Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 20:48:26 por Allilobo

» Retentor Câmbio Varetado
Hoje à(s) 20:25:00 por paulo_bomber

» Comando Isky 278
Hoje à(s) 20:13:49 por ZZ Top

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 19:07:06 por Rubão6cc

» [VENDO] Botão Buzina Almofada Diplomata 88/92 NOVA!
Hoje à(s) 18:41:32 por Pedrão B.

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Hoje à(s) 18:34:16 por Paulo Opala 4cc

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 16:30:20 por gabriel.acosta

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 16:24:52 por Rubão6cc

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 15:37:54 por ^Marcos^

Quem está conectado

20 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7877)
 
100 (7771)
 

TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Compartilhe

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 6 Dez - 19:54:28

Bom pessoal,não sou muito bom pra criar tutoriais,mas venho fazer esse aqui pra poder ajudar alguem.

Bom,começando com a frente levantada levantada



Ferramentas:
-Alicate
-Martelo de nylon ou madeira
-Chave 16 para tirar a pinça
-Chave 26 pra tirar a porca do eixo
-Chave de fenda
-Sacador(somente se o rolamento estiver travado no eixo)
-Um pedaço de arame
-Torquímetro(opcional)

Roda tirada ja



Tirar os 2 parafusos 16 que prendem a pinça



Com o arame,pendure a pinça na bandeja,pra não estourar o flexível



Com uma chave de fenda ou talhadeira,retire a tampa da ponta do eixo por meio de alavancagem



Retirar a cupilha(no meu caso tava um prego),afrouxar a porca 26 e retirar a arroela



Aí é só puxar o disco que sai tudo

Não pude fotografar essa parte,mas tem que retirar o retentor primeiro para tirar o rolamento interno,tem que colocar a chave de fenda entre o retentor e o disco,aí movimentar a chave até dobrar a ponta do retentor e colocar a ponta da chave aonde o retentor encaixa no cubo,acho que não tem como o retentor ficar intacto,quando tirei ele arrebentou,e era novo




Os rolamentos velhos que tavam nele,e o pedaço do prego que tava no lugar da cupilha,quando fui tirar ele quebrou



Sem os rolamentos já



Pra tirar a pista do rolamento eu usei um cano de metal apoiado na beiradas da pista,3 pancadas de cada lado no máximo e a pista sai,recomendo não usar martelo de ferro



Já com as pistas fora





Os rolamentos novos



Pra colocar a pista nova é facil,passei um pouco de graxa na pista e no alojamento dele,coloquei a pista



Coloquei a pista velha em cima da nova



Com um pedaço de madeira,coloquei em cima e martelei até a pista se encaixar completamente



Pista no lugar



Rolamento e pista já engraxado



Aqui não importa a cor da graxa,o importante é a graxa conter sabão de lítio



Com o rolamento no lugar,passei um pouquinho de graxa no retentor,e com a mão mesmo ir pressionando devagar até encaixar completamente



Rolamento externo já engraxado e no lugar



Tudo limpo já





Com o torquímetro colocar 2,5 kg de torque e ao mesmo tempo que for apertando ir girando o disco,isso é uma recomendação da gm para os rolamentos se assentarem melhor,segue quem quiser



Depois de dado o torque,voltar 1/4 de volta para os rolamentos não trabalhem com pré carga,caso o entalhe da porca não casa com o furo do eixo pode voltar a porca até casarem(Valeu Tonho_RS por lembrar desse detalhe



Colocar um pouco mais de graxa na ponta do eixo e coloque a tampa retentora

Serviço pronto



Dei uma limpezinha nos rolamentos velhos pra ver o estado real deles



Olha como tá avermelhada essa pista,é a externa do lado do motorista,e era o lado que não apresentava muito desgaste mas tava com os rolamentos em piores estados




Código da peças pra quem precisar:
Rolamento externo tinkem-LM11949
Rolamento interno tinkem-LM67048/LM6701
Retentor sabó- 01918BRGE



Bom é isso,nunca tinha mexido com isso,tive uma base o manual da gm,dúvidas,reclamações,sugestões podem comentar a vontade,valeu pessoal.


Última edição por bruno silverstar83 em Dom 7 Dez - 6:20:48, editado 1 vez(es)


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


hunzeker
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 588
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por hunzeker em Sab 6 Dez - 20:39:54

simples e perfeito seu trabalho. obrigado amigo.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 6 Dez - 21:13:41

Valeu hunzeker


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Cojak
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4029
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
Chevette 1978
Fusca 1300 1980
Data de inscrição : 27/08/2011

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por Cojak em Sab 6 Dez - 21:56:40

Bela iniciativa em postar o tutorial Bruno,parabéns!

(Só não te dou ponto positivo porque não consigo,isso mesmo,eu não consigo dar ponto positivo
(nem negativo) pra nenhum usuário aqui do fórum,não aparece o + nem o - nas mensagens,
estranho não? E olha que eu já dei uma olhada no meu perfil,pra ver se era alguma
configuração dele,e nada).

Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 827
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por Tonho_RS em Dom 7 Dez - 0:40:23

Parabéns amigo, estava faltando esse tópico no fórum. Semana passada troquei os discos de freio e pastilhas do meu, então aproveitei para trocar os rolamentos e retentores também.

Se me permite vou fazer uma correção, depois de aplicar o torque sobre a porca do eixo, deve afrouxar ela em 1/4 de volta, pois os rolamentos não podem trabalhar com pré-carga, ou seja, não devem trabalhar apertados. Caso o furo do eixo não casar com o entalhe da porca e não for possível instalar a cupilha, pode-se afrouxar a porca até que se alinhe ao furo, nunca se deve apertar ela.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 7 Dez - 6:14:10

Cojak escreveu:Bela iniciativa em postar o tutorial Bruno,parabéns!

(Só não te dou ponto positivo porque não consigo,isso mesmo,eu não consigo dar ponto positivo
(nem negativo) pra nenhum usuário aqui do fórum,não aparece o + nem o - nas mensagens,
estranho não? E olha que eu já dei uma olhada no meu perfil,pra ver se era alguma
configuração dele,e nada).

Valeu cojak,obrigado pela consideração,esse negócio do + é o seguinte,só vai aparacer pra você se alguem te de um + tambem,aí sua reputação aumenta a cada +,vi que você tem 0 de reputação ainda,mas quando receber um + já pode dar ponto positivo pros outros OKK

Tonho_RS escreveu:Parabéns amigo, estava faltando esse tópico no fórum. Semana passada troquei os discos de freio e pastilhas do meu, então aproveitei para trocar os rolamentos e retentores também.

Se me permite vou fazer uma correção, depois de aplicar o torque sobre a porca do eixo, deve afrouxar ela em 1/4 de volta, pois os rolamentos não podem trabalhar com pré-carga, ou seja, não devem trabalhar apertados. Caso o furo do eixo não casar com o entalhe da porca e não for possível instalar a cupilha, pode-se afrouxar a porca até que se alinhe ao furo, nunca se deve apertar ela.

Valeu Tonho,obrigado pela pequena correção,vaou arrumar lá,eu falei que tinha que voltar mas não disse quanto hehe,mas estranho que o meu com 2,5 kg de torque não ficou tão preso,voltei bem pouco a porca.


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Cojak
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4029
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
Chevette 1978
Fusca 1300 1980
Data de inscrição : 27/08/2011

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por Cojak em Dom 7 Dez - 9:26:13

bruno silverstar83 escreveu:
Cojak escreveu:Bela iniciativa em postar o tutorial Bruno,parabéns!

(Só não te dou ponto positivo porque não consigo,isso mesmo,eu não consigo dar ponto positivo
(nem negativo) pra nenhum usuário aqui do fórum,não aparece o + nem o - nas mensagens,
estranho não? E olha que eu já dei uma olhada no meu perfil,pra ver se era alguma
configuração dele,e nada).

Valeu cojak,obrigado pela consideração,esse negócio do + é o seguinte,só vai aparacer pra você se alguem te de um + tambem,aí sua reputação aumenta a cada +,vi que você tem 0 de reputação ainda,mas quando receber um + já pode dar ponto positivo pros outros OKK

Ah tá,eu não sabia disso,agora eu entendi como funciona!

Obrigado Bruno!

OKK

Jack Skill
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 757
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por Jack Skill em Dom 7 Dez - 12:20:27

Belo trabalho Bruno! E obrigado por compartilhar conosco!
Parabéns!

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 7 Dez - 16:33:18

Jack Skill escreveu:Belo trabalho Bruno! E obrigado por compartilhar conosco!
Parabéns!

Valeu jack,demorou um pouco mais tá aí


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


rafaelcaravamss
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 461
Idade : 33
Localização : Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan SS4 1978
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 19/11/2011

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por rafaelcaravamss em Seg 8 Dez - 9:49:52

Parabéns Bruno muito bom o tutorial ! Dá para agente mesmo por a mão na massa e dar uma manutenção no carro,tendo boa vontade e conhecimento. abraço OKK

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4728
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 8 Dez - 11:33:14

Muito bom.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 8 Dez - 18:30:16

rafaelcaravamss escreveu:Parabéns Bruno muito bom o tutorial ! Dá para agente mesmo por a mão na massa e dar uma manutenção no carro,tendo boa vontade e conhecimento. abraço OKK

Valeu rafaelcaravamss,é o que pretendo fazer daqui pra frente,a ultima vez que ele foi pra uma oficina faz mais de 1 ano,só porque era problema na caixa e aí eu não manjo,mas sempre que puder vou fazer eu mesmo o serviço nele

Glaucio Missioneiro escreveu:Muito bom.

Valeu Glaucio


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


alexandre1971
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 51
Idade : 26
Localização : Petrópolis Rio de Janeiro
Modelo do carro : opala Especial 1971
Cilindros : 3800
Data de inscrição : 07/04/2013

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por alexandre1971 em Ter 21 Jul - 18:39:23

boa!!! vou tentar no meu 1971!!!

Conteúdo patrocinado

Re: TUTORIAL-Troca do rolamentos do eixo dianteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:08:58


    Data/hora atual: Qua 7 Dez - 23:08:58