Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 11:06 por joaoc

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 10:57 por Matheus Cid Bass

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 10:06 por diplomata1985

» comando omega 6mil rpm
Hoje à(s) 10:05 por leonardo opaleiro

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 9:34 por Shadow90

» restauracao
Hoje à(s) 9:09 por Marcelo SS

» [Duvida] Suporte "bojo" farol Opala 73
Hoje à(s) 8:32 por oXLS

» reputação
Hoje à(s) 8:00 por Tonho_RS

» Bóia da W40 enroscando
Hoje à(s) 7:50 por Coupe 76

Quem está conectado

83 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 76 Visitantes :: 2 Motores de busca

felipeleox, Glaucio Missioneiro, gustavobs, joaoc, LucasPiologo, Matheus Cid Bass, Rodrigo N

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez 2010 - 19:01

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr 2013 - 18:29 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7868)

100 (7771)

Suspensão dianteira Caravan: ninguém consegue acertar * Resolvido!!!!!!

Compartilhe

elvismassa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 17
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E 1988
Cilindros : Quatro cilindros, 2500 cc

Suspensão dianteira Caravan: ninguém consegue acertar * Resolvido!!!!!!

Mensagem por elvismassa em Ter 21 Jul 2015 - 22:52

Olá amigos. Comprei minha Caravan e fui levar para balancear e alinhar. Tudo corriqueiro pois a bichinha tava gostosa de dirigir, apenas dando uma puxadinha pra direita em altas velocidades. Coisa boba.

Mas o cara do balanceamento viu umas marcas pelo interior da roda dianteira esquerda. Era a bandeja superior pegando nela quando esterçava para a esquerda. O motivo? Estava invertida com a direita. Alguém trocou as bandejas de lado na hora da montagem. Mas isso não prejudicava a estabilidade.

De qualquer forma fiz o que deveria ser feito e levei a um mecânico para destrocar as bandejas de lado. E me disse para alinhar novamente a suspensão.
Alinhei. E a primeira vez que fui pegar estrada com ela quase capotei. A frente toda boba na frenagem. Até que anda normalmente em linha reta, mas na freada parece que perde o peso na frente e fica tudo solto, leve demais. E a puxada para a direita piorou.

Refiz o alinhamento em mais dois lugares diferentes e nada. dá uma melhora muito pequena mas nada satisfatório. Em uma dessas alinhadas o cara errou a convergência pra piorar ainda mais. O carro canta pneu nas freadas como se estivesse travado nos freios. Dá a impressão que as rodas se abrem. Até mesmo em alguns sobressaltos no asfalto o pneu canta em linha reta.

Vou levar ao mecânico que fez a troca dos lados das bandejas.
Mas se alguém tiver uma luz pra me dar eu ficarei imensamente agradecido.

Última edição por elvismassa em Qua 29 Jul 2015 - 23:40, editado 1 vez(es)

Coupe 76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 700

Re: Suspensão dianteira Caravan: ninguém consegue acertar * Resolvido!!!!!!

Mensagem por Coupe 76 em Qua 22 Jul 2015 - 7:06

Longarina ok?

Pedro Opala90
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 833
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 22 Jul 2015 - 7:47

Não é fácil a tal geometria, tem cada mané que cria suas próprias técnicas e só faz m.
Já vi de tudo um pouco, cara que liga o carro pra girar a direção(sendo mecânica), outro dizer que o que determina a abertura das rodas é a barra de direção, não a tração dianteira ou traseira, outros não fazem cambagem, só compensam na abertura, e por aí vai.

Procure um auto centro ou oficina que tenha um profissional experiente (não molecada), antes pergunte se conhece o sistema do opala, é diferente dos carros modernos.
Se tiver algum desalinhamento, num equipamento computadorizado vai aparecer.

felipeleox
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 431
Modelo do carro : Opala Standard 82 - 4 portas

Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por felipeleox em Qua 22 Jul 2015 - 8:45

De uma verificada se realmente a bandeja estava invertida, vai saber né, se antes o carro não tinha esse comportamento...

Gabriel NS Avelar
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1373
Modelo do carro : Caravan STD 1979
Opala Comodoro 1979
Fusca 1986
Puma Gts 1980
Ford F-100 1959
Cilindros : 4+4+4+4+8

Mensagem por Gabriel NS Avelar em Qua 22 Jul 2015 - 10:27

Sugiro que refaça a suspensão TODA novamente, verifique tudo...

E leve em uma oficina EXPERIENTE, o serviço poderá ficar em torno de 2 mil reais, mas você ficará sossegado depois e não terá problemas mais.

elvismassa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por elvismassa em Qua 22 Jul 2015 - 12:12

felipeleox escreveu:De uma verificada se realmente a bandeja estava invertida, vai saber né, se antes o carro não tinha esse comportamento...

Estava invertida sim. Dois mecânicos diferentes falaram o mesmo. Eu mesmo conferi e a ponta da bandeja estava inclinada para trás, quando deveria estar para a frente. Confirmado quando o mecânico tirou as rodas.

Mas algo me passou pela cabeça ontem depois de escrever esse tópico.

Quando você tem uma bandeja invertida que até a inclinação tá errada o que acontece quando você corrige? MUDA A GEOMETRIA TODA!

E o caster tá um pouco diferente de um lado pra outro: 0,26 na direita e 1,28 na esquerda. Ele está fora do ângulo que deveria ser em torno de 3 a 4 dos dois lados em positivo. Ou seja, está como carrinho de supermercado, todo bobo na frente. O caster mais positivo aumenta o peso na direção (que está mais leve do que carrinho de golfe) e aumenta a estabilidade. Vou no mecânico fazer essa alteração.

Quanto à reforma geral da suspensão para corrigir seria jogar dinheiro fora, pois o antigo dono tinha acabado de refazer todo o embuchamento. Tá brilhando ainda de tão novas borrachas e parafusos. É questão de achar um mecânico bom mesmo.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil

Mensagem por Ivo Filho em Qua 22 Jul 2015 - 12:25

cara....seguinte.....a bandeja superior tem muito macete para montar....

ja começa pelo lado, tem a direita e tem a esquerda....

Na propria bandeja vem escrito qual o lado....

segundo tem o eixo da bandeja, ele tbm tem posição....ele tem o formato de um s deitado...mas quando vc monta no carro a ponta que fica voltada para a frente do carro deve estar apontada para cima....se montar invertida tbm da diferença...

Os pivos da bandeja superior tem de ser montados por baixo dela e nao por cima....

quanto a puxar de lado....o pessoal reclama direto que temina ao alinhamento e sai na pista ao pisar no freio o carro puxa....seguinte....se as buchas das bandejas trazeiras estiverem ruims quando vc pisa no freio o diferencial inclina ou para uma lado ou para o outro.....e isso da a impressão que o carro esta com a dianteira desalinhada.... OKK OKK

sigmarantonio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 67
Modelo do carro : 4 portas 73 6 250s alcool
2 portas 77/78 6cil alcool
caravan 79/80 6 cil alcool
4 portas 85 4 cil gas
4 portas 89 6 cil gas
4 portas 73 [p/reformar]
4 portas 82 [ pra picar]

Mensagem por sigmarantonio em Qua 22 Jul 2015 - 13:03

So por curiosidade fui ver uma que tenho fora do carro aqui e esta montada na canoa com a parte de traz da bandeja superior inclinada pra traz,e estava andando certo,confere ai qual ta certa

elvismassa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por elvismassa em Qua 22 Jul 2015 - 13:48

sigmarantonio escreveu:So por curiosidade fui ver uma que tenho fora do carro aqui e esta montada na canoa com a parte de traz da bandeja superior inclinada pra traz,e estava andando certo,confere ai qual ta certa

É pra frente sim, pois na outra posição estava pegando na roda por dentro quando esterçava.

elvismassa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por elvismassa em Qua 22 Jul 2015 - 13:49

Ivo Filho escreveu:cara....seguinte.....a bandeja superior tem muito macete para montar....

ja começa pelo lado, tem a direita e tem a esquerda....

Na propria bandeja vem escrito qual o lado....

segundo tem o eixo da bandeja, ele tbm tem posição....ele tem o formato de um s deitado...mas quando vc monta no carro a ponta que fica voltada para a frente do carro deve estar apontada para cima....se montar invertida tbm da diferença...

Os pivos da bandeja superior tem de ser montados por baixo dela e nao por cima....

quanto a puxar de lado....o pessoal reclama direto que temina ao alinhamento e sai na pista ao pisar no freio o carro puxa....seguinte....se as buchas das bandejas trazeiras estiverem ruims quando vc pisa no freio o diferencial inclina ou para uma lado ou para o outro.....e isso da a impressão que o carro esta com a dianteira desalinhada.... OKK OKK

Tem uma folga nas buchas traseiras sim. Essa vou trocar se possível essa semana. Pode corrigir a puxada mesmo.

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)

Mensagem por SevenFifty em Qua 22 Jul 2015 - 13:49

A última vez que levei o meu em auto center para fazer alinhamento, o "moleque" que fez o serviço desapertou o parafuso do tensor e apertou de novo depois... (ou seja, não resolveu nada e a cambagem continuou +).

Verifique se mexeram nos tensores.

gpsperformance
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 33

Mensagem por gpsperformance em Qui 23 Jul 2015 - 21:39

Cara eu vou recitar um topico aqui q li hj a respeito de cambagem... Muito assunto e de qualidade. Vale a pena ler e eu vou tentar bater o meu na linha. Pelo menos para ir numa auto center. Mas vai q eu me apaixono no caminho.

http://www.opaleirosdoparana.com/t27642-dados-para-alinhamento

Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 827
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500

Mensagem por Tonho_RS em Sex 24 Jul 2015 - 10:01

Amigo, de uma olhada nesse vídeo, o cara fala bem certinho como monta a bandeja, tem que dar uma atenção especial naquele eixo em forma de S deitado que o Ivo Filho comentou, não da para montar de qualquer jeito.

Eu mesmo montei a suspensão do meu opala, pois o mecânico montou tudo errado, inclusive esse eixo em forma de S, errou as buchas da bandeja, estava um caos, agora ficou perfeito.

A geometria também é algo complicado, sempre vá onde o técnico tem experiência, essa gurizada mais nova não conhece os macetes do opala.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil

Mensagem por Ivo Filho em Sex 24 Jul 2015 - 15:23

entao. é o seguinte....vc leva nesses caras que espetam um monte de raio laser no carro e não sabem fazer nada.....

Qualquer opaleiro que se preze sabe que devido a barra panhard o diferencial sempre vai ser deslocado mais para um lado do que para o outro....

o cara coloca aquele espelho na roda, as luzes nao bate nada com nada e te fala que seu carro ta com monobloco torto....

affff...alinhador de opala ta em extinção....

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Cilindros : 8+6+6+6+4

Mensagem por BANDIT em Sab 25 Jul 2015 - 13:20

Veja o pessoal que mexe com preparação especificamente com opala e veja onde mandam alinhar !

Auto Center NÃO sabem alinhar opala  !

e eu faço alinhamento com sol e fita crepe .....agora faço a laser !

e NÃO segue os moldes originais de alinhamento....se não o opala não presta ! OKK

elvismassa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por elvismassa em Sab 25 Jul 2015 - 16:46

Tonho_RS escreveu:Amigo, de uma olhada nesse vídeo, o cara fala bem certinho como monta a bandeja, tem que dar uma atenção especial naquele eixo em forma de S deitado que o Ivo Filho comentou, não da para montar de qualquer jeito.

Eu mesmo montei a suspensão do meu opala, pois o mecânico montou tudo errado, inclusive esse eixo em forma de S, errou as buchas da bandeja, estava um caos, agora ficou perfeito.

A geometria também é algo complicado, sempre vá onde o técnico tem experiência, essa gurizada mais nova não conhece os macetes do opala.

Conheço esse vídeo e já assisti. E conferi. Tá tudo certo.

elvismassa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por elvismassa em Sab 25 Jul 2015 - 16:49

BANDIT escreveu:Veja o pessoal que mexe com preparação especificamente com opala e veja onde mandam alinhar !

e NÃO segue os moldes originais de alinhamento....se não o opala não presta ! OKK

Segunda vou levar pro cara fazer o alinhamento do caster em 4 graus. Vou ficar em cima e mandar verificar tudo de novo. Tô pensando que a cambagem pode estar dando problema também, pois quando passo em ondulações grandes o pneu também berra.

Com seu conhecimento, me diga se a barra de direção afetaria muito nessa parte, pois um alinhador mexeu nela para a roda parar de raspar na bandeja superior até eu trocar os lados. Já troquei e imagino que tem que voltar o que era ou refazer o alinhamento dela também.

hunzeker
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 588
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc

Mensagem por hunzeker em Sab 25 Jul 2015 - 19:30

BANDIT escreveu:Veja o pessoal que mexe com preparação especificamente com opala e veja onde mandam alinhar !

como é que se faz isso Bandit?

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 25 Jul 2015 - 20:49

Meu pai sempre levou num auto center aqui em araucária mesmo,o cara é novo mas entende muito,uma vez levamos num cara porque a roda tava muito pra dentro,o cara disse que tinha que fazer cambagem em uma roda só scratch ,levamos no auto center que sempre levamos e o cara viu que era o pivô superior da bandeja que tava ruim,a partir disso só levamos nele,até pra gabaritar o agregado.

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

elvismassa
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por elvismassa em Qua 29 Jul 2015 - 0:14

Resolvido!!!!!!

Era o que eu imaginava. O caster ficou quase zerado depois que as bandejas superiores foram trocadas e colocadas nos seus lados certos.

Como estavam invertidas a geometria tinha sido toda alterada para aquela posição. Trocadas as bandejas a geometria toda ficou "errada".

O alinhamento tinha sido todo feito em cima daquela configuração, ou seja, se inverter vai dar bode. E deu.

Mas lendo muito sobre como funciona a sistemática dessa suspensão aqui no fórum, que diga-se, tem muita gente que manja mesmo, cheguei a conclusão que só poderia se o caster.

No penúltimo alinhamento o caster tava em 0,26 na direita e 1,28 na esquerda. Além de estar muito pequeno estava diferente. Causava instabilidade demais na frente. Colocando o caster a 4 dos dois lados tirei o efeito "carrinho de supermercado" e dei peso na frente. Dessa forma o carro sentou no chão e passei a sentir ele melhor já dentro da loja. Na rua ficou perfeito!

Agora falta testar na estrada, mas pelo que senti na rua tá resolvido. Acabou pneu gritando e frente "passarinhando", e puxada pros lados nas freadas.

Valeu a ajuda galera!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:11

Data/hora atual: Ter 6 Dez 2016 - 11:11