Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros EmptyQui 9 maio - 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

36 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 36 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
tabarbosa (16850)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
BANDIT (13573)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
Xann (10394)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
j ricardo (9376)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
Jean Bida (9320)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_leftDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros BarDuvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Bar_right 

5 participantes

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Qui 23 Jan - 9:13:30

    Boa tarde pessoal,eu estava peregrinando em alguns foruns e anuncios sobre diferenciais e notei que praticamente parece que a maioria dos diferenciais dos 4 cilindros tem a relação 3.54 e eu fiquei na duvida se o meu Opala possa estar com a relação errada por que no selo dele marca que ele tem a relação 3.07 eu to até desconfiando por que acho as marchas dele um pouquinho curta  scratch 
    Por acaso saiu ou tem Opalas 4 cilindros com esta relação? é uma boa relação para um motor 4 cilindros?Eu fiquei meio na duvida sobre isso  Rolling Eyes 
    segue uma foto:Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros 2eeye4i
    Fico grato se alguém mais experiente puder tirar esta duvida  Very Happy
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Jean Michel Colet Qui 23 Jan - 10:23:39

    Sim, saiu ...

    Mais se fosse um 3,07 você sentiria o carro mais longo ..

    Quanto menor o numero da relação , mais longo eh o carro.
    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Qui 23 Jan - 10:28:08

    Obrigado pela ajuda amigo,o pior que não sinto ele tão longo assim parece que as marchas dele é um pouco curta,mas obrigado por me tirar esta duvida  Very Happy 
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Jean Michel Colet Qui 23 Jan - 10:36:25

    Seu carro possui conta giros , eu posso auxilia- lo a descobrir a velocidade dele ...

    Se voce tiver um GPS em seu android ou um GPS mesmo para medir a velocidade ..

    Veja uma velocidade que ele atinge em 4 M , e o respectivo rpm dessa velocidade ..

    Fazer pelo ponteiro nem sempre da certo .. Veja o exemplo de meu opala :

    A 3000 rpm ele marca no ponteiro 110km/h , sendo que ele esta a 125 km/h reais ...

    Sendo assim, você me passa os dados do pneu ( 185/70R14) Exemplo.

    Ai faco o calculo para você de sua relação .
    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Qui 23 Jan - 10:50:43

    Então amigo,ele não possui conta giros,a não ser que o velocimetro esteja marcando errado,por que quando esta marcando 40/50 km/h ja pede a 3º marcha não fiz o teste ainda com gps pois não tenho no meu celular,mas acho que posso conseguir um emprestado.
    Os pneus que uso são : 195/70 aro 14 na dianteira e 205/70 Aro 14 na traseira
    Quando o velocimetro marca 70km/h eu ja estou na 4º e ultima marcha
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Basico Qui 23 Jan - 11:10:29

    se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
    a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
    2500 RPM 120Km/h
    Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
    Tô na pesquisa constante e até agora nada.

    O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.

    abraço irmão, fica com Deus.
    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Qui 23 Jan - 11:17:35

    Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
    a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
    2500 RPM 120Km/h
    Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
    Tô na pesquisa constante e até agora nada.

    O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.

    abraço irmão, fica com Deus.
    É uma possibilidade que acho também amigo,vou fazer o teste no gps depois vou abrir essa tampa do diferencial e contar os dentes talvez seja uma boa alternativa.
    Sobre sua Caravan,essa relação é do modelo 6 cilindros  Smile ela é bem mais longa mesmo,creio que se der um talento pra aumentar o folego do motor esse diferencial pode cair bem pra ela.Não entendo muito de turbina,mas se planejar colocar um kit turbo para ela vai ficar show,uma opção boa e barata até.
    Abraço amigo!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por adpachec Qui 23 Jan - 11:25:09

    Guilherme Garcez escreveu:Então amigo,ele não possui conta giros,a não ser que o velocimetro esteja marcando errado,por que quando esta marcando 40/50 km/h ja pede a 3º marcha não fiz o teste ainda com gps pois não tenho no meu celular,mas acho que posso conseguir um emprestado.
    Os pneus que uso são : 195/70 aro 14 na dianteira e 205/70 Aro 14 na traseira
    Quando o velocimetro marca 70km/h eu ja estou na 4º e ultima marcha

    Neste seu caso é a relação do câmbio, que no seu caso são curtas e é normal, a 1° e 2° foram encurtadas para gerar torque (força) e você pode subir o giro lá em cima que ele (opala) não corre.
    A partir da 3° marcha não tem tanta força, mas tem mais giro (dentro do câmbio) que reduz o giro do motor e garante a aceleração sem exigir tanto dele (motor).

    É como bicicleta em marcha pesada (maior roda dentada da catraca), sobe morro mas não tem velocidade, e na marcha leve (a menor roda dentada) tem velocidade, mas na subida precisa de muita força.

    Uma relação curta do diferencial tem mais torque (igual a marcha pesada da bicicleta), mas tem limite na velocidade final, agora a relação mais longa (marcha leve) vai aumentar a velocidade final mais reduz o torque (que vai sentir falta em uma subida).

    O seu câmbio com diferencial 3,07 não da a arrancada do diferencial 3,54, mas a aceleração pós arrancada é mais rápida....se tiver pista você pega o opala com diferencial 3,54.

     OKK 
    cabesanto77
    cabesanto77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 611
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
    Data de inscrição : 22/01/2014

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por cabesanto77 Qui 23 Jan - 11:41:43

    Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
    a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
    2500 RPM 120Km/h
    Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
    Tô na pesquisa constante e até agora nada.

    O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.

    abraço irmão, fica com Deus.

    Basico, Boa Tarde !!

    Confirma aí, sua máquina tem um 2:73 com motor 4 cilindros ???? Eu tenho um 4 cilindros meio "mexidinho", e tava até pensando em colocar um 3:07... mas fico com medo de perder muito na saída...
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por adpachec Qui 23 Jan - 11:51:02

    Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
    a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
    2500 RPM 120Km/h
    Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
    Tô na pesquisa constante e até agora nada.

    O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.

    abraço irmão, fica com Deus.

    Melhor um Blower que rende logo na saída, o turbo precisa acelerar para a turbina encher e o 4cc "não mexido" devido a massa tem problema de subida de giro.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t5038-opala-4cc-blower-comecando-a-montar
    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Qui 23 Jan - 11:54:14

    adpachec escreveu:
    Guilherme Garcez escreveu:Então amigo,ele não possui conta giros,a não ser que o velocimetro esteja marcando errado,por que quando esta marcando 40/50 km/h ja pede a 3º marcha não fiz o teste ainda com gps pois não tenho no meu celular,mas acho que posso conseguir um emprestado.
    Os pneus que uso são : 195/70 aro 14 na dianteira e 205/70 Aro 14 na traseira
    Quando o velocimetro marca 70km/h eu ja estou na 4º e ultima marcha

    Neste seu caso é a relação do câmbio, que no seu caso são curtas e é normal, a 1° e 2° foram encurtadas para gerar torque (força) e você pode subir o giro lá em cima que ele (opala) não corre.
    A partir da 3° marcha não tem tanta força, mas tem mais giro (dentro do câmbio) que reduz o giro do motor e garante a aceleração sem exigir tanto dele (motor).

    É como bicicleta em marcha pesada (maior roda dentada da catraca), sobe morro mas não tem velocidade, e na marcha leve (a menor roda dentada) tem velocidade, mas na subida precisa de muita força.

    Uma relação curta do diferencial tem mais torque (igual a marcha pesada da bicicleta), mas tem limite na velocidade final, agora a relação mais longa (marcha leve) vai aumentar a velocidade final mais reduz o torque (que vai sentir falta em uma subida).

    O seu câmbio com diferencial 3,07 não da a arrancada do diferencial 3,54, mas a aceleração pós arrancada é mais rápida....se tiver pista você pega o opala com diferencial 3,54.

     OKK 
    Faz sentido amigo,na arrancada ele tem uma baita arrancada até isso eu sinto agora que arrumei a embreagem da pra sentir um alto torque nas primeiras marchas,pelo que parece é uma combinação até boa certo? haha,antes de eu pegar ele o ex dono tinha trocado o cambio dele por que o antigo tinha quebrado e ele colocou um clec clec 4 marchas ré pra trás que estava em um Opala 6 cilindros,não tem diferença né?
    É uma informação muito boa essa  Very Happy 
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por adpachec Qui 23 Jan - 12:11:12

    No câmbio 4 marchas a 1° e 2° são curtas a 2° do 4 marchas é mais curta (tem mais torque) que a 2° do 3 marchas, a 3° já sobe bastante e a 4° marcha é direto sem interferência do câmbio (direto motor ao diferencial).

    4 marchas:

    1°: 3,07.
    2°: 2,02.
    3°: 1,39.
    4°: 1:1

    5 Marchas:

    1°: 3,40.
    2°: 2,16.
    3°: 1,38.
    4°: 1:1.
    5°: 0,84.

    No 05 marchas a 5° marcha é apenas para baixar o giro do motor e garantir economia.

    Na Volks a 5° marcha era chamada de marcha 4E, uma 4° econômica.....lá em 1900 e guaraná com rolha....

    O 5 marchas garante mais "força" que o 4 marchas até a 2° marcha quando os 2 se igualam na 3°, mas o seu com este diferencial e câmbio após ter quebrado a inércia (quando o carro embala), acelera mais rápido.
    O câmbio do 6cc e 4 cc de 4 marchas se não me engano são iguais.....
     OKK 
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Basico Qui 23 Jan - 14:49:13

    Guilherme Garcez escreveu:
    Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
    a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
    2500 RPM 120Km/h
    Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
    Tô na pesquisa constante e até agora nada.

    O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.

    abraço irmão, fica com Deus.
    É uma possibilidade que acho também amigo,vou fazer o teste no gps depois vou abrir essa tampa do diferencial e contar os dentes talvez seja uma boa alternativa.
    Sobre sua Caravan,essa relação é do modelo 6 cilindros  Smile ela é bem mais longa mesmo,creio que se der um talento pra aumentar o folego do motor esse diferencial pode cair bem pra ela.Não entendo muito de turbina,mas se planejar colocar um kit turbo para ela vai ficar show,uma opção boa e barata até.
    Abraço amigo!



    Turbina é a solução, pois no meu caso eu preciso de torque, e todas as receitas de aspro exceto a troca do vira, são para aumentar giro e cv... Alem do mais, só gastos astronômicos onde fica mais viável um L6.
    Preciso saber de uma medida de turbina média baixa para deixar ela com uma pegada parecida com a dos Passats/Audi A4 1.8T...

    Aceito dicas...

    Quem é o mestre das turbinas aqui?
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Basico Qui 23 Jan - 14:55:22

    cabesanto77 escreveu:
    Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
    a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
    2500 RPM 120Km/h
    Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
    Tô na pesquisa constante e até agora nada.

    O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.

    abraço irmão, fica com Deus.

    Basico, Boa Tarde !!

    Confirma aí, sua máquina tem um 2:73 com motor 4 cilindros ???? Eu tenho um 4 cilindros meio "mexidinho", e tava até pensando em colocar um 3:07... mas fico com medo de perder muito na saída...


    Na sua receita que tem um motor mais esperto, seria interessante um cambio moderno mesmo que 4 marchas, pois o varetado tem relações de 1º e 2º marchas mais longas que o Cambio ré pra frente.
    Saiu alguns Opalas com 3,07 de fábrica, com motor Stock sim existe uma grande diferença de saída, mas se o seu estiver com mais de 110cv vc não vai perceber a diferença na saída, só em final que a diferença é grande, cerca de 15% a mais.

    vc vai precisar trocar o pinhãozinho do cabo do velocímetro dentro do cambio... custa 5 reais, se não vai levar multa a adoidado... Twisted Evil  rsrsrs
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Basico Qui 23 Jan - 14:58:43

    adpachec escreveu:
    Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
    a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
    2500 RPM 120Km/h
    Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
    Tô na pesquisa constante e até agora nada.

    O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.

    abraço irmão, fica com Deus.

    Melhor um Blower que rende logo na saída, o turbo precisa acelerar para a turbina encher e o 4cc "não mexido" devido a massa tem problema de subida de giro.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t5038-opala-4cc-blower-comecando-a-montar



    Cara, eu tava pensando em uma turbina de Baixa inércia com uma pegada cedo, tipo os Passats/Audi A4 20 Válvulas... é turbina de média baixa com funcionamento até 4500 RPM no máximo.
    Assim eu trabalho com 0,8 ou 1 kg e ganho torque o suficiente para incomodar a galera na rodovia.

    o problema é achar alguém q afirme categoricamente qual medida de turbina usar. =/
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Basico Qui 23 Jan - 15:04:49

    adpachec escreveu:No câmbio 4 marchas a 1° e 2° são curtas a 2° do 4 marchas é mais curta (tem mais torque) que a 2° do 3 marchas, a 3° já sobe bastante e a 4° marcha é direto sem interferência do câmbio (direto motor ao diferencial).

    4 marchas:

    1°: 3,07.
    2°: 2,02.
    3°: 1,39.
    4°: 1:1

    5 Marchas:

    1°: 3,40.
    2°: 2,16.
    3°: 1,38.
    4°: 1:1.
    5°: 0,84.

    No 05 marchas a 5° marcha é apenas para baixar o giro do motor e garantir economia.

    Na Volks a 5° marcha era chamada de marcha 4E, uma 4° econômica.....lá em 1900 e guaraná com rolha....

    O 5 marchas garante mais "força" que o 4 marchas até a 2° marcha quando os 2 se igualam na 3°, mas o seu com este diferencial e câmbio após ter quebrado a inércia (quando o carro embala), acelera mais rápido.
    O câmbio do 6cc e 4 cc de 4 marchas se não me engano são iguais.....
     OKK 


    Complementando o q o amigo disse, existe um Câmbio Clec Clec conhecido como 3+E, na verdade o nome dele é Câmbio Ômega, se trata de um 4 M onde a 1º e 2º marchas são iguais ao do 3 Marchas, a 3º é igual a 4º com relação direta 1.1 e a 4º tem relação de 5º 0,84


    Era um opcional de época e quase impossível de se achar...

    Um cambio desse pra quem tem um canhão de motor, é só emparelhar e trocar de marcha no final do quarteirão... hehehe


    Alguém aqui do fórum tem esse câmbio?
    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Qui 23 Jan - 18:15:57

    Basico escreveu:
    cabesanto77 escreveu:

    Basico, Boa Tarde !!

    Confirma aí, sua máquina tem um 2:73 com motor 4 cilindros ???? Eu tenho um 4 cilindros meio "mexidinho", e tava até pensando em colocar um 3:07... mas fico com medo de perder muito na saída...


    Na sua receita que tem um motor mais esperto, seria interessante um cambio moderno mesmo que 4 marchas, pois o varetado tem relações de 1º e 2º marchas mais longas que o Cambio ré pra frente.
    Saiu alguns Opalas com 3,07 de fábrica, com motor Stock sim existe uma grande diferença de saída, mas se o seu estiver com mais de 110cv vc não vai perceber a diferença na saída, só em final que a diferença é grande, cerca de 15% a mais.

    vc vai precisar trocar o pinhãozinho do cabo do velocímetro dentro do cambio... custa 5 reais, se não vai levar multa a adoidado... Twisted Evil  rsrsrs
    O motor eu chuto que com uns 105 cv ou um pouco mais ele está por que ele ja vio com um pequeno talentinho em questão de ignição e cabeçote relatos do antigo dono.
    Pelo visto vou ter que comprar um pinhão pra essa relação mesmo por que hoje mesmo durante a tarde passei num radar a 60km/h no limite e no velocimetro marcava 40km/h Shocked Shocked 
    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Qui 23 Jan - 18:18:39

    Basico escreveu:
    adpachec escreveu:No câmbio 4 marchas a 1° e 2° são curtas a 2° do 4 marchas é mais curta (tem mais torque) que a 2° do 3 marchas, a 3° já sobe bastante e a 4° marcha é direto sem interferência do câmbio (direto motor ao diferencial).

    4 marchas:

    1°: 3,07.
    2°: 2,02.
    3°: 1,39.
    4°: 1:1

    5 Marchas:

    1°: 3,40.
    2°: 2,16.
    3°: 1,38.
    4°: 1:1.
    5°: 0,84.

    No 05 marchas a 5° marcha é apenas para baixar o giro do motor e garantir economia.

    Na Volks a 5° marcha era chamada de marcha 4E, uma 4° econômica.....lá em 1900 e guaraná com rolha....

    O 5 marchas garante mais "força" que o 4 marchas até a 2° marcha quando os 2 se igualam na 3°, mas o seu com este diferencial e câmbio após ter quebrado a inércia (quando o carro embala), acelera mais rápido.
    O câmbio do 6cc e 4 cc de 4 marchas se não me engano são iguais.....
     OKK 


    Complementando o q o amigo disse, existe um Câmbio Clec Clec conhecido como 3+E, na verdade o nome dele é Câmbio Ômega, se trata de um 4 M onde a 1º e 2º marchas são iguais ao do 3 Marchas, a 3º é igual a 4º com relação direta 1.1 e a 4º tem relação de 5º 0,84


    Era um opcional de época e quase impossível de se achar...

    Um cambio desse pra quem tem um canhão de motor, é só emparelhar e trocar de marcha no final do quarteirão... hehehe


    Alguém aqui do fórum tem esse câmbio?
    Por acaso esse cambio tem ré pra trás?  Razz  Vai que sou um sortudo em ter um desse haha!
    Meu cunhado tem um câmbio clec clec 3 marchas no assoalho acho que é algo bem raro por que vi poucos opala com um cambio desse no assoalho,e segundo ele quando tava instalado no ex Opala dele era o bixo  Shocked 
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Basico Sex 24 Jan - 5:58:34

    Guilherme Garcez escreveu:
    Basico escreveu:


    Na sua receita que tem um motor mais esperto, seria interessante um cambio moderno mesmo que 4 marchas, pois o varetado tem relações de 1º e 2º marchas mais longas que o Cambio ré pra frente.
    Saiu alguns Opalas com 3,07 de fábrica, com motor Stock sim existe uma grande diferença de saída, mas se o seu estiver com mais de 110cv vc não vai perceber a diferença na saída, só em final que a diferença é grande, cerca de 15% a mais.

    vc vai precisar trocar o pinhãozinho do cabo do velocímetro dentro do cambio... custa 5 reais, se não vai levar multa a adoidado... Twisted Evil  rsrsrs
    O motor eu chuto que com uns 105 cv ou um pouco mais ele está por que ele ja vio com um pequeno talentinho em questão de ignição e cabeçote relatos do antigo dono.
    Pelo visto vou ter que comprar um pinhão pra essa relação mesmo por que hoje mesmo durante a tarde passei num radar a 60km/h no limite e no velocimetro marcava 40km/h Shocked Shocked 



    Eu avisei do Velocímetro pq antes de eu saber dessa tinha tomado 3 multas... tudo por excesso de velocidade... rsrsrsr

    pega a relação do diferencial que tem 4 modelos de pinhãozinho para vender, e vai depender do diferencial para ficar correto...
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Basico Sex 24 Jan - 6:06:05

    Guilherme Garcez escreveu:
    Basico escreveu:


    Complementando o q o amigo disse, existe um Câmbio Clec Clec conhecido como 3+E, na verdade o nome dele é Câmbio Ômega, se trata de um 4 M onde a 1º e 2º marchas são iguais ao do 3 Marchas, a 3º é igual a 4º com relação direta 1.1 e a 4º tem relação de 5º 0,84


    Era um opcional de época e quase impossível de se achar...

    Um cambio desse pra quem tem um canhão de motor, é só emparelhar e trocar de marcha no final do quarteirão... hehehe


    Alguém aqui do fórum tem esse câmbio?
    Por acaso esse cambio tem ré pra trás?  Razz  Vai que sou um sortudo em ter um desse haha!
    Meu cunhado tem um câmbio clec clec 3 marchas no assoalho acho que é algo bem raro por que vi poucos opala com um cambio desse no assoalho,e segundo ele quando tava instalado no ex Opala dele era o bixo  Shocked 


    Tem uma maneira simples de ver se é o Cambio Omega, o Varão da 3º/4º Marcha é acionado ao contrario... teoricamente a ordem de marcha é 1º/ 2º / 4º e 3º com engrenagem de 5º... rrsrsr

    Agora Cambio 3º Marchas no assoalho em Opala é gato... o cara zuou o trabulador na coluna e colocou a alavanca no Chão... Cambio 3º marchas na coluna é um tesão... saudades da Veraneio do meu pai... =/
    Guilherme Garcez
    Guilherme Garcez
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 282
    Localização : Maringá-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1983 4 portas
    Cilindros : 6zão porra
    Data de inscrição : 08/11/2013

    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Guilherme Garcez Sex 24 Jan - 7:35:03

    Basico escreveu:
    Guilherme Garcez escreveu:
    Por acaso esse cambio tem ré pra trás?  Razz  Vai que sou um sortudo em ter um desse haha!
    Meu cunhado tem um câmbio clec clec 3 marchas no assoalho acho que é algo bem raro por que vi poucos opala com um cambio desse no assoalho,e segundo ele quando tava instalado no ex Opala dele era o bixo  Shocked 


    Tem uma maneira simples de ver se é o Cambio Omega, o Varão da 3º/4º Marcha é acionado ao contrario... teoricamente a ordem de marcha é 1º/ 2º / 4º e 3º com engrenagem de 5º... rrsrsr

    Agora Cambio 3º Marchas no assoalho em Opala é gato... o cara zuou o trabulador na coluna e colocou a alavanca no Chão... Cambio 3º marchas na coluna é um tesão... saudades da Veraneio do meu pai... =/
    So se for mesmo amigo,ele n mencionou nada sobre adaptação so se ele ja tivesse pegado assim,sobre o pinhão vou procurar um pra comprar já,tenho uma tabelinha sobre os modelos de pinhão para as relações,vou trocar antes que eu leve multa por que ainda to com provisória  Razz 

    Conteúdo patrocinado


    Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros Empty Re: Duvida: Relação do diferencial do 4 cilindros

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio - 2:49:24