Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
O velocimetro do meu opala não esta marcando, acredito que o problema seja no pinhao do velocimetro pois ao rodar ele com a mão o ponteiro marca velocidade.
Meu opala é um 1971 4 cilindros 4 marchass.
O pinhão que esta atualmente é um amarelo 25 dentes. Alguem poderia me dizer se o correto é este mesmo? Ou se é o de 24 ou 23 dentes?
O velocimetro do meu opala não esta marcando, acredito que o problema seja no pinhao do velocimetro pois ao rodar ele com a mão o ponteiro marca velocidade.
Meu opala é um 1971 4 cilindros 4 marchass.
O pinhão que esta atualmente é um amarelo 25 dentes. Alguem poderia me dizer se o correto é este mesmo? Ou se é o de 24 ou 23 dentes?
Obrigado.
Todos os 4 cilindros de 1971 até 1982 com câmbio 4 marchas e alavanca no assoalho, usam a engrenagem de nylon de 24 dentes de cor "amarelo médio" de número GMB 3860347. Nota do catálogo de peças: "para identificar as engrenagens pelo tipo de pneu, consultar o boletim IT-095/82."
O velocimetro do meu opala não esta marcando, acredito que o problema seja no pinhao do velocimetro pois ao rodar ele com a mão o ponteiro marca velocidade.
Meu opala é um 1971 4 cilindros 4 marchass.
O pinhão que esta atualmente é um amarelo 25 dentes. Alguem poderia me dizer se o correto é este mesmo? Ou se é o de 24 ou 23 dentes?
Obrigado.
Todos os 4 cilindros de 1971 até 1982 com câmbio 4 marchas e alavanca no assoalho, usam a engrenagem de nylon de 24 dentes de cor "amarelo médio" de número GMB 3860347. Nota do catálogo de peças: "para identificar as engrenagens pelo tipo de pneu, consultar o boletim IT-095/82."
Entendi, muito obrigado.
Fiz a compra deste pinhão que me disse, estamos(eu e meu pai) terminando outros trabalhos no opala (esse da foto do avatar). Estamos fazendo uma parte do assoalho agora e quando estiver finalizando vou montar o pinhão e dou um retorno para você e para demais membros do grupo sobre se deu certo ou não.
Não espere que o velocímetro tenha a mesma precisão do gps do celular. É normal que haja algum erro (marcando para mais) não linear em relação à velocidade real
opala4cc escreveu:Não espere que o velocímetro tenha a mesma precisão do gps do celular. É normal que haja algum erro (marcando para mais) não linear em relação à velocidade real
Levantei as rodas traseiras no cavalete, engatei o carro e mesmo assim o marcador de velocidade nem mexeu..e agora? engraçado que o pinhão anterior ele "as vezes" marcava o km, por exemplo a cada 20km marcava 1km rsrs
A engrenagem motriz está com defeito, o cabo do velocímetro está com defeito ou mal conectado atrás do painel ou ainda o próprio instrumento no painel está defeituoso.
opala4cc escreveu:A engrenagem motriz está com defeito, o cabo do velocímetro está com defeito ou mal conectado atrás do painel ou ainda o próprio instrumento no painel está defeituoso.
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
o cambio 4m tem uma travinha muito fragil pra prender a motriz no eixo entalhado
se o cabo travar (emperrar) é muito provavel q o "fusivel" desse sistema seja essa travinha
muito provavelmente a motriz esta solta no eixo entalhado.
se o ponteiro mexe quando gira o cabo com a mao; o pinhao esta corretamente no lugar e mesmo assim nao marca velocidade? entao com ctz é a motriz.
pra mexer com ela é necessario tirar o cambio....se bem q no 4cil tem espaco e da pra fazer com ele no lugar...somente soltando a travessa e tirando o carda...eu ja fiz uma vez.
Fiz alguns testes hoje e ainda não funcionou, vi que a peça a qual o pinhão se encaixa "parece" que está gasta porém ela é de ferro não sei se ela fica gasta rodando somente no pinhão. Parece que ela está em formato de um berço. E o pinhão já gastou em uma parte de ontem pra hoje do mesmo jeito que a peça parece estar gasta...acho que terei que abrir o câmbio
este é o problema do hidrovacuo que mencionei, fica como se estivesse vazando ar, se eu piso no frei ou seguro a mangueira ele para, até a lenta do carro muda parece que fica menos acelerado ( está com escapamento direto desculpe o barulho alto )
meloquero escreveu:este é o problema do hidrovacuo que mencionei, fica como se estivesse vazando ar, se eu piso no frei ou seguro a mangueira ele para, até a lenta do carro muda parece que fica menos acelerado ( está com escapamento direto desculpe o barulho alto )
Acredito que a membrana do hidrovácuo está furada ou a mangueira dele não está vedando nas conexões. Sobre a engrenagem motriz, é regra de engrenamento de engrenagens: quando uma das engrenagens de um casal de engrenagens está gasto, acaba gastando a outra engrenagem também. Devido à idade do carro, também existe a possibilidade de que a engrenagem motriz deste câmbio tenha sido trocada (por algum dono anterior) por alguma outra engrenagem motriz para fazer par com outra engrenagem movida, com o intuito de ajustar a marcação do velocímetro com algum outro diferencial. Neste caso, existe a possibilidade de que a engrenagem motora não tenha passo compatível com a engrenagem movida que você está colocando (eu estou especulando, já que não sei se é possível casar toda a gama de engrenagens motoras que a GMB fornecia com toda a gama de engrenagens movidas igualmente fornecidas - o certo é que a GMB fornecia o par de peças em combinações pré-estabelecidas. Em caso de passo incompatível, a engrenagem de material mais resistente destrói a engrenagem de material mais frágil).
meloquero escreveu:este é o problema do hidrovacuo que mencionei, fica como se estivesse vazando ar, se eu piso no frei ou seguro a mangueira ele para, até a lenta do carro muda parece que fica menos acelerado ( está com escapamento direto desculpe o barulho alto )
Acredito que a membrana do hidrovácuo está furada ou a mangueira dele não está vedando nas conexões. Sobre a engrenagem motriz, é regra de engrenamento de engrenagens: quando uma das engrenagens de um casal de engrenagens está gasto, acaba gastando a outra engrenagem também (engrenagens de mesmo material). Devido à idade do carro, também existe a possibilidade de que a engrenagem motriz deste câmbio tenha sido trocada (por algum dono anterior) por alguma outra engrenagem motriz para fazer par com outra engrenagem movida, com o intuito de ajustar a marcação do velocímetro com algum outro diferencial. Neste caso, existe a possibilidade de que a engrenagem motora não tenha passo compatível com a engrenagem movida que você está colocando (eu estou especulando, já que não sei se é possível casar toda a gama de engrenagens motoras que a GMB fornecia com toda a gama de engrenagens movidas igualmente fornecidas - o certo é que a GMB fornecia o par de peças em combinações pré-estabelecidas. Em caso de passo incompatível, a engrenagem de material mais resistente destrói a engrenagem de material mais frágil).
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meloquero escreveu:Fiz alguns testes hoje e ainda não funcionou, vi que a peça a qual o pinhão se encaixa "parece" que está gasta porém ela é de ferro não sei se ela fica gasta rodando somente no pinhão. Parece que ela está em formato de um berço. E o pinhão já gastou em uma parte de ontem pra hoje do mesmo jeito que a peça parece estar gasta...acho que terei que abrir o câmbio
ela nao pode ser de ferro.
é plastico.
original é plastico!!!
só se enfiaram outra coisa ali......tem q ser de plastico!!
meloquero escreveu:Fiz alguns testes hoje e ainda não funcionou, vi que a peça a qual o pinhão se encaixa "parece" que está gasta porém ela é de ferro não sei se ela fica gasta rodando somente no pinhão. Parece que ela está em formato de um berço. E o pinhão já gastou em uma parte de ontem pra hoje do mesmo jeito que a peça parece estar gasta...acho que terei que abrir o câmbio
ela nao pode ser de ferro.
é plastico.
original é plastico!!!
só se enfiaram outra coisa ali......tem q ser de plastico!!
de ferro somente nos cambios 5 marchas.
Atualizando (Resolvido)
Descemos o cambio para trocar o colar da embreagem e aproveitamos e trocamos a peça interna onde roda o pinhão. Ela estava gasta realmente era de plástico. Comprei um conjunto novo (interno/externo) e funcionou! Velocimetro/KM marcando!
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