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Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

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Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por MARCELO DE PAIVA em Qui 21 Jan - 4:10:45

Carissimos, estou ainda numa grande novela, desisti por razões relacionadas ao consumo adptação e originalidade do motor 4800, o 292 dos caminhos usineiros, contudo gostaria de saber o que pode ser feito sem muita dor de cabeça e alterações (consumo por demais forte), para melhora do torque na retomada da camioneta C20 cabine dupla, equipada com motor 4100 gasolina 124 cv. Pensei num comandinho 250s tuchos mecânicos e taxa, mas me falaram que o comando 250s não daria torque e sim diminuiria, estou aceitando sugestões? Desde já muito agradecido. MARCELO DE PAIVA / RJ

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 21 Jan - 6:58:32

E o comando da silverado?? Mas ai teria de fazer o dome pra bomba mecanica ou usar eletrica
Desculpem se falei besteira, mas a silverado é uma caminhonete de carga, e anda bem


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Giovani Parra em Qui 21 Jan - 7:27:34

O prórpio motor da silverado seria uma boa opção, de fácil adaptação, injetado e torcudo...

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por BANDIT em Qui 21 Jan - 9:02:45

Marcelo eu dou a minha opinião , se eu tivesse na mão esse motor eu colocaria ,por aqui ,não conseguem peça pra ele e se conseguem é bem $$$ eu não procurei .....
é o seguinte já andei em C-10 com ese motor o carro parece muito mais forte que o motor 6cc normal , (parece um v8) faz fritero brincando ( não é teu caso) o motor é puro torque no caso de uma D-20 que é muito pesado eu acho muito indicado .
Eu montaria ele com 446 e comando e tucho mecânico do 250/S pra dar uma respiradinha melhor .....pois a caminhonete vai se mover bem mais esperta ...creio que vc. não vai andar com ela todo dia ......
pense nisso sobre consumo vc. pisa bem menos no acelerador pra mover a caminhonete que ( comparado a um motor de opala ) depois é só manter a caminhote andando em baixo rpm se colocar uma 446 nem vai abrir o 2° estágio.......
Se vc. carrega a caçamba não vai ter problema de falta de força ......
Se o motor extiver na sua mão e muito bom ,eu colocaria não vai se arrempender........

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por allanfrz em Qui 21 Jan - 9:39:03

BANDIT escreveu: depois é só manter a caminhote andando em baixo rpm se colocar uma 446 nem vai abrir o 2° estágio.......
Só para constar: os 446 não possuem 2° estágio. É um carburador de corpo duplo com acionamento simultâneo.

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Qui 21 Jan - 14:51:32

De fato o 250-S tem menos torque que os 4.1, mas tem que ter a busanfa muito sensível pra sentir rsrsrs...O 4.1 , alcool e gasolina tem o torque máximo a 2000 RPM,alcool tem 30kgf, 4.1 gasolina tem 28 Kgf ,contra os 27,8 Kgf do 250-S...não tem como sentir fisicamente estes 0,2 de diferença!!! por outro lado, o 250-S tem 126cv a 4400 RPM,e o 4.1 gasolina 118 a 4000 RPM, e 135 cv a 4000 do 4.1 alcool.Logo a vantagem do 250-S sobre os dois é em alta RPM, gira mais e ainda tem o grande auxílio dos tuchos mecãnicos sempre prontos pra responder.Então pra você na Pick-Up não será vantagem se o problema é força em baixa,substituir o 3E por uma Weber 40 já terá mais torque em baixa, ou mesmo uma 446, porém ambas são Duplo estágio simultãneas,sempre as duas abertas , como disse Alan.Mas de todas as dicas a do Gio é a que eu faria, Powertech 4.1 da Silverado,o 292 é andar pra trás, peças são raras, caras, beberrão e iria desvalorizar a sua C-20, já o Powertech 4.1 da Silverado só valoriza.


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Qui 21 Jan - 14:57:06

Agora tem uma,um 292 de confiança, firme e seco,seria pra sempre numa C-20..e bem pintadinho de 40 ou mesmo 446 não tem nem o que falar....em desempenho ish...afinal é motor de caminhão!!! A C-20 ia fazer até zerinho rsrsrs...o raro é achar um assim...pra pegar e por sem demais,.


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por opaleiro_bva em Qui 21 Jan - 15:03:45

o torque desses motores 292 deve ser na casa dos 38kg sera???? e a rotação do torque max. tbm deve ser abaixo dos 2000 RPM neh? alguem tem a ficha tecnica pra saber certinho?

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Qui 21 Jan - 15:14:44

opaleiro_bva escreveu:o torque desses motores 292 deve ser na casa dos 38kg sera???? e a rotação do torque max. tbm deve ser abaixo dos 2000 RPM neh? alguem tem a ficha tecnica pra saber certinho?
Achein essa no 4X4 Brasil(Exelente Fórum, dos melhores da Net)...Se forem mesmo estes números que o usuário postou a não vale a pena colocar mesmo, muito mais atraente e funcional o da Silverado.Mas achei que estes números não condizem com adimensão e uso do motor, mas vai lá, vou procurar mais...

Motor Gm 292 6cc 4800 Canavieiro Álcool

Cilindrada - 4.777cm³

Curso Virabrequim - 104,6mm

Diâmetro Pistão - 98,425mm

Taxa - 10,8:1 álcool - 148cv / 3800rpm - 34,7kgfm / 2000rpm


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por opaleiro_bva em Qui 21 Jan - 15:40:40

Jean Bida escreveu:
opaleiro_bva escreveu:o torque desses motores 292 deve ser na casa dos 38kg sera???? e a rotação do torque max. tbm deve ser abaixo dos 2000 RPM neh? alguem tem a ficha tecnica pra saber certinho?
Achein essa no 4X4 Brasil(Exelente Fórum, dos melhores da Net)...Se forem mesmo estes números que o usuário postou a não vale a pena colocar mesmo, muito mais atraente e funcional o da Silverado.Mas achei que estes números não condizem com adimensão e uso do motor, mas vai lá, vou procurar mais...

Motor Gm 292 6cc 4800 Canavieiro Álcool

Cilindrada - 4.777cm³

Curso Virabrequim - 104,6mm

Diâmetro Pistão - 98,425mm

Taxa - 10,8:1 álcool - 148cv / 3800rpm - 34,7kgfm / 2000rpm

Estranho Jean... o torque é moderado pra um caminhao, achei mto giro pra chegar nesse torque, caminhao geralmente atinge o torque maximo em torno de 1400 a 1800 RPM. mas tudo bem, nesse caso o da silverado com certeza é mto superior...

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Qui 21 Jan - 15:55:38

Também não botei muita fé não...


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 21 Jan - 18:24:16

Mas esse canavieiro roda no alcool ne, caminhao mesmo é diesel


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Qui 21 Jan - 20:06:42

thallisguimaraes escreveu:Mas esse canavieiro roda no alcool ne, caminhao mesmo é diesel
A-40,C-40 e D-40 são caminhoes...alcool , gasolina ou diesel as opçoes de combustível na época.Sem falar no C-60...Diesel era opção...Não é o combustível que determina a categoria do veículo, fosse assim Saveirinho Diesel,D-20, Kombi seriam caminhoes...


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Edson Santos em Qui 21 Jan - 20:17:59

Pra mim ta certo os dados.
Já viram a ficha do L6 4.9i das ultimas F-1000?? O torque é bem semelhante.
Como já falaram, não vejo nada de atrativo nesse motor, realmente é andar pra trás.

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 21 Jan - 20:34:43

Jean Bida escreveu:
thallisguimaraes escreveu:Mas esse canavieiro roda no alcool ne, caminhao mesmo é diesel
A-40,C-40 e D-40 são caminhoes...alcool , gasolina ou diesel as opçoes de combustível na época.Sem falar no C-60...Diesel era opção...Não é o combustível que determina a categoria do veículo, fosse assim Saveirinho Diesel,D-20, Kombi seriam caminhoes...

quis dizer que o combustivel pode influenciar a faixa de torque


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Qui 21 Jan - 20:38:38

thallisguimaraes escreveu:... caminhao mesmo é diesel


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 21 Jan - 21:50:55

Jean Bida escreveu:
thallisguimaraes escreveu:... caminhao mesmo é diesel

vou tentar explicar entao quis dizer que a maioria é diesel por isso o torque muda mesmo esse motor ai sendo de caminhao roda no alcool logo nao segue e se vc me complicar vo usar os artificios de moderador hehe


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Qui 21 Jan - 21:58:52

thallisguimaraes escreveu:
Jean Bida escreveu:
thallisguimaraes escreveu:... caminhao mesmo é diesel

vou tentar explicar entao quis dizer que a maioria é diesel por isso o torque muda mesmo esse motor ai sendo de caminhao roda no alcool logo nao segue
.... ....e hoje nem tomei um monte de gole Táles....nem vem com esse argumento rsrsrs


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por MARCELO DE PAIVA em Sex 22 Jan - 4:05:09

Valeu, muito obrigado a todos, os esclarecimentos estão sendo muito válidos, vou partir para examinar os motores da silverado, teria que ser com sistema de injeção correto? Grato MARCELO DE PAIVA / RJ

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Giovani Parra em Sex 22 Jan - 6:17:45

Marcelo, o sistema de injeção não é obrigatório, mas seria interessante por ter um comportamento mais dinâmico e econômico...
Mas pode usar ele carburado tb que vai legal...

Abraços

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 22 Jan - 7:40:23

Jean Bida escreveu:....e hoje nem tomei um monte de gole Táles....nem vem com esse argumento rsrsrs

Hoje a maioria dos caminhoes sao a diesel, logo a faixa de torque deles é baixa, nao podendo levar a comparar com os outros motores, tipo o 292, que roda no alcool, e com esse combustivel a queima é diferente, podendo assim elevar a faixa de torque, portanto acho que esta certo os valores la em cima


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por fabiodiplomata85 em Sex 22 Jan - 9:27:46

THALLIS eu acho que vc quis dizer faixa de RPM ai concordo todos os motores diesel sua faixa de trabalho varia em 1800 rpm a 2500

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Sex 22 Jan - 10:35:18

fabiodiplomata85 escreveu:THALLIS eu acho que vc quis dizer faixa de RPM ai concordo todos os motores diesel sua faixa de trabalho varia em 1800 rpm a 2500
Exatamente Fábio...segue uma tabela das Pickups GM para comparaçoes...


ITEMMOTOR 4,1L A ÁLCOOLMOTOR 4,1L A GASOLINA PowerTec 4.1 MPFI GASOLINA
TipoLongitudinal dianteiroLongitudinal dianteiroLongitudinal dianteiro
Quantidade de cilindros6, em linha6, em linha6, em linha
Diâmetro dos cilindros98,4 mm98,4 mm98,4 mm
Curso do êmbolo89,7 mm89,7 mm89,7 mm
Cilindrada4,1 litros4,1 litros4,093 litros
Ordem de ignição1-5-3-6-2-41-5-3-6-2-41-5-3-6-2-4
Taxa de compressão11,6:18:19:1
Número de mancais principais777
Potência máxima líquida (ABNT-NBR 5484)141 CV (103 kW) a 3800 rpm124 CV (91 kW) a 3800 rpm138 CV a 4100 rpm
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR 5484)31 kgf.m (306 N.m) a 2000 rpm29,4 kgf.m (288 N.m) a 2000 rpm30,7 kgf.m a 2500 rpm

ITEMMOTOR DIESEL
PERKINS 4236/Q20B4
MOTOR DIESEL S4MOTOR DIESEL S4TMOTOR DIESEL S4T-Plus
TipoLongitudinal dianteiroLongitudinal dianteiroLongitudinal dianteiroLongitudinal dianteiro
Qualidade de cilindros4, em linha4, em linha4, em linha4, em linha
Diâmetro dos cilindros98,4 mm100 mm100 mm100 mm
Curso do êmbolo127 mm127 mm127 mm127 mm
Cilindrada3,9 litros4,0 litros4,0 litros4,0 litros
Ordem de ignição1-3-4-21-3-4-21-3-4-21-3-4-2
Taxa de compressão16:118,5:117,5:117,5:1
Número de mancais principais5555
Potência máxima líquida (ABNT-NBR 5484)79 CV a 2200 rpm90CV (66kW) a 2800 rpm115 CV (84,6 kW) a 2800 rpm150 CV a 2800 rpm
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR 5484)26,1 kgf.m a 1400 rpm27,5 kgf.m (270 N.m) a 1600 rpm38,2 kgf.m (375 N.m) a 1600 rpm46,5 kgf.m a 1400 rpm


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Edson Santos em Sex 22 Jan - 11:13:20

As D-20 96 com o S4T-Plus é show de bola eim, pena que hoje está difícil de achar, e pedem um valor absurdo por elas.
Por 40 contos vou de Silverado de 6zão MWM!!!

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Sex 22 Jan - 11:30:35

Edson Santos escreveu:As D-20 96 com o S4T-Plus é show de bola eim, pena que hoje está difícil de achar, e pedem um valor absurdo por elas.
Por 40 contos vou de Silverado de 6zão MWM!!!
Poutz! Mas é meu sonho de consumo, pra sair da linha Opala só se for pra D-20tona...O preço dá uma idéia do que é ela é...menos de 30/35 nem adianta procurar mesmo uma 92/93...Silverado é mais presença,MWM e tal.. mas ainda sou mais a D-20...


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Edson Santos em Sex 22 Jan - 11:37:01

hehehe...essas ultimas D-20 acho show mesmo. Mas o preço desanima, ainda mais quando vejo uma Silverado DLX, cheia de cromados na frente, bem estilão americano, vishh aí eu balanço.

Um dia também quero ter qualquer uma delas...

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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 22 Jan - 18:31:13

Jean Bida escreveu:Poutz! Mas é meu sonho de consumo, pra sair da linha Opala só se for pra D-20tona...O preço dá uma idéia do que é ela é...menos de 30/35 nem adianta procurar mesmo uma 92/93...Silverado é mais presença,MWM e tal.. mas ainda sou mais a D-20...

E pensar que meu pai ia comprar uma D20 em vez da caravan, ainda bem que ele apaixonou na 88, hehe


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Jean Bida em Sab 23 Jan - 5:45:07

thallisguimaraes escreveu:
Jean Bida escreveu:Poutz! Mas é meu sonho de consumo, pra sair da linha Opala só se for pra D-20tona...O preço dá uma idéia do que é ela é...menos de 30/35 nem adianta procurar mesmo uma 92/93...Silverado é mais presença,MWM e tal.. mas ainda sou mais a D-20...

E pensar que meu pai ia comprar uma D20 em vez da caravan, ainda bem que ele apaixonou na 88, hehe
Tem uma...Quem compra Pick-Up desse porte não volta mais a usar carro...só se por imposição$$$ ou família(leia-se esposa)...por opção carro nunca mais...é o que eu reparo...outra é asegurança ...dálle de frente com um carro de bêbado da madruga e passa por cima...todo mundo te dá a vez(depois de por a ponta do trilho-parachoque na fila rsrsrs)...outra que D-20 é linda e agressiva..F-1000 não faz a minha...


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por thallisguimaraes em Sab 23 Jan - 6:52:56

Isso de carro grande é verdade, todos respeitam, ainda compro uma F250 financiada, hehehe


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Re: Orientação dos colegas que ou são mecânicos ou tem um conhecimento mais apurado

Mensagem por Edson Santos em Sab 23 Jan - 10:22:57

Ah, eu já curto F-1000...
Adoro os ultimos modelos, tipo essa:


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