Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Gran-Luxo completamente instável EmptyHoje à(s) 10:48:00 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
Gran-Luxo completamente instável EmptyOntem à(s) 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Gran-Luxo completamente instável EmptyOntem à(s) 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Gran-Luxo completamente instável EmptyOntem à(s) 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Gran-Luxo completamente instável EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» diferencial braseixo
Gran-Luxo completamente instável EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Gran-Luxo completamente instável EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Gran-Luxo completamente instável EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Gran-Luxo completamente instável EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

Quem está conectado?

80 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 79 visitantes :: 2 motores de busca

lucas krause


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
tabarbosa (16850)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
BANDIT (13573)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
Xann (10394)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
j ricardo (9376)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
Jean Bida (9320)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Gran-Luxo completamente instável Bar_leftGran-Luxo completamente instável BarGran-Luxo completamente instável Bar_right 

+7
sergiomed
eddie bc
Müller
RHCESPECIAL1974
Murilo R
Pedro Opala90
ALEXANDRE BEGALLI
11 participantes

    Gran-Luxo completamente instável

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 12 Out - 12:58:36

    Caros colegas. Alguns estão acompanhando a nossa iniciativa que começou a alguns meses, com a restauração de um Gran-Luxo que ficou parado por quase 20 anos..., se não for mais.
    Pois bem, a parte mecânica está OK, tendo o carro já se deslocado por vários Km na Via Anchieta, com o conj. do Power Train respondendo adequadamente.

    A parte negativa é a instabilidade (carroceria inclina) e encosta nos pneus dianteiros, mesmo quando parado em desnível, além das raspadas da carroceria nas bordas dos pneus dianteiros, mesmo com o carro a 110 Km/ h, bastando haver alguma ondulação na pista.

    A princípio achei que os pneus fossem os vilões - objeto de outro tópico, optamos pelo Cooper Cobra 215/65R15 para a dianteira, com roda de 6".

    Seguindo recomendações substitui os pneus dianteiros pelo ATR 205/60R15, mantendo os Cooper Cobra 235/60R15 em roda 7" atras, sem nenhum indício de interferências.

    Todavia, as raspagens nos paralamas dianteiros (borda superior) permanecem.

    Ao consultar o fabricante das rodas, fui informado de que não há histórico de interferências mesmo com pneus 215/65R15, e que eu deveria estar vivenciando algum problema de suspensão.

    Fui estudar a fundo, pois com exceção do quadro, bandejas e braços estabilizadores, tudo é rigorosamente novo.

    Consultando este mesmo forum, achei alguns tópicos com relação à substituição de molas traseiras por dianteiras, etc., o que me fez deduzir que posso estar vivenciando a instalação de peças inadequadas, por exemplo, mola e amortecedor do 4cc, lembrando que recebi no meio das peças retentores e flexíveis que não serviram no carro (tópicos á parte).

    Agora a pouco, acessei a parte inferior do carro e constatei que as molas dianteiras e as traseiras apresentam o mesmo diâmetro do fio, ou seja, 13,5 mmm.

    Em alguns tópicos se cita diametro de 14,1 ou 14,5 mm para veículos 6 cc.

    Alguém sabe me dizer se estamos no caminho certo??

    Nota: se for isso mesmo, a ideia será instalar a mola mais robusta, por exemplo, de veículo com AR + TA, pois quero muito manter os 4 Cobra (eu sei que esse pneu é uma lástima em alguns aspectos, mas com os ATR a aparência despenca).

    Uma questão para os experientes, por exemplo, o BANDIT:

    vi que os Opalas de 69 à 79 utilizavam Molas Dianteiras com 10 elos, e que a partir de então passou a utilizar Molas de 11,51 elos (especificação da Fabrini).

    Posso montar essas últimas no 1974?

    Grato e forte abraço

    Alexandre
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Pedro Opala90 Seg 12 Out - 15:12:50

    As medidas da grossura das molas é diferente
    para automático, com AC e sem AC, devido ao peso.
    Quanto ás molas dianteiras mais longas, é devido ao
    formato do agregado e bandeja, se colocar molas
    longas nos antigos vai ficar mais alto.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 13 Out - 10:31:13

    Pedro Opala90 escreveu:As medidas da grossura das molas é diferente
    para automático, com AC e sem AC, devido ao peso.
    Quanto ás molas dianteiras mais longas, é devido ao
    formato do agregado e bandeja, se colocar molas
    longas nos antigos vai ficar mais alto.

    Olá Pedro,
    grato pelo feedback.
    Pela sua resposta entendo que posso montar as molas dos modelos posteriores a 79, que seriam mais longas, no velho 74.
    O risco seria ele ficar mais alto na frente. É isto?

    Grato e abraços

    Alexandre
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Pedro Opala90 Ter 13 Out - 10:47:24

    O encaixe das molas (novos)é mais profundo no agregado,
    permitindo usar mola mais longa pra ficar mais macio.
    Não sei dizer se a espessura das molas é o mesmo.
    É muito estranho o comportamento do seu opala, mesmo
    com molas "moles", não tem porque raspar o pneu com o
    movimento do carro.
    Na traseira pode acontecer, devido ao movimento do eixo,
    preso ao tirante, quando abaixa desloca pro lado, mas na dianteira
    não pode acontecer.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 13 Out - 12:17:20

    Infelizmente é isto que está acontecendo, o que não deixa de ser decepcionante.
    O carro entrou no Sábado para fazer a parte de pintura, e ao sair deverá voltar para a mecânica.

    Na traseira, mesmo com aquele pneuzão, está OK..., na dianteira esse desastre.
    Voce chacoalha o carro parado sem fazer esforço, o que evidencia que tem coisa errada.
    Arrisco em dizer que os amortecedores também não são de 6cc.

    Segundo a Oficina que realizou o trabalho, essas peças foram compradas em Loja de Peças, e estavam na prateleira.
    Talvez se tivessem vindo da internet não teríamos tido este problema, pois sempre há um cuidado maior ao se fazer o despacho.

    Eu aqui imaginando o sujeito ter separado Molas de Opala, sem importar-se para o tipo do carro.

    É duro voce literalmente perder tempo com uma peça burra como é o caso de uma Mola.

    Achei as Molas originais dos antigos, com 10 elos, mas para carro s/ ar condicionado, da própria Fabrini.
    Todavia eu quero colocar uma mais robusta para afastar de vez a possibilidade de interferência.
    Pensei até em adquirir a mais robusta dos novos (6cc + AR + TA), mas entendo que o corte de mola é problemático pois pode interferir na tempera do material, e aí adeus propriedades da peça.

    Aproveitarei essas 2 a 3 semanas de espaço para estudar e me preparar, para ver o que a oficina/ loja irão propor.

    Tenho que ter uma solução/ alternativa que otimize o projeto.

    Grato + uma vez

    Alexandre

    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1524
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Murilo R Ter 13 Out - 14:17:37

    COLOQUE 195-70-14 NA FRENTE E 205 NA TRAZEIRA
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 13 Out - 14:26:58

    Algumas fotos, embora os problemas sejam com o carro em movimento:

    Gran-Luxo completamente instável Nd75vm


    Gran-Luxo completamente instável 33b3ev5

    Gran-Luxo completamente instável Vy74id

    Coloquei um detalhe da suspensão LD, embora raspe nos dois lados.

    Penso que já está claro que a Mola não é dele, pois com diametro de 13,5 no arame é do 4 cilindros.
    O amortecedor que eu não sei de quem é.


    Alexandre
    RHCESPECIAL1974
    RHCESPECIAL1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 421
    Localização : Sul de SC
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
    Data de inscrição : 26/08/2013

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Ter 13 Out - 17:25:03

    Me parece que com esse offset na dianteira e esse pneuzão, vai raspar em qualquer situação, mesmo que a suspensão se apresente em dia, em curvas mais acentuadas principalmente. A barra estabilizadora está em dia? Observe o posicionamento do pneu em relação ao para-lamas do meu carro, com rodas originais e pneu 7.35/14(equivalente ao 185 de largura).
    Gran-Luxo completamente instável 969tfl
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Müller Ter 13 Out - 17:57:45

    RHCESPECIAL1974 escreveu:Me parece que com esse offset na dianteira e esse pneuzão, vai raspar em qualquer situação, mesmo que a suspensão se apresente em dia, em curvas mais acentuadas principalmente. A barra estabilizadora está em dia? Observe o posicionamento do pneu em relação ao para-lamas do meu carro, com rodas originais e pneu 7.35/14(equivalente ao 185 de largura).
    Gran-Luxo completamente instável 969tfl

    Exatamente o q eu pensei: off set.....

    A altura do carro tá legal e a distância pneu/para lama tbem.

    Já mediu cambagem? Pela foto do lado esquerdo parece um pouco positiva.

    Eu jogo nesses dois itens: off set e cambagem.

    Caso tenha espaçador, tire-os e teste.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    eddie bc
    eddie bc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Idade : 52
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : gran luxo 74
    especial 74
    caravan comodoro 79
    Cilindros : todos 6 cil exceto a caravan
    Data de inscrição : 16/10/2009

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por eddie bc Ter 13 Out - 19:22:43

    amigo, como já vi muito amigo, muito mecânico montar gambiarra , montar com o que estava na mão , realmente é muito estranho o comportamento do seu carro. Embora concorde que o diâmetro vá fazer sim, diferenças, pelo que vc parece dizer , o carro estaria mole de frente, é isso mesmo? Se for isso , eu tentaria primeiramente a substituição dos amortecedores, até porque não é caro e é mais simples de fazer. O carro alinhou e balanceou perfeitamente? checou pivôs e se as bandejas não foram montadas invertidas?
    Bom, boa sorte com a solução e depois poste as suas impressões finais sobre o carro.
    abs.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 14 Out - 6:56:44

    Grato a todos pelos inputs. Na realidade esse carro foi restaurado com base em opiniões de diferentes fontes, sendo que vou elencar alguns fatos: 1) os pneus foram especificados com base nos inputs do fabricante dessas rodas, de quem vendeu os pneus e outras fontes, que foram consultadas antes da escolha; 2) parte das peças, inclusive molas e amortecedores, foi adquirida em "pacote", o que aumenta a probabilidade de erro; 3) Sim, o carro está extremamente macio, como se fosse um Landau. A carroceria inclina na saída, e encosta nos pneus dianteiros, mesmo os menores (ATR 205/60R15) quando estacionado em declive; 4) o carro deu alinhamento, embora estivesse com regulagem diferente na foto, visando eliminar as raspagens. Com os pneus ATR voltou à especificação de fábrica, raspando menos que o CC, mas raspando; 5) Encontrei as molas código Fabrini I-CH0242, especificada para Opalas 6cc c/ AR e TA, e estou seriamente propenso a fazer a instalação. Sendo honesto não estou preocupado em mante-lo macio, pois estou acostumado com o padrão dos carros atuais; 6) mais de um colega citou a montagem das bandejas, com pivot invertido. Não compreendo. Vou identificar uma fotografia da montagem e publica-la para apreciação dos colegas. Forte abraço.
    sergiomed
    sergiomed
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1234
    Data de inscrição : 10/12/2009

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por sergiomed Qua 14 Out - 7:06:11

    o offsset do conjunto roda + pneu esta muito grande...literalmente seu pneu esta pra fora da borda do paralama...vai raspar mesmo...
    kelvin73
    kelvin73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Localização : novo hamburgo/RS
    Data de inscrição : 15/07/2013

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por kelvin73 Qua 14 Out - 7:56:55

    É a roda, o certo é facear a parte central da roda um pouco!

    se colocar uma roda original de ferro com o pneu 235 provavelmente não vai pegar, pois o offset é outro...

    Ele estar mole só piora a situação, mas o certo é que o pneu fiquei pra dentro do para-lamas, não importa que mola tu coloque ele vai pegar em curvas mais fechadas.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 6:57:14

    Prezados colegas. Abaixo algumas fotos detalhadas da suspensão dianteira durante a montagem. Talvez os que conheçam essa montagem possam avaliar se as bandejas e pivots foram montados de forma adequada. Grato.

    Gran-Luxo completamente instável Ilhbtt

    Gran-Luxo completamente instável W1xr8m

    Gran-Luxo completamente instável Xc89bs

    Gran-Luxo completamente instável 33wr6tz

    Gran-Luxo completamente instável 2mooa38

    Gran-Luxo completamente instável 25f7qmb

    Pelas fotos dá para perceber que a Mola teria duas pintas vermelhas.
    Pesquisando o que é isso.

    Alexandre
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Ivo Filho Qui 15 Out - 7:54:22

    Bom dia, vou dar minhas opniões, haja visto que costumo montar varias dessas suspençoes....

    [img]Gran-Luxo completamente instável 2njvd3d[/img]

    1 - as molas são de compressão....montar as molas de 10 elos em uma suspensão com bandeja moderna o carro ate fica mais baixo como dizem, mas tem menos compressão e com isso menos carga e consequentemente fica mais mole.

    2 - ver se esta com bandeja estreita ou larga...larga é moderna e normalmente cofap.

    3 - as bandejas quando montadas tem de ficar com a parte de borracha da bucha voltadas para a frente do carro....

    4 - as bandejas superiores tem lado certo e vem gravado nelas LE/LD ou L/R

    Os pivos superiores são montados de baixo para cima, tem gente que monta de cima apra baixo pq a peça tem compatibilidade na montagem errada e piore, tem gente que monta um lado por baixo outro por cima etc....

    5 - vc pode montar a barra estabilizadora do 90 pra cima, o carro vai ficar mais firme.

    6 - as cores pintadas com pincel nas molas são as identificações das molas, naõ me recordo ao certo mas tipo vermelho branco e amarelo é para uma aplicação, duas vermelhas e um amarelo e outra etc.....

    de uma verificada em alguns desses itens se nao resolver vamos para outras possibilidades


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Ivo Filho Qui 15 Out - 7:56:10

    ia me esquecendo, o eixo das bandejas superiores tem um formato de S....a parte que fica voltada para a frente do carro tem de ficar ligeiramente voltada para cima....


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 15:17:47

    Ivo Filho escreveu:ia me esquecendo, o eixo das bandejas superiores tem um formato de S....a parte que fica voltada para a frente do carro tem de ficar ligeiramente voltada para cima....

    Olá Ivo.
    Esses detalhes batem com as colocação de alguns Opaleiros de Goiânia, local em que eu estou trabalhando atualmente, e vamos verificar.

    Iremos substituir as molas pela de código Fabrini I-CH0242, ocasião em que iremos certificar a montagem das bandejas e pivots, conforme colocado pelo amigo.

    Pretendo manter o carro com os Pneus e rodas foto, então quero manter os paralamas longe deles.
    Se a frente vier a ficar muito alta em relação á traseira, parto para substituir essas últimas pelas dianteiras que irei remover (4 cil), mantendo o comprimento em 10 elos, por exemplo (o especificado para a traseira é 8,5).

    Grato e abraço

    Alexandre
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 15:46:18

    Separei mais algumas fotos que detalham o quadro sub-montado e bandejas fixadas à carroceria, com pivots posicionados, sem as Molas. Agradeço receber comentários sobre o posicionamento dessas peças, se correto ou com necessidade de alteração/ correção.

    Grato

    Gran-Luxo completamente instável 2qdy4j5

    Gran-Luxo completamente instável 2j5gm75

    Gran-Luxo completamente instável 2eezkhl

    Gran-Luxo completamente instável 2vba0i8

    Gran-Luxo completamente instável Fjdtna

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 15:54:29

    Agora alguns detalhes da Suspensão Traseira, mostrando a identificação da Mola:

    Gran-Luxo completamente instável 65ya10

    Gran-Luxo completamente instável W0l3l4


    É isso.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 16 Fev - 14:40:09

    Problema resolvido.
    A instalabilidade tinha origem nas molas dianteiras.
    Substituimos ppor um par de Fabrini de código I-CH0085 (para 6 cil de 69 à 79) identificadas com pinta rosa e duas brancas.
    A Mola é chafrada, com 10 elos, e mais baixa do que a que estava instalada (10 elos com chanro, e duas pintas vermelhas).
    Todavia, o diamtro fio da mola é maior (14,3 mm X 13,5).

    Ficou muito bom.

    Alexandre
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por SevenFifty Qua 17 Fev - 3:57:49

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Problema resolvido.
    A instalabilidade tinha origem nas molas dianteiras.
    Substituimos ppor um par de Fabrini de código I-CH0085 (para 6 cil de 69 à 79) identificadas com pinta rosa e duas brancas.
    A Mola é chafrada, com 10 elos, e mais baixa do que a que estava instalada (10 elos com chanro, e duas pintas vermelhas).
    Todavia, o diamtro fio da mola é maior (14,3 mm X 13,5).

    Ficou muito bom.

    Alexandre

    Que boa notícia, sr. Alexandre! As molas erradas seriam então para 4 cil.?
    Call
    Call
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 1424
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 6 cilindros - 4100
    Data de inscrição : 11/01/2008

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Call Qua 17 Fev - 6:07:52

    Para identificação das molas

    Gran-Luxo completamente instável 2cf4j02
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 17 Fev - 10:27:55

    SevenFifty escreveu:
    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Problema resolvido.
    A instalabilidade tinha origem nas molas dianteiras.
    Substituimos ppor um par de Fabrini de código I-CH0085 (para 6 cil de 69 à 79) identificadas com pinta rosa e duas brancas.
    A Mola é chafrada, com 10 elos, e mais baixa do que a que estava instalada (10 elos com chanro, e duas pintas vermelhas).
    Todavia, o diamtro fio da mola é maior (14,3 mm X 13,5).

    Ficou muito bom.

    Alexandre

    Que boa notícia, sr. Alexandre! As molas erradas seriam então para 4 cil.?

    Olhe, tudo indica que sim, pois a mola era chanfrada e tinha o mesmo diametro de fio que o das molas traseiras.
    Pela tabela da Alipert divulgada pelo Call, tudo indica que tratava-se da mola para o 4 Cilindros 69 à 79.
    O carro fica "inguiável".


    Conteúdo patrocinado


    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 14 maio - 14:33:06