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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Marcelo74v8
bruno silverstar83
alex medina
Opaladoprofessor
8 participantes
Válvulas e tuchos
Opaladoprofessor- Opaleiro
- Número de Mensagens : 51
Idade : 42
Localização : Sapiranga RS
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1982 Marrom
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 26/08/2010
- Mensagem nº1
Válvulas e tuchos
Pessoal, comprei uma Caravan 4 cil a poucos dias. Está muito boa, fiz pequenos ajustes na suspensão e elétrica, troquei óleo, filtros etc. Está funcionando bem, porém o motor 4 cilindros está fazendo barulho de válvula. Queria uma dica dos mais experientes (não dos curiosos como eu). Vale a pena regular sem mexer nos tuchos? E mais, que cola usam na tampa de válvulas e de tuchos para fechar (as juntas já comprei). Quero fazer o "serviço" nessa sexta.
alex medina- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1457
Idade : 33
Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
Data de inscrição : 22/08/2014
- Mensagem nº2
Re: Válvulas e tuchos
bm amigo se tu for colar cm silicone,nao use nem compre cola cm cheiro de vinagre,pq nao vale nada
Última edição por alex medina em Qua 1 Out - 21:54:40, editado 1 vez(es)
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
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Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº3
Re: Válvulas e tuchos
Tem que saber que estado que estão os tuchos,as vezes uma regulada nas válvulas já resolve,pode ser regulada ligado ou não,e só se usa cola se a tampa estiver empenada,se estiver boa só a junta resolve
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
alex medina- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1457
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Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
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Data de inscrição : 22/08/2014
- Mensagem nº4
Re: Válvulas e tuchos
puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
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Modelo do carro : Silverstar 1983
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4.1/S
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- Mensagem nº5
Re: Válvulas e tuchos
alex medina escreveu:puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal
Não dá nada não,até um tempo atrás eu tambem não sabia nada sobre regulagem de válvulas,aí meti a cara pra fazer isso .
Aqui uma ajudinha pra regular,mas se os tucho estiverem ruim só regulando ligado mesmo pra ficar bom
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Opaladoprofessor- Opaleiro
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- Mensagem nº6
Re: Válvulas e tuchos
bruno silverstar83 escreveu:alex medina escreveu:puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal
Não dá nada não,até um tempo atrás eu tambem não sabia nada sobre regulagem de válvulas,aí meti a cara pra fazer isso .
Aqui uma ajudinha pra regular,mas se os tucho estiverem ruim só regulando ligado mesmo pra ficar bom
Bruno e Alex
Valeu pelas dicas! Amanhã abro a tampa. Estou tentado a tirar os tuchos para revisar, mas aqui ainda nâo encontrei originais, só Aplic, que não quero colocar no meu carro. Vamos ver o que rola.
Marcelo74v8- Opaleiro
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4.1S - Automatic
Azul Milos
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Data de inscrição : 25/08/2013
- Mensagem nº7
Re: Válvulas e tuchos
E não se esqueça de colocar todas as peças organizadas de forma que voltem ao exato lugar de origem.
Eu uso uma Dremel pra marcar e numerar peças. Os tuchos marco o número de 1 a 12 num lugar que não comprometa o funcionamento. No meio do corpo, perto do furo, por exemplo. E assim vai...
Tem gente que guarda tudo em saquinhos etiquetados.
Eu uso uma Dremel pra marcar e numerar peças. Os tuchos marco o número de 1 a 12 num lugar que não comprometa o funcionamento. No meio do corpo, perto do furo, por exemplo. E assim vai...
Tem gente que guarda tudo em saquinhos etiquetados.
frederico santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3117
Idade : 47
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008
- Mensagem nº8
Re: Válvulas e tuchos
Regulagem com motor de opala normalmente se faz a quente hein..a diferença é grande quando esfria. Minhas tampas laterias tive que trocar por modelos aletados que normalmente vendem em casa de alta performance.Minhas varetas são todas trocadas ,não sei se interferem apenas elas,provavelmente sim, mas não me atentei a esse fato quando fiz agora já era,pelo menos até hj não me deu problemas mas fica sempre aquela dúvida.Mas tuchos e comando segui a risca.
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
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Modelo do carro : Caravan STD 1982
Caravan STD 1976[em obras]
Renault Sandero
Opala Diplomata 1988[EX]
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 30/10/2008
- Mensagem nº9
Re: Válvulas e tuchos
Não precisa de cola se suas tampas não estiverem tortas, somente a junta, coloca graxa nas juntas e aperta sem apertar demais para não entortar tudo e vazar.
Opaladoprofessor- Opaleiro
- Número de Mensagens : 51
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Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1982 Marrom
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 26/08/2010
- Mensagem nº10
Re: Válvulas e tuchos
Serviço feito sexta passada. Ficou outra coisa o motor. Ele foi retificado(parte de baixo) e acho que não recebeu regulagem de válvulas depois pois estavam com muita folga. Ficou bom mesmo. A tampa não está em excelente estado então preferi passar cola somente entre a tampa e a junta. Precisei trocar os parafusos da tampa também. Aproveitei e troquei uma serie de mangueiras ressecadas e dei um trato no carburador. Agora é curtir.
raphaelcaronti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8744
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Opala Deluxo 1970 (EX)
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- Mensagem nº11
Re: Válvulas e tuchos
Opaladoprofessor escreveu:Serviço feito sexta passada. Ficou outra coisa o motor. Ele foi retificado(parte de baixo) e acho que não recebeu regulagem de válvulas depois pois estavam com muita folga. Ficou bom mesmo. A tampa não está em excelente estado então preferi passar cola somente entre a tampa e a junta. Precisei trocar os parafusos da tampa também. Aproveitei e troquei uma serie de mangueiras ressecadas e dei um trato no carburador. Agora é curtir.
Fica outro mesmo!!
Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
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Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº12
Re: Válvulas e tuchos
bruno silverstar83 escreveu:alex medina escreveu:puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal
Não dá nada não,até um tempo atrás eu tambem não sabia nada sobre regulagem de válvulas,aí meti a cara pra fazer isso .
Aqui uma ajudinha pra regular,mas se os tucho estiverem ruim só regulando ligado mesmo pra ficar bom
Faço a regulagem com o motor quente e Desligado mas ainda fica o te tec (acho que tem tucho ruim), já tentei varias vezes com o motor ligado mas sem sucesso devido ter que fazer rápido por causa do oleo que cai e a fumaceira, o motor fica amarrado, tem algum macete na hora de regular com o motor ligado ?
Muito Obrigado.
Andre_SP
Opaladoprofessor- Opaleiro
- Número de Mensagens : 51
Idade : 42
Localização : Sapiranga RS
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1982 Marrom
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 26/08/2010
- Mensagem nº13
Re: Válvulas e tuchos
Olá
Não fiz a regulagem com o motor ligado amigo. Não me parece um processo lá muito preciso, pois faz somente pelo barulho. Tem que ter prática e faz uma bela sujeira!
Acredito que o ideal mesmo é limpar os tuchos ou substituir se for necessário, pois eles deveriam "auto regular" as folgas. Depois fazer o ajuste. Eu fui direto para as válvulas (bateu a preguiça). Penso em um futuro próximo fazer uma geral nesse cabeçote, por enquanto vou levando assim.
Não fiz a regulagem com o motor ligado amigo. Não me parece um processo lá muito preciso, pois faz somente pelo barulho. Tem que ter prática e faz uma bela sujeira!
Acredito que o ideal mesmo é limpar os tuchos ou substituir se for necessário, pois eles deveriam "auto regular" as folgas. Depois fazer o ajuste. Eu fui direto para as válvulas (bateu a preguiça). Penso em um futuro próximo fazer uma geral nesse cabeçote, por enquanto vou levando assim.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº14
Re: Válvulas e tuchos
Andre_SP escreveu:
Faço a regulagem com o motor quente e Desligado mas ainda fica o te tec (acho que tem tucho ruim), já tentei varias vezes com o motor ligado mas sem sucesso devido ter que fazer rápido por causa do oleo que cai e a fumaceira, o motor fica amarrado, tem algum macete na hora de regular com o motor ligado ?
Muito Obrigado.
Andre_SP
Quando os tucho estão ruins só regulando ligado mesmo pra ficarem bons,uma dica pra não fazer sujeira é deixar o carro no plano e colocar um pedaço de papelão pra não espirrar óleo nos coletores
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº15
Re: Válvulas e tuchos
bruno silverstar83, levantei a traseira e coloquei no cavalete, o motor ficou menos inclinado e coloquei um papelão, deu para regular sem muita fumaceira, Valeu pela dica. A partida a frio melhorou.
Muito Obrigado.
Andre_SP
Muito Obrigado.
Andre_SP
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº16
Re: Válvulas e tuchos
Andre_SP escreveu:bruno silverstar83, levantei a traseira e coloquei no cavalete, o motor ficou menos inclinado e coloquei um papelão, deu para regular sem muita fumaceira, Valeu pela dica. A partida a frio melhorou.
Muito Obrigado.
Andre_SP
De nada,que bom que deu certo
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
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Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº17
Re: Válvulas e tuchos
Andei com o carro subindo ladeiras para testar depois da regulagem, o motor ficou bem amarrado, demorando para subir o giro (mesmo acelerando com o carro parado estava amarrado) então, refiz a regulagem de valvulas com o motor ligado, primeiro fiz uma pré- regulagem, depois fui soltando a porca até voltar a bater (deixei uns 20 seg. batendo), fui apertando até sumir o tec tec (folga 0), então apertei 1/8 de volta (com 1/4 de volta o motor já dava umas balançadas), agora o giro sobe rápido (com o carro parado, ainda não andei com o carro mas já deu para notar a grande diferença), agora a duvida, Quanto mais rápido subir o giro melhor está a regulagem de valvulas ???
Muito Obrigado.
Andre_SP
Muito Obrigado.
Andre_SP
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº18
Re: Válvulas e tuchos
Andre_SP escreveu:Andei com o carro subindo ladeiras para testar depois da regulagem, o motor ficou bem amarrado, demorando para subir o giro (mesmo acelerando com o carro parado estava amarrado) então, refiz a regulagem de valvulas com o motor ligado, primeiro fiz uma pré- regulagem, depois fui soltando a porca até voltar a bater (deixei uns 20 seg. batendo), fui apertando até sumir o tec tec (folga 0), então apertei 1/8 de volta (com 1/4 de volta o motor já dava umas balançadas), agora o giro sobe rápido (com o carro parado, ainda não andei com o carro mas já deu para notar a grande diferença), agora a duvida, Quanto mais rápido subir o giro melhor está a regulagem de valvulas ???
Muito Obrigado.
Andre_SP
Quanto mais livres as válvulas (principalmente a de escape) menor o volume de gás dentro dos pistões após a combustão e menor resistência do pistão na compressão.
E uma válvula de ar presa causa "tipo um vácuo" porque o motor puxa um valor de ar abaixo que ele precisa, igual colocar o dedo na ponta da seringa e puxar o embolo para trás, você consegue, mas sente resistência.
Mantendo os limites máximos e mínimos de ajustes, mais justo, mais torque em baixa, mais solto melhor em alta......agora muito folgado não anda nada e parece uma máquina de costura.
Tucho mecânico 0,25 a 0,30, mas já escutei até 0,10 mm de folga.
Andre_SP- Opaleiro
- Número de Mensagens : 358
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012
- Mensagem nº19
Re: Válvulas e tuchos
adpachec escreveu:Andre_SP escreveu:Andei com o carro subindo ladeiras para testar depois da regulagem, o motor ficou bem amarrado, demorando para subir o giro (mesmo acelerando com o carro parado estava amarrado) então, refiz a regulagem de valvulas com o motor ligado, primeiro fiz uma pré- regulagem, depois fui soltando a porca até voltar a bater (deixei uns 20 seg. batendo), fui apertando até sumir o tec tec (folga 0), então apertei 1/8 de volta (com 1/4 de volta o motor já dava umas balançadas), agora o giro sobe rápido (com o carro parado, ainda não andei com o carro mas já deu para notar a grande diferença), agora a duvida, Quanto mais rápido subir o giro melhor está a regulagem de valvulas ???
Muito Obrigado.
Andre_SP
Quanto mais livres as válvulas (principalmente a de escape) menor o volume de gás dentro dos pistões após a combustão e menor resistência do pistão na compressão.
E uma válvula de ar presa causa "tipo um vácuo" porque o motor puxa um valor de ar abaixo que ele precisa, igual colocar o dedo na ponta da seringa e puxar o embolo para trás, você consegue, mas sente resistência.
Mantendo os limites máximos e mínimos de ajustes, mais justo, mais torque em baixa, mais solto melhor em alta......agora muito folgado não anda nada e parece uma máquina de costura.
Tucho mecânico 0,25 a 0,30, mas já escutei até 0,10 mm de folga.
Fui testar o carro (eu e mais 2 passageiros) subindo ladeira, em 1º o motor ameçava a morrer tinha que controlar na embreagem (sintoma igual quando o 2º estágio trava um pouquinho aberto), depois que começava a andar ficava bom, em reta ficou bom, afundando o pé estava desenvolvendo bem, tirei a tampa de valvulas e apertei mais 1/8 de volta em cada valvula (totalizando 1/4 de volta, então ficou folga 0 + 1/4 (tucho hidráulico)), agora só falta testar.
Andre_SP
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