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Comutador de partida e coluna de direçao

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fastback
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Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por fastback em Sex 28 Dez - 10:18:36

Pessoal, bom dia!
Desculpem se ha outro topico a respeito, se houver peço por favor o link porque to nessas benditas conexoes 3G e chegar aqui já foi bem difícil...
O que eu preciso é o seguinte: quero passar a partida do meu carro pra botao, enquanto nao tenho verba pra comprar o conjunto dum comutador novo. Alguém pode me explicar o diagrama elétrico do chicote da coluna de direçao?
Já o localizei debaixo do painel e só gostaria de saber quais os fios responsáveis pela partida. No caso o positivo direto, o pós chave e o que manda o sinal pro motor de arranque.

Outra coisa, alguém pode me explicar como consigo acesso ao comutador de partida? Como removo aquela proteçao onde vai o comutador, chave de seta e etc? É preciso remover o volante?

Abraçao!!

wyllerson punk
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por wyllerson punk em Sex 28 Dez - 10:38:03

nao comutador de partida fica sobre a coluna... pra saber qual fio vc faz isso e so vc testar,

mas e bem complicado eu acho, ja fiz isso mas nem lembro mais....

olhe os fios mais grossos
devem ter poucos fios grossos la. um par e de geral

vai encostando um a um ate ligar o painel... depois va encostando ate descobrir quale do arranque.. esse vai pro botao start, o outro pode ser uma chave tipo caça de uns 15 amperes...

fastback
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por fastback em Sex 28 Dez - 11:10:55

Na verdade sao dois... esse parece ser o que procuro pois vem dã direcao da ignicao...


E tem esse outro que qdo mexo na seta um dos fios mexe tbm


E ai galera? Sugestoes?creio que o q procuro esta na primeira foto ne?

Giovani Parra
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por Giovani Parra em Sex 28 Dez - 11:14:52


fastback
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por fastback em Sex 28 Dez - 11:35:49

Giovani, ajudaria bastante mas nao ta carre togando a imagem que o amigo postou la..to tentando apelar pro multimetro.
encontrei dois fios (amarelo e verde, o que ativa o motor e partida e verde da msm cor e espessura) mas tenho receio de meter o 12v direto ali.
Alguem sabe se o motor de partida e acionado por rele?

Giovani Parra
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por Giovani Parra em Sex 28 Dez - 11:57:23

é, aqui tb não carrega as imagens e eu não manjo nada disso... =(

wyllerson punk
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por wyllerson punk em Sex 28 Dez - 12:26:46

um deles tem uma haste q se move ao piscar farol, deixa essa quieta

e no comutador maior... os fio mais grossos sao ond vc começa...

fastback
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por fastback em Sex 28 Dez - 20:45:21

No comutador maior tem uns 3 fios que parecem dar sinal positivo... testei ligar todos num positivo direto e nem sinal. Comeco a pensar que ha algum mal contato ou algo rompido nesse meio.

Estou aberto a sugestoes e ideias.
Abracos!

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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por helder em Dom 30 Dez - 9:02:40

amigo pela imagem da foto acima esse é o chicote do comando da alavanca de setas e limpador...

o comutador,se seu carro for 78 pra cima,fica na coluna,aparafusado la.

dai se vc ver, o pino que vai pro arranque e o de numero 50.
vc quer dar so a partida no botao,ou quer tudo no botao?

fastback
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por fastback em Dom 30 Dez - 9:14:50

Quero so a partida no botao...
Mas, nenhum dos dois chicotes e ligado no comutador? Meu carro e 83. Como faco pra desmontar essa capa que cobe o comutador e suas tralhas?
Tambem penso em montar um rele independente do sistema original, provisoriamente.

helder
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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por helder em Dom 30 Dez - 9:29:03

amigo eu fiz um desenho mais ou menos aki,pois nao me lembro corretamente de cabeça,e
to indo almoçar na sogra agora,kk


mas vc vai pegar um fio e puxar de um desses dois pontos do meio A ou B e
levar ate o botao de partida e o um fio desse pino 50 e levar ate o outro pino do botao
start


o pino 50 esta posicionado igual no desenho,é o ultimo de cima,se estiver olhando o comutador parafusado na coluna.
o A e B estao no meio,bem proximos

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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por fastback em Dom 30 Dez - 9:51:22

Tranquilo cara, nao parece dificil... Agora so preciso sa ber com o chego no comutador, pois ainda naoo desmontei...
Se alguem puder dar uma dica... creio que ele fica naquela capa que envolve o bujao de chave e a chave de seta, ne?
Abracos e bom almoco pra quem vai almocar com a sogra! Rs

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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por haymo ribeiro em Sex 3 Maio - 17:07:51

o comutador fica no meio da capa da barra de direção movido por uma haste de metal que sai do comando da chave, não fica onde tem o cofre da chave não !!!!

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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por fastback em Sex 3 Maio - 17:20:12

Entendi... Era o que eu imaginava mesmo!
Mas, e pra chegar nele? tenho que retirar o volante, aquelas travas que prendem a coluna ao painel e o que mais? Só isso já me permite trocar tanto o bujão de chave quanto o comutador?

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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

Mensagem por haymo ribeiro em Sab 4 Maio - 12:42:54

acho que o melhor é tirar a coluna fora do carro, é fácil, colado a ela no chão do carro tem um acabemento de metal de duas partes, tire uma das parte e vai acessar a bolacha de borracha, arranques todos as tomadas dela com cuidado, mas dá pra tirar numa boa...desaparafuse os dois parafuso da bolacha, atentando que um é mais grosso e tem duas guias presas lá, solte na parte proxima ao volante, que são dois parafusos e pronto...coluna fora.

quando tiver com ela na mão já vai ver na coluna, duas varetas de metal, uma move o interruptor do farol alto e baixo, a que tem a ponta reta, a que tem a ponta virada 90 graus é a do comutador.

dá pra fazer, mas vá fotografando para não esquecer a posição das peças, se comparando com a do vectra por exemplo, a do opala é bem mais complexa....
tira o volante
tira uma tampa de metal com uma trava de aço
tira o comando se seta ( cuidado com as molas )
depois que desmontar e chegar na parte do miolo vc solta numa frestazinha um retangulozinho que mais pareçe um espaço de um filete...enfie a ponta de uma chave de fenda e puxando o miolo ao mesmo tempo..ai ele sai. já o comutador vc mesmo vai ver pois fica preso do lado de fora da coluna com dois parafusinhos, quando desmontar deixe a direção reta para facilitar...

tenha cuidado no procedimento, faça num lugar tipo uma bancada...eu sinceramente acho um procedimento meio chato, mas meu carro quebrou a coluna com regulagem de altura e com um amigo montei uma fixa e tivemos que montar e desmontar a bomba toda...

boa sorte e um grande abraço espero que tenha ajudado !!!

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Re: Comutador de partida e coluna de direçao

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