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Ligação coletor e tampa de valvulas

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Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 6:08:15

Amigos, aquela mangueira que sai do coletor e é ligada na tampa de valvulas pode ser tampada ? ao retirar a mangueira e tampando notei que a marcha lenta diminui e a na aceleração manual parece mais precissa e sem falhas. Ainda não sai com o carro p/ testar.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Lucius em Qui 14 Jan - 6:38:43

Olá rbmopala:
na verdade, não estoju entendendo mto bem a sua pergunta. A única mangueira que sai da tampa de válvulas é o respiro do carter, que é ligado no filtro de ar. Esse respiro não deve ser tampado, pois aumenta a pressão interna do motor, podendo ter danos. Se estiver ligado direto no coletor, ficará tampado... Tbm existe uma mangueira que sai do coletor de admissão dos carros a alcool, que é do aquecimento. Essa mangueira é ligada na parte superior da bomba d agua, que fica sobre a tampa de valvulas. Quando desligada, a mistura fica mto fria, levando a falhas e engasgos.
Enfim, a mangueira do respiro do óleo até pode ser desligada do filtro, desde que seja colocado um filtro na sua saída (para evitar que entrem impurezas junto ao oleo). Já a mangueira do aquecimento do coletor não deve ser desligada.
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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Müller em Qui 14 Jan - 6:44:29

Ele tá se referindo à mangueira superior da tampa de válvulas. Ela, sim, vai ligada no coletor de admissão. E tem essa do respiro, q vai no filtro.

Essa superior serve pra levar os vapores do óleo pro coletor pra serem queimados. É mais uma questão "ecológica", pra não soltar esses vapores diretamente na atmosfera.


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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Lucius em Qui 14 Jan - 6:50:09

Bem nesse caso acho que, ao ligar a mangueira no coletor, aumenta a admissão dos vapores do óleo e diminui o oxigenio da mistura, por isso que quando tira fica melhor. No meu landau acontecia isso, com a mangueira ligada na admissão, não tinha como deixar redondo. tirei e instalei um filtro pequeno cônico (aqueles de tuning).

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 7:10:31

Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Müller em Qui 14 Jan - 7:12:32

rbmopala escreveu:Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.

Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.


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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 7:21:00

Müller escreveu:
rbmopala escreveu:Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.

Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.

Müller, as duas saidas da tampa de valvulas eu não tampei o que eu tampei foi a mangueira do coletor, se eu deixo ela aberta fica puxando muito ar, obs. meu motor e a alcool amarelo 83, mas estou rodando na gasolina mesmo, porque o meu coletor e p/ carb simples weber 228.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Müller em Qui 14 Jan - 7:28:37

rbmopala escreveu:
Müller escreveu:
rbmopala escreveu:Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.

Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.

Müller, as duas saidas da tampa de valvulas eu não tampei o que eu tampei foi a mangueira do coletor, se eu deixo ela aberta fica puxando muito ar, obs. meu motor e a alcool amarelo 83, mas estou rodando na gasolina mesmo, porque o meu coletor e p/ carb simples weber 228.

Tampar no coletor, td bem. O q não pode é tampar a saída da tampa.


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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 7:41:09

Müller escreveu:
rbmopala escreveu:
Müller escreveu:

Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.


Müller, as duas saidas da tampa de valvulas eu não tampei o que eu tampei foi a mangueira do coletor, se eu deixo ela aberta fica puxando muito ar, obs. meu motor e a alcool amarelo 83, mas estou rodando na gasolina mesmo, porque o meu coletor e p/ carb simples weber 228.

Tampar no coletor, td bem. O q não pode é tampar a saída da tampa.

Então eu posso ligar as duas saidas da tampa de valvulas no filtro de ar com um T ?

^Marcos^
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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por ^Marcos^ em Qui 14 Jan - 7:42:40

os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Müller em Qui 14 Jan - 7:53:58

^Marcos^ escreveu:os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara

Disso eu já não sabia........


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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 8:16:08

^Marcos^ escreveu:os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara

Marcos, no meu caso o motor vai aspirar os gases das duas saidas pelo filtro de ar, sera que é a mesma coisa para as valvulas do que aspirado direto pelo coletor de admissão ? eu só queria melhorar o acerto do carburador simples a gasolina num motor original a alcool.

^Marcos^
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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por ^Marcos^ em Qui 14 Jan - 8:49:33

Colega,
Todos os Opala são iguais, a mangueira "deveria" ficar no local, já que algum engenheiro a projetou para ficar lá e tem a sua utilidade, mas vc deve fazer o que achar melhor para vc e seu carro.

Agora, se seu carro funciona "melhor" sem a mangueira será que não tem nada de errado nele?

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rogerioh em Qui 14 Jan - 8:56:46

tambem concordo com o Marcos............

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 10:08:36

^Marcos^ escreveu:Colega,
Todos os Opala são iguais, a mangueira "deveria" ficar no local, já que algum engenheiro a projetou para ficar lá e tem a sua utilidade, mas vc deve fazer o que achar melhor para vc e seu carro.

Agora, se seu carro funciona "melhor" sem a mangueira será que não tem nada de errado nele?

Marcos, vc tem toda razão a minha tampa valvulas esta faltando parafusos e um pouco empenada e mesmo c/ junta nova vaza oleo, então deve dar entrada falsa de ar no coletor.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Müller em Qui 14 Jan - 10:11:25

rbmopala escreveu:
^Marcos^ escreveu:Colega,
Todos os Opala são iguais, a mangueira "deveria" ficar no local, já que algum engenheiro a projetou para ficar lá e tem a sua utilidade, mas vc deve fazer o que achar melhor para vc e seu carro.

Agora, se seu carro funciona "melhor" sem a mangueira será que não tem nada de errado nele?

Marcos, vc tem toda razão a minha tampa valvulas esta faltando parafusos e um pouco empenada e mesmo c/ junta nova vaza oleo, então deve dar entrada falsa de ar no coletor.

Junta da tampa de valvulas não tem nada a ver com entrada de ar no coletor. Junta dos coletores, sim.


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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por parra em Qui 14 Jan - 12:46:49

Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 13:01:34

parra escreveu:Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
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Meu motor tbm é Amarelo a alcool, só que to rodando na gasolina.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por parra em Qui 14 Jan - 13:12:42

rbmopala escreveu:
parra escreveu:Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
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Mesmo assim se eu fosse você repararia no óleo, nossa gasoroba tem 20% no mínimo de alcool.
Se o óleo começar a ficar mais grosso, e formar borra ... e isso o problema. Vlw.
Ps. se carro não tem hidrovacuo ?

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Qui 14 Jan - 13:43:47

parra escreveu:
rbmopala escreveu:
parra escreveu:Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
vlw !

Meu motor tbm é Amarelo a alcool, só que to rodando na gasolina.

Mesmo assim se eu fosse você repararia no óleo, nossa gasoroba tem 20% no mínimo de alcool.
Se o óleo começar a ficar mais grosso, e formar borra ... e isso o problema. Vlw.
Ps. se carro não tem hidrovacuo ?

Meu opala tem hidrovacuo.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Lucius em Sex 15 Jan - 5:12:11

rbmopala escreveu:
^Marcos^ escreveu:os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara

Marcos, no meu caso o motor vai aspirar os gases das duas saidas pelo filtro de ar, sera que é a mesma coisa para as valvulas do que aspirado direto pelo coletor de admissão ? eu só queria melhorar o acerto do carburador simples a gasolina num motor original a alcool.

rbmopala:
acho que se vc ligar as duas no filtro vai acontecer a mesma coisa que acontece quando elas estão ligadas originalmente.
Essa história da lenta e talvez de falta em acelerações pode ser problema na carburação ou coletor de admissão. Aconselho espirrar um pouco de wd40 nas junções carburador/coletor e coletor/cabeçote com oo motor funcionando e verfificar se existem variações no funcionamento quando se espirra. Se houver, vc deve desmontar e revisar estas partes.
Consertado o defeito, dá para manter na configuração original.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Lucius em Sex 15 Jan - 5:17:05

rbmopala:
E o avanço a vacuo do carro?

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Sex 15 Jan - 6:03:50

Lucius escreveu:rbmopala:
E o avanço a vacuo do carro?

O avanço a vacuo esta funcionamdo pelo menos no teste da boca.

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por Lucius em Sex 15 Jan - 6:26:19

é amigo, então aconselho testar com o wd40

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por rbmopala em Sex 15 Jan - 8:05:31

Amigos, no meu coletor não tem esta valvula c/ mola que vi numas fotos pela net, pra que serve ela ?



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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por parra em Sex 15 Jan - 8:13:38

rbmopala escreveu:Amigos, no meu coletor não tem esta valvula c/ mola que vi numas fotos pela net, pra que serve ela ?



O meu é igual a segunda foto ... um vai pro hidrovacuo ... e outro pro respiro em cimado cabeçote ... que é o cara que estou falando, sem ele forma borra ...
[]'s !

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

Mensagem por adilso em Seg 12 Dez - 15:50:58

aproveitando o topico aquelas mangueira do aquesimento sao ligadas onde meu coletor tem 4 saidas 2 do lado do cabeçote e 2 do lado do idrovacuo

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Re: Ligação coletor e tampa de valvulas

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