Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Embreagem 250mm
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptyHoje à(s) 21:30:23 por geyson riguete

» Caixa de ar quente do opala
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptyHoje à(s) 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptyHoje à(s) 15:04:50 por opala4cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptyHoje à(s) 14:53:44 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptyOntem à(s) 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Relação de marchas opala 6 cilindros EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

Quem está conectado?

71 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 70 visitantes :: 1 motor de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
tabarbosa (16850)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
Rubão6cc (15351)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
BANDIT (13573)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
Xann (10394)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
j ricardo (9376)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
Jean Bida (9320)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Relação de marchas opala 6 cilindros Bar_leftRelação de marchas opala 6 cilindros BarRelação de marchas opala 6 cilindros Bar_right 

+8
GustavoBraga
matheus.emanuel
bruno silverstar83
LucasPiologo
kelvin73
Tonho_RS
Rubão6cc
lucast
12 participantes

    Relação de marchas opala 6 cilindros

    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qua 25 Nov - 23:36:18

    Eai Opaleiros, beleza?

    Estou com um problema cabeludo!!!!!

    Faz 2 anos que tenho um opala comodoro 91, 6 cilindros, 4 marchas moderno.
    Veja só o meu dilema.
    Quando comprei era EXTREMAMENTE curto, coisa absurda de nao conseguir passar de 120 mesmo com o motor em corte.
    Pois bem. Como gosto muito de eu mesmo por a mão na mecânica, tirei a tampa do diferencial e vi que era do 4 cilindros (3,54:1). Estudei um tempo para trocar a coroa e pinhão e como eu faria para trocar.. Por fim comprei e troquei o conjunto coroa e pinhão novos da Engrecon, relação de 2,73, 41x15 dentes, perfeito.
    Assim que instalei ja comecei a ficar ancioso pra andar com o carro e ver uma enorme diferença. Sim, fez diferença, mas dessa vez nao passava de 160 km/h. Pesquisei e estudei muito (faço engenharia) e consegui fazer todos os cálculos de transmissão. A conclusão que cheguei era que o cambio em quarta marcha nao estava dando 1:1 (por algum motivo sinistro, porque a quarta marcha acopla diretamente o eixo de entrada com o da saida), conforme manual do carro. Como o cambio ja estava meio ruim, optei por comprar um cambio de um amigo, revisar inteiro e trocar, tirar um e por outro. Era um cambio que estava em um 6 cilindros, rodava bem na estrada, normal.
    Para a minha infelicidade, a troca do cambio nao fez diferença nenhuma.
    A questão agora é:
    Eu faço todos os calculos com todos os vídeos que achei de opala andando na estrada no Youtube e os calculos batem EXATOS, mas não no meu carro. Sei la cara, acho que vou vender lanche na praça, vou virar biologo, engenharia nao ta dando certo AUSHEUAUSHE

    Em todo caso, obrigado pela atenção.
    Abraço.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15351
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por Rubão6cc Qui 26 Nov - 6:23:12

    Talvez vc não tenha pensado em outras possibilidades...verificou se o carburador está abrindo todo segundo estágio por exemplo? São N coisas pra se pensar sobre o carro estar limitado em final....se o dif vc colocou na relação certa e o câmbio tb está certo é outra coisa o motivo do problema. Tem outra coisa interessante..se o pinhão do velocímetro estiver errado ele marca errado...já vi gente reclamar de marcar a mais e a menos...só um palpite.


    _________________
    Relação de marchas opala 6 cilindros Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 951
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por Tonho_RS Qui 26 Nov - 7:40:27

    Cara, porque tu quer passar de 160 km/h? O opala parece uma gelatina sobre rodas, não é legal. kkkkkkkkkkkkkk

    Faça como o Rubão falou, verifique como está a saúde do motor, carburador, bomba de combustível, velas e cabos, bobina, tampa e rotor do distribuidor, PONTO do motor.

    Tudo isso influencia muito.

    Boa sorte.
    kelvin73
    kelvin73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Localização : novo hamburgo/RS
    Data de inscrição : 15/07/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por kelvin73 Qui 26 Nov - 7:55:58

    Tenta medir a velocidade com gps do celular, tem diversos aplicativos pra fazer isso.

    Tu disse que o motor entra em corte, tu tem corte de giro? não tá muito baixo o giro?

    Meu 4cil original 4 marchas chega a 150km/h no velocimetro e nada mais, tem alguma coisa errada que não está certa! HEHEHEHEHE
    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 34
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por LucasPiologo Qui 26 Nov - 8:41:40

    Pode ser carbura ruim, o meu era assim qdo comprei !
    Não estou fazendo apologia a velocidade nem nada, mas ontem tive um compromisso que não podia perder, peguei 190 km/h no velocímetro e qdo passo em radar eletrônico da diferença de 1km/h, da uma revisada nesse carbura, pode fazer toda a diferença !
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 26 Nov - 9:36:39

    Mas não sei anime muito,se o seu motor tiver original vai pegar no máximo 180 km/h,esses videos que os caras batem 220 com motor original é mentira,velocimetro do opala não marca corretamente,faça um teste com GPS e veja quanto realmente está pegando.

    Outra coisa é a parte de suspensão como alinhamento e cambagem,se isso não tiver correto teu carro não pega velocidade alta mesmo.


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Relação de marchas opala 6 cilindros 14tyfko
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qui 26 Nov - 9:38:24

    Eu disse de 160 apenas como uma referência ao que está acontecendo.

    Acontece que eu uso GNV e gasolina porque uso o carro todos os dias, e posso afirmar com toda certeza que o gnv nos dois corpos do 3E nao deixa a desejar como falam por ai. E sim, o motor chega a encostar em 6000 rpm sem dificuldade em quarta marcha. E já medi a rotação com aquele aparelho que conecta no cabo de vela e marca exatamente igual ao painel.

    Em relação ao pinhão do velocimetro eu comprei um novo na caixa original da GM que comprei no mercado livre antes de montar o cambio, e a velocidade bate exato com o gps e bate exato andando lado a lado com o carro do meu amigo.

    A questão é que nos videos que eu vejo de opala na estrada, comprovado pelos calculos que fiz, o meu carro deveria andar na estrada a 120 km/h com o motor a 2700rpm aproximadamente (dependendo da medida do pneu, claro), mas o que acontece é que eu preciso estar a 4500 rpm para estar a 120, e por incrivel que pareça o painel marca certo.

    Dai vocês podem falar: O câmbio está errado
    E eu digo: Desmontei o cambio inteiro antes de montar no carro, contei dente por dente das engrenagens e as relações estão exatamente como no manual, além de que a quarta marcha é 1:1 impreterivelmente.

    Muito obrigado galera! um abraço!
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 26 Nov - 9:42:57

    Tem um porem,se seu carro estava com o diferencial 3:54(4cil) possivelmente esse carro era 4cil,e o contagiros tambem seja do 4cil,por isso não marca corretamente,porque é impossível um motor original dar 6000 rpm,ainda mais com 3E


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Relação de marchas opala 6 cilindros 14tyfko
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qui 26 Nov - 9:44:16

    LucasPiologo escreveu:Pode ser carbura ruim, o meu era assim qdo comprei !
    Não estou fazendo apologia a velocidade nem nada, mas ontem tive um compromisso que não podia perder, peguei 190 km/h no velocímetro e qdo passo em radar eletrônico da diferença de 1km/h, da uma revisada nesse carbura, pode fazer toda a diferença !

    Vídeo Rotação 6cil 4m Dif 2.73: https://www.youtube.com/watch?v=llOIFcNH8mw

    Esse vídeo que voce tem na sua publicação define o que eu digo
    Observe seu video no tempo 0:06.

    Voce está a exatos 2000rpm, quarta marcha, diferencial 2.73 e aproximadamente 83 km/h


    Veja os calculos:

    2000rpm / 1 (quarta marcha) / 2.73 = 732.60 rpm
    Significa que a velocidade em RPM na roda do seu carro naquele momento é 732.60 rpm
    Não vou entrar a fundo nessa parte, mas caso queiram eu explico. Se voce estiver usando um pneu 195/60/R15, ou proximo a este, basta dividir a velocidade do eixo por 8.90: 732.60 / 8.90 = 82,41 km/h
    É EXATAMENTE O QUE MARCA NO SEU PAINEL!!!!!!!!!!!!!!

    E é esse o motivo por eu estar aqui atormentando vocês no fórum UASHEUHAUSHEU


    Abraço!
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qui 26 Nov - 9:45:15

    bruno silverstar83 escreveu:Tem um porem,se seu carro estava com o diferencial 3:54(4cil) possivelmente esse carro era 4cil,e o contagiros tambem seja do 4cil,por isso não marca corretamente,porque é impossível um motor original dar 6000 rpm,ainda mais com 3E

    Bom, se o aparelho que coloquei no cabo de vela marca 1000rpm em lenta e o painel está exatamente em cima do 10, creio que esteja correto ASUHEUASEHAU
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 26 Nov - 9:57:50

    lucast escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Tem um porem,se seu carro estava com o diferencial 3:54(4cil) possivelmente esse carro era 4cil,e o contagiros tambem seja do 4cil,por isso não marca corretamente,porque é impossível um motor original dar 6000 rpm,ainda mais com 3E

    Bom, se o aparelho que coloquei no cabo de vela marca 1000rpm em lenta e o painel está exatamente em cima do 10, creio que esteja correto ASUHEUASEHAU

    Mas 6000 rpm em motor original não existe,vai dar no maximo 4500


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Relação de marchas opala 6 cilindros 14tyfko
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qui 26 Nov - 10:04:44

    bruno silverstar83 escreveu:
    lucast escreveu:

    Bom, se o aparelho que coloquei no cabo de vela marca 1000rpm em lenta e o painel está exatamente em cima do 10, creio que esteja correto ASUHEUASEHAU

    Mas 6000 rpm em motor original não existe,vai dar no maximo 4500


    Mesmo que o ponteiro da rotação minta estar marcando 6000 ou próximo, a 1000 rpm, 2000 rpm marca exato com o aparelho (medi de 1000 em 1000 até 4000.)

    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 34
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por LucasPiologo Qui 26 Nov - 12:15:13

    No vídeo eu usava r14 com pneu 195/60
    Hoje uso r15 com pneu 205/55
    Pinhão de 18 dentes marrom.

    Faz as contas ai pra ver qto dá, eu sempre me confundo nessa conta.

    Mas nos radares eletrônicos da diferença de 1km sempre, eu sei q tem os 10 ou 20% a mais e talz, mas eu me importo com oq vejo no painel e nos radares kkkkkkk.


    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qui 26 Nov - 12:32:34

    LucasPiologo escreveu:No vídeo eu usava r14 com pneu 195/60
    Hoje uso  r15 com pneu 205/55
    Pinhão de 18 dentes marrom.

    Faz as contas ai pra ver qto dá, eu sempre me confundo nessa conta.

    Mas nos radares eletrônicos da diferença de 1km sempre, eu sei  q tem os 10 ou 20% a mais e talz, mas eu me importo com oq vejo no painel e nos radares kkkkkkk.



    Boa tarde!

    Você pode acompanhar o calculo.

    http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/
    Este site é bem confiavel no valor que dá, ja medi varias vezes com régua.
    Se voce pesquisar nesse site as medidas do seu pneu, ele vai te fornecer o diâmetro do conjunto roda+pneu, que é 589,6 mm para o seu caso. Portanto o raio do conjunto será 294,8 mm.

    Para calcular a velocidade em km/h tem uma formula simples, mas para ser mais prático tem calculadoras na internet que fazem o serviço bem confiavelmente.
    http://www.endmemo.com/physics/rpmlinear.php
    Neste site basta preencher o raio do conjunto roda+pneu (294,8 mm) e preencher a velocidade em rpm que está a roda, que é 732,6 rpm no caso do seu video lá.
    Ao calcular a resposta é 81,41 km/h.
    Para facilitar as contas, basta dividir a velocidade da roda em rpm pela velocidade linear em km/h:
    732,6 / 81,41 = 8,9988
    Esse numero 8,99 significa que para cada 8,99 rpm que voce aumenta na roda, 1 km/h aumenta na velocidade do carro.

    Refazendo o calculo:

    2000 rpm / 1 (quarta marcha) / 2,73 (rel. diferencial) = 732,6 rpm na roda

    732,6 rpm / 8,99 = 81,49 km/h

    Seu painel neste momento estava marcando algo entre 82 e 84 km/h, entao eu diria que o cálculo é exato.

    A questão é justamente esta.

    O meu opala está com roda r15 e medida de pneu originais, mas a 2000rpm em quarta estou a 50 km/h, e nao a 80 km/h.

    Sim, é impressionante.


    Última edição por lucast em Qua 2 Dez - 16:27:16, editado 1 vez(es)
    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 41
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por matheus.emanuel Ter 1 Dez - 19:27:28

    Painel do 4 cilindros, meça a quantidade de pulsos enviados para o contagiro, se não me engano o contagiros original do 6 trabalha com mais pulsos, talvez seja esse o motivo do seu contagiro estar marcando RPM a mais, e não importa se em baixa rotação ele esteja marcando quase o correto, esses instrumentos da linha opala nunca foram precisos, mesmo quando novos.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Ter 1 Dez - 20:02:04

    matheus.emanuel escreveu:Painel do 4 cilindros, meça a quantidade de pulsos enviados para o contagiro, se não me engano o contagiros original do 6 trabalha com mais pulsos, talvez seja esse o motivo do seu contagiro estar marcando RPM a mais, e não importa se em baixa rotação ele esteja marcando quase o correto, esses instrumentos da linha opala nunca foram precisos, mesmo quando novos.


    Então cara, pior que medi a rotação com aparelho (que coloca no cabo de vela) e bate em cima do que marca no painel. Como falei em uma das respostas acima, eu testei de 1000 em 1000 rpm, entre 1000 e 4000 rpm, e tudo deu igual ao painel. Mesmo porque se estivesse marcando errado o painel estaria marcando uma rotação incoerente, por exemplo o motor está quase morrendo, ascendendo a luz do alternador, e estar marcando 1500rpm.
    Além disso, vamos ignorar qualquer informação do painel. Você concorda que um opala 91 6 cilindros em quarta marcha na estrada a 120 km/h deveria estar com o motor trabalhando numa rotação no qual ele não chega a fazer escândalo? É o que acontece comigo. Para chegar a 120 km/h eu tenho que passar de 4000rpm, o que faz o motor gritar, chega a dar dó. Agora pense. Estou a 120 com o motor rasgando e quero ultrapassar um carro que está na minha frente, ou seja, preciso ir até uns 140 +/- para poder fazer a ultrapassagem. Se a 120 ja está a mais de 4000 rpm, quanto estará a 140? Sim, chega a bater 5000 rpm a 140 km/h. É essa a questão. E certamente não é isso que observo em todos os vídeos que vi o painel de um opala andando na estrada. Todos que vi andam a 120 km/h em torno de 2700rpm. Não entendo, mesmo.
    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 41
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por matheus.emanuel Qua 2 Dez - 5:58:59

    Lucas, que existe um problema, isso existe, mas para encontrar/solucionar o mesmo, você precisa ir (infelizmente) por eliminação.
    Como você mesmo mencionou, listarei aqui o que você já fez:
    Diferencial: relação 2,73 41x15 - OK, revisado
    Câmbio: 4 marchas - OK, revisado (inclusive pinhão do velocímetro)
    Carburador: ?
    velas: ?
    Cabo de velas: ?
    Distribuidor: ?
    Ponto de Ignição/explosão: ?

    Detalhe sobre seu aparelho de aferir rotação: você ligou nas velas? o pulso tem que ser da bobina (polo negativo), não das velas. É a bobina que manda as faiscas conforme a rotação do distribuidor, que aí sim vai para os cabos de velas e por fim as velas.

    Não leve pelo lado pessoal, mas motor 6 cilindros original batendo em 6000 RPM andando? Isso vai contra a lógica, motor 6 cilindros preparado pra chegar nisso precisa de muito investimento, que dirá original com 3E, e ainda com GNV.

    Verifique este itens que listei e mande aferir seu contagiros, acho que você está procurando o problema em local errado.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qua 2 Dez - 10:32:14

    matheus.emanuel escreveu:Lucas, que existe um problema, isso existe, mas para encontrar/solucionar o mesmo, você precisa ir (infelizmente) por eliminação.
    Como você mesmo mencionou, listarei aqui o que você já fez:
    Diferencial: relação 2,73 41x15 - OK, revisado
    Câmbio: 4 marchas - OK, revisado (inclusive pinhão do velocímetro)
    Carburador: ?
    velas: ?
    Cabo de velas: ?
    Distribuidor: ?
    Ponto de Ignição/explosão: ?

    Detalhe sobre seu aparelho de aferir rotação: você ligou nas velas? o pulso tem que ser da bobina (polo negativo), não das velas. É a bobina que manda as faiscas conforme a rotação do distribuidor, que aí sim vai para os cabos de velas e por fim as velas.

    Não leve pelo lado pessoal, mas motor 6 cilindros original batendo em 6000 RPM andando? Isso vai contra a lógica, motor 6 cilindros preparado pra chegar nisso precisa de muito investimento, que dirá original com 3E, e ainda com GNV.

    Verifique este itens que listei e mande aferir seu contagiros, acho que você está procurando o problema em local errado.


    Boa tarde!

    O aparelho que usei é na verdade um pistola de ajustar ponto digital, onde voce coloca o alicate dele no cabo de vela do primeiro cilindro, onde cada faisca nesse cabo gera um pulso de luz para voce poder ajustar o ponto de ignição. E neste aparelho mostra a rotação do motor. Obviamente tem tacômetros que a unica maneira de ligar é no negativo pulsado da bobina.
    Bem parecida com essa: https://www.youtube.com/watch?v=p8xkHtfaBXA

    Em todo caso, considerando que medi a rotação do motor a 4000 rpm com esse aparelho e isso corresponde com o painel, chego a conclusão de que o painel está marcando corretamente. Ainda considerando, se o motor chegou a 4000rpm, a velocidade deveria ser liquida e certa.

    Mas como te disse, O motor realmente faz barulho para chegar a 120, ignorando o painel. Teve uma vez que estiquei até 150 que foi máximo que deu (o motor entrou em corte), e o ponteiro no painel encostou na marca de 6000 rpm, chegou até pular uma vareta de valvula fora. Dai você me fala: impossível chegar a 6000rpm. Beleza! Imagine uma rotação que faz o motor fazer um escândalo absurdo, cortar rotação e que seja suficiente para uma vareta sair do lugar.

    Então assim.. O motor nao reclama para andar, inclusive ando com o ar condicionado ligado no gnv e ele vai super bem de 0 a 100. O problema é a velocidade que deveria estar na estrada.

    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por GustavoBraga Qua 2 Dez - 14:22:33

    Sugiro que faça um video do seu opala andando a 120, com um GPS ao lado ( dando 120 no gps ). Depois acelere ate o corte ( ainda mostrando gps ). Com isso da p gente ter uma ideia pelo som se o seu motor esta cortando "certo" ou muito antes.

    Uma outra hipótese: E sua embreagem? Esta em boas condições? Caso sim, não ha vazamento de oleo q esteja caindo nela? Ja vi acontecer isso, giro subir mas a velocidade nao acompanhar. E era oleo pingando na embreagem "nova"...
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qua 2 Dez - 14:31:27

    GustavoBraga escreveu:Sugiro que faça um video do seu opala andando a 120, com um GPS ao lado ( dando 120 no gps ). Depois acelere ate o corte ( ainda mostrando gps ). Com isso da p gente ter uma ideia pelo som se o seu motor esta cortando "certo" ou muito antes.

    Uma outra hipótese: E sua embreagem? Esta em boas condições? Caso sim, não ha vazamento de oleo q esteja caindo nela? Ja vi acontecer isso, giro subir mas a velocidade nao acompanhar. E era oleo pingando na embreagem "nova"...


    Boa tarde!


    Eu estava pensando mesmo em fazer um vídeo para mostrar melhor para vocês o que acontece! Achei uma excelente ideia, vou fazer isso sim!
    Com relação a embreagem: Ela ja está com 1 ano de uso. Eu mesmo instalei. A moringa do cambio e o retentor do vira estava com vazamentos, o que acabou de destruir a embreagem anterior. Faz 3 semanas que troquei o cambio (como citei na primeira postagem) e observei que tudo estava bem seco ao redor da embreagem. Ela acopla super bem, não precisa soltar com tudo para dar uma cantada nos pneus.

    Vou ver se faço esse video até o final de semana. Vou tentar emprestar um tacômetro de um amigo meu para colocar do lado do contagiros do painel e comparar em tempo real.

    Um abraço!
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por opaleiro ss Qua 2 Dez - 18:00:11

    É meio estranho, porque no diplomata (88 6 cil, solex h34 e diferencial 3,077 braseixos 13x40) a 100 km/h estou a mais ou menos 2750 rpm, mas vou até 140 de boa..... mais do que isso parece que vai estourar motor.

    Tem alguma coisa bem errada, parece que vc tá de 3,54. A 100 km/h está a quase 3500 rpm.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qua 2 Dez - 18:19:25

    opaleiro ss escreveu:É meio estranho, porque no diplomata (88 6 cil, solex h34 e diferencial 3,077 braseixos 13x40) a 100 km/h estou a mais ou menos 2750 rpm, mas vou até 140 de boa..... mais do que isso parece que vai estourar motor.

    Tem alguma coisa bem errada, parece que vc tá de 3,54. A 100 km/h está a quase 3500 rpm.


    Exatamente! É essa a sensação mesmo.
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por opaleiro ss Qua 2 Dez - 18:28:46

    Parece que é chover no molhado, mas realmente foi feita a troca das peças (coroa e pinhão)? Você trocou o pinhão do velocímetro? Tem que ser o marrom de 18 dentes.

    Se for do 4 cil por exemplo, vai marcar menos mesmo.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qua 2 Dez - 18:39:48

    opaleiro ss escreveu:Parece que é chover no molhado, mas realmente foi feita a troca das peças (coroa e pinhão)? Você trocou o pinhão do velocímetro? Tem que ser o marrom de 18 dentes.

    Se for do 4 cil por exemplo, vai marcar menos mesmo.


    Boa noite!

    Foi exatamente esse que comprei e instalei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705322089-kit-pinhao-velocimetro-opala-6cc-8687-18-dentes-marron-_JM

    Eu troquei coroa e pinhão, contei os dentes antes de montar e fui eu mesmo que montei. Como ja faz mais de 1 ano que troquei, acabei por conferir a relação travando uma roda e contando voltas no cardã. Não há sombra de dúvidas que a relação está correta.


    Obrigado!
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por opaleiro ss Qua 2 Dez - 19:48:21

    Rapaz......difícil saber onde está o problema. No caso, a 100 km/h, qual a sua rotação?
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qua 2 Dez - 19:57:11

    opaleiro ss escreveu:Rapaz......difícil saber onde está o problema. No caso, a 100 km/h, qual a sua rotação?



    Boa noite!


    Eu achei um vídeo bem curto que não lembrava ter, de 10 segundos, que gravei quando tinha acabado de trocar o diferencial, e tirei uma foto do momento que o ponteiro passa por 100 em quarta marcha. Segue em anexo. Lembrando que eu já medi no gps e a diferença é quase nula.
    Como pode observar, a rotação está a "exatos" 3750 rpm.
    Se for considerar o cálculo, a rotação deveria ser a seguinte:
    100 km/h * 8,95 (conversao km/h para rpm na roda) = 895 rpm
    895 rpm * 2,73 (relação diferencial) = 2443,35 rpm no cardã
    Como a quarta marcha tem a relação de 1:1, o motor deveria estar a mesma velocidade que o cardã, ou seja, aproximadamente 2400 rpm.
    Mas ainda vou fazer um vídeo mostrando todas as marchas na estrada até cortar o motor.

    Obrigado!


    Relação de marchas opala 6 cilindros Bitlz5
    kelvin73
    kelvin73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Localização : novo hamburgo/RS
    Data de inscrição : 15/07/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por kelvin73 Qui 3 Dez - 6:48:16

    Tem alguma coisa errada que não está certa! hehehehehe brincadeira

    Posso estar defecando pela boca, mas não pode ser falta de combustivel? o meu eu to acertando o tamanho dos esguichos e tá dando falta, aí ele sobe a rotação até um momento que "corta" giro, mas é falta de combustivel mesmo... Aí o motor não pode girar sem força? Só uma suposição, não to dizendo que é isso...

    Tentou fazer o mesmo rodando na gasolina? o resultado é o mesmo?
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por GustavoBraga Qui 3 Dez - 9:12:58

    Aguardamos o video amigo. Smile

    E so pra criar polemica: Ahh uma injeção agora, postava o log e pronto. XD
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por opaleiro ss Qui 3 Dez - 9:54:39

    Amigo,o carro parece estar com a rotação do diferencial de 4 cil mesmo (até um 3,73 do primeiro opala 4), ou está em terceira com um dif 2,73. Se vc já abriu o diferencial, o pinhão está certo, o câmbio ok, não tem explicação.

    Só se seu velocímetro estivesse completamente errado, mas já aferiu em GPS.......só se a sua 4ª marcha não fosse realmente a quarta, e sim uma terceira. Não existe explicação matemática para isso (100 km/h @ 2750 rpm dif 3,077 braseixos) como exemplo, obviamente para o 2,73 deveria ser em torno de 2200 a 2300 rpm.
    kelvin73
    kelvin73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Localização : novo hamburgo/RS
    Data de inscrição : 15/07/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por kelvin73 Qui 3 Dez - 10:18:51

    pra ele estar a 120km/h a 5000rpm em 4ª marcha o diferencial tem de ser 4.90 de redução..........
    klunker
    klunker
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 266
    Idade : 38
    Localização : Aldeia Pitoresca, Grande Sampa
    Modelo do carro : Atual: Comodoro Coupê champagne 86/87 4c
    Ex: Diplomata verde escuro 88/89 6c
    Cilindros : 151 polegadas cúbicas
    Data de inscrição : 12/05/2014

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por klunker Qui 3 Dez - 11:23:05

    O meu andava assim, extatamente como nesta foto, quando usei diferencial 3,54 do 4 cil.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qui 3 Dez - 14:56:17

    opaleiro ss escreveu:Amigo,o carro parece estar com a rotação do diferencial de 4 cil mesmo (até um 3,73 do primeiro opala 4), ou está em terceira com um dif 2,73. Se vc já abriu o diferencial, o pinhão está certo, o câmbio ok, não tem explicação.

    Só se seu velocímetro estivesse completamente errado, mas já aferiu em GPS.......só se a sua 4ª marcha não fosse realmente a quarta, e sim uma terceira. Não existe explicação matemática para isso (100 km/h @ 2750 rpm dif 3,077 braseixos) como exemplo, obviamente para o 2,73 deveria ser em torno de 2200 a 2300 rpm.


    Exatamente! É como se estivesse em terceira marcha! Eu juro que não entendo.
    Se eu tivesse largado o carro na mão de mecânico eu não teria propriedade em afirmar, mas eu contei os dentes das engrenagens do diferencial e do câmbio inteiro desmontado com meus próprios dedos.

    É um absurdo. AUSHEUHASUE
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por GustavoBraga Qui 3 Dez - 15:00:10

    O mistério do Opala do lucast: Sexa, no globo repórter!

    Brincadeiras a parte, aguardamos teu video. Pra quem sabe assim descobrir o que esta acontecendo com esse Opala possuído pelo capiroto.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Qui 3 Dez - 15:05:38

    kelvin73 escreveu:pra ele estar a 120km/h a 5000rpm em 4ª marcha o diferencial tem de ser 4.90 de redução..........



    Se for fazer o cálculo reverso para "encontrar" a relação de diferencial com base na velocidade, marcha e rotação do motor com base na foto que enviei, segue:


    100 km/h * 8,95 (km/h > rpm) = 895 rpm na roda
    Rotação do motor = 3750 rpm

    logo:

    3750 rpm / 1 (quarta marcha / x (relação do diferencial que quero encontrar) = 895 rpm

    x = 3750 / 895

    Então seria 4,189 : 1


    Mais que contei os dentes do diferencial, eu dei uma volta no cardã, deixei uma roda travada e a outra livre deu quase 3/4 de volta, fiz até questão de pegar um transferidor para medir o angulo que estava antes de 3/4.

    O resultado foi: 1 volta do cardã = 0,7388 volta da roda (lembrando que uma delas está travada)

    Como uma roda está travada, é esse valor divido por 2

    Então para cada volta do cardã, a roda gira 0,3694 de volta.

    Como a relação 2,73 : 1 significa 2,73 voltas no cardã para 1 volta no eixo da roda, logo:

    1 / 0,3694 = 2,71



    Resumindo:


    Contando os dentes da coroa e pinhão: 41x15 dentes = 2,733333 = 2,73 : 1
    Relação medida: 2,71 : 1 (sempre tem um errinho, que nesse caso foi de menos de 1%)


    O que mais me assombra é que o diferencial tem como errar a relação, mas a quarta marcha nao tem como errar. A configuração do câmbio 4 marchas do 6 cilindros só permite uma possibilidade: 1:1, onde o eixo de entrada do câmbio se conecta diretamente com o eixo de saída. Portanto, a quarta marcha não usa engrenagem nenhuma do câmbio, usa apenas uma luva e trambulador.



    Bom, esse é o motivo de eu estar aqui ASUEHUHASU

    Um abraço a todos!


    kelvin73
    kelvin73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 61
    Localização : novo hamburgo/RS
    Data de inscrição : 15/07/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por kelvin73 Sex 4 Dez - 5:22:52

    Só quis dizer que essa bagaça NÃO É O DIFERENCIAL AUHSAODHOASDH

    Cara, acho melhor vender o carro, ele tá possuído, deve ter um espírito daqueles vovô que andam a 60km/h na BR só pode ser.

    Mas sério, vamos por eliminação:
    Diferencial: ok
    Câmbio: tem que estar ok, não tem como montar errado
    Embreagem: devia checar melhor, mas vc disse que está ok

    Só nos resta o motor, que pode ser ponto, alimentação, etc.

    Como eu disse: sinto que pode ser falta de combustível, tinha que testar até onde vai em 2ª e 3ª pra gente ver...

    Mais uma coisa, não precisa fazer calculo, usa esse site aqui: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por kdt_go Sex 4 Dez - 10:44:14

    se voce trocou a relação do diferencial e nao mexeu no cabo do velocimetro seu carro está marcando a velocidade errada. Adicione exatos 29,7% que terá a velocidade indicada corretamente.Claro, nao esquelça de considerar o erro normal dos velocimetros.
    portanto se marcava 155, a indicação correta deveria ser 201,03km/h

    meu carro está exatamente assim, tambem nao consigo chegar aos 160 de painel (seriam mais de 200km/h). Ele até vai mas no "150" que ja cheguei (tinha motor pra mais) já tava acima da estabilidade dele.
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por kdt_go Sex 4 Dez - 10:47:27

    respondendo à pergunta original: Todo Opala/Caravan 4 marchas manual, seja varetado ou ré pra frente, é 3,07/2,02/1,39/1,00
    Exceto o Gama (3,07/1,68/1,00/0,85) e alguns do inicio dos anos 80 (3,40/2,16/1,39/1,00)
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Sex 4 Dez - 16:08:14

    kelvin73 escreveu:Só quis dizer que essa bagaça NÃO É O DIFERENCIAL AUHSAODHOASDH

    Cara, acho melhor vender o carro, ele tá possuído, deve ter um espírito daqueles vovô que andam a 60km/h na BR só pode ser.

    Mas sério, vamos por eliminação:
    Diferencial: ok
    Câmbio: tem que estar ok, não tem como montar errado
    Embreagem: devia checar melhor, mas vc disse que está ok

    Só nos resta o motor, que pode ser ponto, alimentação, etc.

    Como eu disse: sinto que pode ser falta de combustível, tinha que testar até onde vai em 2ª e 3ª pra gente ver...

    Mais uma coisa, não precisa fazer calculo, usa esse site aqui: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html


    Olha cara, acho melhor vender mesmo ASUHEUASUEHUASU
    Embreagem acopla 100%, no GNV nao derrapa facil, mas na gasolina o pneu chega a pedir socorro
    Alimentação não é. O motor tem uma excelente aceleração, o ponto está um pouco adiantado por causa do GNV, rende super bem em arrancada e não chora de subir uma avenida em quarta marcha.
    Tanto no GNV quanto na gasolina o motor responde perfeitamente.

    A respeito do cálculo da na mesma. Ja aprendi a fazer o calculo de redução com bastante facilidade usando apenas uma calculadora. Mas ja usei esse site sim, obrigado.

    É complicado mesmo ASUHEUHASU


    Última edição por lucast em Sex 4 Dez - 16:31:19, editado 1 vez(es)
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Sex 4 Dez - 16:18:41

    kdt_go escreveu:se voce trocou a relação do diferencial e nao mexeu no cabo do velocimetro seu carro está marcando a velocidade errada. Adicione exatos 29,7% que terá a velocidade indicada corretamente.Claro, nao esquelça de considerar o erro normal dos velocimetros.
    portanto se marcava 155, a indicação correta deveria ser 201,03km/h

    meu carro está exatamente assim, tambem nao consigo chegar aos 160 de painel (seriam mais de 200km/h). Ele até vai mas no "150" que ja cheguei (tinha motor pra mais) já tava acima da estabilidade dele.



    Boa tarde!


    Olha cara, já medi diversas vezes com o gps e dá diferença de 1, 2 km/h do painel, além de ja ter pareado o carro com um amigo na estrada e os dois carros marcando a mesma coisa no painel, como ja citei em mensagens anteriores. Além disso, eu passo no radar de 60km/h com o ponteiro em cima do 60. Se o carro estivesse 29,7% mais rápido do que marca no painel, eu ja teria vendido o carro para pagar as multas.


    A respeito da relação de diferencial:

    Muita gente confunde, cada um fala uma coisa.
    Sim, vários opalas 6 cilindros e 4 marchas sairam com diferencial braseixos e dana 3,07:1, não sei te dizer anos e modelos de cabeça.
    Porém os opalas 6 cilindros de 91 e 92 sairam com diferencial exclusivamente braseixos com a relação 2,73:1, e os 4 cilindros com 3,54:1.

    Segue em anexo um trecho do manual do proprietário dos anos 91 e 92 informando sobre relação de marchas e diferenciais para 4 cilindros manual, 6 cilindros manual e 6 cilindros automático.



    Relação de marchas opala 6 cilindros 2ut2ner

    Relação de marchas opala 6 cilindros 2wocfo4
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por kdt_go Sex 4 Dez - 16:33:16


    A grande maioria dos 6c saíram de fábrica com 3,07 (ou 3,08 dependendo do fornecedor).

    os unicos que saíram com 2,73 (todos Braseixos) são os manuais 4 marchas de 88 a 92.
    os 92 a alcool eram 4 marchas, com 2,73:1
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Sex 4 Dez - 16:34:42

    kdt_go escreveu:
    A grande maioria dos 6c saíram de fábrica com 3,07 (ou 3,08 dependendo do fornecedor).

    os unicos que saíram com 2,73 (todos Braseixos) são os manuais 4 marchas de 88 a 92.
    os 92 a alcool eram 4 marchas, com 2,73:1


    Você mesmo respondeu Smile
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Vídeo

    Mensagem por lucast Dom 13 Dez - 19:51:26

    Boa noite galera!


    Finalmente consegui gravar o vídeo neste final de semana e estou anexando o link do youtube para vocês assistirem.
    A qualidade não está muito boa, não tenho câmera boa e usei a do celular mesmo.
    Como podem ver, a 110 km/h em quarta marcha eu estou a 4000 rpm, o que é horrivel.

    Qualquer dúvida a respeito do que foi filmado, me diga.


    Um abraço!


    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por opaleiro ss Seg 14 Dez - 18:50:09

    Seu tacômetro tá marcando errado!!!! Dá pra ver o som do motor baixo em relação à velocidade.

    O meu diplomata é 88 e o diferencial é 3,077 braseixos. Garanto que ronca muito mais e pede beeeeem mais marcha do que seu. Fique tranquilo e procure outro conta giros (este parece ser de 4 cil).
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por opaleiro ss Seg 14 Dez - 19:10:49

    Na lenta, vc pode ver que já está acima de 1000 rpm. TÁ BEM ERRADO O TACÔMETRO (conta-giros), procure uma casa de velocímetro para aferir e corrigir.
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por DanielSS76 Seg 14 Dez - 19:14:20

    opaleiro ss escreveu:Seu tacômetro tá marcando errado!!!! Dá pra ver o som do motor baixo em relação à velocidade.

    O meu diplomata é 88 e o diferencial é 3,077 braseixos. Garanto que ronca muito mais e pede beeeeem mais marcha do que seu. Fique tranquilo e procure outro conta giros (este parece ser de 4 cil).

    Assino embaixo.

    E o fato de não passar de 160kmh é porque o motor não tá empurrando...tá faltando força para vencer o atrito com o vento e levar o carro a uma velocidade final.maior...

    Provavelmente seja falta de combustível ou outras coisas que os colegas já falaram.

    Abraço
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por opaleiro ss Seg 14 Dez - 19:21:19

    Pra ficar booom mesmo só com o câmbio 5 marchas. O trem pede marchas mesmo.....vc não viu com o diferencial 3,54. Até no 4 cilindros, esta relação é curta.

    Vc acaba acostumando........ainda não acostumei com o 3,08. Acho que judia demais, tem que ser 2,73 com câmbio 5 marchas pra ficar excelente mesmo.

    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Seg 14 Dez - 20:46:04

    opaleiro ss escreveu:Seu tacômetro tá marcando errado!!!! Dá pra ver o som do motor baixo em relação à velocidade.

    O meu diplomata é 88 e o diferencial é 3,077 braseixos. Garanto que ronca muito mais e pede beeeeem mais marcha do que seu. Fique tranquilo e procure outro conta giros (este parece ser de 4 cil).



    A questão é:

    Esqueça que o tacômetro existe. O motor grita absurdamente, e como ja citei antes, ja chegou a pular vareta fora quando eu estava tentando ultrapassar na estrada.

    Em segundo lugar eu ja medi a rotação do motor com pistola de ponto digital.

    Pode ter certeza, vou gravar vídeos de tudo isso.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Seg 14 Dez - 20:49:16

    opaleiro ss escreveu:Na lenta, vc pode ver que já está acima de 1000 rpm. TÁ BEM ERRADO O TACÔMETRO (conta-giros), procure uma casa de velocímetro para aferir e corrigir.



    Eu deixo a marcha lenta acima dos 1000 rpm de propósito para poder usar o ar condicionado, pelo fato da válvula de vácuo original estar desligada.
    Se eu deixo a rotação conforme manual (750-800 rpm) o motor fica morrendo com o ar condicionado ligado.
    E novamente afirmo: Medi a rotação do motor com pistola de ponto digital e marca exatamente como o tacômetro.
    lucast
    lucast
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Localização : Sorocaba-SP
    Data de inscrição : 25/11/2015

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por lucast Seg 14 Dez - 20:51:35

    DanielSS76 escreveu:
    opaleiro ss escreveu:Seu tacômetro tá marcando errado!!!! Dá pra ver o som do motor baixo em relação à velocidade.

    O meu diplomata é 88 e o diferencial é 3,077 braseixos. Garanto que ronca muito mais e pede beeeeem mais marcha do que seu. Fique tranquilo e procure outro conta giros (este parece ser de 4 cil).

    Assino embaixo.

    E o fato de não passar de 160kmh é porque o motor não tá empurrando...tá faltando força para vencer o atrito com o vento e levar o carro a uma velocidade final.maior...

    Provavelmente seja falta de combustível ou outras coisas que os colegas já falaram.

    Abraço


    Gostaria que fosse esse o problema.

    Você teria que estar no passageiro para acreditar em mim que o motor grita a ponto de dar dó mesmo se fosse zero.
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por GustavoBraga Seg 14 Dez - 21:35:45

    Lucas, com o video ficou claro: Seja qual o erro cabuloso que esta acontecendo, teu motor nao esta NEM PERtO da rotação que aparece no painel. Isso e ctza absoluta, nem perto. tem algo muito errado, como tu mesmo falou, fez testes, mas algo esta modificando o valor desses testes, pois seu motor ali em 4000 de painel nao estava muito acima de 2000 reais. Vou ver se faço um video igual o seu amanha e te mostro ( o meu eDiplo 90 6cil gasolina 4m 3.07 ). Alem de algo estar mascarando os testes que tu fez, tem algo bem errado com a alimentação ou ponto do teu Opala, pois o giro esta bem baixo. Misteeerio.

    Conteúdo patrocinado


    Relação de marchas opala 6 cilindros Empty Re: Relação de marchas opala 6 cilindros

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 16 maio - 22:11:21