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    Mensagem por Eduardo silva Seg 18 Jan - 10:59:59

    Gostaraia de passar meu opala para gasosa pois o alcool aqui ta 2,05 ,a minha unica duvida e se poderei rodar de boa mesmo fazendo as modificações no carbura e atrazando o ponto posso continuar com as mesmas velas ou terei q por as proprias a gasolina
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    Mensagem por opaleiro_bva Seg 18 Jan - 11:26:10

    teu motor é originalmente a gasolina??? se ele ja foi transformado pra alcool, tera de rever a taxa de compresao,(caso tenha sido alterado a taxa, se nao, nao precisa) alem de recalibrar o carburador, velas, ponto, e valvula termostatica... se for um motor oroginal alcool, tem de baixar taxa de compresao e o mesmo processo para o carburador, velas, ponto etc...
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    Mensagem por Eduardo silva Ter 19 Jan - 8:54:41

    O motor e original a alcool, então acredito que não vale a pena vou deixar como esta .Mudando de assunto tenho um amigo que tem uma casa de auto peças e conseguiu pistões e aneis originais da Gm ele comprou de uma consecionaria e esta vendendo por um otimo preço ele tem ate pistoes do 153 as medidas dos aneis são 030 020 os pistões são std 030 020 e outras que tenho que olhar direito se alguen interessar entre em contatao
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    Mensagem por opaleiro_bva Ter 19 Jan - 8:58:53

    Se for original alcool, creio q nao compensa mecher... no final das contas sai mais caro o molho do que o peixe,,rsrs.... logo o alcool volta a compensar a gasolina, dae o investimento que vc fez nao paga...
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    Mensagem por fontana Qua 20 Jan - 12:47:44

    Eduardo silva escreveu:Gostaraia de passar meu opala para gasosa pois o alcool aqui ta 2,05 ,a minha unica duvida e se poderei rodar de boa mesmo fazendo as modificações no carbura e atrazando o ponto posso continuar com as mesmas velas ou terei q por as proprias a gasolina

    se for original a alcool da pra passar a gasolina sem mexer na taxa e fica forte e economico......
    tenho uma tabela com todas a regulagens de varios motores que foi feito isso, a tabela foi feita na Petrobras e os motores na epoca testados e regulados em dinamometro....
    eu transformei varios motores de alcool pra gasolina sem mexer na taxa, e nenhum deu problema, apenas segui as medidas da tabela.......
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    Mensagem por Jean Bida Qua 20 Jan - 13:23:28

    Se for motor taxa 10:1 ,rola usar gasolina, deverá trocar: carburação,termostática para 76 graus(alcool é 92), sensor do radiador caso tenha ventoinha elétrica do alcool usa o 87/92(liga ventilador em 92 graus e desliga em 87), gasolina é 76/86, ajustar ponto, tem que se ligar no avanço, o distribuidor gasolina adianta bem mais.Velas não se troca somente por trocar o combustível, não existe velas pra alcool ou pra gasolina, existem velas para diferentes taxas de compressão, então se colocar as velas quentes do gasolina no seu motor com taxa 10:1 terá superaquecimento,o eletrodo ficará com pontos brancos tipo talco ou mofo.. deve manter as velas para taxa 10:1,se for NGK as BP6.Também estou pensando seriamente nisto, alcool já era e não há previsão alguma de melhora no preço, e pelo que li enquanto o povo continuar aceitando a tendencia é aumentar.Pra rodar com 10:1 de taxa na gasolina o motor deve estar justo.


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    Mensagem por Eduardo silva Qua 20 Jan - 15:41:52

    E como vou medir a taxa e o coletor precisara tirar a agua quente o ponto podera ser 10 graus e o motor ficara com mais potencia que o original Obrigado pela dica.
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    Mensagem por Jean Bida Qua 20 Jan - 18:16:15

    Se o motor for alcool, não gasolina rodando com alcool, se for alccol de fábrica a taxa é 10:1.Fica exelente com gasolina,porém terá alta compressão, se o motor estiver meio "folgado" não é o ideal.Aliás o aumento de taxa é um recurso para melhor aproveitamento do combustível, o meu está com 9:1 na gasolina, o Jefe que fez o cabeçote recomendou 10:1.Pode manter o aquecimento do coletor, de 88/ tanto gasolina quanto alcool usam admissão aquecida.A troca do sensor da ventoinha 76/86 e termostática 76 graus é obrigatório, velas mantém as mesmas, pode até por nova mas devem ser do mesmo grau do motor alcool visto que a taxa não se alterou , somente o combustível, alcool usa taxa de compressão alta, logo usa velas mais frias pra ajudar no resfriamento da camara, já velas frias num motor taxa 8:1 não queimam legal, com o rodar ficam carbonizadas, isolando a faísca e causando falhas.


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    Mensagem por rogerioh Qui 21 Jan - 6:16:36

    esse Jean é fera......sempre auxiliando....
    cara coloquei a minha 446, no meu motor, com pistoes a alccol(rodando na gasolina), comando 278º e um rebaixo no cabeçote e o carbura não dava lenta......ele tva com os gicles do 6 cil, mas fizemos de tudo , so o mecanico não era dos melhor, mas o carbura foi revisado....
    e ate mandei vir otro 446
    o que podera ser?????
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    Mensagem por rbmopala Qui 21 Jan - 10:46:20

    No opala 83 4cc álcool motor amarelo do meu filho esta rodanda com uma DFV 228 original gasolina, e só foi instalada uma valvula termostatica do modelo a gasolina, tbm foi instalado um desborbulhador c/ retorno p/ o tanque, apos a instalação do desborbulhador ficou 10 o acerto da DFV 228, ficou bem gostoso de andar, ainda não medimos o consumo nem a velocidade final devido ao alinhamento e pneus, vai ate 140 km depois começa a ficar perigoso.
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    Mensagem por Xann Qui 21 Jan - 16:07:07

    Eduardo, a principio vc deve procurar o ano do seu motor, aí já fica fácil saber a taxa que ele usa, isso se não mudaram nada nele de lá pra cá, como o jean disse, taxa de 10:1 fica fera na gasosa, mas se for de 11:1 já não rola. Se não me engano apartir de 83 ou 84 que os motores a álcool passaram a vir já com taxa de 11:1. Converção para gasolina 695742


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    Mensagem por Eduardo silva Sáb 23 Jan - 5:15:09

    O ano do motor e 87/88 motor cinza cabeçote medida original e ele foi retificado vira e trocado casquilhos
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    Mensagem por Jean Bida Sáb 23 Jan - 5:38:46

    rogerioh escreveu:esse Jean é fera......sempre auxiliando....
    cara coloquei a minha 446, no meu motor, com pistoes a alccol(rodando na gasolina), comando 278º e um rebaixo no cabeçote e o carbura não dava lenta......ele tva com os gicles do 6 cil, mas fizemos de tudo , so o mecanico não era dos melhor, mas o carbura foi revisado....
    e ate mandei vir otro 446
    o que podera ser?????
    KKKK!!! Velho, 446 do meu, comprei na caixa auns dois anos...dai u dia vi no ML um Kit reparo da Weber, vem tudo menos bóia...ai co o sempre deixo no verão O Diplo hibernado por causa do fervo da praia na temporda, depois do carnaval voltei ele pra rua e começou a perder lenta,ai tirava a tampa , soprava as canetinhas de lenta e boa...tá...descobri que opor ficar parado criou borra na cuba da gasolina...ai tirei limpei e não aguantei e coloquei as peças do Kit, as cenetinhas de lenta levemente maiores que as que vieram...sofri pra deixar o carro liso, antes com duas voltas na smistura de cada lado era liso, andava em qualquer marcha com os pé pra cima, só na lenta, depois com uma ou meia volta e o carro não morria....mas sofri pra descobrir...até que me liguei nas canetinhas(aquelas que saem na unha...)voltei as que estva e pronto...duas voltas na mistura e carro liso...as do Kit mandavam demais...chacoalhavam o carro andando tipo desfilando,dava vontade de ir pra casa de tristeza...Se tiver um número menor, tenta trocar...o que atua diretamente na lenta até 1500/1800 RPM é ali...agulhas perfeitas, juntas sem estrada de ar falsa, base reta, eixo das borboletas com folga ou mesmo nas borboletas, estas últimos do meu eram fora de dúvida , é novo o carburador...logo lembrei das canetas e passei do inferno ao céu..Mas se tu fecha toda a mistura, os dois...o carro funciona ou morre?


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    Mensagem por rogerioh Sáb 23 Jan - 18:03:36

    e ai Jean....
    se não ficar acelerando o carro desliga, ai essa semana coloquei um dfv228 e ja to andando, acho q era no carburador mesmo.....dexa eu te pedi uma coisa....
    vc sabe se tem diferença nos balancin do tucho mecanico pros do hidraulico, ou varetas?????
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    Mensagem por Adrianofb Sáb 23 Jan - 19:04:14

    rogerioh escreveu:e ai Jean....
    vc sabe se tem diferença nos balancin do tucho mecanico pros do hidraulico, ou varetas?????

    Essa acredito que posso responder: hj comprei um jogo de balanceiros GM novos pro meu motor e na caixinha não estava discriminando se era pra 6cil ou 4cil nem alcool ou gasola...acredito que são todos iguais..

    Abraxxx!!
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    Mensagem por Jean Bida Sáb 23 Jan - 19:29:29

    Adrianofb escreveu:
    rogerioh escreveu:e ai Jean....
    vc sabe se tem diferença nos balancin do tucho mecanico pros do hidraulico, ou varetas?????

    Essa acredito que posso responder: hj comprei um jogo de balanceiros GM novos pro meu motor e na caixinha não estava discriminando se era pra 6cil ou 4cil nem alcool ou gasola...acredito que são todos iguais..

    Abraxxx!!
    Bem dessa Adriano!!! Alcool, gasolina, comando(4.1/S)tuchos, varetas, balancins e válvulas é tudo igual...4 cil também compartilha,se for analisar é um 6 cil cortado,assim como o 4.3 V6 Vortec é um GM8 V8 cortado um cillindro de cada lado...


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    Mensagem por Adrianofb Sáb 23 Jan - 19:54:54

    Jean Bida escreveu:Bem dessa Adriano!!! Alcool, gasolina, comando(4.1/S)tuchos, varetas, balancins e válvulas é tudo igual...4 cil também compartilha,se for analisar é um 6 cil cortado,assim como o 4.3 V6 Vortec é um GM8 V8 cortado um cillindro de cada lado...

    Vareta eu já acho q tem diferença pois meu irmão que foi comprar pra mim qdo perguntou na loja sobre elas o cara disse q só tinha pra álcool.. eu acho q tem a ver com o fato do cabeçote ser mais baixo pra obter mais taxa...

    Abraxxx!!
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    Mensagem por rogerioh Sáb 23 Jan - 22:22:28

    então pessoal.....
    pq sera q não deu aperto de rosca nos balancins.....
    mto estranho, calcei umas aroelas antes das polcas, e o carro funciona normal....mas terei que mudar...
    preciso de ajuda...

    flwww
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    Mensagem por Adrianofb Sáb 23 Jan - 22:38:30

    rogerioh escreveu:então pessoal.....
    pq sera q não deu aperto de rosca nos balancins.....
    mto estranho, calcei umas aroelas antes das polcas, e o carro funciona normal....mas terei que mudar...
    preciso de ajuda...

    flwww

    Tu colocou esse calço q vai entre o balancim e a porca? Ele é achatado na parte de cima aonde encosta na porca e na parte de baixo é arredondado ficando assentado no balancim...

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    Mensagem por rogerioh Dom 24 Jan - 9:09:33

    e ai Adriano....
    como segue na foto acima...foi todo o conjunto....porem logo acima das aroelas originais coloquei mais uma e dai deu aperto....
    Cara, pedi pra mta gente ja, e ninguem sabe o porque isso acontece.......

    flwww
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    Mensagem por raphaelcaronti Qua 27 Jan - 18:37:22

    o meu roda com gasolina
    e falo
    o carro roda que nem um foguete e fica bem mais economico
    e não da problema
    pois ele rodou 1 ano e meio direto na estrada e nunca deu nada!!
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    Mensagem por Eduardo silva Qui 28 Jan - 13:41:27

    Eu ja passei ele pra gasosa e ficou show mas ele ta tendo um pequeno excesso quando paro o carro , ja troquei boia ,agulha e ainda da um pequeno excesso .Tambem coloquei o ponto em 12 graus ta no normal.Quero tambem dizer obrigado pela ajuda de voçês ,pois eu fiz essa mudança confiando nas suas esperiencias pois os mecanicos daqui não entendem nada sobre opala
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    Mensagem por andrey Sex 29 Jan - 18:46:58

    eu mudei o meu para gasolina ta bm melhor.....algem usa h34 na gasolina no 6cc???????qal a giglagm q fica melho?????to usando 147 e 180 ta andando bm mas ta pretianda as velas....

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    Mensagem por raphaelcaronti Dom 31 Jan - 21:26:10

    eu uso a H-34 também
    mas não sei a gliceragem, pois não fui eu quem fiz a conversão Converção para gasolina Icon_razz
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    Mensagem por Jean Bida Seg 1 Fev - 3:29:36

    Dá dó de mecher na Comodoro, nunca foi tirado os coletores, junta original com restos da tinta cinza..mas é quase certeza que ela vai virar na gasolina....semana sim semana não o alcool tá subindo 10 centavos...Tanto que falam em aquecimento do planeta, poluição, camada de ozonio e a frota nacional Flex tá tudo virando na gasolina...vai começar a corrida nas ofinas pra virar carro alcool na gasolina, a gente se vira bem em casa...mas 90% paga pra fazer...foi assim na década de 90.........alcool já era galera...só pra andar mais.......


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    Mensagem por raphaelcaronti Seg 1 Fev - 5:14:14

    hehehehe
    jean e ele vai ficar mais economico que os gasolina originais.
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    Mensagem por Eduardo silva Seg 1 Fev - 8:50:43

    O verdão ta economico e muito forte mas não consigo resolver o excesso principalmente quando o motor esquenta sera porque o coletor e o aquecido ou não tem nada aver , ja troquei boia agulha
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    Mensagem por parra Qua 3 Fev - 11:28:52

    Nossa gasolina tual é de boa qualidade, não vejo problemas de taxa de compressão alta demais, os carros modernos tão trabalhando em 13:1 []'s !

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