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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por parrud0www Seg 4 Abr - 12:48:38

    Pessoal, eu montei minha linha de combustível há uns 6 anos atrás e agora fui refazer ela mais bem feita agora. Porém, estou tendo alguns problemas e peço a ajuda de vcs.
    No início, eu montei com bomba Mercedes 12 bar, dosador grande e as mangueiras todas de 9 mm de injeção. Funcionou certinho mas agora que fiz algo mais bem feito, está ruim e eu não gostaria de desfazer.

    Agora eu fiz uma tomada de combustível do tanque pra 16 mm que é a mesma medida da entrada da bomba, estou usando um pré filtro antes da bomba e um filtro depois dela, o restante eu mantive o mesmo, mesma bomba e mesmo dosador.

    Agora, acredito que a pressão na linha está muito alta ou o volume está muito alto, porque aparentemente, a Weber 40 não consegue fechar a entrada de combustível que vai pra ela.

    Agora comprei um manômetro e estou pensando em trocar meu dosador por um pequeno, que talvez eu consiga diminuir a pressão, o que vcs acham? Têm alguma dica pra me dar?

    Obs: a altura da bóia do carburador foi regulada já.
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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Seg 4 Abr - 13:56:15

    parrud0www escreveu:No início, eu montei com bomba Mercedes 12 bar...

    Uma pressão de 12 bar corresponde a 174 psi, que é um valor bem acima da pressão máxima de um compressor de ar de um estágio!

    Por outro lado, um carburador a álcool precisa de uma pressão de entrada de apenas 4 a 5 psi na marcha-lenta e 9 a 12 psi na aceleração plena.

    Fácil de entender que uma bomba de 174 psi (12 bar) é um animal selvagem capaz de "arregaçar" qualquer carburador. É um animal que precisa ser contido para não fazer estragos. Se o regulador de pressão ("dosador") estiver funcionando mal, não vai conseguir segurar a fera.

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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Seg 4 Abr - 19:12:59

    parrud0www escreveu:Pessoal, eu montei minha linha de combustível há uns 6 anos atrás e agora fui refazer ela mais bem feita agora. Porém, estou tendo alguns problemas e peço a ajuda de vcs.
    No início, eu montei com bomba Mercedes 12 bar, dosador grande e as mangueiras todas de 9 mm de injeção. Funcionou certinho mas agora que fiz algo mais bem feito, está ruim e eu não gostaria de desfazer.

    Agora eu fiz uma tomada de combustível do tanque pra 16 mm que é a mesma medida da entrada da bomba, estou usando um pré filtro antes da bomba e um filtro depois dela, o restante eu mantive o mesmo, mesma bomba e mesmo dosador.

    Agora, acredito que a pressão na linha está muito alta ou o volume está muito alto, porque aparentemente, a Weber 40 não consegue fechar a entrada de combustível que vai pra ela.

    Agora comprei um manômetro e estou pensando em trocar meu dosador por um pequeno, que talvez eu consiga diminuir a pressão, o que vcs acham? Têm alguma dica pra me dar?

    Obs: a altura da bóia do carburador foi regulada já.

    12 bar de pressão...violento...
    Alguém regulou seu dosador? Ou foi você mesmo? Se você soltar todo o parafuso da regulagem a pressão vai ficar livre..pelo seu relato alguém deve ter deixado ele liberando muita pressão.


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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por parrud0www Seg 4 Abr - 22:35:11

    Foi tudo eu mesmo, Rubão. Eu soltei todo o parafuso pra tirar a pressão mas acho que esse dosador meu, mesmo na pressão mínima, ainda fica alta... Acho que a saída do tanque original "mascarou" essa característica do dosador, agora que eu fiz uma saída do tanque na medida correta pra bomba, o problema está acontecendo. Pelo menos é isso que eu tô imaginando que está acontecendo... Essa semana chega o manômetro pra eu saber como está a pressão e eu também estou pensando em usar um niple de medida menor no dosador pra "estrangular" a entrada só pra ver o que acontece. Mas acredito q a solução vai ser mesmo usando um dosador menor, que trabalhe com menos pressão e menos volume de combustível.
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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por Joey Ramone Ter 5 Abr - 8:04:47

    Como está a sua linha de retorno amigo?

    Para o dosador funcionar bem a linha de retorno deve ter bitola suficiente para dar vazão ao combustível que vai retornar para o tanque. Se o retorno insuficiente ele não dá conta da vazão que o dosador está devolvendo ao tanque e a pressão sobe, mesmo com o ajuste aberto.

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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Ter 5 Abr - 9:01:37

    Joey Ramone escreveu:Como está a sua linha de retorno amigo?

    Para o dosador funcionar bem a linha de retorno deve ter bitola suficiente para dar vazão ao combustível que vai retornar para o tanque. Se o retorno insuficiente ele não dá conta da vazão que o dosador está devolvendo ao tanque e a pressão sobe, mesmo com o ajuste aberto.

    Deve ser por isso que quando troquei a bomba de 2,2 para uma de 3 bar a mangueira de retorno abriu o bico. Além de ser do tipo lonada era de 5 mm. Coloquei uma de injeção com tamanho de 7 mm. Agora creio que aguenta.


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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por parrud0www Ter 5 Abr - 12:28:58

    Joey Ramone escreveu:Como está a sua linha de retorno amigo?

    Para o dosador funcionar bem a linha de retorno deve ter bitola suficiente para dar vazão ao combustível que vai retornar para o tanque. Se o retorno insuficiente ele não dá conta da vazão que o dosador está devolvendo ao tanque e a pressão sobe, mesmo com o ajuste aberto.

    É verdade! Eu não tinha pensado nisso. No fim de semana vou estar verificando o retorno pra tirar essa dúvida e falo aqui o que encontrei. Valeu!
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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Ter 5 Abr - 12:50:08

    Rubão6cc escreveu:quando troquei a bomba de 2,2 para uma de 3 bar a mangueira de retorno abriu o bico.

    Não deveria ter vazado. Essas mangueiras são especificadas para suportar 5 bar. Provavelmente, a borracha da mangueira estava totalmente degenerada.
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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por Gerald Ter 5 Abr - 12:54:53

    parrud0www escreveu:
    Joey Ramone escreveu:Como está a sua linha de retorno amigo?

    Para o dosador funcionar bem a linha de retorno deve ter bitola suficiente para dar vazão ao combustível que vai retornar para o tanque. Se o retorno insuficiente ele não dá conta da vazão que o dosador está devolvendo ao tanque e a pressão sobe, mesmo com o ajuste aberto.

    É verdade! Eu não tinha pensado nisso. No fim de semana vou estar verificando o retorno pra tirar essa dúvida e falo aqui o que encontrei. Valeu!

    Não estava funcionando antes com essa mesma mangueira? Se a mangueira é a mesma, o problema está em outro lugar. É uma questão de lógica.
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    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Empty Re: Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO)

    Mensagem por Joey Ramone Ter 5 Abr - 13:11:39

    Gerald escreveu:
    parrud0www escreveu:

    É verdade! Eu não tinha pensado nisso. No fim de semana vou estar verificando o retorno pra tirar essa dúvida e falo aqui o que encontrei. Valeu!

    Não estava funcionando antes com essa mesma mangueira? Se a mangueira é a mesma, o problema está em outro lugar. É uma questão de lógica.

    Gerald, no primeiro post desse tópico ele disse que aumentou a saída do tanque ate a bomba para 16MM, portanto houve aumento considerável na bitola da alimentação da bomba. Por isso cogitei a idéia do retorno ser insuficiente para dar vazão a pressão que o dosador devolve ao tanque.

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    Mensagem por Rubão6cc Ter 5 Abr - 13:49:33

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:quando troquei a bomba de 2,2 para uma de 3 bar a mangueira de retorno abriu o bico.

    Não deveria ter vazado. Essas mangueiras são especificadas para suportar 5 bar. Provavelmente, a borracha da mangueira estava totalmente degenerada.

    A mangueira era bem velha. Eu nunca tinha trocado. Virou peneira.


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    Mensagem por Gerald Ter 5 Abr - 14:17:32

    Rubão6cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Não deveria ter vazado. Essas mangueiras são especificadas para suportar 5 bar. Provavelmente, a borracha da mangueira estava totalmente degenerada.

    A mangueira era bem velha. Eu nunca tinha trocado. Virou peneira.
    Está explicado...
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    Mensagem por Gerald Ter 5 Abr - 14:23:06

    Joey Ramone escreveu:
    Gerald escreveu:

    Não estava funcionando antes com essa mesma mangueira? Se a mangueira é a mesma, o problema está em outro lugar. É uma questão de lógica.

    Gerald, no primeiro post desse tópico ele disse que aumentou a saída do tanque ate a bomba para 16MM, portanto houve aumento considerável na bitola da alimentação da bomba. Por isso cogitei a idéia do retorno ser insuficiente para dar vazão a pressão que o dosador devolve ao tanque.
    Acredito que o aumento no diâmetro da mangueira de ENTRADA não aumentaria a pressão de SAÍDA, ainda mais porque a bomba tem excesso de capacidade de vazão. Tudo indica que o problema está mesmo nessa peça chamada de "dosador"(que de dosador não tem nada, como pretendo comentar sobre isso depois).
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    Mensagem por parrud0www Ter 5 Abr - 19:16:40

    Pessoal, medi aqui. O retorno está com um niple do tanque na mesma medida do niple do dosador, 9,5 mm (3/8") e o furo interno de 6 mm. Mangueiras todas em 9,5 mm também. Então acredito que não há restrição no fluxo do retorno felizmente. Agora tem mais chances de ser o dosador né?
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    Mensagem por parrud0www Ter 5 Abr - 19:21:00

    Joey Ramone escreveu:
    Gerald escreveu:

    Não estava funcionando antes com essa mesma mangueira? Se a mangueira é a mesma, o problema está em outro lugar. É uma questão de lógica.

    Gerald, no primeiro post desse tópico ele disse que aumentou a saída do tanque ate a bomba para 16MM, portanto houve aumento considerável na bitola da alimentação da bomba. Por isso cogitei a idéia do retorno ser insuficiente para dar vazão a pressão que o dosador devolve ao tanque.

    Realmente... Original se não me engano é 8 mm, então dobrou o diâmetro pra entrar na bomba.
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    Mensagem por Joey Ramone Qua 6 Abr - 7:09:07

    parrud0www escreveu:
    Joey Ramone escreveu:

    Gerald, no primeiro post desse tópico ele disse que aumentou a saída do tanque ate a bomba para 16MM, portanto houve aumento considerável na bitola da alimentação da bomba. Por isso cogitei a idéia do retorno ser insuficiente para dar vazão a pressão que o dosador devolve ao tanque.

    Realmente... Original se não me engano é 8 mm, então dobrou o diâmetro pra entrar na bomba.

    Meu Opala tem bloco do Omega 4.1, portanto não há o espaço para a bomba mecânica e usa bomba elétrica, mesmo caso do Rubens que tem o bloco da Silverado. Usava a mesma bomba inclusive, do monza 3 bar.

    Quando comprei o carro tinha problema de excesso. Mesmo regulando o dosador para a pressão mínima continuava com pressão alta no carburador. Fiz um teste com uma mangueira curta direto da saída do dosador a um galão embaixo do carro, e o problema sumiu: pressão bem controlada no carburador. Diante disso substitui a mangueira do retorno e aumentei o niple de entrada no tanque para um de bitola condizente com a mangueira que coloquei, funcionou muito bem mantendo a pressão baixa. No meu caso funcionou solucionou o problema.

    Mas um ponto a se considerar é a bomba utilizada: Pretende colocar injeção eletrônica no futuro? Para uso com carburador uma bomba de 3 bar já entrega 6 vezes mais a pressão necessária e é mais fácil de "domar" que a mercedes.
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    Mensagem por Gerald Qua 6 Abr - 9:31:27

    Como comentei num post anterior, o nome "dosador" é totalmente incorreto para denominar aquele dispositivo usado junto com as bombas de combustível elétricas.

    A palavra "dose" vem do grego "dosis", que pode ser traduzida como "ato de dar". A palavra "dose" é usada para designar uma quantidade de remédio ou medicamento dado ou aplicado a uma pessoa ou animal. Aqui no Brasil, "dose" também é usada no sentido figurado, por exemplo, para uma quantidade de bebida alcoólica! Bem, até faz sentido porque tem gente que acha que pinga é remédio! Laughing

    O que o tal "dosador" de combustível tem a ver com a idéia de "dose"? Nada, realmente!

    Esse dispositivo NÃO é um dosador. Sua função é de regular a pressão na saída de bomba de combustível. Por isso, é chamado em inglês de "Fuel Pressure Regulator", que em português seria, Regulador de Pressão de Combustível.

    Por que não deram o nome de regulador de pressão de combustível ao dispositivo? Infelizmente, o nome "dosador" pegou, e se você entrar numa loja de peças e perguntar por "regulador de pressão de combustível", o vendedor vai achar que você veio de Marte! Bem, isso é Brasil, um país com baixa tradição técnica, onde as pessoas têm pouca preocupação com o significado das palavras. Só para lembrar, na ciência e nas atividades técnicas, saber usar as palavras corretamente é muito importante para uma comunicação precisa, sem ambiguidades.

    Bem voltando ao que interessa, o dosad..., quero dizer, o regulador de pressão de combustível não controla "dose" alguma; o que ele faz é regular a pressão na saída da bomba. O funcionamento se baseia na ação de uma mola, movida por um diafragma, e uma válvula que regula a pressão de saída.

    Linha de combustível com muita pressão (RESOLVIDO) Fuel-Pressure-Regulator-2

    O excesso de combustível retorna para o tanque de combustível por uma linha de retorno. Se houver uma obstrução ou um estrangulamento na linha de retorno, é possível que o regulador não opere devidamente.

    Um regulador de pressão de combustível é usado em sistemas de injeção (diesel ou gasolina), cujos bicos injetores trabalham com pressão relativamente alta, qiue tem que ser bem controlada. Bem diferente de um sistema com carburador, que exige alimentação de baixa pressão, que nem precisa ser muito bem controlada. Aliás, muitos carros antigos nem tinham bomba de combustível! Nos primeiros automóveis, a alimentação do carburador era por gravidade!

    A válvula de agulha dos carburadores não foi feita para trabalhar com pressões acima de, digamos, 1 bar. Usar uma bomba de combustível elétrica que produz pressões altas, digamos 10 bar, junto com um carburador é uma receita para problemas, mesmo que, em princípio, um regulador de pressão pudesse ser ajustado para abaixar a pressão a níveis compatíveis com o carburador.

    Se for usar bomba de combustível elétrica para alimentar um carburador, melhor usar uma bomba que naturalmente produza uma baixa pressão de saída.

    Uma idéia que me parece promissora é usar um borbulhador entre a saída do regulador de pressão e o carburador. Obviamente, isso complica um pouco a instalação, principalmente porque o borbulhador exige uma SEGUNDA linha de retorno de combustível. Por outro lado, como um borbulhador funciona como uma espécie de válvula de alívio, isso previne pressões excessivas na entrada do carburador, mesmo que o regulador de pressão esteja um pouco desregulado.
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    Mensagem por parrud0www Qua 6 Abr - 11:13:51

    Nossa! Depois dessa aula então eu tenho mais uma alternativa. Já que meu retorno está todo compatível com o dosador (mangueira e niple), eu posso tentar primeiro outro dosador e se não der certo, posso colocar um desborbulhador com uma segunda linha de combustível. Outra alternativa seria eu "passar" uma broca nos niples do dosador e do tanque pra aumentar o diâmetro do furo dele, dando mais passagem de combustível.
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    Mensagem por parrud0www Sex 13 maio - 12:06:43

    Pessoal, passando pra relatar como resolvi o problema.

    Eu baixei o nível da bóia no carburador, ou seja, pra trabalhar com menos combustível na câmara e isso resolveu o problema de transbordar o combustível pra minha surpresa.

    Concluindo sobre o que aprendi com tudo isso:
    A "força" da bóia aumenta para fechar a água se vc regula ela pra ficar com menos combustível na cuba.
    O diâmetro das conexões na linha de combustível também influenciam e muito na quantidade e pressão de combustível q vai ser mandado pro motor
    O retorno precisa estar nas medidas exatas do dosador pra vc ter um controle bom na linha.

    Podem fechar o grupo. Obrigado por tudo!!!
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 13 maio - 12:33:05

    Obrigado pelo feedback!


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