frmello escreveu:Antes de pensar em trabalho no cabeçote, troca de Valvula e tudo mais da uma olhada nesse canal, tem um video dele explicando sobre cabeçote vera que não compensa o investimento de troca de valvulas e trabalho em duto
https://www.youtube.com/channel/UCSHGrGArCmxumtWkEXeRJ4Q
Agora Receitinha basica para aspirado legal é
Carburador + Comando + Tuchos e Escape dimensionado se atenta a isso, o trabalho de troca de pistao não é compensador ao menos que precise, compensa mais rebaixar o cabeçote para taxar.
Olha, tem controvérsias entre o que voce falou x o que o video falou:
No video ele fala Arrombar dutos, e tirar material da onde nao precisa. Ok, concordo plenamente. Alguns pontos do cabecote sao feitos menores justamente para aumentar a velocidade dos gases. Arrombar esses pedacos faz perder essa velocidade dos gases, perde eficiencia e perde fluxo do cabecote.
Agora nao trabalhar dutos, e nao aumentar valvula, tira potencia sim, e muita.
O trabalho mais comum e mais eficiente em dutos é o polimento dos mesmos, tirada de quinas e tirada das torres das valvulas. O cabecote do opala tem a parte interna parecida com chapisco de reboco de muro em cimento, cheio de imperfeicoes, rustico, HORRIVEL para velocidade dos gases internos. Qualquer um que ja viu um desmontado pode confirmar isso. Quando se faz polimento, deixando liso como os cabecotes modernos, parecido como é feito o cabecote do omega, se ganha sim muito desempenho, afinal nao tem imperfeicoes internas para restringir a velocidade dos gases.
Um ex : Deixe a agua escorrer em uma superficie lisa, e depois deixe escorrer em uma superficie como mencionamos, como um chapisco de reboco. Qual vai chegar ao final primeiro? Com ctz a de superficie lisa. O principio é o mesmo com gases no cabecote.
Quando se troca a valvula, muito usada as da blazer, se faz 3 a 5 angulos na sede, justamente para diminuir areas que possam gerar turbulencias dentro da camara, a medida que os gases entram. Isso ele tambem confirma no video, que sabendo fazer, ganha-se sim potencia, eficiencia e desempenho no cabecote.
Na mesma oficina que levei meu opala para trabalhar o motor, foi montado outro opala 250-s de um amigo meu, com motor totalmente original 250s, somente com trabalho de polimento dos dutos e valvulas maiores da blazer, carburador 446 com giclagem original. Vieram incriveis 186cv de motor. Ganho de 33cv contra os 153cv da regra de potencia atual, pois os 171cv sao da regra SAE antiga.
Lhe confirmo isso pois eu medi meu carro no dinamômetro junto com ele no dino.
Com certeza se trabalhasse a giclagem iria aumentar muito mais essa potencia, porem a pedido do dono visto ele usar o carro diariamente, se manteve original.
O carro é esse aqui
https://www.youtube.com/watch?v=zIX3UWLgs7w
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