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200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

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Iago Mateus
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200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Iago Mateus em Sex 7 Fev - 11:46:54

Pessoal,me ajudem com lista de pecas(com devidas referencias) e uma media de preço pra fazer um motor 6 cilindros de opala,com mais ou menos 200 cavalos e um consumo proporcional a sua potencia !
Me ajudem nessa,podem me listar oq usam nos seus 6zão também ai.

Obrigado,desde já


P.s:Quero destacar que não estou me referindo aos 250-S com 170 cavalos e sim aos 4.1 mais comuns de se encontrar,138 cv's.


É importante explicar que quero um carro forte,mas que seja tranquilo rodar na rua ou na estrada,mas que quando eu pisar o 6zão responda muito bem Very Happy


Última edição por Iago Mateus em Sex 7 Fev - 12:49:43, editado 1 vez(es)

Rubão6cc
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Fev - 12:08:33

Não entendo muito de preparação mas acredito q se vc montar um 6 cc com comando 250-S, rebaixar o cabeçote, usar um carburador tipo DFV-446, escape dimensionado e rodar no álcool vc chegue em 200 Cv e não sai tão caro o investimento.


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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Iago Mateus em Sex 7 Fev - 14:32:49

Rubão6cc escreveu:Não entendo muito de preparação mas acredito q se vc montar um 6 cc com comando 250-S, rebaixar o cabeçote, usar um carburador tipo DFV-446, escape dimensionado e rodar no álcool vc chegue em 200 Cv e não sai tão caro o investimento.


Rebaixo quanto no cabeçote ?
Qual consumo de um DFV-446 alcool ?
Esse comando embaralha ?

Valeu pela ajuda ai  Very Happy 

frederico santos
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por frederico santos em Sex 7 Fev - 14:43:33

Começando do zero por menos de 7000 DILmas acredito que não monta não..fora mão de obra!! a menos que queira fazer um pé de chinelos com peças usadas e tal...sem uma retifica e balanceamento..

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Brunugomes em Sex 7 Fev - 14:45:09

Eh.. de 5 a 7 conto vai facil... Facil de verdade.. Ainda mais aqui na nossa região parceiro. O meu já passou dos 13! Abraço

frederico santos
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por frederico santos em Sex 7 Fev - 15:02:28

Brunugomes escreveu:Eh.. de 5 a 7 conto vai facil... Facil de verdade.. Ainda mais aqui na nossa região parceiro. O meu já passou dos 13! Abraço
Esse foi meu motivo de optar por uma turbina apesar de ter uma caida pelos aspirados....no custo beneficio o aspirado perde bonito. 200 cvs vc consegue isso apenas c uma turbina sem gastos a mais.Ou seja por menos da metade do que vc teria que gastar em um aspirado p ter a mesma potencia.

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por leandro japa em Sex 7 Fev - 16:36:39

pelo pouco que sei sobre preparação, uma weber 40, comando 268° hidraulico, pistões de 4 pol com bielas de 6', polia damper, polimento dos dutos do cabeçote, ventoinha elétrica pra não ferver no trânsito, e pra aguentar o tranco um dana 44 se possivel com freios a disco atrás. deve passar dos 200cv, mas deve chegar a uns 15 mil ou mais..

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rubão6cc em Sex 7 Fev - 16:43:27

Iago Mateus escreveu:
Rubão6cc escreveu:Não entendo muito de preparação mas acredito q se vc montar um 6 cc com comando 250-S, rebaixar o cabeçote, usar um carburador tipo DFV-446, escape dimensionado e rodar no álcool vc chegue em 200 Cv e não sai tão caro o investimento.


Rebaixo quanto no cabeçote ?
Qual consumo de um DFV-446 alcool ?
Esse comando embaralha ?

Valeu pela ajuda ai  Very Happy 

Essas informações aí outro cara vai te responder...rs, pois nunca mexi com isso, ainda não..


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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por adpachec em Sex 7 Fev - 17:46:00

http://www.opaleirosdoparana.com/t19850-os-10-mandamentos-da-preparacao-para-iniciantes

http://www.opaleirosdoparana.com/t10066-aprenda-algumas-dicas-antes-de-escolher-seu-comando

http://www.opaleirosdoparana.com/t12714-regulagem-de-weber-40-idf-dicas

http://www.opaleirosdoparana.com/t3856-exelente-texto-sobre-weber-idf

Não é saindo por aí rebaixando o cabeçote, tem que medir a taxa original dele, saber o que deseja fazer e aí sim calcular o rebaixo.
Existem opções melhores que o 446 como o Weber 40/44.
Balanceamento motor, massa do volante do motor, relação diferencial (para arrancada ou velocidade final), radiador, ventoinha elétrica, alimentação elétrica (bobinas/velas/alternador)........por aí vai.......

aldenir diplomata 88
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por aldenir diplomata 88 em Sex 7 Fev - 17:46:29

Vou montar um motor novo para meu diplomata 6cc cabeçote 831baixo 1mm,pistão álcool com dome 0,20 446 fuçada, escape 6x2 bobina msd.blaster 2 e módulo msd 6al.obs por emquanto vou de comando original,o que será que vai dar está configuração?alguém tem uma idéia ?

BANDIT
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Sex 7 Fev - 19:00:47

Iago Mateus escreveu:Pessoal,me ajudem com lista de pecas(com devidas referencias) e uma media de preço pra fazer um motor 6 cilindros de opala,com mais ou menos 200 cavalos e um consumo proporcional a sua potencia !
Me ajudem nessa,podem me listar oq usam nos seus 6zão também ai.

Obrigado,desde já


P.s:Quero destacar que não estou me referindo aos 250-S com 170 cavalos e sim aos 4.1 mais comuns de se encontrar,138 cv's.


É importante explicar que quero um carro forte,mas que seja tranquilo rodar na rua ou na estrada,mas que quando eu pisar o 6zão responda muito bem Very Happy


R$800......pistão 4pol com anéis .....
R$450.....retifica...banho químico
R$250...comando ômega (não existe 250)
R$350...tuchos novos
R$400.....balanceamento parte de baixo (com alivio de volante)
R$450.....Dumper
R$550.....polimento cabeçote(retirar cantos vivos )fazer guias de válvula
R$350.......bomba óleo higt volume
R$300.....prisioneiro biela ARP
R$250....escape 6x2...parteleira
R$700....coletor engine 4-jet
R$1400....carburador Quick Fuel 600cfm
R$ 1800...montagem

(to sem saco pra somar)



alguém ????

BANDIT
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Sex 7 Fev - 19:02:56

aldenir diplomata 88 escreveu:Vou montar um motor novo para meu diplomata 6cc cabeçote 831baixo 1mm,pistão álcool com dome 0,20 446 fuçada, escape 6x2  bobina msd.blaster 2 e módulo msd 6al.obs por emquanto vou de comando original,o que será que vai dar está configuração?alguém tem uma idéia ?
quase nada.

oque mata é o comando original

depois a dfv....
acho que nem chega em 165hp. OKK

Bob 151
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Bob 151 em Sex 7 Fev - 19:08:22

1400 uma QF? acho q inflaciono heim hahahhahahahaha

BANDIT
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Sex 7 Fev - 19:16:36

Bob 151 escreveu:1400 uma QF? acho q inflaciono heim hahahhahahahaha


Pelo contrario fiz saudão de queima .....


http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/product&path=25&product_id=84

grechejr
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por grechejr em Sex 7 Fev - 20:17:34

R$ 8050,00

Fiz sem calculadora... Assusta este valor heim....

aldenir diplomata 88
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por aldenir diplomata 88 em Sex 7 Fev - 23:02:04

Valeu BANDIT!

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por grechejr em Sex 7 Fev - 23:34:04

Sabe o que eu penso muitas vezes?
Quanto custa um carro popular que mal tem um motorzinho lá?

Gastar 10, 15 mil no Opala, qual o problema?

Só não estou fazendo isso hoje porque estou sem trabalho e está difícil conseguir um trabalho como Mecânico/Técnico de Manutenção de Aeronaves, curso que já tenho 2 carteiras e estou terminando a última.

Brunugomes
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Brunugomes em Sab 8 Fev - 5:34:33

BANDIT escreveu:
Bob 151 escreveu:1400 uma QF? acho q inflaciono heim hahahhahahahaha


Pelo contrario fiz saudão de queima .....


http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/product&path=25&product_id=84


a minha saiu por quase 2... 1400 é de graça... rsrs

E na lista ainda faltou bomba de combustivel e dosador... hehe

Barato n é...

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por RN_Willemann em Sab 8 Fev - 6:16:04

tirar 200cv ?

motor 6cil em média, 2 mil de mão de obra fora os retrabalhos de cabeçote, cabeça de pistão e tal.....

cabeçote com trabalho leve e taxa de 10:1.
Comando 525A 268 com molas calçadas.
dumper e motor balanceado.
Ignição bobina msd ou mallory e resto original.

é tanta coisa, mais é "fácil" tirar 200cv.

bandit, o meu carro tem weber, taxa, escape, com comando original, não deve vir mais que 150cv.... o torque é um caminhão, da impressão de potencia......

Bob 151
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Bob 151 em Sab 8 Fev - 8:07:29

200 cvs no motor, tem um mecanico, mas um baita de um PREPARADOR daqueles que tem carro correndo sabe hahahahahahaha, o Opala DELE, eh um 250s + 446, escapamento, uma limapadinha no cabecote eeee claro neh um belo acerto de folgas puxo perto de 200 cvs, na gasolina. maaaas ele eh PREPARADOR neh sabe oq faz  Smile 

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por RN_Willemann em Sab 8 Fev - 8:16:52

da pra tirar 200cv de 250s com 446, mais tem que retrabalhar o motor todo, mais que dá....dá.....

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rubão6cc em Sab 8 Fev - 8:22:21

Bob 151 escreveu:200 cvs no motor, tem um mecanico, mas um baita de um PREPARADOR daqueles que tem carro correndo sabe hahahahahahaha, o Opala DELE, eh um 250s + 446, escapamento, uma limapadinha no cabecote eeee claro neh um belo acerto de folgas puxo perto de 200 cvs, na gasolina. maaaas ele eh PREPARADOR neh sabe oq faz  Smile 

Então é possível mesmo chegar nos 200 cv sem nenhuma preparação absurda..


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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Brunugomes em Sab 8 Fev - 8:30:13

Hehe... Mas deixar o carro todo folgado tbm eh fodiz... Rsrs, se for pra pista é uma coisa, pra andar na rua eh outra neh?!

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 8 Fev - 9:24:48

- Com 4-Jet e comando original e taxa de 10:1 , gasolina e 6x2 lhe renderia 174 HP.

- Com 4-Jet e comando 268 da comp cams e taxa de 10:1 , gasolina e 6x2 lhe renderia 226 HP.

Cada opção acima nessecita de "n" coisas a serem feitas ... Desde cabecote a uma polia dumper ..

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por grechejr em Sab 8 Fev - 10:37:42

Pra vocês terem uma idéia, conforme o amigo falou acima sobre preparador.

Pena que meu pai morreu já, mas ele fazia Stock Car, Divisão 3.
Ele tirava sarro dizendo que um Opala Coupe dele no final dos anos 70, carro do dia-a-dia dava pau nas Porsche da época, em V8 e Opala mexido (acho que não muito bem mexido claro) e quando abria o capô a galera queria morrer porque via um motor original.

Filtro de ar marmita, Carburador DFV 446 (quem via pensava que era o 446 mesmo), escape com coletor original, comando 250-S, tudo bonitinho original.

Agora as malandragens que ele assumiu:
-O bura era DFV 448 extensamente preparado.
-Cabeçote preparado.
-Pistões 4" planos rodando na gasolina

Nada muito além disso.
Da pra chutar que sai sim 200CV com o comando 250-S com tudo muito bem feito e acertado.

Eu falava que queria montar com no mínimo um 525B e ele dizia que eu tava exagerando, pra rua não precisava de tudo isso...

Jean Michel Colet
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 8 Fev - 11:18:55

Se amigo quiser passar sua receita, eu faco uma simulação , já comprovada em pratica. Sem custo algum, Obrigado!

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por RN_Willemann em Sab 8 Fev - 13:17:02

Motor preparado tem que ser folgadinho....

até original folgadinho/cansadinho é bom.....


Pro amigo dono do tópico.

Monte original tudo novo, comando isky 525a, balanceado e dumper, pode ser de 446 mesmo.

vai passar de 200cv tranquilo....

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Bob 151 em Sab 8 Fev - 16:38:52

So mudaria a 446, nao adianta carbura veio, rodado, mau tratado eh so pra dar desgosto, eu comprei minha 4jet NOVA pra evitar encomodacao, daria a opiniao de uma w40 de aluminio mesmo, rodar na gasola e eras

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Sab 8 Fev - 17:34:25

Bob 151 escreveu:200 cvs no motor, tem um mecanico, mas um baita de um PREPARADOR daqueles que tem carro correndo sabe hahahahahahaha, o Opala DELE, eh um 250s + 446, escapamento, uma limapadinha no cabecote eeee claro neh um belo acerto de folgas puxo perto de 200 cvs, na gasolina. maaaas ele eh PREPARADOR neh sabe oq faz  Smile 


Tira sim !!!!!

mas ai é um serviço de preparação mesmo !!!!
um cabeçote muito bem feito.....te dai ai 40Hp !
MAS TEM QUE ABER FAZER !!!!

quem vive em oficina......e acompanha cabeçote de opala FEITOS EM BANCA.....as vezes se surpreende.....tem cabeçote que é arrombadaço.....os dutos gigantes.....e do lado...tem um que é um pouco aberto....

dai vc. pergunta:

bem o arrombadaço.....é pra arrancada.....ou outro...é pra rua ????

e a resposta:
-Não , os 2 são pra arrancada.....e os 2 dão o mesmo CFM .....

Estão entendendo o ponto.....é a máquina(banca de fluxo)  que diz o quanto que se tem que trabalhar.....(eu já falei isso aqui....)
se deve a má quelidade das peças (cabeçote) GM...

e oque vc. vê  aqui....são caras arrombando tudo oque da....(e as vezes não dá o cabeçote)....

dai são 2 coisa :

serviço jogado fora.....
e o pior.....

pode perder cfm !!!!
o pessoal acha que o gigante....é que faz vir CFM......mas nem sempre....
e tudo cai nhoque eu venho  falando

é a mão do pião que faz a diferença .

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Sab 8 Fev - 17:51:39

RN_Willemann escreveu:da pra tirar 200cv de 250s com 446, mais tem que retrabalhar o motor todo, mais que dá....dá.....





Um 250/S ORIGINAL....com DFV original motor STD cabeçote Original só com escape 6x2 vagabundo faz a média na cidade de 5.5km/l.... em uso normal ( se der problema de agulha ..boia ...já cai pra 4,0km/l...4,5km/l isso é fato !!!! rodando na GASOLINA !!!! Se vc. andar que nem veio se arrastando chaga nos 6.0km/l.......trancando rua !!!!

Esses mesmo motor.....se vc. só trocar canetas pelas de Dodge e der uma acertada.....já cai o consumo pra 5.0km/l até 4,5km/l

Agora vejam ...um motor a ÁCOOL com dfv ....mesmo que original com aquecimento não vai fazer os mesmos 5.5km/l que o a gasolina ????? pois o álcool tem muito + oxigênio que a gasolina...então...vai + mé....... lá pra dentro.....

Então um 250/S vai fazer uns 4,5km/l de boa ......( vamos er bonzinho...)

Se vc. fizer uma DFv com as canetas de Dodge e der uma boa acertada nele....já vai cair pra uns 3,5km/l consumo cidade normal .....

Vejam bem se o carro faz 3,5km/l de boa .....quando socar o pé vai fazer quanto ...em alto rpm ....o cara dando pau mesmo....1.5km/l....ou até 1,0km/l

Bem como o 250/S original......se faz 5.5 km/l de gasolina dando pau mesmo vai cair pra 3.5km/l ou até menos ........

Agora vem a parte legal :

Se o carro faz 3,5 com a dfv mexedinha...com aquecimento no coletor ...quanto vai fazer sem o aquecimento de coletor

Vai cair pra uns 2,5km/l ( vamos ser bonzinho ) .....se socar o pé cai pra 1...

Só que ......

imagine agora isso com pistão 4pol ...cabeçote ARROMABDO ......e comando 250/S enquadrado ....(atrasado) ...vc. atrasa o comando pra ele render + rpm final .....e a lenta fica embolada...em torno de 900rpm ....(+ou - 4° de atraso...) com uma SUPER DFV .....borboletas 39...ou 40...ou 42...ou 44........trabalho de venture.....esse motor com comando 250/S gira perto de 6500rpm COM FORÇA !!!!!!

só que o consumo andando com esse CANHÃO é de 1.0km/l motor todo trabalhado com dfv toda trabalhada (por profissional ...) andando gelado !!!!

Esses carro arrancando faz algo em torno de 700m. por litro.....800m.por litro...

Foi ÓTIMO colocarem esse opala por 2 motivos

1° oque eu sempre digo...NÃO duvidem da força do comando GM 250/S o troço é canhão

2° DFV....WEbber 446 NÃO vale apena mexer......investir .

Vejam é oque eu sempre falo.....não mexam ..não insistam nesse carburador ....o cara fez um canhão com dfv ...fez SIM ........mas vejam com consumo de trila carburação Webber 40

Se meter outro opala com tripla carburação do lado desse ....(mesmo motor ) feito pelo mesmo cara ...(isso é importante ...) vai andar menos ????? NÃO vai nadar na frente .....

Se meter um 4-jet nesse motor ......vai andar menos ......não.....vai andar na frente ..e com consumo bem menor !!!!!!

Um coletor engine + uma Holley 650cfm....nesse motor do cara ....usado AQUECIMENTO no coletor ..vai fazer 3.5km/l...e vai andar + que o dfv !!!! e o carro vai ser bem + liso !!!!

A dfv faz um canhão...alimenta até 6800 um comando 298°...ou 310°x320° .......mas não fica aquela coisa 100% Perfeito...que 1 webber 44..48.....uma Holley .....uma tripla 40

Essa preparação do cara vale a nível de $$$$ é imbatível......

mas tem altíssimo consumo....

Com 1 webber ou holley vc, vai ter motor + liso.....e consumo menor .....

E outra ...tem que saber mexer com 446...pra arrancar desempenho dela !!!! Hoje em dia é um parto conseguir alguém pra fazer umas borboletas 39...pra dfv.....algo bom com perfeição ...trabalhar venture.....e tal.....isso é preparação de ponta que não se encontra hoje em dia.....tem cara aqui que teve dfv com 39...e diz que não sentiu diferença.....( na verdade ele ficou constrangido de dizer que ficou uma bosta por causa do serviço mal feito !!!! a dfv assim mal feita anda menos que um solecão....quase empata com uma 3E !!!! ou seja se mexer tem que saber oque está fazendo..se não só dá merda !!!)



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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por modonesi em Sab 8 Fev - 19:26:57

Estou fazendo o motor do meu, estou passando para pistões 4" o comando vou usar o do motor mesmo que é um comando original 250s e já é tuchos mecânicos, 6x2 feito artesanalmente, cabeçote rebaixado, coletor drago com aquecimento, IDF40 a alcool, ventoinha elétrica e diferencial Dana so não sei qual a conf do dana.

Quando concluir a montagem acredito que para o começo da semana que vem ai posto como o carro esta, e na sequencia quero colocar ele no DINA para ver a potencia real nas rodas.

Ai posto para rapaziada o resultado do dina.

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por frederico santos em Sab 8 Fev - 20:13:15

Rubão6cc escreveu:
Bob 151 escreveu:200 cvs no motor, tem um mecanico, mas um baita de um PREPARADOR daqueles que tem carro correndo sabe hahahahahahaha, o Opala DELE, eh um 250s + 446, escapamento, uma limapadinha no cabecote eeee claro neh um belo acerto de folgas puxo perto de 200 cvs, na gasolina. maaaas ele eh PREPARADOR neh sabe oq faz  Smile 

Então é possível mesmo chegar nos 200 cv sem nenhuma preparação absurda..
Tirar potencia facil de 6cc não é o problema ,a questão é o quanto vai ser gasto para chegar nesses 200 hps ,que ao contrário que muitos dizem ,não é barato.Só um comandinho básico gira entorno de uns 1000 contos só p começar a refletir..SÓ O COMANDO!!!!Tarefa facil p quem tem uma renda mensal boa ou sujeito que fica nas costas de papai ..!!

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rubão6cc em Sab 8 Fev - 20:37:55

frederico santos escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Então é possível mesmo chegar nos 200 cv sem nenhuma preparação absurda..
Tirar potencia facil de 6cc não é o problema ,a questão é o quanto vai ser gasto para chegar nesses 200 hps ,que ao contrário que muitos dizem ,não é barato.Só um comandinho básico gira entorno de uns 1000 contos só p começar a refletir..SÓ O COMANDO!!!!

Não entendo muito de preparação, mas a questão que levanto é: não existe uma opção mais barata pra preparação, tipo: comando 250-S, carburador DFV 446 ou Weber 40, rebaixar cabeçote(sempre achei q isso fosse uma coisa simples de fazer, ou não é?)..e chegar perto ou em 200 cv? Sem precisar mudar mais nada no carro, sem gastar horrores? Já li muita coisa aqui no fórum sobre preparação, várias coisas a serem feitas: polia damper, aliviar volante do motor, forjar motor, etc e o caralha 4..
Digo isso porque ouço em um monte de lugar o cara ter comando 250-S no motor, uma DFV, fala com orgulho como se fosse uma preparação do cão...parece até fácil e barato..
Até porque Opala 6 cc anda demais mesmo com pouca coisa feita, ou meu Opala tem algo especial porque anda muito esse carro ou é impressão minha sei lá. Tem nego q fala q perde pra carro 1.6 moderno, eu não acredito nisso.
Se e falei alguma besteira ou pareci muito leigo é por nunca ter mexido com isso (preparação).


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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por frederico santos em Dom 9 Fev - 7:38:20

Não falou besteira não brother realmente é isso tb não tenho experiencia o unico aspirado c 200 hp que ja acelerei foi um honda SI com um pouco mais de 200hp e um pouco acima disso foi um gol turbo.Fora isso meu carro com menos de 150 acredito eu..kkkk.Todos falam no comando 250s mas não se fabrica mais então vc é obrigado a recorrer aos importados ai vem molas pratos ,travas ,tuchos qua vai ai mais uns 700 pilas brincando,pode escolher cópia uso tb,mas nunca vai ser a mesma coisa.carbura dfv 446 tb nã se encontra mais  vc recorre a recondicionada ou usada que raramente encontra boa,tem muita gente que não tem a minima noção de potencia um opala com 150 hps ja é um carro gostoso p uso diario,mesmo valor dos 250s de pista antigamente 153 hps que ja chegava a 200km/h real, mas a viajem em potencia de pistas fazem essa turma sair do chão. nisso tudo a mão do pião faz a maior diferença tb.Ja trabalhei com opala original que chegava a 165 km/h ja amarrava e era todo reguladinho com um CARBURA super 3E  infelizmente ja tinha um mecanico de confiança..kkkkk.Se fosse pegar um carro mil embalado acredito que passaria vergonha hj em dia.Pretendo montar um turbo,uns 300 hps aprox, mas só das peças que ja tenho ja ta quase dando p comprar um GM 350 zero..Se fosse aspirado ja teria passado esse valor brincando.Reparei que peças de v8 é bem mais em conta que de 6cc!!!

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rafael19 em Dom 9 Fev - 9:54:51

partindo de um 250s pra chegar nos 200cv é facil e não gasta mt o carro ja tem 170cv +-,agora partindo do 4.1 de 130cv +- gasta uma graninha,eu ja acho o opala 4.1 bem forte pra min um 6x2 bem feito um carburador 446/ou webebr 40 e um rebaixo no cabecote ja fica bem esperto sem gastar muito e sem afetar mt o consumo claro andando de boa.

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Marcelo74v8 em Dom 9 Fev - 10:01:59

grechejr escreveu:Pra vocês terem uma idéia, conforme o amigo falou acima sobre preparador.

Pena que meu pai morreu já, mas ele fazia Stock Car, Divisão 3.
Ele tirava sarro dizendo que um Opala Coupe dele no final dos anos 70, carro do dia-a-dia dava pau nas Porsche da época, em V8 e Opala mexido

Nisso você tem razão. A maioria dos preparadores daquela época fazia coisas que deixavam qualquer um de boca aberta. Infelizmente poucos estão passando o conhecimento e estão deixando este mundo, infelizmente.
Era a época do "se vira nos 30": não tinha importação e faziam mágicas com peças nacionais.
Hoje temos uma infinidade de peças, mas com preços absurdos e poucos preparadores, comparando com aquela época.

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Marcelo74v8 em Dom 9 Fev - 10:05:41

Rubão6cc escreveu:
Não entendo muito de preparação, mas a questão que levanto é: não existe uma opção mais barata pra preparação, tipo: comando 250-S, carburador DFV 446 ou Weber 40, rebaixar cabeçote(sempre achei q isso fosse uma coisa simples de fazer, ou não é?)..e chegar perto ou em 200 cv?

Não é receita de bolo, mas em alguns casos dá pra calcular assim: para cada 10hp ganhos, desembolsa R$1000,00

E o valor tente a aumentar, já que p dólar não está colaborando e usa-se muita peça importada para ganhar potência.

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por adpachec em Dom 9 Fev - 10:37:29

Eu penso assim.....

Preparação barata tem que tomar cuidado comos caras que fazem "milagres" por aí.
Tem questãode durabilidade também......

O comando quanto maior a graduação maior é o tempo de abertura das válvulas e, melhor é o respiro do motor.
Coletores podem ser dimensionados de acordo com a necessidade e carburador também, ele é a "porta de entrada" de ar.
Não adianta um comandão com um carburador anêmico e asmático.
O equilíbrio das peças (balanceamento e enquadramento) é para tirar máximo proveito das peças.
Taxa de compressão melhora o torque, taxas de compressão muito altas podem alterar a lenta....princípio da ação e reação, quanto mais forte se comprime o ar com mais força o ar empurra no sentido contrário os pistões....
Aumentar os pistões aumenta o volume de ar nos cilindros.

O DFV 446 é lenda, era de uma época onde ele era a única opção, o que valia era a criatividade e habilidade do preparador....

Um bom comando, um bom carburador e uma taxa de compressão adequada, sim já fazem uma boa diferença em um motor que o projeto começou nos anos 30, acho que das 03 opções (comando/carburador/taxa) a mais barata é lógico a troca de carburador e já pode fazer uma boa diferença.

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Hollyfield em Dom 9 Fev - 11:12:20

Jean Michel Colet escreveu:Se amigo quiser passar sua receita, eu faco uma simulação , já comprovada em pratica. Sem custo algum, Obrigado!

Amigo Opaleiro,

Pegando carona, quanto daria um Opala com a seguinte receita:

Comando 250-s com engrenagem de alumínio;
Tuchos mecânicos Crower;
Quadrijet Holley 450 CFM mecânica;
Cabeçote polido e equalizado com Taxa de 10:1 na gasolina;
Molas duplas originais;
Voltante motor 4 cil;
Varetas, balanceiros novos da Comp Cams;
Escape 6x2 até o diferencial com abafador no final.

Já tenho a maior parte dessas peças....

Eai chega aos 200cv Question  Question 



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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por chicano em Dom 9 Fev - 11:20:21



Um bom comando, um bom carburador e uma taxa de compressão adequada, sim já fazem uma boa diferença em um motor que o projeto começou nos anos 30, acho que das 03 opções (comando/carburador/taxa) a mais barata é lógico a troca de carburador e já pode fazer uma boa diferença.
  Penso da mesma maneira.

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Dom 9 Fev - 11:28:29

Rubão6cc escreveu:
frederico santos escreveu:

: não existe uma opção mais barata pra preparação, tipo: comando 250-S, carburador DFV 446 ou Weber 40, rebaixar cabeçote(sempre achei q isso fosse uma coisa simples de fazer, ou não é?)..e chegar perto ou em 200 cv? Sem precisar mudar mais nada no carro, sem gastar horrores? Já li muita coisa aqui no fórum sobre preparação, várias coisas a serem feitas: polia damper, aliviar volante do motor, forjar motor, etc e o caralha 4..
Digo isso porque ouço em um monte de lugar o cara ter comando 250-S no motor, uma DFV, fala com orgulho como se fosse uma preparação do cão...parece até fácil e barato..
Até porque Opala 6 cc anda demais mesmo com pouca coisa feita, ou meu Opala tem algo especial porque anda muito esse carro ou é impressão minha sei lá. Tem nego q fala q perde pra carro 1.6 moderno, eu não acredito nisso.
Se e falei alguma besteira ou pareci muito leigo é por nunca ter mexido com isso (preparação).



se vc. quiser apenas o n° 200Hp

num motor 6cc original álcool  coloque um comando 595-A (298° )

com uma motorgraft....carburação de Maverick V8......vc. tira os 200HP.....
só que são 200HP ruins....pois não tem taxa...não tem nada.....e vai render esses 200Hp ai a uns 6700RPM....muita coisa pra tudo original....

Ou seja só vai ter força na lata !!!!

Vc pode tira 200HP...com comando 250/S 

mas ai NÃO é só parafusar como o outro exemplo......ai tem que fazer cabeçote ....( que se vc. ler meu post acima.....vai ver que é muito + difícil doque se parece) .....

vai ter que acertar folga.....enquadramento....

ou seja ....são 200 Hp com  peças originais......+ com mão de obra de 1° !!!!!

o 1° motor são 200HP....com peças jogadas 


o motor 205/S.....tem força em todas faixa de rotação é um carro gostoso pra andar....

já o outro virou uma tranqueira

Só esse cabeçote do motor 205/S  (pra chegar nos 200HP)  custa ai R$ 3.000,oo de mão de obra !!!



então vc. pode gastar menos em mão de obra.....e colocar peças de + performance comando 525-B.....com cabeçote polido !!!!
e webber 40.....chega nos 200HP também !!!!


então se montra com ´peças GM.....pra 200HP.....vc. vai depender totalmente de mão de obra

se já partir pra um comandão .....pra 200HP   vc. talvez até consiga.....mas vai ter um carro ruim.....e só vai dizer que tem 200HP....


preparação é uma balança.....

vc. ganha de um lado.....perde de outro

então vc. vai equilibrando....

até fazer um canhão pra rua . OKK

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Dom 9 Fev - 11:30:36

Hollyfield escreveu:
Jean Michel Colet escreveu:Se amigo quiser passar sua receita, eu faco uma simulação , já comprovada em pratica. Sem custo algum, Obrigado!

Amigo Opaleiro,

Pegando carona, quanto daria um Opala com a seguinte receita:

Comando 250-s com engrenagem de alumínio;
Tuchos mecânicos Crower;
Quadrijet Holley 450 CFM mecânica;
Cabeçote polido e equalizado com Taxa de 10:1 na gasolina;
Molas duplas originais;
Voltante motor 4 cil;
Varetas, balanceiros novos da Comp Cams;
Escape 6x2 até o diferencial com abafador no final.

Já tenho a maior parte dessas peças....

Eai chega aos 200cv Question  Question 




Não !


com cabeçote polido não !

com cabeçote trabalhado dai sim chega .
e passa !

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Jean Michel Colet em Dom 9 Fev - 12:18:12

Hollyfield escreveu:
Jean Michel Colet escreveu:Se amigo quiser passar sua receita, eu faco uma simulação , já comprovada em pratica. Sem custo algum, Obrigado!

Amigo Opaleiro,

Pegando carona, quanto daria um Opala com a seguinte receita:

Comando 250-s com engrenagem de alumínio;
Tuchos mecânicos Crower;
Quadrijet Holley 450 CFM mecânica;
Cabeçote polido e equalizado com Taxa de 10:1 na gasolina;
Molas duplas originais;
Voltante motor 4 cil;
Varetas, balanceiros novos da Comp Cams;
Escape 6x2 até o diferencial com abafador no final.

Já tenho a maior parte dessas peças....

Eai chega aos 200cv Question  Question 



Em simulação rende 215 cv a 4500 rpm's , ai entra a pratica ... muito bem acertado .. não eh só colocar em cima as pecas ..

OBS : Fiz para 4100 original ...Sem aumento de diâmetros de pistão ..

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rubão6cc em Dom 9 Fev - 18:11:03

BANDIT escreveu:
Rubão6cc escreveu:


: não existe uma opção mais barata pra preparação, tipo: comando 250-S, carburador DFV 446 ou Weber 40, rebaixar cabeçote(sempre achei q isso fosse uma coisa simples de fazer, ou não é?)..e chegar perto ou em 200 cv? Sem precisar mudar mais nada no carro, sem gastar horrores? Já li muita coisa aqui no fórum sobre preparação, várias coisas a serem feitas: polia damper, aliviar volante do motor, forjar motor, etc e o caralha 4..
Digo isso porque ouço em um monte de lugar o cara ter comando 250-S no motor, uma DFV, fala com orgulho como se fosse uma preparação do cão...parece até fácil e barato..
Até porque Opala 6 cc anda demais mesmo com pouca coisa feita, ou meu Opala tem algo especial porque anda muito esse carro ou é impressão minha sei lá. Tem nego q fala q perde pra carro 1.6 moderno, eu não acredito nisso.
Se e falei alguma besteira ou pareci muito leigo é por nunca ter mexido com isso (preparação).



se vc. quiser apenas o n° 200Hp

num motor 6cc original álcool  coloque um comando 595-A (298° )

com uma motorgraft....carburação de Maverick V8......vc. tira os 200HP.....
só que são 200HP ruins....pois não tem taxa...não tem nada.....e vai render esses 200Hp ai a uns 6700RPM....muita coisa pra tudo original....

Ou seja só vai ter força na lata !!!!

Vc pode tira 200HP...com comando 250/S 

mas ai NÃO é só parafusar como o outro exemplo......ai tem que fazer cabeçote ....( que se vc. ler meu post acima.....vai ver que é muito + difícil doque se parece) .....

vai ter que acertar folga.....enquadramento....

ou seja ....são 200 Hp com  peças originais......+ com mão de obra de 1° !!!!!

o 1° motor são 200HP....com peças jogadas 


o motor 205/S.....tem força em todas faixa de rotação é um carro gostoso pra andar....

já o outro virou uma tranqueira

Só esse cabeçote do motor 205/S  (pra chegar nos 200HP)  custa ai R$ 3.000,oo de mão de obra !!!



então vc. pode gastar menos em mão de obra.....e colocar peças de + performance comando 525-B.....com cabeçote polido !!!!
e webber 40.....chega nos 200HP também !!!!


então se montra com ´peças GM.....pra 200HP.....vc. vai depender totalmente de mão de obra

se já partir pra um comandão .....pra 200HP   vc. talvez até consiga.....mas vai ter um carro ruim.....e só vai dizer que tem 200HP....


preparação é uma balança.....

vc. ganha de um lado.....perde de outro

então vc. vai equilibrando....

até fazer um canhão pra rua . OKK

Achei interessante essa configuração do 595-A. Falei em 200 cv porque acho uma potência "suficiente" pra rua, nada de absurda mas tb forte. E quanto a confiabilidade de se fazer um motor com essa potência? Tipo..vejo muita gente preparando motor e tendo problemas como quebras e outros incômodos, dificuldade em acertar marcha lenta, etc. Acredito que quanto mais potência mais possibilidade de dor de cabeça por isso quero um dia montar um Opala de até 200 cv. Acredita ser possível montar um Opala 6 cc assim e não ter incômodos?
Já percebi tb que não tem jeito, pra fazer um negócio descente tem que gastar dinheiro mesmo e não tem boca..pra essa configuração q vc passou, o que mais teria de ser acrescentado pra ficar realmente bom, além do trabalho no cabeçote? E quanto sairia em média ($) pra montar tudo isso incluindo M.O.?
Grato.


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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por BANDIT em Dom 9 Fev - 18:34:35


Rubão6cc escreveu:
BANDIT escreveu:






° Vamos por partes
Desmonte o seu motor 250/S verifique o comando :

Se o comando estiver com um came polido ( tipo passado um lixinha ,o came + brilhante .....isso já é mal sinal ...provavelmente está ralado )
Verifique já no 6° cilindro tudo oque estraga no opala estraga 1° no 6° cilindro!!!
Comando ralado é isso ...não é faltando pedaço esburacado nada disso .....se no olho já estiver assim ....lixo
Se não me engano (se não me engano) a altura do came do comando 250/S é 42 (pode medir com parquímetro ) se tiver com 38 já esta bem gasto + ainda com jeito da pra usar ....já tirei comando 250/S com altura de came de 36 ai é lixo !!!!!

Tucho : os tuchos no olho parecem retos ......(novos não são! apenas parecem se vc. colocar um tucho em cima de outro ---lado que pega no comando-- vai ver que eles não assentam perfeitamente ou seja eles não são retos !!! eles tem, uma micro -cabeça!!!)
se os seu tuchos tiverem retos ( pode ater medir com alguma coisa bem reta ....tipo régua ) monta eles
se seus tuchos tiverem uma concavidade ( tipo um buraco , afundado no meio) é lixo ...com certeza o comando também

Bem se vc. Tiver essas peças em bom estado sem dúvida eu montaria o motor com elas !!!!!!!!!!!!É
muito melhor vc. ter um motor bem quietinho com 600rpm de lenta e que quando provocado sai fritando arranca que nem um canhão do que ter um opala ¨estourando pipoca " e que na hora de acelerar não anda bosta nenhuma só faz barulho !!!! não Acha?

Veja se vc. não tem folga excessiva nos cilindros ( coloque a mão em cima do pistão se ele tiver --jogo-- folga excessiva já está muito gasto ....uma folguinha é aceitável !!!!

Partindo disso tudo em ordem monta 250/S 4jet

Comandaço

opaleiros acha que é só retificar um motor e socar comando ,,,,,muita gente acha que é assim !!! NÃO É !!!!

Se vc. tem um comando alto como oque vc. quer vc vai girar + (+rpm ) certo ? então vc. NÃO pode usar as mesmas folgas de cilindro que é um motor original que gira menos vc. vai ter que dar folgas ,maiores ......pra evitar problemas com super aquecimento , riscar , pistão e o pior quebras ......

ou seja um motor que feito original vai rodar 150mil km retificado ......um motor preparado feito pra andar mal passa dos 30mil km entende e tem que ser assim ...


Mesma coisa válvulas elas tem que ter folgas maiores eles tem que ficar + soltas porque vão exercer + RPM que o normal com essa folga maior desce óleo pros cilindro isso é normal e ruim sempre pistão sujos de óleo sempre manutenção ......MOTOR DE CORRIDA É ASSIM MESMO !

NA VIDA TUDO TEM LÓGICA ...TUDO SEGUE UMA LÁGIGA ....Na preparação também .....

vc. vê o cara monta um motor com folgas originais pra andar de boa depois coloca comandaço e depois carburação pra de último fazer cabeçote É RIDICULO !

Um motor preparado é um conjunto todo harmonioso .....se não estiver todo em harmonia vc. vai ter um opala 6cc que faz 2km por litro só faz barulho e não anda nada

Por isso eu insisto eu prefiro que vc. tenha um motor + original só que ande muito e seja canhão ..... do que ter um dito preparado
o preparado é ÓTIMO só que vai te sair caro pode jogar 7 conto em cima ....
e dai
tua caixa não aguenta .....começa a quabradeira
teu freio não aguenta .....e assim vai
quando vc. vê jogou 15 mil em cima do carro !

Eu digo por experiência própria motor 250/S é um Canhão !!!!
oque estraga atrapalha ele é a péssima carburação DFV ou Webber 446 ......o motor é sufocado por esse péssimo carburador ......
a prova + barata é coloca um carburador Motorcraft de Maverick vai ver com já melhora o carro e assim por diante até a Holley 650cfm MECÂNICA

Pra montar o seu motor 250/S vc. pode fazer o cabeçote trocar as válvulas pelas da S-10 (camaro) fazer angulações nelas e na sede abrir um pouco os dutos ( pegue o maior duto e abra os menores pela medida do maior ) fazer polimento interno do cabeçote .....
monta o comando 250/S ATRAZADO EM 2° isso na DFv ou 446 da uma lenta embrulhada já na 4-jet como é um ótimo carburador talvez não ou embrulhe um pouquinho
vc. vai tirar um pouco da força da baixa com isso ... mas vai mandar + força pra alta
Um opala 250/S NÃO gira os 5500rpm da faixa vermelha ( já fiz 2 motores girarem ate lá + parecem que iam gira do contrário !!!!explodir ) com 4-jet vc. gira os 6000rpm com curso de acelerador sobrando !!!!! com o comando atrasado vc. deve conseguir os 6200ou até 6400rpm !!!! comando 250/S original atrasado



´

Vc. tem um coletor grande pra 4-jet vc., tem um carburador grande Holley são 4 borboletas 39.5mm. abrindo dentro do coletor isso não é muito não é assustador ???
Até pode ser só que a Holley tem um segredo ( que vc. não vai contar né !!!!!!!!)

no pé da carburação tem que usar um espaçador imagine as 4 borboletas abertas mandando combustível tão perto do cabeçote se vc. usar um espaçador aumenta a altura emulsifica a mistura ou seja é só LUCRO .......... pura física
Vc. ganha muuuuito + torque
Vc. ganha + potência
Vc. ganha um motor muuuito + suave liso ...... = a injetado

os espaçadores da Engine são de 1pol ou 2 pol eu uso no meu opala o de 2pol que é praticamente a perfeição !!!!!!!

por isso eu digo um motor 6cc pistão STD (4.1L ) fica parecendo um motor com pistão de 4pol (4.3L) tamanha a força que ele ganha com o conjuinto coletor . alongador , Holley .....é mágia pura num carro lisos liso......
O problema e que vai ter que fazer um SCOOP no seu caput pra ter isso ...a escolha é sua

eu faria




Bem em 1° lugar se vc. usar comando é OBRIGATÓRIO trocar as molas por molas de maior pressão !!!!! isso é lei !!!!!

Os caras vão fazer o motor verificam o comando está bom ...beleza ...fazem o motor fazem um trabalho de cabeçote e montam o comando 250/S com suas respectivas molas .....perfeito né?????

Não !!!!! ai que acontece a cagada .....

Eu ja´peguei molas Zero novas na caixa na GM e lá essas molas ja´tinhas diferença de pressão veja bem molas novas zero !!!!!imagine depois de rodarem 200mil KM !!!! elas não vão ter + pressão né !!!!

E se ainda foi feito um trabalho de cabeçote um carburação melhor .....tudo isso fz vc. ganhar RPM ....mas ganhar rpm com mola original




O certo é fazer assim :

medir cada mola vc. vai ter vários valores ai vc. tem que calçar cada mola pra ficarem todas iguais !!!! (Tipo motor AP tucho mecânico só que lá vc. não calça mola vc. calça o tucho com pastilha cada um com um tamanho diferente!!! )

Outro jeito + fácil mas não tão competente é calçar todas as molas com calço de 1mm. !!! todas assim mesmo vão ter pressão diferente NÃO É O IDEAL + pelo menos compensou os cerca de 200mil KM que elas rodam prestando um bom serviço

Eu não usaria molas usadas em comando 250/S eu usaria as molas ENGLE ( fuscão drag) ai vc. coloca elas sem calços sem problemas e são baratas !!!

Criou-se um teoria que pressão de mola que RALA comando quando é exatamente o contrário falta de pressão de molas é que rala comando .....pra vc. ver as molas 205-D já ta pra colocar em comando 525-B !!!!

É claro tudo tem o seu acerto vc. não pode exagerar em pressão de mola !!! vc. não ,pode  colocar molas 205-D em comando original 250/S !!!!

Mas é melhor vc. errar por (+ )ser prudente ,do que errar por( - ), ai é certeza que vai ralar comando !!!

Um comando 250/S tem que ser respeitdo !!!!

Eu colocaria as molas Isky 205-D ..............ou a respectiva da Pro Comp PC5005
Tanto as 205-D como as Pro Comp dão certo em pratos travas originais

Balanceros Um vez eu estava viajando e de repende um barulheira ....bate .....olhei olhei liguei de novo....bate bate ......tirei tampa de válvula um balanceiro furado ele fura bem onde ele pega na vareta .......como arrumar um balanceiro no fim do mundo.....não tive ...mas a cidade tinha um torneiro ele ficou 6H pra fazer um balanceiro para mim !!!! esteticamente feio ....mas funcional .

Ou seja balanceiro fura por excesso de quilometragem .......muito uso ...por isso é bom troca-los .Agora veja:

Os Stock de Terra usam comando 595-A (298° ) ou 310x320° com balanceiros originais .....giram até 7200RPM e não voa nada !!!!!
porque será ......é oque eu sempre digo pro pessoal que me manda MP... NÃO VÃO ATRÁZ DO FÓRUM aqui tá cheio de piá pançudo se achando preparador.......porque fica lendo tudo em outros fóruns e se acham entendidos nessa merda ......
O problema é o seguinte é a porca que segura /regula os balanceiros ( abrindo a tampa de válvula é aquela porcona que vc. vê .....
O ideal é ter elas NOVA . ai não tem problema .....essa porca é como uma porca levemente amassada por isso vc. regula em tal posição e ela fica não se move ....então o correto é colocar essas porcas novas ....eu sempre troquei elas .....só que agora o problema é encontrar elas ????????

Se não encontrar elas novas de jeito nenhum pode se fazer o seguinte pegar a porca e dar uma leve apertadinha nela em uma " morsa" pra que ela volte a prender ......EU NÃO FARIA ISSO ...... mas pode ser feito

Os balanceiro faça uma vistoria neles principalmente na parte onde ele pega na valvula veja se todos estão com a mesma espessura ali.....
porque não é difícil com o desgaste eles furarem ali ......Isso já aconteceu umas 7 x comigo.......
O ideal é também comprar novo ......mas em um motor pouco rodado com 100mil km eles vão estar novos .....
A VERIFICALÇÃO É MUITO IMPORTANTE .......
feito isso pode montar ....o grande problema é realmente a porca ....

veja quanto sai tudo isso um jogo de balanceiros roletados Pro COMP 1.70 sai em torno de R$800.oo os prisioneiros em torno de R$250.oo + o trabalho pra se furar o cabeçote .....


Balanceros Roletados tem que trocar os prisioneiros por maiores tem que fazer trabalho na torre de válvula e na base ...... ai já é serviço de profissional NÃO DEIXE RE-FURAREM OS NOVOS PRISIONEIROS DO SEU CABEÇOTE EM RETÍFICA normalmente retífica só faz cagada ...pra se re- furar o cabeçote tem que usar gabarito !!!!! OU mande pra um bom torneiro de confiança .....tem que usar furadeira de bancada!!!! se vc. re-furar torto os novos prisioneiros do cabeçote quando colocar os balanceiros ......um balanceiro vai pegar bem na ponta da válvula, outro vai passar um pouco ,outro vi pegar certo bem no meio da haste da válvula .....entendeu o porque que tem que furar perfeitamente os prisioneiros pra por balanceiros roler.Se não eles ficam desalinhados .

Balanceros vc. pode comprar os Crower GOLD 1.75 sai uns R$1.200,oo

Varetas eu normalmente uso as originais do motor gasolina porque são + compridas ....varetas nunca tive problemas pra mim eles são um FUSIVÉL do motor !!!!
se exceder rotação elas entortam vc. sente na hora tira o pé ...o carro anda !!!!! anda ruim né....mas vai vc. pega no balanceiro e já vê a vareta torta trocou, acabou ...
(eu penso e faço assim ) a vareta é o seguinte :O buraco dela embaixo não pode estar arrombado ( não pense que maior é melhor !!) porque o buraco grande vc. perde pressão de óleo lá pra cima .... é por isso que se troca vareta , se não tiver torta ...... Em Stock nunca tive problema .....na arrancada sim ......em uma puxada passou de giro (7400rpm) entortou 8 varetas ...somente isso !!!!!
Vc. pode comprar NOVA da silverado que é + grossa tem que abrir o cabeçote ou pedir importado de cromo.... é da espessura do opala = medida ( vareta gasolina)


É o seguinte sobre polia ....
A polia é composta de 2 partes metálica e no meio uma borracha ela é assim porque a borracha no meio que absorve as vibrações do virabrequim , que por causa do seu tamanho 6cc vibra
NUNCA , a polia nunca pode ser 100% sólida por + que vc. tenha uma parte de baixo 100% balanceada , é a borracha da DUMPER que absorve a vibração do motor por causa do virabrequim muito longo .....
Quando se diz que a polia voou não foi a Polia que voou foi somente a parte externa dela que voou !!!!!!!!!

A Dumper é no mesmo esquema da polia do opala é composta de 2 partes metálicas com uma borracha no meio TEM QUE TER A BORRACHA !!!! Dumper não solta parte externa porque ela é parafusada só isso .....Se não tiver toda a parte de baixo 100% balanceadas a Dumper voa mas voa com a ponta do virabrequim a partir de 7200rpm !!!

Se vc. fizer um chapa por detrás da polia original ou soldar as duas partes como seu mecânico quer vc. não vai ter uma polia SÓLIDA ?????? e oque vai absorver vibração do virabrequim??????? .....essas polias feitas se vc. passar de 6500/6800rpm elas voa ....mas não voa sozinhas elas voam com a Ponta Do Virabrequim !!!!!!
Ou seja como eu te falei em motor 250/S com 4-jet vc. anda 2 semanas de pau ...até polia original GM afrouxar !!!! isso é fato
Dumper é obrigatório !!!!!
No opala ela pega na travessa dianteira tem que retirar um pedaço da chapa , mas é pouca coisa é normal




Bob 151
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Bob 151 em Dom 9 Fev - 18:55:19

bom, vou me dar o direito de resumir tudo acima escrito.

O mais importante eh oq? a MÃO DE OBRA, quem mexe no teu motor.

quem sabe oq esta fazendo faz direito, o motor nao quebra, fica canhao, etc etc

grechejr
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por grechejr em Dom 9 Fev - 21:01:26

Bob, com todo o respeito, não resume não!! kkkkkkk  Very Happy 

Aula tudo isso, aula mesmo, pelo visto prevalece sempre o bom senso e claro a experiência. Nada de sair trocando tudo ou colocando peças nervosas só pra garantir.

Parabéns Bandit!

Rafael19
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rafael19 em Seg 10 Fev - 0:52:27

caramba bandit é um monstro intende muito de mecanica Very Happy 

Hollyfield
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Hollyfield em Seg 10 Fev - 7:32:54

Muito bom Exclamation Exclamation 

Obrigado Bandit   

Jean,

Obrigado pela simulação Exclamation  Essa potência é no motor ou na roda Question 

Rubão6cc
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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Rubão6cc em Seg 10 Fev - 7:35:15

BANDIT escreveu:









° Vamos por partes
Desmonte o seu motor 250/S verifique o comando :

Se o comando estiver com um came polido ( tipo passado um lixinha ,o came + brilhante .....isso já é mal sinal ...provavelmente está ralado )
Verifique já no 6° cilindro tudo oque estraga no opala estraga 1° no 6° cilindro!!!
Comando ralado é isso ...não é faltando pedaço esburacado nada disso .....se no olho já estiver assim ....lixo
Se não me engano (se não me engano) a altura do came do comando 250/S é 42 (pode medir com parquímetro ) se tiver com 38 já esta bem gasto + ainda com jeito da pra usar ....já tirei comando 250/S com altura de came de 36 ai é lixo !!!!!

Tucho : os tuchos no olho parecem retos ......(novos não são! apenas parecem se vc. colocar um tucho em cima de outro ---lado que pega no comando-- vai ver que eles não assentam perfeitamente ou seja eles não são retos !!! eles tem, uma micro -cabeça!!!)
se os seu tuchos tiverem retos ( pode ater medir com alguma coisa bem reta ....tipo régua ) monta eles
se seus tuchos tiverem uma concavidade ( tipo um buraco , afundado no meio) é lixo ...com certeza o comando também

Bem se vc. Tiver essas peças em bom estado sem dúvida eu montaria o motor com elas !!!!!!!!!!!!É
muito melhor vc. ter um motor bem quietinho com 600rpm de lenta e que quando provocado sai fritando arranca que nem um canhão do que ter um opala ¨estourando pipoca " e que na hora de acelerar não anda bosta nenhuma só faz barulho !!!! não Acha?

Veja se vc. não tem folga excessiva nos cilindros ( coloque a mão em cima do pistão se ele tiver --jogo-- folga excessiva já está muito gasto ....uma folguinha é aceitável !!!!

Partindo disso tudo em ordem monta 250/S 4jet

Comandaço

opaleiros acha que é só retificar um motor e socar comando ,,,,,muita gente acha que é assim !!! NÃO É !!!!

Se vc. tem um comando alto como oque vc. quer vc vai girar + (+rpm ) certo ? então vc. NÃO pode usar as mesmas folgas de cilindro que é um motor original que gira menos vc. vai ter que dar folgas ,maiores ......pra evitar problemas com super aquecimento , riscar , pistão e o pior quebras ......

ou seja um motor que feito original vai rodar 150mil km retificado ......um motor preparado feito pra andar mal passa dos 30mil km entende e tem que ser assim ...


Mesma coisa válvulas elas tem que ter folgas maiores eles tem que ficar + soltas porque vão exercer + RPM que o normal com essa folga maior desce óleo pros cilindro isso é normal e ruim sempre pistão sujos de óleo sempre manutenção ......MOTOR DE CORRIDA É ASSIM MESMO !

NA VIDA TUDO TEM LÓGICA ...TUDO SEGUE UMA LÁGIGA ....Na preparação também .....

vc. vê o cara monta um motor com folgas originais pra andar de boa depois coloca comandaço e depois carburação pra de último fazer cabeçote É RIDICULO !

Um motor preparado é um conjunto todo harmonioso .....se não estiver todo em harmonia vc. vai ter um opala 6cc que faz 2km por litro só faz barulho e não anda nada

Por isso eu insisto eu prefiro que vc. tenha um motor + original só que ande muito e seja canhão ..... do que ter um dito preparado
o preparado é ÓTIMO só que vai te sair caro pode jogar 7 conto em cima ....
e dai
tua caixa não aguenta .....começa a quabradeira
teu freio não aguenta .....e assim vai
quando vc. vê jogou 15 mil em cima do carro !

Eu digo por experiência própria motor 250/S é um Canhão !!!!
oque estraga atrapalha ele é a péssima carburação DFV ou Webber 446 ......o motor é sufocado por esse péssimo carburador ......
a prova + barata é coloca um carburador Motorcraft de Maverick vai ver com já melhora o carro e assim por diante até a Holley 650cfm MECÂNICA

Pra montar o seu motor 250/S vc. pode fazer o cabeçote trocar as válvulas pelas da S-10 (camaro) fazer angulações nelas e na sede abrir um pouco os dutos ( pegue o maior duto e abra os menores pela medida do maior ) fazer polimento interno do cabeçote .....
monta o comando 250/S ATRAZADO EM 2° isso na DFv ou 446 da uma lenta embrulhada já na 4-jet como é um ótimo carburador talvez não ou embrulhe um pouquinho
vc. vai tirar um pouco da força da baixa com isso ... mas vai mandar + força pra alta
Um opala 250/S NÃO gira os 5500rpm da faixa vermelha ( já fiz 2 motores girarem ate lá + parecem que iam gira do contrário !!!!explodir ) com 4-jet vc. gira os 6000rpm com curso de acelerador sobrando !!!!! com o comando atrasado vc. deve conseguir os 6200ou até 6400rpm !!!! comando 250/S original atrasado



´

Vc. tem um coletor grande pra 4-jet vc., tem um carburador grande Holley são 4 borboletas 39.5mm. abrindo dentro do coletor isso não é muito não é assustador ???
Até pode ser só que a Holley tem um segredo ( que vc. não vai contar né !!!!!!!!)

no pé da carburação tem que usar um espaçador imagine as 4 borboletas abertas mandando combustível tão perto do cabeçote se vc. usar um espaçador aumenta a altura emulsifica a mistura ou seja é só LUCRO .......... pura física
Vc. ganha muuuuito + torque
Vc. ganha + potência
Vc. ganha um motor muuuito + suave liso ...... = a injetado

os espaçadores da Engine são de 1pol ou 2 pol eu uso no meu opala o de 2pol que é praticamente a perfeição !!!!!!!

por isso eu digo um motor 6cc pistão STD (4.1L ) fica parecendo um motor com pistão de 4pol (4.3L) tamanha a força que ele ganha com o conjuinto coletor . alongador , Holley .....é mágia pura num carro lisos liso......
O problema e que vai ter que fazer um SCOOP no seu caput pra ter isso ...a escolha é sua

eu faria




Bem em 1° lugar se vc. usar comando é OBRIGATÓRIO trocar as molas por molas de maior pressão !!!!! isso é lei !!!!!

Os caras vão fazer o motor verificam o comando está bom ...beleza ...fazem o motor fazem um trabalho de cabeçote e montam o comando 250/S com suas respectivas molas .....perfeito né?????

Não !!!!! ai que acontece a cagada .....

Eu ja´peguei molas Zero novas na caixa na GM e lá essas molas ja´tinhas diferença de pressão veja bem molas novas zero !!!!!imagine depois de rodarem 200mil KM !!!! elas não vão ter + pressão né !!!!

E se ainda foi feito um trabalho de cabeçote um carburação melhor .....tudo isso fz vc. ganhar RPM ....mas ganhar rpm com mola original




O certo é fazer assim :

medir cada mola vc. vai ter vários valores ai vc. tem que calçar cada mola pra ficarem todas iguais !!!! (Tipo motor AP tucho mecânico só que lá vc. não calça mola vc. calça o tucho com pastilha cada um com um tamanho diferente!!! )

Outro jeito + fácil mas não tão competente é calçar todas as molas com calço de 1mm. !!! todas assim mesmo vão ter pressão diferente NÃO É O IDEAL + pelo menos compensou os cerca de 200mil KM que elas rodam prestando um bom serviço

Eu não usaria molas usadas em comando 250/S eu usaria as molas ENGLE ( fuscão drag) ai vc. coloca elas sem calços sem problemas e são baratas !!!

Criou-se um teoria que pressão de mola que RALA comando quando é exatamente o contrário falta de pressão de molas é que rala comando .....pra vc. ver as molas 205-D já ta pra colocar em comando 525-B !!!!

É claro tudo tem o seu acerto vc. não pode exagerar em pressão de mola !!! vc. não ,pode  colocar molas 205-D em comando original 250/S !!!!

Mas é melhor vc. errar por (+ )ser prudente ,do que errar por( - ), ai é certeza que vai ralar comando !!!

Um comando 250/S tem que ser respeitdo !!!!

Eu colocaria as molas Isky 205-D ..............ou a respectiva da Pro Comp PC5005
Tanto as 205-D como as Pro Comp dão certo em pratos travas originais

Balanceros Um vez eu estava viajando e de repende um barulheira ....bate .....olhei olhei liguei de novo....bate bate ......tirei tampa de válvula um balanceiro furado ele fura bem onde ele pega na vareta .......como arrumar um balanceiro no fim do mundo.....não tive ...mas a cidade tinha um torneiro ele ficou 6H pra fazer um balanceiro para mim !!!! esteticamente feio ....mas funcional .

Ou seja balanceiro fura por excesso de quilometragem .......muito uso ...por isso é bom troca-los .Agora veja:

Os Stock de Terra usam comando 595-A (298° ) ou 310x320° com balanceiros originais .....giram até 7200RPM e não voa nada !!!!!
porque será ......é oque eu sempre digo pro pessoal que me manda MP... NÃO VÃO ATRÁZ DO FÓRUM aqui tá cheio de piá pançudo se achando preparador.......porque fica lendo tudo em outros fóruns e se acham entendidos nessa merda ......
O problema é o seguinte é a porca que segura /regula os balanceiros ( abrindo a tampa de válvula é aquela porcona que vc. vê .....
O ideal é ter elas NOVA . ai não tem problema .....essa porca é como uma porca levemente amassada por isso vc. regula em tal posição e ela fica não se move ....então o correto é colocar essas porcas novas ....eu sempre troquei elas .....só que agora o problema é encontrar elas ????????

Se não encontrar elas novas de jeito nenhum pode se fazer o seguinte pegar a porca e dar uma leve apertadinha nela em uma " morsa" pra que ela volte a prender ......EU NÃO FARIA ISSO ...... mas pode ser feito

Os balanceiro faça uma vistoria neles principalmente na parte onde ele pega na valvula veja se todos estão com a mesma espessura ali.....
porque não é difícil com o desgaste eles furarem ali ......Isso já aconteceu umas 7 x comigo.......
O ideal é também comprar novo ......mas em um motor pouco rodado com 100mil km eles vão estar novos .....
A VERIFICALÇÃO É MUITO IMPORTANTE .......
feito isso pode montar ....o grande problema é realmente a porca ....

veja quanto sai tudo isso um jogo de balanceiros roletados Pro COMP 1.70 sai em torno de R$800.oo os prisioneiros em torno de R$250.oo + o trabalho pra se furar o cabeçote .....


Balanceros Roletados tem que trocar os prisioneiros por maiores tem que fazer trabalho na torre de válvula e na base ...... ai já é serviço de profissional NÃO DEIXE RE-FURAREM OS NOVOS PRISIONEIROS DO SEU CABEÇOTE EM RETÍFICA normalmente retífica só faz cagada ...pra se re- furar o cabeçote tem que usar gabarito !!!!! OU mande pra um bom torneiro de confiança .....tem que usar furadeira de bancada!!!! se vc. re-furar torto os novos prisioneiros do cabeçote quando colocar os balanceiros ......um balanceiro vai pegar bem na ponta da válvula, outro vai passar um pouco ,outro vi pegar certo bem no meio da haste da válvula .....entendeu o porque que tem que furar perfeitamente os prisioneiros pra por balanceiros roler.Se não eles ficam desalinhados .

Balanceros vc. pode comprar os Crower GOLD 1.75 sai uns R$1.200,oo

Varetas eu normalmente uso as originais do motor gasolina porque são + compridas ....varetas nunca tive problemas pra mim eles são um FUSIVÉL do motor !!!!
se exceder rotação elas entortam vc. sente na hora tira o pé ...o carro anda !!!!! anda ruim né....mas vai vc. pega no balanceiro e já vê a vareta torta trocou, acabou ...
(eu penso e faço assim ) a vareta é o seguinte :O buraco dela embaixo não pode estar arrombado ( não pense que maior é melhor !!) porque o buraco grande vc. perde pressão de óleo lá pra cima .... é por isso que se troca vareta , se não tiver torta ...... Em Stock nunca tive problema .....na arrancada sim ......em uma puxada passou de giro (7400rpm) entortou 8 varetas ...somente isso !!!!!
Vc. pode comprar NOVA da silverado que é + grossa tem que abrir o cabeçote ou pedir importado de cromo.... é da espessura do opala = medida ( vareta gasolina)


É o seguinte sobre polia ....
A polia é composta de 2 partes metálica e no meio uma borracha ela é assim porque a borracha no meio que absorve as vibrações do virabrequim , que por causa do seu tamanho 6cc vibra
NUNCA , a polia nunca pode ser 100% sólida por + que vc. tenha uma parte de baixo 100% balanceada , é a borracha da DUMPER que absorve a vibração do motor por causa do virabrequim muito longo .....
Quando se diz que a polia voou não foi a Polia que voou foi somente a parte externa dela que voou !!!!!!!!!

A Dumper é no mesmo esquema da polia do opala é composta de 2 partes metálicas com uma borracha no meio TEM QUE TER A BORRACHA !!!! Dumper não solta parte externa porque ela é parafusada só isso .....Se não tiver toda a parte de baixo 100% balanceadas a Dumper voa mas voa com a ponta do virabrequim a partir de 7200rpm !!!

Se vc. fizer um chapa por detrás da polia original ou soldar as duas partes como seu mecânico quer vc. não vai ter uma polia SÓLIDA ?????? e oque vai absorver vibração do virabrequim??????? .....essas polias feitas se vc. passar de 6500/6800rpm elas voa ....mas não voa sozinhas elas voam com a Ponta Do Virabrequim !!!!!!
Ou seja como eu te falei em motor 250/S com 4-jet vc. anda 2 semanas de pau ...até polia original GM afrouxar !!!! isso é fato
Dumper é obrigatório !!!!!
No opala ela pega na travessa dianteira tem que retirar um pedaço da chapa , mas é pouca coisa é normal




Nossa, quanto detalhe..a sensação que tenho depois da sua explicação é que nenhum detalhe pode ser negligenciado e que não é tão simples quanto parece, pra cada etapa tem vários macetes importantes.
Quanto à durabilidade acredito ser suficiente pra carro preparado que roda muito pouco. Se for bem feito e não der incômodos tá bom..
Aqui na minha cidade só tem um preparador conhecido de carros 6 cc e 8 cc...dizem que é bom, me falaram q ele está montando um Opala de mais de 600 cv pra um cara por aqui..
Quero um dia fazer um cupê da década de 70 preparado...fazer do meu jeito..


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Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

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Re: 200 cv's no 6 cil. Lista de peças e orçamento ?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:42:28


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