Sou novo no fórum, e decidi recentemente adquirir um opala. Sou apaixonado por carros antigos, e meu sonho seria adquirir um opala 6cc 2 portas, qualquer ano. Como tais modelos me parecem ser mais raros de se encontrar (em bom estado, e com o preço que posso pagar - até R$10.000), comecei a "abrir a minha mente" para os de 4 portas, e 4cc também. Pretendo não só utilizar o carro para passeios de fim-de-semana, mas também eventualmente para ir ao trabalho com ele, 1 ou 2x por semana. Me interessei por um opala que vi na rua, 72 Especial verde (tipo um verde "piscina") 4 portas, 4cc, a alcool, banco único na frente, e estou começando a negociar a compra com o proprietário. A princípio, o proprietário pede R$8.000. Tenho alguma dúvidas, e agradeço muito se alguém puder respondê-las:
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1. O motor é 4cc a alcool, e o proprietário não soube informar se o motor é original adaptado para álcool, ou se veio de um opala mais novo (dos anos 80, quando começaram a aparecer os motores a alcool). Para as duas situações (motor original ou não), alguém sabe dizer se é uma boa idéia (ou não) adquirir um opala a alcool? Eles dão muita manutenção, comparados com os gasolina? Alguma dica sobre como identificar se o motor é original do carro e foi adaptado para alcool, ou se veio de outro carro?
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2. Um opala de tais características é bem visto no "mercado opaleiro", ou estou adquirindo um veículo de difícil revenda mais tarde?
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3. Percebi que o carro "queima" um pouco de óleo. Alguém sabe dizer o quanto custa a retífica completa de um carro desses, e se é fácil conseguir todas as peças necessárias?
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4. Graças a uma tabela postada aqui por um outro colega, consegui "decifrar" algumas coisas do carro pelo número do chassi. O ano de fabricação na numeração do chassi mostra que se trata de um carro fabricado em 71, modelo 72. Entretanto, o documento diz que se trata de um 72/72. Estranho, não? Alguma dica?
Número do chassi: 51269AB14xxxx
Entendo que o A=1971, e o B=1972 (fabr/mod). O 51269 me faz entender que se trata de um Opala especial, motor 153 a gasolina, 4cc, 4 portas.
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5. Finalmente, tendo em vista que pretendo utilizar o carro eventualmente para trabalhar (umas 2 vezes por semana), alguém pode me dizer se tal prática é aconselhável ou não? Minha preocupação é em relação ao quão difícil são os reparos de lataria/acabamento em caso de pequenos acidentes de transito, o quão visado esses carros são para roubo em Curitiba, e o quão robusto um opala é para colocá-lo no transito diário da capital.
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Bem, agradeço toda e qualquer ajuda! Agradeço também dicas sobre como avaliar o carro antes de fechar a compra...
Grande abraço,
- Vinícius.
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