Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

37 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 37 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
tabarbosa (16850)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
BANDIT (13573)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
Xann (10394)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
j ricardo (9376)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
Jean Bida (9320)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_leftTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah BarTeste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Bar_right 

+2
LipCamaro
opala4cc
6 participantes

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por opala4cc Sáb 2 Jul - 0:42:20

    Este passo-a-passo é voltado àqueles que optaram por trocar o alternador ARNO original do opala pelo alternador de 120A do vectra, corsa, etc...
    O objetivo é mostrar como devem ser testados os diodos presentes na placa retificadora deste alternador.


    Resolvi fazer esta postagem porque já vi auto-elétricos dizendo que não é possível testar este tipo de placa. Bem, pelo menos os diodos presentes nela podem ser testados, sim.
    Aqui serão mostrados dois modelos de conjunto retificador. Primeiro que será testado é o modelo mais antigo e subsequentemente o modelo mais novo.
    1) O primeiro modelo de conjunto retificador mostrado é da marca GAUSS. Essa marca eu comprei como último recurso, pois o preço do conjunto retificador da marca bosch estava tão caro que as poucas lojas daqui que podiam me vender, só o fariam "sob encomenda".
    Só achei da Gauss para pronta entrega. "Se só tem tu, vai tu mesmo...".
    Comprada em setembro de 2015, estragou em junho de 2016, quando queimou um dos diodos retificadores. Durou menos de um ano. Sem comentários... não quero o pessoal da Gauss enchendo meu saco por denegrir a imagem do produto deles. Deixo essa tarefa para os auto-elétricos.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah K4avbs
    Foto 1: Vista do conjunto retificador no lado do parafuso B+.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 220tux
    Foto 2: Vista do lado oposto do mesmo conjunto retificador.

    Conforme a foto 3, o conjunto em questão tem código Gauss GA1740. Seu equivalente IKRO é IK3740. Ele tem 6 diodos retificadores: 3 positivos e 3 negativos, e mais três diodos de excitação.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 90oil4
    Foto 3: O conjunto em questão, código Gauss "GA1740".

    Obviamente, a primeira coisa a se fazer seria desconectar um dos bornes da bateria. A segunda, seria retirar o alternador e desmontá-lo. A parte mais difícil costuma ser dessoldar o conjunto retificador para separá-lo do alternador. Separada o conjunto retificador, o multímetro deve ser colocado na função teste de diodos.
    Observe que o conjunto retificador da Gauss tem as faces internas das placas positiva e negativa sem pintura. Esse fator - que é um dos indicativos da sua qualidade inferior em relação ao bosch - ironicamente facilitará os testes dos diodos.
    Coloque o conjunto retificador com o parafuso B+ voltado para cima. Prenda a ponta de prova negativa do multímetro na placa negativa (a placa de baixo na foto 4) e a ponta de prova positiva primeiro no ponto A, depois no ponto B e por fim no C da foto 4. O multímetro deve acusar não-condutividade.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 904y35
    Foto 4: Testando os diodos da placa negativa.

    Então, inverta a posição das pontas de prova: coloque a ponta vermelha na placa inferior (pegando sempre na parte não pintada) e a ponta preta nos pontos A, B e por último no C, na foto 5. O multímetro deve indicar condutividade (entre 0,4 a 0,8 ). Se indicar condutividade nas duas situações ou indicar resistência infinita nas duas situações, o diodo em questão está estragado. Descarte todo o conjunto retificador, mas antes anote seu código para a compra de um substituto novo.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 2drsbbb
    Foto 5: testando os diodos da placa negativa.

    Se o conjunto retificador passou nos testes até agora, vamos testar os outros três diodos, agora da placa positiva.
    Vire o conjunto retificador de modo que a placa que estava embaixo agora fique em cima. Coloque a ponta de prova negativa na placa mostrada na foto 6 e a ponta de prova positiva nos pontos D, E e depois F indicados na mesma foto 6. O multímetro deve indicar condutividade, ficando com o valor entre 0,4 e 0,8. Note que a ponta de prova negativa precisa tocar em parte não-pintada da placa.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 11qld1c
    Foto 6: testando os diodos da placa positiva.

    Agora inverta a posição das pontas de prova, colocando a positiva na placa e a negativa nos pontos D, E e por último F. O multímetro não deve acusar condutividade. Mais uma vez: se houver inconformidade com o que foi descrito, há diodos queimados. Descarte o conjunto retificador.
    Se todos os testes até agora foram bem sucedidos, vamos testar os diodos de excitação.
    A foto 8 mostra dois dos diodos de excitação. Eles são um pouco escondidos, ficando entre as duas placas. A foto 9 mostra o terceiro diodo de excitação.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 14nxop
    Foto 8: dois dos três diodos de excitação.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Mx2g45
    Foto 9: o terceiro e último diodo de excitação.

    Com o multímetro sempre no modo teste de diodos, coloque a ponta de prova positiva em G e a ponta de prova negativa em I e depois em H, conforme é indicado na foto 10. O multímetro deve acusar não-condutividade. Coloque a ponta de prova negativa em G e a positiva I e depois em H da foto 10. O multímetro agora deve indicar condutividade e deve ficar entre 0,4 e 0,8.
    Por fim, testando o último diodo de excitação, coloque a ponta de prova positiva em J e a negativa em K, indicado na foto 10. O multímetro deve indicar não-condutividade. Inverta as posições das pontas de prova. O multímetro de indicar condutividade entre 0,4 e 0,8. Se houver alguma não conformidade em relação ao descrito, o diodo de excitação está danificado. Troque o conjunto retificador.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Izs4u8
    Foto 10: testando os diodos de excitação.

    É irônico, mas o conjunto retificador originald a bosch, por ter uma construção melhor, tem toda sua superfície revestida com uma tinta espessa que parece epóxi. Isso impossibilita o teste com o multímetro sem que se faça uma raspagem em pontos específicos para expor o metal. O conjunto retificador da foto 11 é o mesmo modelo do Gauss anterior, porém original bosch e foi descartado por estar com diodo queimado. Mas este durou uns 11 anos. Coloquei-o em removedor para decapar a tinta e facilitar os testes, já sabedor de que estava defeituoso. Por isso ele tem grandes áreas com a superfície metálica exposta, mas vem de fábrica todo pintado de preto.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 2uhtmyg
    Foto 11: O conjunto retificador da bosch.

    Caso o seu conunto retificador seja um desses, bosch original, é necessário previamente raspar a tinta nos pontos circulados da foto 11 bem como em alguma região da placa positiva e da negativa, para que as pontas de prova do  multímetro tenham contato elétrico apropriado.
    O procedimento para teste dos diodos nesse conjunto retificador é rigorosamente o mesmo.


    2) O segundo modelo de conjunto retificador é mostrado na foto 12. Bem mais fácil de ser testado, inclusive se original da bosch, ele também possui 6 diodos retificadores. Os diodos de excitação não estão presentes nesse conjunto retificador.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Inriqc
    Foto 12: O segundo modelo de conjunto retificador.

    Os testes deste conjunto são análogos ao modelo de conjunto retificador mostrado no caso 1. Coloque a ponta de prova negativa na placa negativa e a ponta positiva nos pontos circulados na foto 13, um por vez. O multímetro deve acusar não-condutividade. Faça de novo o teste, com as pontas de prova invertidas, conforme a foto 14, e o multímetro deve acusar entre 0,4 e 0,8.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 105egoy
    Foto 13: testando os diodos da placa negativa.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 2e6g6k6
    Foto 14: testando os diodos da placa negativa.

    Agora, vamos testar os diodos da placa positiva. Coloque a ponta positiva do multímetro em algum ponto metálico da placa positiva e a ponta de prova negativa nos pontos circulados em vermelho na foto 15, um por vez. O multímetro não deve acusar condutividade.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 2w32kqe
    Foto 15: testando os diodos da placa positiva.

    Agora coloque a ponta de prova negativa na placa positiva e a ponta de prova nos pontos circulados em vermelho na foto 16, um de cada vez. O multímetro deve acusar condutividade, com valores entre 0,4 e 0,8.

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 6p56vp
    Foto 16: teatando os diodos da placa positiva.

    Se os testes neese conjunto retificador ocorreram como descrito, ele está bom. Se algum dos diodos apresentou inconformidade com os testes, descarte o conunto retificador e compre um novo.


    Última edição por opala4cc em Sáb 2 Jul - 0:59:15, editado 1 vez(es)
    LipCamaro
    LipCamaro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 577
    Idade : 53
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
    Comodoro 91 Azul 4cc
    Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 12/12/2013

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por LipCamaro Sáb 2 Jul - 0:58:19

    Valeu a dica, já salvei a aula... Nunca se sabe...
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por tcheco 8687 Sáb 2 Jul - 9:44:14

    Boa postagem.
    Valeu;
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por opala4cc Sáb 2 Jul - 12:10:51

    OKK
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15315
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 2 Jul - 23:41:12

    Excelente!!


    _________________
    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15315
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 23 Set - 15:46:49

    Relatando experiência...tenho um alternador desses Bosch de 120 ah no meu Opala. Há cerca de 1 ano e meio estragou o regulador de voltagem. Levei no eletricista que botou um regulador novo da marca GAUSS. Depois de fazer alguns testes cheguei à conclusão que o regulador havia estragado de novo. Então procurei no ML um regulador original Bosch. Encontrei um anúncio da CRESTANA pelo ótimo preço de 199,90. Produto novo, original sem uso. Pra trocar esse regulador é muito simples..basta remover o alternador do carro pra facilitar o serviço e retirar a capa plástica que ele possui na parte de trás. Então com uma chave philips é só soltar o regulador e efetuar a troca. Atentar pra fixar bem o regulador apertando bem os parafusos pois pode dar mal contato..aconteceu isso comigo e tive que abrir de novo pra lixar o contato com a carcaça e apertar melhor os parafusos.

    Regulador novo original Bosch:

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21765048_1814087131959003_7203018980401182093_n

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21766289_1814087405292309_8008942241983261274_n

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21558544_1814086945292355_3230892551602728569_n

    Alternador removido e capa plástica removida, regulador da marca Gauss (lixo):

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21077490_1782639468437103_7025267382038640749_n

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21077694_1782640081770375_431224120610564771_n

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21078589_1782639348437115_5656242488260385902_n

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21106827_1782640005103716_3097321167844261681_n

    Substituição:

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21687681_1814087338625649_8011693352317149878_n

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21764943_1814087271958989_2321027270219841899_n

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21766294_1814087201958996_24776986707555064_n

    Teste prático:

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 21687639_1814087045292345_1726609486658672431_n

    OBS: O modelo de regulador pode ser diferente pra esse alternador Bosch de 120 ah.


    _________________
    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7159
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por opala4cc Sáb 23 Set - 16:09:32

    Parabéns, Rubão! Mais um componente do carro desmistificado!
    avatar
    Hainra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Idade : 26
    Localização : Paraguay
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/09/2012

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por Hainra Sáb 23 Set - 19:30:48

    Parabéns!
    Valeu por compartilhar!!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3564
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por Paulo Corso Seg 25 Set - 9:37:50

    Valeu, excelente material.


    _________________
    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15315
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por Rubão6cc Ter 26 Set - 13:05:55

    opala4cc escreveu:Parabéns, Rubão!  Mais um componente do carro desmistificado!

    Não quis entrar em detalhes sobre os testes práticos porque existe muito material sobre isso disponível na internet, inclusive vídeos no Youtoba..mas se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar.


    _________________
    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    Conteúdo patrocinado


    Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah Empty Re: Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 1:37:47