Por acaso saiu ou tem Opalas 4 cilindros com esta relação? é uma boa relação para um motor 4 cilindros?Eu fiquei meio na duvida sobre isso
segue uma foto:
Fico grato se alguém mais experiente puder tirar esta duvida
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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É uma possibilidade que acho também amigo,vou fazer o teste no gps depois vou abrir essa tampa do diferencial e contar os dentes talvez seja uma boa alternativa.Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
2500 RPM 120Km/h
Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
Tô na pesquisa constante e até agora nada.
O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.
abraço irmão, fica com Deus.
Guilherme Garcez escreveu:Então amigo,ele não possui conta giros,a não ser que o velocimetro esteja marcando errado,por que quando esta marcando 40/50 km/h ja pede a 3º marcha não fiz o teste ainda com gps pois não tenho no meu celular,mas acho que posso conseguir um emprestado.
Os pneus que uso são : 195/70 aro 14 na dianteira e 205/70 Aro 14 na traseira
Quando o velocimetro marca 70km/h eu ja estou na 4º e ultima marcha
Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
2500 RPM 120Km/h
Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
Tô na pesquisa constante e até agora nada.
O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.
abraço irmão, fica com Deus.
Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
2500 RPM 120Km/h
Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
Tô na pesquisa constante e até agora nada.
O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.
abraço irmão, fica com Deus.
Faz sentido amigo,na arrancada ele tem uma baita arrancada até isso eu sinto agora que arrumei a embreagem da pra sentir um alto torque nas primeiras marchas,pelo que parece é uma combinação até boa certo? haha,antes de eu pegar ele o ex dono tinha trocado o cambio dele por que o antigo tinha quebrado e ele colocou um clec clec 4 marchas ré pra trás que estava em um Opala 6 cilindros,não tem diferença né?adpachec escreveu:Guilherme Garcez escreveu:Então amigo,ele não possui conta giros,a não ser que o velocimetro esteja marcando errado,por que quando esta marcando 40/50 km/h ja pede a 3º marcha não fiz o teste ainda com gps pois não tenho no meu celular,mas acho que posso conseguir um emprestado.
Os pneus que uso são : 195/70 aro 14 na dianteira e 205/70 Aro 14 na traseira
Quando o velocimetro marca 70km/h eu ja estou na 4º e ultima marcha
Neste seu caso é a relação do câmbio, que no seu caso são curtas e é normal, a 1° e 2° foram encurtadas para gerar torque (força) e você pode subir o giro lá em cima que ele (opala) não corre.
A partir da 3° marcha não tem tanta força, mas tem mais giro (dentro do câmbio) que reduz o giro do motor e garante a aceleração sem exigir tanto dele (motor).
É como bicicleta em marcha pesada (maior roda dentada da catraca), sobe morro mas não tem velocidade, e na marcha leve (a menor roda dentada) tem velocidade, mas na subida precisa de muita força.
Uma relação curta do diferencial tem mais torque (igual a marcha pesada da bicicleta), mas tem limite na velocidade final, agora a relação mais longa (marcha leve) vai aumentar a velocidade final mais reduz o torque (que vai sentir falta em uma subida).
O seu câmbio com diferencial 3,07 não da a arrancada do diferencial 3,54, mas a aceleração pós arrancada é mais rápida....se tiver pista você pega o opala com diferencial 3,54.
Guilherme Garcez escreveu:É uma possibilidade que acho também amigo,vou fazer o teste no gps depois vou abrir essa tampa do diferencial e contar os dentes talvez seja uma boa alternativa.Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
2500 RPM 120Km/h
Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
Tô na pesquisa constante e até agora nada.
O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.
abraço irmão, fica com Deus.
Sobre sua Caravan,essa relação é do modelo 6 cilindros ela é bem mais longa mesmo,creio que se der um talento pra aumentar o folego do motor esse diferencial pode cair bem pra ela.Não entendo muito de turbina,mas se planejar colocar um kit turbo para ela vai ficar show,uma opção boa e barata até.
Abraço amigo!
cabesanto77 escreveu:Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
2500 RPM 120Km/h
Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
Tô na pesquisa constante e até agora nada.
O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.
abraço irmão, fica com Deus.
Basico, Boa Tarde !!
Confirma aí, sua máquina tem um 2:73 com motor 4 cilindros ???? Eu tenho um 4 cilindros meio "mexidinho", e tava até pensando em colocar um 3:07... mas fico com medo de perder muito na saída...
adpachec escreveu:Basico escreveu:se a relação estiver certa dentro da carcaça do Diferencial era para estar mais longo...
a minha Caravan em Reforma que não é essa da Foto é 4 Cil com Diferencial 2,73 e digo... na cidade é uma lastima mas na pista é o cão chupando manga, exceto subida de serra que ela vira um carneirinho denovo.
2500 RPM 120Km/h
Objetivo é colocar uma turbina para média baixa e acabar com o desanimo dela em subidas, até abri um tópico aqui, mas ninguém soube me dizer a turbina ideal para essa aplicação.
Tô na pesquisa constante e até agora nada.
O ideal seria vc abrir a tampa do seu Diferencial e contar os Dentes.
abraço irmão, fica com Deus.
Melhor um Blower que rende logo na saída, o turbo precisa acelerar para a turbina encher e o 4cc "não mexido" devido a massa tem problema de subida de giro.
http://www.opaleirosdoparana.com/t5038-opala-4cc-blower-comecando-a-montar
adpachec escreveu:No câmbio 4 marchas a 1° e 2° são curtas a 2° do 4 marchas é mais curta (tem mais torque) que a 2° do 3 marchas, a 3° já sobe bastante e a 4° marcha é direto sem interferência do câmbio (direto motor ao diferencial).
4 marchas:
1°: 3,07.
2°: 2,02.
3°: 1,39.
4°: 1:1
5 Marchas:
1°: 3,40.
2°: 2,16.
3°: 1,38.
4°: 1:1.
5°: 0,84.
No 05 marchas a 5° marcha é apenas para baixar o giro do motor e garantir economia.
Na Volks a 5° marcha era chamada de marcha 4E, uma 4° econômica.....lá em 1900 e guaraná com rolha....
O 5 marchas garante mais "força" que o 4 marchas até a 2° marcha quando os 2 se igualam na 3°, mas o seu com este diferencial e câmbio após ter quebrado a inércia (quando o carro embala), acelera mais rápido.
O câmbio do 6cc e 4 cc de 4 marchas se não me engano são iguais.....
O motor eu chuto que com uns 105 cv ou um pouco mais ele está por que ele ja vio com um pequeno talentinho em questão de ignição e cabeçote relatos do antigo dono.Basico escreveu:cabesanto77 escreveu:
Basico, Boa Tarde !!
Confirma aí, sua máquina tem um 2:73 com motor 4 cilindros ???? Eu tenho um 4 cilindros meio "mexidinho", e tava até pensando em colocar um 3:07... mas fico com medo de perder muito na saída...
Na sua receita que tem um motor mais esperto, seria interessante um cambio moderno mesmo que 4 marchas, pois o varetado tem relações de 1º e 2º marchas mais longas que o Cambio ré pra frente.
Saiu alguns Opalas com 3,07 de fábrica, com motor Stock sim existe uma grande diferença de saída, mas se o seu estiver com mais de 110cv vc não vai perceber a diferença na saída, só em final que a diferença é grande, cerca de 15% a mais.
vc vai precisar trocar o pinhãozinho do cabo do velocímetro dentro do cambio... custa 5 reais, se não vai levar multa a adoidado... rsrsrs
Por acaso esse cambio tem ré pra trás? Vai que sou um sortudo em ter um desse haha!Basico escreveu:adpachec escreveu:No câmbio 4 marchas a 1° e 2° são curtas a 2° do 4 marchas é mais curta (tem mais torque) que a 2° do 3 marchas, a 3° já sobe bastante e a 4° marcha é direto sem interferência do câmbio (direto motor ao diferencial).
4 marchas:
1°: 3,07.
2°: 2,02.
3°: 1,39.
4°: 1:1
5 Marchas:
1°: 3,40.
2°: 2,16.
3°: 1,38.
4°: 1:1.
5°: 0,84.
No 05 marchas a 5° marcha é apenas para baixar o giro do motor e garantir economia.
Na Volks a 5° marcha era chamada de marcha 4E, uma 4° econômica.....lá em 1900 e guaraná com rolha....
O 5 marchas garante mais "força" que o 4 marchas até a 2° marcha quando os 2 se igualam na 3°, mas o seu com este diferencial e câmbio após ter quebrado a inércia (quando o carro embala), acelera mais rápido.
O câmbio do 6cc e 4 cc de 4 marchas se não me engano são iguais.....
Complementando o q o amigo disse, existe um Câmbio Clec Clec conhecido como 3+E, na verdade o nome dele é Câmbio Ômega, se trata de um 4 M onde a 1º e 2º marchas são iguais ao do 3 Marchas, a 3º é igual a 4º com relação direta 1.1 e a 4º tem relação de 5º 0,84
Era um opcional de época e quase impossível de se achar...
Um cambio desse pra quem tem um canhão de motor, é só emparelhar e trocar de marcha no final do quarteirão... hehehe
Alguém aqui do fórum tem esse câmbio?
Guilherme Garcez escreveu:O motor eu chuto que com uns 105 cv ou um pouco mais ele está por que ele ja vio com um pequeno talentinho em questão de ignição e cabeçote relatos do antigo dono.Basico escreveu:
Na sua receita que tem um motor mais esperto, seria interessante um cambio moderno mesmo que 4 marchas, pois o varetado tem relações de 1º e 2º marchas mais longas que o Cambio ré pra frente.
Saiu alguns Opalas com 3,07 de fábrica, com motor Stock sim existe uma grande diferença de saída, mas se o seu estiver com mais de 110cv vc não vai perceber a diferença na saída, só em final que a diferença é grande, cerca de 15% a mais.
vc vai precisar trocar o pinhãozinho do cabo do velocímetro dentro do cambio... custa 5 reais, se não vai levar multa a adoidado... rsrsrs
Pelo visto vou ter que comprar um pinhão pra essa relação mesmo por que hoje mesmo durante a tarde passei num radar a 60km/h no limite e no velocimetro marcava 40km/h
Guilherme Garcez escreveu:Por acaso esse cambio tem ré pra trás? Vai que sou um sortudo em ter um desse haha!Basico escreveu:
Complementando o q o amigo disse, existe um Câmbio Clec Clec conhecido como 3+E, na verdade o nome dele é Câmbio Ômega, se trata de um 4 M onde a 1º e 2º marchas são iguais ao do 3 Marchas, a 3º é igual a 4º com relação direta 1.1 e a 4º tem relação de 5º 0,84
Era um opcional de época e quase impossível de se achar...
Um cambio desse pra quem tem um canhão de motor, é só emparelhar e trocar de marcha no final do quarteirão... hehehe
Alguém aqui do fórum tem esse câmbio?
Meu cunhado tem um câmbio clec clec 3 marchas no assoalho acho que é algo bem raro por que vi poucos opala com um cambio desse no assoalho,e segundo ele quando tava instalado no ex Opala dele era o bixo
So se for mesmo amigo,ele n mencionou nada sobre adaptação so se ele ja tivesse pegado assim,sobre o pinhão vou procurar um pra comprar já,tenho uma tabelinha sobre os modelos de pinhão para as relações,vou trocar antes que eu leve multa por que ainda to com provisóriaBasico escreveu:Guilherme Garcez escreveu:
Por acaso esse cambio tem ré pra trás? Vai que sou um sortudo em ter um desse haha!
Meu cunhado tem um câmbio clec clec 3 marchas no assoalho acho que é algo bem raro por que vi poucos opala com um cambio desse no assoalho,e segundo ele quando tava instalado no ex Opala dele era o bixo
Tem uma maneira simples de ver se é o Cambio Omega, o Varão da 3º/4º Marcha é acionado ao contrario... teoricamente a ordem de marcha é 1º/ 2º / 4º e 3º com engrenagem de 5º... rrsrsr
Agora Cambio 3º Marchas no assoalho em Opala é gato... o cara zuou o trabulador na coluna e colocou a alavanca no Chão... Cambio 3º marchas na coluna é um tesão... saudades da Veraneio do meu pai... =/
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