por Roberto Schlindwein Ter 20 Jul - 15:06:38
Não calculei o custo da gasolina, só o consumo médio em kilômetros rodados por litro de gasolina. Como já disse, o consumo foi de 9 km por litro. Mesmo alto, o gasto com combustível foi menor do que o gasto com a pintura que foi feita, juntamente com os reparos mecânicos no ar condicionado, troca de flexíveis da direção hidráulica, borrachas da suspensão, diamantação e verniz de rodas (ralinhos), restauração do assento do motorista que tinha arriado, troca de borrachas das portas, troca de lonas e pastilhas de freio, disco, rolamento e cabo da embreagem, etc... A opção por Porto Alegre foi porque conheço bem os restauradores e pintores de lá. Aqui em Salvador, não conheço a qualidade dos serviços de restauração, e corria o risco de jogar dinheiro fora e ter um trabalho mal feito em um carro que completou 20 anos e já não tem peças de reposição disponíveis no mercado.
Quanto ao colega que perguntou se a caixa era 4 ou 5, informo que o meu é de 4 marchas. Considero que o consumo médio tem muito a ver com a maneira de dirigir. Evitar frear ao máximo possível, aproveitar o giro do motor na troca de marchas e levar no embalo (não confundir com banguela), e calculando o trajeto, acho que ajuda muito a economizar não só o combustível, mas a mecânica, embreagem, freios e pricipalmente evita o stress na direção. Pessoas diferentes dirigindo o mesmo carro, fazem médias de consumo diferentes. Todos sabem disso.
Assim como existem alguns apreciadores de carros antigos que gastam fortunas em som, adaptações de rodas especiais, coletores, injeção etc.., eu prefiro manter o meu opala original na medida do possível.
Por incrível que pareça, as autorizadas Chevrolet não aceitam realizar reparos nos opalas porque eles já saíram de linha e não teriam peças de reposição originais. Mesmo tarefas simples de regulagens de carburação e suspensão eles não querem fazer. Os atuais mecânicos das autorizadas só entendem de carros modernos, com injeção e sistemas de diagnósticos computadorizados.
É uma pena que a Chevrolet não tenha se preocupado com isso.
Opalas em boas mãos podem durar para sempre. Seria interessante que a fábrica da GM e as autorizadas pudessem dar o devido suporte aos colecionadores dessas jóias sobre 4 rodas.
Saudações.
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