Estou executando um projeto há mais de 1 ano em um novo motor 6CC para minha Caravan. Nesse meio tempo, pela falta de tempo de meu preparador e pelo cabeçote original do meu carro ter apresentado problemas, resolvi dar uma "apimentada" em meu motor original antes do meu outro motor estar pronto.
O motor original da Caravan é 6cc a àlcool (1988), com tuchos hidráulicos e carburador Solex duplo (H34 SEIE), ou seja, um motor de 138 cavalos original. Como o cabeçote foi comprometido, mandei o meu preparador fazer o cabeçote e trocar o Diferencial Braseixos 2.73/1 por um DANA 44 de Maverick V8 que comprei e adaptei os suportes do Opala já com kit de freio a discos novos. Meu preparador só trocou o diferencial. Mandei fazer o Cardã novo para ele e, quando voltei com o carro lá, ele disse que estava sem tempo, etc... Ao fazer o trabalho que ele deveria ter feito, entendi o porquê ele estava enrolando... dá um trabalho gigantesco...
Entaum, resolvi fazer. Mas, pelo fato de meu motor ter tuchos hidráulicos e um comando fraco, resolvi, além do trabalho de cabeçote, trocar o comando de válvulas original por um JPF racing 276º eixo bruto para tuchos mecânicos, levante de 8,5mm e lob center de 112º e os tuchos hidráulicos por tuchos mecânicos da Crower . Isso, no 6CC dá um trabalho lascado, especialmente quando o carro possui ar condicionado. Como meu motor estava com aparência feia, pintei as peças e troquei a tampa de válvulas por uma mais bonita (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213949834-tampa-valvula-edelbrock-classic-opala-6cc-em-aluminio-preto-_JM)
Ao mandar o cabeçote para a retífica, troquei 4 válvulas que apresentaram problemas e pedi para rebaixar 2mm para melhorar a taxa, sendo que o mesmo já é a álcool e tem taxa de compressao mais elevada. Montei o cabeçote no carro com a junta Felpro cod. 8006 com 15Kg de torque final.
Montado, acertei o ponto de ignição, regulei as válvulas (regulagem para funcionamento - sem as lâminas) e troquei o coletor de admissão(que possui um aquecimento de combustivel ineficiente) por um de Opala 6CC 92, que é um coletor que aquece por inteiro devido as canaletas que circulam por todo o coletor.
Para finalizar, limpei o carburador e substitui os giclês de combustível originais do motor 1988 (160 no 1º estágio e 200 no 2º) pelos giclês do 250-S até 1987 do carburador H34 (162 no 1º estágio e 215 no 2º).
Ainda não regulei as válvulas com a lâmina, nem verifiquei o ponto, apenas quando montei deixei um "pouco" adiantado.
Resultado:
Para atingir 4500 rpm, o motor original "gemia"...
Após a manutenção, o carro acelera muito rápido e "dá um soco" quando abre o 2º estágio (que é mecânico, mas não abre junto com o primeiro), fazendo colar no banco. O carro está atingindo 120km/h em 10s.
Investimento:
Coletor do Opala 1992: R$300,00
Retífica de cabeçote (plaina somente, caso o cabeçote não esteja ruim): R$150,00
Comando JPF 276º- Levante 8,5mm Lob Center 112 para tucos mecânicos: R$ 550,00
(http://www.indeco.com.br/?pagina=info_jpf_racing.php&id=9)
Junta Felpro para Opala 6CC: R$180,00
Tampa de válvulas Edelbrock (supérfulo, mas fica bonito pra caramba...)R$ 250,00
Abraço aos amigos, e saliento que os comandos da JPF racing (Indecoval) são muito bons. Não sei dizer se eles aguentam molas com muita pressão, pois o meu outro motor estarei montando com Isky 525B, porém já me falaram que montaram em Opala comando JPF com molas Isky 6205 (que dá aprox. umas 350 lbs de carga final) e os cames do comando resistiram.
Um abraço a todos, e desculpe se falei demais, este é meu primeiro post.
Alberto Pessonio.
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