_____________________________________________________________________
Palavras de Cabessanto:
Minha história com Opala começa desde a infância, quem cresceu nos 80 e 90 deve se lembrar que a referência de carro bom era Opala.
Meu tio , que era mecânico teve muitos Opalas sempre alternando modelos e cores mas nunca saiu desta linha, meu primo também teve vários, meu pai teve uma caravam 83 e um 4 portas 79 bege , ou seja sempre presente.
Fui ter o meu primeiro Opala em 2001 quando comprei de sociedade com meu irmão um 76 3 marchas porta amassada e todo podre, reformamos e coisa de 1 ano depois meu irmão precisou de dinheiro e vendemos o carro por um preço barato para que o mesmo pudesse se restabelecer com o dinheiro, o carro foi vendido e ele ficou de me dar a minha parte posteriormente quando estive em melhor situação.
Já em 2005 havia um vizinho que residia em frente nossa casa, ele tinha um SS 1979 ( que seria o meu carro) eu olhava aquele carro os detalhes eu ficava delirando, aquelas faixas me enfeitiçavam.
Claro que o carro estava em péssimas condições e o ex dono dele dizia que reformaria e colocaria mecânica 6 cilindros, pois já tinha comprado o câmbio e o motor.
Um belo dia este vizinho deixou o opala largado em uma garagem alguns meses e quando foi dar a partida não havia bateria, o mesmo colocou outra bateria para ligar, mas colocou invertida e queimou o fio positivo que sai do arranque e vai para caixa de fusível.
Como eu sempre estava no meu quintal mexendo com estas coisas ele me pediu para dar uma olhada, fui até o carro fiz uma "Adaptação Técnica" (gambiarra) para ligar e logo em seguida levei o mesmo para o meu quintal para fazer o reparo correto.
Enquanto eu trabalhava no carro, meu irmão não parava de falar do carro, dizendo que era legal isso e aquilo, apesar de mal cuidado o opala possuía todos os itens original do SS, e em um determinado momento, meu irmão sentado no banco do motorista e eu mexendo no cofre, ele me disse:
Será que o Paulo vende este carro ????
Como o Paulo (ex-dono) estava meio desanimado com o carro ele foi conversar com a esposa e nos vendeu o carro, o motor 6 cilindros, e algumas peças que ele já tinha para reforma tudo por R$ 3.500,00 na época.
Eu me apaixonei pelo carro na época eu só tinha uma CB 450 Custom e um Corsa 1.6 que ficava com a minha ex-mulher, comecei então a ir trabalhar com o opala, mesmo tudo podre, o eixo do comando estava meio "comido" e só 3 cilindros funcionavam legal, mesmo assim eu adorava ele.
Rodei com ele nestas situações durante 1 ano até um dia que a roda traseira caiu e eu decidi que ia só dar uma reformadinha porque a grana estava curta.
Assim ele era, estas fotos foi no dia que eu parei depois do episódio da roda;
A partir deste dia, começava um jornada que em meus pensamentos seria rápido, não sabia que embarcaria em uma viagem de 7 anos com muitos desafios, muitas dificuldades muitas pessoas para dizer que eu não conseguiria...
Antes de iniciar a reforma, combinei com um funileiro que me enrolou 1 mês para pegar o meu carro, desisti, combinei com um 2º e perdi mais 3 semanas, desisiti, o 3º que acertei o trabalho foi rápido no começo
Fotos do jateamento:
Após o jateamento, começou os gastos desenfreados, verificou-se que para ficar um serviço de acordo teria quer trocar as duas laterais, o painel traseiro os para-lamas dianteiro e as caixas de ar lateral.
Consegui as peças e entre o jateamento e toda a funilaria ficou em 2 meses tudo pronto, só faltava pintar o funileiro me enrolou 7 meses e não pintou o carro, com raiva tirei o carro de da funilaria e levei em um 4 funileiro, que fez a pintura em 4 meses, pois só podia mexer no meu carro nos finais de semana.
Fotos da pintura:
Iniciava assim a fase de montagem dos itens, com muito sacrifício as peças que deveriam ser aproveitadas foram dando lugar a peças novas ou semi novas devido ao estado de conservação das peças originais.
Dentro destes 7 anos que vim montando este carro, o ano de 2011 foi o pior, não consegui comprar nada para o meu opala, isso foi muito frustrante, fora outros acontecimentos que fui passando na vida pessoal, meu divórcio, a morte do meu pai, dificuldades financeiras, troca de emprego coisas que acontece na vida de todo mundo, mas que quando acontece na nossa parece que dois mais.
Enfim com o carro quase montado chegou a hora do motor até então não havia me decidido se colocaria o 6 cilindros ou manteria o 4 cilindros original, o meu motor 4 estava pronto para jogar fora, ultima retifica comando ruim, engrenagem de comando ruim tuchos ruim bloco precisaria encamisar.... etc..
Decidi por então montar o 6 cilindros comprei um quadro de suspenção, um braseixo 2:73 e o cambio seria 4 marchas mesmo para não cortar o túnel.
Ao abrir o 6 cilindros, descobrimos que era um 3800 com retentor bi partido na traseira, motor bem antigo, na época não tinha nem o conhecimento de procurar o retentor da fel pro, desanimei, vendi toda a mecânica 6 que eu tinha e decidi que eu colocaria um 4 cilindros mais forte, mantendo a originalidade mas com uma pegada melhor que o 4 original.
Observei que o pessoal estava injetando os AP para arrancada com Fueltech e o resultado era muito bom, mas até então não tinha encontrado nenhum opala com estas características e mais uma vez parti atrás de pesquisar e me informar.
Não sei o quanto de tempo perdi estudando como funciona injeção eletrônica programável, procurando alguém que já tivesse feito isso em um opala 4 cilindros, mesmo porque parecia meio mito a uns 6 anos atrás.
Porém com muita luta e perseverança decidi que seria o 4 cilindros injetado com um comando graduado, nada fora do comum pois queria utilizar o carro na rua.
Quando fui abrir meu motor original estava na seguinte situação, eixo de comando gasto, tucho gasto, bloco ultima retifica, tudo me indicava a jogar o motor no lixo, porém não existia um novo, comecei a procurar um motor 4 cilindros com retentor na traseira, foi muito difícil pois quando achava em boas condições a numeração do bloco já era cadastrada em outro veículo, teve até um motor que achei perfeito, preço bom estava em um opala 1991, aparentemente seria um bom negócio, mas ao consultar o mesmo aquele motor constava em 16 carros espalhados pelo Brasil.
Por fim encontrei uma empresa que retificava motores e fornecia serviços para empilhadeiras, lá achei meu bloco com retentor e sem numeração cadastrada.
Iniciou a corrida de compras de itens que faria então meu motor funcionar, importei itens como comando ignição MSD, pois na época até compensava.
Inicio da Montagem:
screen shot on windows
Este motor eu funcionei ele carburado para ver se estava tudo em ordem e ainda sim juntar dinheiro para o restante das peças.
Aqui ele estava montado e regulado estava muito bom...
image hosting site over 5mb
Porém como existem muito erros e acertos em nossas vidas, quando fiz toda a montagem levei meu radiador original para uma inspeção, levei para uma empresa conceituada aqui na região muito antiga, onde com certeza saberiam o que estavam fazendo.
Meu erro foi confiar em um tal serviço de varetar o radiado, cujo eu tenho minhas dúvidas de foi feito, e ignorar a questão de que quando se dá mais potência a um motor deve-se melhorar seu sistema de arrefecimento.
Um belo dia de feriado aqui na minha região, mas preciso dia 20 de Novembro de 2.013 resolvi que seria o dia de pisar fundo e ver quanto aquele motor era capaz de fazer.
Acelerei em uma rodovia, pelo velocímetro que não tem precisão alguma o mesmo passou de 180 km /h, pelo GPS cheguei a 177 km/h.
Fique numa felicidade sem tamanho, ao retornar para casa, em uma avenida onde estava a 60 km/h, de repente começou um barulho no cofre tipo algo batendo logo pensei que havia soltado alguma coisa, mas para minha infelicidade não foi, encostei o carro e ao descer havia um fio de óleo riscado no asfalto e ao ligar o motor com o capo aberto saia óleo por cima do motor de partida.
Desfecho, o radiador não deu conta do trabalho pois estava condenado, o carro superaqueceu jogou toda agua fora do radiador, o quarto cilindros prendeu, rasgou a biela e furou o carter.
Olha o estrago
Após este episódio, foi uma retifica de bloco, troca de pistões e anéis, um jogo de biela desta vez forjada, trabalho no cabeçote de abertura de dutos e válvulas de inox maiores e claro sistema de arrefecimento selado com a colmeia do radiador nova.
Resumindo hoje estou com um 4 cilindros muito bom de andar, rende no Motor a Potência de 145cv e na roda 112cv, medido em dinamômetro.
Estou sem mais fotos, pois o mesmo encontra-se ainda na funilaria fazendo pequenos acertos.
Obrigado a todos.
Última edição por Rubão6cc em Sex 5 Jun - 20:03:02, editado 2 vez(es)
Ontem à(s) 19:16:50 por edscarpes
» Embreagem 250mm
Sex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R