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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Müller
Lucius
rbmopala
7 participantes
Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 25
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Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 15/10/2009
- Mensagem nº1
Ligação coletor e tampa de valvulas
Amigos, aquela mangueira que sai do coletor e é ligada na tampa de valvulas pode ser tampada ? ao retirar a mangueira e tampando notei que a marcha lenta diminui e a na aceleração manual parece mais precissa e sem falhas. Ainda não sai com o carro p/ testar.
Lucius- Opaleiro
- Número de Mensagens : 68
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Modelo do carro : Diplomata 1987, 4.1/S, álcool, completo, com rodas de omega gls, DVD e escapamento esportivo.
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/11/2009
- Mensagem nº2
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Olá rbmopala:
na verdade, não estoju entendendo mto bem a sua pergunta. A única mangueira que sai da tampa de válvulas é o respiro do carter, que é ligado no filtro de ar. Esse respiro não deve ser tampado, pois aumenta a pressão interna do motor, podendo ter danos. Se estiver ligado direto no coletor, ficará tampado... Tbm existe uma mangueira que sai do coletor de admissão dos carros a alcool, que é do aquecimento. Essa mangueira é ligada na parte superior da bomba d agua, que fica sobre a tampa de valvulas. Quando desligada, a mistura fica mto fria, levando a falhas e engasgos.
Enfim, a mangueira do respiro do óleo até pode ser desligada do filtro, desde que seja colocado um filtro na sua saída (para evitar que entrem impurezas junto ao oleo). Já a mangueira do aquecimento do coletor não deve ser desligada.
Saudações opaleiras
Lucius
na verdade, não estoju entendendo mto bem a sua pergunta. A única mangueira que sai da tampa de válvulas é o respiro do carter, que é ligado no filtro de ar. Esse respiro não deve ser tampado, pois aumenta a pressão interna do motor, podendo ter danos. Se estiver ligado direto no coletor, ficará tampado... Tbm existe uma mangueira que sai do coletor de admissão dos carros a alcool, que é do aquecimento. Essa mangueira é ligada na parte superior da bomba d agua, que fica sobre a tampa de valvulas. Quando desligada, a mistura fica mto fria, levando a falhas e engasgos.
Enfim, a mangueira do respiro do óleo até pode ser desligada do filtro, desde que seja colocado um filtro na sua saída (para evitar que entrem impurezas junto ao oleo). Já a mangueira do aquecimento do coletor não deve ser desligada.
Saudações opaleiras
Lucius
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
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- Mensagem nº3
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Ele tá se referindo à mangueira superior da tampa de válvulas. Ela, sim, vai ligada no coletor de admissão. E tem essa do respiro, q vai no filtro.
Essa superior serve pra levar os vapores do óleo pro coletor pra serem queimados. É mais uma questão "ecológica", pra não soltar esses vapores diretamente na atmosfera.
Essa superior serve pra levar os vapores do óleo pro coletor pra serem queimados. É mais uma questão "ecológica", pra não soltar esses vapores diretamente na atmosfera.
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Lucius- Opaleiro
- Número de Mensagens : 68
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- Mensagem nº4
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Bem nesse caso acho que, ao ligar a mangueira no coletor, aumenta a admissão dos vapores do óleo e diminui o oxigenio da mistura, por isso que quando tira fica melhor. No meu landau acontecia isso, com a mangueira ligada na admissão, não tinha como deixar redondo. tirei e instalei um filtro pequeno cônico (aqueles de tuning).
rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
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- Mensagem nº6
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala escreveu:Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.
Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.
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rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Müller escreveu:rbmopala escreveu:Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.
Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.
Müller, as duas saidas da tampa de valvulas eu não tampei o que eu tampei foi a mangueira do coletor, se eu deixo ela aberta fica puxando muito ar, obs. meu motor e a alcool amarelo 83, mas estou rodando na gasolina mesmo, porque o meu coletor e p/ carb simples weber 228.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
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- Mensagem nº8
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala escreveu:Müller escreveu:rbmopala escreveu:Amigos, vou testar andando com esta mangueira tampada, na minha tampa de valvulas tem duas saidas uma vai p/ o filtro e a outra p/ o coletor de admissão.
Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.
Müller, as duas saidas da tampa de valvulas eu não tampei o que eu tampei foi a mangueira do coletor, se eu deixo ela aberta fica puxando muito ar, obs. meu motor e a alcool amarelo 83, mas estou rodando na gasolina mesmo, porque o meu coletor e p/ carb simples weber 228.
Tampar no coletor, td bem. O q não pode é tampar a saída da tampa.
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rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Müller escreveu:rbmopala escreveu:Müller escreveu:
Vc pode desconectar as duas, mas nunca tampá-las. Pode -se usar esses filtrinhos tunning como eu faço e o outra amigo de cima tbem fez.
Müller, as duas saidas da tampa de valvulas eu não tampei o que eu tampei foi a mangueira do coletor, se eu deixo ela aberta fica puxando muito ar, obs. meu motor e a alcool amarelo 83, mas estou rodando na gasolina mesmo, porque o meu coletor e p/ carb simples weber 228.
Tampar no coletor, td bem. O q não pode é tampar a saída da tampa.
Então eu posso ligar as duas saidas da tampa de valvulas no filtro de ar com um T ?
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
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- Mensagem nº10
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
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- Mensagem nº11
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
^Marcos^ escreveu:os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara
Disso eu já não sabia........
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rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
^Marcos^ escreveu:os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara
Marcos, no meu caso o motor vai aspirar os gases das duas saidas pelo filtro de ar, sera que é a mesma coisa para as valvulas do que aspirado direto pelo coletor de admissão ? eu só queria melhorar o acerto do carburador simples a gasolina num motor original a alcool.
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
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- Mensagem nº13
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Colega,
Todos os Opala são iguais, a mangueira "deveria" ficar no local, já que algum engenheiro a projetou para ficar lá e tem a sua utilidade, mas vc deve fazer o que achar melhor para vc e seu carro.
Agora, se seu carro funciona "melhor" sem a mangueira será que não tem nada de errado nele?
Todos os Opala são iguais, a mangueira "deveria" ficar no local, já que algum engenheiro a projetou para ficar lá e tem a sua utilidade, mas vc deve fazer o que achar melhor para vc e seu carro.
Agora, se seu carro funciona "melhor" sem a mangueira será que não tem nada de errado nele?
rogerioh- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
tambem concordo com o Marcos............
rbmopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 25
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Data de inscrição : 15/10/2009
- Mensagem nº15
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
^Marcos^ escreveu:Colega,
Todos os Opala são iguais, a mangueira "deveria" ficar no local, já que algum engenheiro a projetou para ficar lá e tem a sua utilidade, mas vc deve fazer o que achar melhor para vc e seu carro.
Agora, se seu carro funciona "melhor" sem a mangueira será que não tem nada de errado nele?
Marcos, vc tem toda razão a minha tampa valvulas esta faltando parafusos e um pouco empenada e mesmo c/ junta nova vaza oleo, então deve dar entrada falsa de ar no coletor.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4059
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- Mensagem nº16
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala escreveu:^Marcos^ escreveu:Colega,
Todos os Opala são iguais, a mangueira "deveria" ficar no local, já que algum engenheiro a projetou para ficar lá e tem a sua utilidade, mas vc deve fazer o que achar melhor para vc e seu carro.
Agora, se seu carro funciona "melhor" sem a mangueira será que não tem nada de errado nele?
Marcos, vc tem toda razão a minha tampa valvulas esta faltando parafusos e um pouco empenada e mesmo c/ junta nova vaza oleo, então deve dar entrada falsa de ar no coletor.
Junta da tampa de valvulas não tem nada a ver com entrada de ar no coletor. Junta dos coletores, sim.
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parra- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
vlw !
vlw !
rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
parra escreveu:Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
vlw !
Meu motor tbm é Amarelo a alcool, só que to rodando na gasolina.
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala escreveu:parra escreveu:Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
vlw !
Meu motor tbm é Amarelo a alcool, só que to rodando na gasolina.
Mesmo assim se eu fosse você repararia no óleo, nossa gasoroba tem 20% no mínimo de alcool.
Se o óleo começar a ficar mais grosso, e formar borra ... e isso o problema. Vlw.
Ps. se carro não tem hidrovacuo ?
rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
parra escreveu:rbmopala escreveu:parra escreveu:Meu motor é Amarelo a alcool ... antes de arrumar meu freio eu havia desligado o hidrovacuo ... tampado o cano que sai duas mangueiras do carburador (linha de vacuo né?) fechei essa parte, deichei a respiro do cabeçote aberto ... realmente, a lenta ficou show de bola ... só alegria ... até o dia que abri a tampa de óleo e veio uma borra horrivel, muito espessa, acabou com o óleo ... carro a alcool tem que ter linha de vacuo ligada no cabeçote para acabar de queimar o que sobrou e sai por ali no escape ... se não forma vapor de água no cabeçote e vai contaminando o óleo ... foi batata, troquei hidrovacuo, liguei as mangueiras denovo, e pimba .... se borras malignas !
vlw !
Meu motor tbm é Amarelo a alcool, só que to rodando na gasolina.
Mesmo assim se eu fosse você repararia no óleo, nossa gasoroba tem 20% no mínimo de alcool.
Se o óleo começar a ficar mais grosso, e formar borra ... e isso o problema. Vlw.
Ps. se carro não tem hidrovacuo ?
Meu opala tem hidrovacuo.
Lucius- Opaleiro
- Número de Mensagens : 68
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- Mensagem nº21
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala escreveu:^Marcos^ escreveu:os colegas esqueçeram o fato que os vapores de oleo vindos da tampa s tambem são usados para lubrificar as valvulas dentro da camara
Marcos, no meu caso o motor vai aspirar os gases das duas saidas pelo filtro de ar, sera que é a mesma coisa para as valvulas do que aspirado direto pelo coletor de admissão ? eu só queria melhorar o acerto do carburador simples a gasolina num motor original a alcool.
rbmopala:
acho que se vc ligar as duas no filtro vai acontecer a mesma coisa que acontece quando elas estão ligadas originalmente.
Essa história da lenta e talvez de falta em acelerações pode ser problema na carburação ou coletor de admissão. Aconselho espirrar um pouco de wd40 nas junções carburador/coletor e coletor/cabeçote com oo motor funcionando e verfificar se existem variações no funcionamento quando se espirra. Se houver, vc deve desmontar e revisar estas partes.
Consertado o defeito, dá para manter na configuração original.
Lucius- Opaleiro
- Número de Mensagens : 68
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- Mensagem nº22
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala:
E o avanço a vacuo do carro?
E o avanço a vacuo do carro?
rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Lucius escreveu:rbmopala:
E o avanço a vacuo do carro?
O avanço a vacuo esta funcionamdo pelo menos no teste da boca.
Lucius- Opaleiro
- Número de Mensagens : 68
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- Mensagem nº24
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
é amigo, então aconselho testar com o wd40
rbmopala- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
Amigos, no meu coletor não tem esta valvula c/ mola que vi numas fotos pela net, pra que serve ela ?
parra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1631
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- Mensagem nº26
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
rbmopala escreveu:Amigos, no meu coletor não tem esta valvula c/ mola que vi numas fotos pela net, pra que serve ela ?
O meu é igual a segunda foto ... um vai pro hidrovacuo ... e outro pro respiro em cimado cabeçote ... que é o cara que estou falando, sem ele forma borra ...
[]'s !
adilso- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Ligação coletor e tampa de valvulas
aproveitando o topico aquelas mangueira do aquesimento sao ligadas onde meu coletor tem 4 saidas 2 do lado do cabeçote e 2 do lado do idrovacuo
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