta + e que comprei um 4 portas 69 e veio sem motor, pretendo deixar o carro o mais original possivel para possivel placa preta e se existe essa diferenca visual entre os dois motores ja complica...

mfalzoi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 31
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Especial 1971 6cc
Opala de Luxo 1969 4cc
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 30/08/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por mfalzoi em Dom 4 Abr - 7:53:35

mr opala escreveu:visualmente tem sim, o 151 tem 3 parafusos no suporte do coxim, enquanto o 153 so tem 2 parafusos no suporte, e o coxin do motor 153 e parecido com os de 6cc moderno!!
Aduvida parece besta + e que comprei um 4 portas 69 e veio sem motor, pretendo deixar o carro o mais original possivel para possivel placa preta e se existe essa diferenca visual entre os dois motores ja complica...

Edenilson
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 145
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala de Luxo 4 portas 1970
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 30/07/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por Edenilson em Sex 19 Nov - 7:01:02

[/quote]Aduvida parece besta + e que comprei um 4 portas 69 e veio sem motor, pretendo deixar o carro o mais original possivel para possivel placa preta e se existe essa diferenca visual entre os dois motores ja complica...[quote]


Fiquei com a mesma duvida, retifiquei o motor (153) do meu opala 1970 que já tem placa preta. Mesmo sabendo que o 151 é melhor do que o 153 preferi manter o original para evitar modificações e comprometer a placa preta.

mfalzoi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 31
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Especial 1971 6cc
Opala de Luxo 1969 4cc
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 30/08/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por mfalzoi em Sex 19 Nov - 19:11:22

mfalzoi escreveu:
mr opala escreveu:visualmente tem sim, o 151 tem 3 parafusos no suporte do coxim, enquanto o 153 so tem 2 parafusos no suporte, e o coxin do motor 153 e parecido com os de 6cc moderno!!
Aduvida parece besta + e que comprei um 4 portas 69 e veio sem motor, pretendo deixar o carro o mais original possivel para possivel placa preta e se existe essa diferenca visual entre os dois motores ja complica...

Sim e possivel e realmente para o vazamento.

haymo ribeiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1034
Idade : 47
Localização : RIo de Janeiro
Modelo do carro : CARAVAN cinza jaguar 91/92-4.1
INJETADA kit omega- COMODORO/SLE
ÁLCOOL - GRAFITE
RODAS DE CIVIC 16"
MS1-light(megasquirt)
caixa de blazer 5m 4.3

opala 6 cil 91 comodoro sle vermelho ciprius
monza S/R 2.0 S com weber 40
vectra CD 2.2 16v cinza
opala coupê 88 dourado monocromático
Cilindros : 6 cil, 6 cil, 4 cil, 4 cil, 6 cil
Data de inscrição : 08/11/2010

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por haymo ribeiro em Qui 15 Nov - 20:04:29

mr opala escreveu:visualmente tem sim, o 151 tem 3 parafusos no suporte do coxim, enquanto o 153 so tem 2 parafusos no suporte, e o coxin do motor 153 e parecido com os de 6cc moderno!!

gostaria de saber se dá para usar o suporte do 153 para colocar o motor 6 cilindros pois não estou achando o suporte, por um preço descente e vi um do 153, será que dá ???? a adaptação é motor amarelo 6cil á alcool num opala 91 4 cil...já tenho a suspensão com o agregado de 6cc, e vou instalar as molas do 6 cil tb, só não tenho o suporte que prende o coxim no motor e os poucos que achei tão pedindo 250 reais e achei os do 153 por 40 reais com coxim e tudo..

opaleiro recife
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 171
Localização : recife
Modelo do carro : opala dipolomata coupe 1982 6 cil
opala coupe 1981 6 cil
opala diplomata 1992 6 cil
chevette 1977
opala ss 1979 6cil
galaxie v8 1979
dodge dart 1975-v8
Data de inscrição : 25/07/2013

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por opaleiro recife em Seg 25 Maio - 11:43:23

A gaxeta que vai no motor 153 é a mesma do 151? pois tenho um motor desse, e fiquei com essa dúvida.

jean-xt
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 53
Idade : 46
Localização : São João del-Rei/MG
Modelo do carro : Opala cupe especial 1972
Opala comodoro 1981
Cilindros : 6cc
4cc respectivamente
Data de inscrição : 22/05/2009

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por jean-xt em Seg 25 Maio - 15:53:01

Olá sim e a mesma, porém te aconselho colocar o retentor bipartido da Felpro ok

opaleiro ss
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1205
Localização : Avaré
Modelo do carro : Opala ss4 76
Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75
Cilindros : 24
Data de inscrição : 27/03/2011

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por opaleiro ss em Seg 25 Maio - 20:23:05

Pelo que eu saiba, o suporte do 6 cilindros tem 3 parafusos no bloco, enquanto o do 153 tem 2.

O que dá pra usar é o quadro do 6 cilindros e coxim para apoiar o 153. Como o coxim do 153 é mais fino e o suporte para apoiar no quadro também é mais fino que do 6, ficaria subdimensionado a utilização do quadro do 153 para aguentar o seizão.

opaleiro recife
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 171
Localização : recife
Modelo do carro : opala dipolomata coupe 1982 6 cil
opala coupe 1981 6 cil
opala diplomata 1992 6 cil
chevette 1977
opala ss 1979 6cil
galaxie v8 1979
dodge dart 1975-v8
Data de inscrição : 25/07/2013

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por opaleiro recife em Sab 30 Maio - 20:20:16

O meu só tem 2 parafusos.

Conteúdo patrocinado

Re: Diferença entre o motor 153 e 151

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:42:14


    Data/hora atual: Seg 5 Dez - 15:42:13