Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Porta malas elétrico
Ontem à(s) 22:39:54 por RodrigoCadi

» comando omega 6mil rpm
Ontem à(s) 22:15:42 por krust

» Opala 75 amarelo trigo 4 portas
Ontem à(s) 21:35:57 por BrunoG

» Apresentação - Opalão 79 - 4 portas
Ontem à(s) 20:38:19 por tcheco 8687

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Ontem à(s) 17:32:33 por gabriel.acosta

» Farol de milha CIBIE
Ontem à(s) 16:40:28 por tcheco 8687

» Opala Drift ?
Ontem à(s) 16:19:51 por Shadow90

» Cabeçote caseiro
Ontem à(s) 16:07:06 por Felipe/S

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Ontem à(s) 15:47:37 por tcheco 8687

Quem está conectado

47 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 45 Visitantes :: 2 Motores de busca

allantomazi, kulink

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Opala esquentando

Compartilhe

Bruno4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 262
Modelo do carro : Comodoro 86 4P
Cilindros : 4cil 151-S Gasolina

Opala esquentando

Mensagem por Bruno4100 em Sab 9 Jan - 8:14:20

Salve galera, tô com um problema no Comodorozinho que tá dificil de resolver: Temperatura...

Andando na cidade, o ponteiro mal chega no meio, mas é pegar a estrada ele vai direto pra 3/4, e se andar no modo Race, ou então pegar uma subida de serra, a temperatura vai lá pra cima...

Já troquei o radiador, bomba d'água e coloquei uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador, mantendo a direta também, e estou rodando sem a termostática... E não resolve...

Já conferi o ponto também, e está zerado... Alguma luz?

Só me falta mesmo abrir o cabeçote e conferir o carburador... O estranho é que ele não mistura água com óleo, e nem sai nada de água pelo escapamento... Então junta queimada eu acho pouco provável...

O set-up do motor é um 151-S, carburador 446, escapamento original, e meu radiador é esse aqui: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7801...

Um abraço povo!

jean santi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 253
Modelo do carro : OPALA COMODORO 1986 COUPE agora 250s
Cilindros : SEIS

Re: Opala esquentando

Mensagem por jean santi em Sab 9 Jan - 8:36:52

me assustei com isso tambem ,o meu era só o marcador de temperatura que tava doidao desliguei o do painel e coloquei um reloginho daqueles que vai no copinho e resolvido nao passa dos 80 graus nem na serra de paranagua, de uma olhada espero ter ajudado

grapowski
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 608
Modelo do carro : Santa Matilde SM 4.1 1986 chassi 845
Cilindros : 6 cil - 4.1

Mensagem por grapowski em Sab 9 Jan - 13:22:59

Isso que o amigo sugeriu é bom verificar. Na cidade é um regime severo, portanto seria uma situação que ele deveria também esquentar.

Vá a uma casa de relógios e peça para eles medirem a temperatura do carro direto do sensor de temperatura do motor.

MALAKA_OPALA82
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1313

Mensagem por MALAKA_OPALA82 em Sab 9 Jan - 20:19:17

pode ser q ajunda queimou,,,,,,, q ja tinha queimando ante de vc fazer todas essas mudanças ..

Bruno4100
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Bruno4100 em Sab 9 Jan - 21:26:46

Bom, esqueci de dizer que também coloquei um marcador de temperatura auxiliar, desses universais, de mercúrio... E o marcador do painel funciona corretamente... Infelizmente... A temperatura beirou os 95° voltando da praia, na subida da serra... Ai parei, deixei o motor funcionando em marcha lenta com a ventoinha auxiliar ligada o tempo todo... E a temperatura baixou em pouco tempo...

Eu também estou 90% achando que é a junta de cabeçote, o que acho estranho é que não mistura água no óleo, não sai nada de água pelo escapamento... Sinistro mesmo...

Bruno4100
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Bruno4100 em Seg 18 Jan - 18:13:16

Apenas para atualizar, dei a última tacada antes de abrir o cabeçote...Emprestei um radiador 'antigo', e é a mesma coisa do meu radiador 'pequeno', esquenta mesmo na estrada...Lá vai o Opala pro médico, denoooovo!

Franck Machado
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3

superaquecimento

Mensagem por Franck Machado em Dom 24 Jan - 21:15:45

Olá bruno, eu estava com o mesmo problema e pode ir certo no cabeçote , o meu estava queimado e botava compressão pra dentro do sistema da da água, e tambem e om eu estava andando com gasolina com taxa de compressão de álcool, solução troquei a junta, e passei para o álcool de novo. problema resolvido. (Motor fresquinho lomba a cima, lomba a baixo)

rogerioh
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 169
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6 bocão

Mensagem por rogerioh em Seg 25 Jan - 15:52:08

ola pessoal....
se eu for ligar um relogio de temperatura auxiliar...posso deixar o outro ligado??????não vai ocorrer conflito

Bruno4100
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Bruno4100 em Qua 27 Jan - 11:23:24

rogerioh escreveu:ola pessoal....
se eu for ligar um relogio de temperatura auxiliar...posso deixar o outro ligado??????não vai ocorrer conflito
No meu caso não, porque o termometro que coloquei não é elétrico... Como meu carro não tem ar-quente, mandei fazer uma bucha e coloquei o sensor ali onde seria a saida do ar-quente original...Nem passei o termômetro lá para dentro do carro, ele fica junto com o radiador, preso no suporte dele...
Abraços!

Hendrix
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5
Modelo do carro : Opala Comodoro 90 - Bordo
Cilindros : 6CC

Mensagem por Hendrix em Qua 27 Jan - 19:13:08

dae Bruno,
Cara, não sei se é a mesma coisa mas não custa tentar! O carro de um amigo tava aquecendo pra caramba, e ele verificou tudo que se pode imaginar! Por incrível que pareça ele resolveu o problema com aqueles aditivos para radiador que vendem nos postos.
Espero que resolva seu problema tbm!

Abraço!

dick4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4

Mensagem por dick4100 em Dom 5 Set - 18:03:16

Bruno, estou "desenterrando" o tópico pois tenho um Opala SS-6 74 q está com o mesmo problema que o seu tinha (acredito que já tenha resolvido). Meu carro tem motor 4100 original, de diferente só uso ignição eletronica e uma bijet holley, sist. de arrefecimento com radiador original do 6cil, hélice de 5 pás e mais uma ventoinha eletrica adaptada pela frente do radiador. Na cidade ele demora a esquentar pois anda a maior parte do tempo na lenta ou baixo giro...agora é pegar estrada ou uma subido com giro mais alto o ponteiro vai subindo rápido, mesmo com ventoinha ligada, com ou sem termostática dá no mesmo. Já mandei limpar e varetar o radiador, limpei toda água, cabeçote já teve junta trocada e ainda não resolveu...na lenta ele refrigera, andando esquenta muito...confesso que to meio perdido na poeira, esse findi viajei 100 km pra ir e voltar num encontro de antigos e tive q ir cuidando, parando e tal pra não derreter tudo...se alguém tiver uma luz aí eu fico grato!
Abraços,
Marcio
P.Alegre RS

Bruno4100
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Bruno4100 em Qua 8 Set - 9:34:11

Fala Dick! Como é o escapamento do seu carro? Apenas por curiosidade...

1 ou 2 abafadores? 6x2?

Abraços!

dick4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4

Mensagem por dick4100 em Qua 8 Set - 9:48:25

olá
é 6x2 com um abafador no meio do carro somente!

Abraços,
Marcio

lfsgomes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 106
Modelo do carro : Especial 1971
Cilindros : 4

Mensagem por lfsgomes em Seg 13 Set - 13:27:37

Amigo,
verifica o ponto de ignição do seu carro, pois opala fora do ponto aquece pra caramba. Verifica tbm a bomba d'água!
Por fim, muito cuidado com os aditivos para radiadores, pois os mesmos possuem a função de limpar o sistema e podem gerar vazamentos nas pastilhas do bloco, mangueiras e bomba d'água. Cuidado!
Att,
Luís.

parra
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1629
Modelo do carro : Caravan 1983

Mensagem por parra em Ter 14 Set - 13:46:10

meu opala alcool, com tudo novo, e a termostatica que abre em 90 e completamente em 95 graus, funciona que uma beleza ... a temperatura é acima do meio mesmo, e em dias muito quentes e com uso extremo ela fica em 90 graus ... e o carro um tesão de andar, alcool quente motor forte ...
So que meu carro usa élice mecanica, e de acordo com a Gm é essa termostatica mesmo ... resumindo se for alcool anda mais quente mesmo ...

Adrianofb
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 6689
Modelo do carro : Caravan 80.

Mensagem por Adrianofb em Sex 19 Nov - 20:57:02

Estou com o mesmo problema em meu coupe branco, era cabeçote mesmo?

Abraxxx!!

Sergio Teixeira
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2
Modelo do carro : Opala SL 1990
Cilindros : 4 cc

Mensagem por Sergio Teixeira em Sab 20 Nov - 6:13:01

Estou com o mesmo problema e o pior, misturou água com o óleo ...
Estou com o rocação na boca ...
Comentando com um amigo ele falou que teveria colocar um "kit verão" com uma cebolinha na mangueira o que arma a ventilação antes de aquecer muito, não tenho idéia se pode funcionar.
Com relação ao motor do meu carro, vejo que terei que trocar juntas e verificar o cabeçote, o que me preocupou mais foi o barulho de pistão batendo quando ligo o ar condicionado ....

kanalha 88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1753
Modelo do carro : DIPLOMATA-SE 88 CARAVAN-SS 78
Cilindros :
6-4.1 A
6-250-S

Mensagem por kanalha 88 em Qui 25 Nov - 7:31:22

PUTS MINHA CARAVAN TA ASSIM TAMBEM NA CIDADE ELA NUM ESQUENTA NEM APAU
PEGO ESTRADA AI COMEÇA ESQUENTA...
EO A MINHA TENHO CERTEZA QUE NÃO É JUNTA PIOS NUM FAZ NEM 2 MESES QUE FOI PLAINADO E TROCADO A JUNTA DO CABEÇOTE ....

renelousada
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 183
Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 SE 6cc 4.4 238 CV
OPALA 1978 4P DE LUXO 4CC
Cilindros : 6CC 4CC

Mensagem por renelousada em Qui 23 Fev - 16:09:27

Bom tive um problema com meu carro saindo de Rio das Ostras para o Rio, na avenida Brasil minha bomba de direção hidraulica travou ,arrebentando a correia da bomba de água, o carro parou no meio da avenida Brasil ..um sufoco danado, 3 pessoas me ajudaram a empurrar o carro para o canto, depois um cara de moto (honda 125)botou o pé no parachoque e empurrou meu carro..sério..ele rebocou meu carro com uma 125, o carro pegou, mais tive que ir bem de vagar, pq não estava circulando água, cosegui chegar em casa com o motor pegando fogo..kkk fiquei preocupado pois penssei que tinha queimado as juntas, mais graças a Deus não, mais meu carro agora esta esquentando muito muito mesmo, acho que é bomba de água, mais notei que água esta circulando normalmente, não tem oleo na águam a ventoinha arma normalmente, alguém me dá uma luz do que aconteceu?

adrianopascutti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 956
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E 90

Cilindros : 6

Mensagem por adrianopascutti em Qui 23 Fev - 17:47:45

Bruno4100 escreveu:Salve galera, tô com um problema no Comodorozinho que tá dificil de resolver: Temperatura...

Andando na cidade, o ponteiro mal chega no meio, mas é pegar a estrada ele vai direto pra 3/4, e se andar no modo Race, ou então pegar uma subida de serra, a temperatura vai lá pra cima...

Já troquei o radiador, bomba d'água e coloquei uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador, mantendo a direta também, e estou rodando sem a termostática... E não resolve...

Só me falta mesmo abrir o cabeçote e conferir o carburador... O estranho é que ele não mistura água com óleo, e nem sai nada de água pelo escapamento... Então junta queimada eu acho pouco provável...

O set-up do motor é um 151-S, carburador 446, escapamento original, e meu radiador é esse aqui: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7801...

Um abraço povo!

Cara não acho justo...
4 cilindros R$ 152,
6 cilindros R$ 890,
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7397

adrianopascutti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 956
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E 90

Cilindros : 6

Mensagem por adrianopascutti em Qui 23 Fev - 17:50:02

Não pode ser ar na tubulação?

Paulo SS78
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 76
Modelo do carro : Chevrolet, Opala SS4 78
Cilindros : 4CC 2.5

Mensagem por Paulo SS78 em Sex 10 Maio - 11:29:03

Ola galera tenho um Opala ss4 78 e acabei de comprar após alguns dias rodando com ele percebi que ele esta esquentando muito rápido andando na cidade, não mexi em nada ainda ele esta com radiador original tudo original preciso que vocês me ajudem esse é meu primeiro Opala e não sei por onde começar a resolver isto. Desde já agradeço.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4993
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sex 10 Maio - 12:32:31

Olhe primeiro a termostática...ela fica no topo do motor naquele batatão de onde sai a mangueira que vai para o radiador...talvez o antigo dono tenha retirado (ela trava o motor esquenta, então o "mexânico" tira fora), ou a sua está travada...para saber é só retirar e colocar em uma panela com água e deixar ferver ela tem que abrir uns 10 mm antes da água ferver.
Se abrir quando começar a soltar bolhas ou abrir muito pouco então troca...existe modelos a álcool e gasolina.
Depois repara no ponteiro da temperatura se não esta desrregulado...você vira a chave e ele já da um "pulinho"...mistura pobre (ar/combustível) também esquenta...ponto muito adiantado...ou rotação muito baixa (a bomba depende da rotação do motor), pelo seu avatar o motor 4 cc tem rotação da lenta de 600/650 rpm's e do 6 cc 550/600 rpm's como referência. Olhe primeiro a termostática..eu aposto nela...OKK

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Sex 10 Maio - 12:40:41

Bruno4100 escreveu:Salve galera, tô com um problema no Comodorozinho que tá dificil de resolver: Temperatura...

Um abraço povo!

Peguei o bonde andando na conversa...já olhou o resitor atrás do painel...se você acelera e o ponteiro fica doido pode ser ele..porque acelera..sobe a tensão, o resistor (que funciona como regulador de tensão) não funciona e o ponteiro fica doido...tem que desmontar...o valor vem marcado nele...mede com multimetro, se estiver errado é só trocar...qualquer loja de eletrônica...uns R$ 2,50.
Agora a bomba dá para ter uma "NOÇÃO" da situação, liga o motor e deixa esquentar, pressiona com os dedos a mangueira que sai do batatão na parte superior e vai para o coletor e dá uma acelerada...ela tem que endurecer...senão sua bomba não esta legal ou tem entupimento... OKK

Paulo SS78
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Paulo SS78 em Sex 10 Maio - 12:57:21

Blz Galera vou fazer estes testes hoje e volto a postar aqui, muito obrigado pela ajuda.

Paulo SS78
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Paulo SS78 em Seg 13 Maio - 7:32:53

Bom dia, ontem tentei resolver o problema do Opala esquentar rápido fiz algumas verificações no sistema de arrefecimento.
1- Retirei o radiador e coloquei a mangueira na boca dele até a água sair cristalina.
2- Retirei aquele batatão que fica o termostato (o meu estava sem termostato) e coloquei a mangueira até a água do motor sair cristalina
3- reconectei tudo e coloquei água filtrada.
agora minhas duvidas a primeira,
1- naquele batatão que vai uma mangueira do radiador eu retirei e não nenhuma junta ali, queria saber se ali deveria ter uma junta?
2- eu tenho que colocar um termostato?
3-mesmo depois da limpeza o carro continua esquentando muito rápido. oque fazer?

parra
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por parra em Seg 13 Maio - 10:52:34

ali vai sim uma junta da termostáica.
sim vc tem que por o termostato.

além do sistema, radiador e bomba de água etc ...
verifique também a bomba de óleo, pois o óleo tb tem o papel de resfriar o motor, quando circula com a pressão correta.

Se o carro estiver taxado, tente uma vela mais fria.

Se o radiador for novo, eu recomendo aditivo comoo Praflu por ex.

Paulo SS78
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Paulo SS78 em Seg 13 Maio - 12:25:19

Obrigado, mas como verifico se a bomba esta boa ?
o radiador e o original.
como verifico se a bomba de oleo esta boa e funcionando?
como sei se o carro esta taxado ou não ?

desculpe as muitas duvidas mas é meu primeiro Opalão e quero aprender.

parra
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por parra em Seg 13 Maio - 17:05:29

tem que medir a pressão do óleo, para isso tem que ter equipamento o mesmo para a medir se a compressão esta adequada.
peça para um mecanico medir isso para você. Os parâmetros eu não sei de cabeça, logo mais alguem completa.

Paulo SS78
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Paulo SS78 em Ter 21 Maio - 12:35:19

Ta beleza vou levar o carro em uma mecânica que saiba fazer um checkup geral no opala pra ter certeza que ele esta em dia.

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 52
Modelo do carro : Chevrolet Comodoro SL/E 1991/1991 Prata Níquel
Cilindros : L6 - Brosol 3E

Mensagem por tommunareto em Qua 15 Jan - 18:51:38

Pessoal, tudo bem?
Meu Comodoro 91 esta com o sistema todo original,e esquenta muito com ar condicionado. Ouvindo alguns amigos decidi colocar o liquido de radiador Petroplus superconcentrado da STP (rotulo verde) e me espantei pois ele não esquenta mais da forma que acontecia.
Não custa tentar né!
Espero ajudar vocês!
Abraço
Munareto.

Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc

Mensagem por Anderson Carvalho em Qua 15 Jan - 19:45:29

Vou tentar esse Petroplus.

No Comodoro 88 álcool, tive de trocar a junta do cabeçote devido à este problema pois esquentou tanto que acabou misturando água no óleo, foi uma encrenca danada...

Atuamente estou com meu radiador selado (o mecânico fez um trampo legal, colocou um reservatório para a água), mas mesmo assim o ponteiro da temperatura sobe para 85% em pouco tempo.

Uso o carburador Brosol 3E, vocês acham que ele pode ser também um dos culpados dessa alta na temperatura?

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por tommunareto em Qua 15 Jan - 19:54:05

Cara, meu 91 tem o 3e, acho que não deve ser ele, cara esse liquido ele não é aqueles aditivos de limpeza, que solta tudo e depois tu tem que trocar o liquido te aconselho a tirar toda agua do sistema e trocar pois esse aditivo que recomendei trata até 8 litros de água.
E ele não agride metais tipo cobre e latão (material do radiador e dos selos do motor).
Meu pai colocou no radiador do Firebird dele e depois de 6 meses trocou agua, esse líquido tratou o bloco e a borra que tinha antes diminuiu para quase nada.
Abraço.

tommunareto
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por tommunareto em Qua 15 Jan - 19:56:51

Cara, meu 91 tem o 3e, acho que não deve ser ele, esse liquido ele não é aqueles aditivos de limpeza, que solta tudo e depois tu tem que trocar. Te aconselho a tirar toda agua do sistema e trocar toda a agua e pode diluir um pote desse produto pois o opala vai 6 a 7 litros de agua no sistema, pois esse aditivo que recomendei trata até 8 litros de água.
E ele não agride metais tipo cobre e latão (material do radiador e dos selos do motor).
Meu pai colocou no radiador do Firebird dele e depois de 6 meses trocou agua, esse líquido tratou o bloco e a borra que tinha antes diminuiu para quase nada.
Abraço.

parra
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por parra em Qui 16 Jan - 5:25:58

aditivos sempre .... mas para isso tem que ter selos e radiador em ordem ... por mais que diz que não agride ele da uma limpada sim.
Eu sempreu usei, minha água esta semrpre limpinha, o carro não ferve por nada, mesmo em transito travado .... sistema antigo .... preciso completer água de vez em nunca .... é uma maravilha ..... uso Paraflu ou outro concentrada mais em conta. Não é milage nem mágica, esse produtos aumentam o ponto de ebulição da água em 20% ou seja a água so vai ferver la perto dos 120 graus, o que da uma boa margem.O mesmo para temperaturas muito frias, tb evita o congelamento.

Laercio Tomaz Jr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1346
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Qui 10 Mar - 14:34:12

Amigos o meu opala está esquentando muito fica com a ventuinha elétrica ligada direta falei com o IVO ele até me deu uma ajuda pediu pra verificar o motor da ventuinha se esta na rotação adequada, agora lendo alguns tópicos vi que o painel pode influenciar e o meu painel está desligado será que pode ser isso?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Qui 10 Mar - 16:34:40

Laercio Tomaz Jr escreveu:Amigos o meu opala está esquentando muito fica com a ventuinha elétrica ligada direta falei com o IVO ele até me deu uma ajuda pediu pra verificar o motor da ventuinha se esta na rotação adequada, agora lendo alguns tópicos vi que o painel pode influenciar e o meu painel está desligado será que pode ser isso?

Por ser aspirado pode ser a taxa.
Tá usando termostática?
A ventoinha gira invertida?
Eu acho melhor a ventoinha atrás do radiador e não na frente, gosto meu.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:32:28

Data/hora atual: Seg 5 Dez - 5:32:28