Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Motores rotativos Wankel  EmptyHoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Motores rotativos Wankel  EmptyHoje à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Motores rotativos Wankel  EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Motores rotativos Wankel  EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Motores rotativos Wankel  EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Motores rotativos Wankel  EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Motores rotativos Wankel  EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
Motores rotativos Wankel  EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Motores rotativos Wankel  EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

187 usuários online :: 4 registrados, 0 invisíveis e 183 visitantes :: 1 motor de busca

Goettens, juanopaleiro, lucas krause, Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
BANDIT (13573)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
Xann (10394)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
j ricardo (9376)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Motores rotativos Wankel  Bar_leftMotores rotativos Wankel  BarMotores rotativos Wankel  Bar_right 

+2
tcheco 8687
Thiago Thunderblue
6 participantes

    Motores rotativos Wankel

    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Motores rotativos Wankel  Empty Motores rotativos Wankel

    Mensagem por Thiago Thunderblue Ter 26 Jan - 4:33:58

    Bom dia Opaleiros.

    Achei curioso um tipo de motor que eu não fazia ideia que existia... motor rotativo Very Happy

    Obviamente muitos vão conhecer, mas acho que seria interessante postar aqui o que andei pesquisando (se algum moderador achar desnecessário, favor remover o tópico)



    Motores rotativos Wankel  Wankel_19970912

    "Motor Wankel - é um tipo de motor de combustão interna, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores alternativos convencionais.

    Wankel concebeu seu motor rotativo por volta de 1924 e obtém sua primeira carta patente em 1933. Durante a década de 1940, dedicou-se a melhorar o seu projeto. Houve um esforço considerável no desenvolvimento de motores rotativos nas décadas de 1950 e 1960. Eram particularmente interessantes por funcionar de um modo suave e silencioso, devido à simplicidade de seu motor e a um número reduzido de peças, comparado com os motores a pistão.

    Diferentemente dos motores com cilindro e pistão, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela. Ele não produz nenhum movimento alternativo, por isso tem um funcionamento mais suave, com menos atrito, menos vibração e mais silencioso. O conjunto inclui também um número reduzido de peças. Estas vantagens o tornam uma atraente solução técnica que encontra uma vasta gama de aplicações em todas as áreas de transportes (carros, motocicletas e aeronaves). As maiores dificuldades em sua aplicação em larga escala são a vedação interna entre as câmaras, baixa durabilidade e alto consumo de combustível, porém vem sendo aprimorado devido aos recursos do controle eletrônico e novas tecnologias de fabricação. Em 2009, no setor automobilístico, a Mazda era o único fabricante que ainda incorporava esses motores em seus veículos.

    Em 22 de junho de 2012, a Mazda fabricou seu último motor Wankel; assim, o motor parou de ser fabricado permanentemente, já que a Mazda era a única fabricante que o usava."

    Motores rotativos Wankel  469px-Wankel-1

    Motor Wankel desmontado...





    Os motores Wankel foram produzidos amplamente pela Mazda, mas este modelo foi um dos que não foram produzidos pela japonesa.


    NSU Ro 80

    Este sedã de luxo, com 4,78 m de comprimento e excelente entre-eixos de 2,86 m, foi lançado em 1967 com um motor que poderia parecer piada de mau gosto. Ele tinha dois rotores e apenas 995 cm³. Se tivesse sido lançado no Brasil dos anos 1990, seria um carro popular, mas a potência de 115 cv a 5.500 rpm faria nossos burocratas acharem um modo de barrá-lo no baile.

    Criado por Claus Luthe, o desenho inspirou gerações de outros sedãs nos anos seguintes e tinha o excelente coeficiente aerodinâmico de 0,35. O carro acelerava de 0 a 100 km/h em 12,5 s e atingia máxima de 180 km/h.

    Motores rotativos Wankel  Nsuro80-620x354


    Tinha tudo para dar certo, mas a NSU foi apressada demais em lançá-lo. Os selos dos rotores se gastavam mais no centro do que nas pontas em partidas frias e os motores começavam a dar problema aos 24 mil km. Com 50 mil km, muitos deles tinha de ser refeitos.

    Motores rotativos Wankel  1968_NSU_Ro_80_006_0739-620x465

    Isso deu ao carro uma má fama da qual ele nunca se livrou, mesmo quando os selos foram aperfeiçoados a ponto de não darem mais problema, ganhando centros de Ferrotic, ou carboneto de titânio, um material cerâmico muito resistente.


    Motores rotativos Wankel  Nsu_ro80-620x358

    Os modelos 1970 já eram bem mais confiáveis, mas a extensão da garantia e o dano à reputação da empresa acabaram com suas chances de se recuperar financeiramente. No mesmo ano de apresentação do modelo aperfeiçoado, a NSU foi comprada pela Volkswagen e absorvida pela Auto Union, passando a integrar o que hoje conhecemos como Audi.

    Motores rotativos Wankel  NSU_RO_80_1974-620x465


    O motor Wankel quase foi parar sob o capô de um Audi 100, mas o modelo não chegou à produção em série.


    Motores rotativos Wankel  Wankel

    Funcionamento de um motor Wankel.



    Espero que gostem, pois eu achei bem interessante...
    fontes: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Wankel)
             FlatOut (http://www.flatout.com.br/rotary-club-os-carros-com-motores-wankel-que-nao-sao-da-mazda/)
             GIFs (google.com)
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por tcheco 8687 Ter 26 Jan - 9:37:57

    GOSTEI BOA POSTAGEM
    VALEU
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por DanielSS76 Ter 26 Jan - 9:56:40

    Gostei, já tinha lido alguma coisa sobre os motores rotativos e visto alguns videos de Mazdas com estes motores acelerando forte... mas é sempre bom relembrar. Valeu OKK

    Trocando de saco pra mala, mas aproveitando que está no na explicação logo acima, vcs já repararam como a Volkswagen comprou marcas concorrentes, algumas com tecnologias inovadoras, para simplesmente "matá-las" e não terem mais a concorrência nos anos 60 e 70? scratch

    Fico de cara com isso, acho que muita coisa se perdeu com esse canibalismo em busca de vender produtos massificados e muitas vezes inferiores (vide fuscas, variants, brasilias...), além de promover um certo "atraso" no desenvolvimento de determinadas tecnologias inovadoras como esta... Motores rotativos Wankel  44737

    Claro, não foi só a Volks, mas a Volks comprou e matou varias empresas aqui no brasil para vender fuscas... affraid

    Mas...

    Abraços

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por opala4cc Ter 26 Jan - 12:19:40

    DanielSS76 escreveu:Gostei, já tinha lido alguma coisa sobre os motores rotativos e visto alguns videos de Mazdas com estes motores acelerando forte... mas é sempre bom relembrar. Valeu OKK

    Trocando de saco pra mala, mas aproveitando que está no na explicação logo acima, vcs já repararam como a Volkswagen comprou marcas concorrentes, algumas com tecnologias inovadoras, para simplesmente "matá-las" e não terem mais a concorrência nos anos 60 e 70? scratch

    Fico de cara com isso, acho que muita coisa se perdeu com esse canibalismo em busca de vender produtos massificados e muitas vezes inferiores (vide fuscas, variants, brasilias...), além de promover um certo "atraso" no desenvolvimento de determinadas tecnologias inovadoras como esta... Motores rotativos Wankel  44737

    Claro, não foi só a Volks, mas a Volks comprou e matou varias empresas aqui no brasil para vender fuscas... affraid

    Mas...

    Abraços


    Verdade. Teve também uma dessas grandes empresas também que comprou a fórmula do pneu que nunca se desgastava e enterrou bem fundo o projeto.
    Sobre a Mazda e o motor wankel, este chegou a vir ao Brasil em um Mazda importado. Li isso no bestcars. Vocês provavelmente já devem ter visto este mazda (acho que se chamava MX3) que alcançou venda expressiva aqui. Bem, eu pelo menos me lembro de ter visto vários nas ruas uns anos atrás.
    Outra vantagem do motor wankel é o pequeno tamanho dele em relação à potência que fornece. O grande problema que li na época era que o motor não era retificável.
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por Thiago Thunderblue Ter 26 Jan - 12:53:11

    Motorização do Mx-3
    1.6 L I4 SOHC
    1.6 L I4 DOHC
    1.8 L V6 DOHC (esse eh raro e caro aqui)
    2.5 L V6 DOHC (esse nao sei se veio pro braZiu)

    Entao, o motor era retificavel mas era caro pra retificar... e no começo nao durava mais do q 25 mil km...
    porem a tecnologia foi melhorada utilizando outros materiais, uma liga a base de titanio se nao me recordo... eu li mas esqueci ;p
    porem como eh normal, a má fama de pouco resistente dos antigos foi prevalente, fazendo com que ngm mais comprasse o veiculo ;/

    essa mecanica perece facil de se fabricar... aaahhhhh se eu tivesse um torno Very Happy
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por opala4cc Ter 26 Jan - 13:08:13

    Thiago Thunderblue escreveu:Motorização do Mx-3
    1.6 L I4 SOHC
    1.6 L I4 DOHC
    1.8 L V6 DOHC (esse eh raro e caro aqui)
    2.5 L V6 DOHC (esse nao sei se veio pro braZiu)

    Entao, o motor era retificavel mas era caro pra retificar... e no começo nao durava mais do q 25 mil km...
    porem a tecnologia foi melhorada utilizando outros materiais, uma liga a base de titanio se nao me recordo... eu li mas esqueci ;p
    porem como eh normal, a má fama de pouco resistente dos antigos foi prevalente, fazendo com que ngm mais comprasse o veiculo ;/  

    essa mecanica perece facil de se fabricar... aaahhhhh se eu tivesse um torno Very Happy

    Tem um artigo sobre isso no bestcars. Recomendo uma procura por lá.
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por DanielSS76 Ter 26 Jan - 13:36:02

    Se eu não estiver enganado, este motor vinha no Mazda RX-7, que nem sei se veio para o Brasil... nunca vi um na rua, mas já vi no "Jóia Sobre Rodas" (Weeler Dealers) e também no Velozes e Furiosos, Desafio em Tóquio (aquele carro dourado do Japa bonzinho que depois se une à trupe da franquia)...

    O barulho do motor é bem característico e lembra um motor de moto ou seria DKW?

    RX7

    https://www.youtube.com/watch?v=inG28b-b82k

    Do filme

    https://www.youtube.com/watch?v=rqMi5DxARJ8

    RX8

    https://www.youtube.com/watch?v=UtNKsFl-6HA

    Nervosinho, ein?

    Olha o que destraciona e corta o giro rápido affraid

    Como eu queria ter um brinquedinho desses Very Happy
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por Thiago Thunderblue Ter 26 Jan - 14:09:45

    o rx7 saiu com motor wankel, o rx8 ja nao sei, mas nao foram comercializados no brasil, os que tem aqui foram importados de forma independente... pode ate ser que se acha pra vender, MAS... deve ser fodastico... e caro
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por opala4cc Ter 26 Jan - 14:12:05

    DanielSS76 escreveu:Se eu não estiver enganado, este motor vinha no Mazda RX-7, que nem sei se veio para o Brasil... nunca vi um na rua, mas já vi no "Jóia Sobre Rodas" (Weeler Dealers) e também no Velozes e Furiosos, Desafio em Tóquio (aquele carro dourado do Japa bonzinho que depois se une à trupe da franquia)...

    O barulho do motor é bem característico e lembra um motor de moto ou seria DKW?

    RX7

    https://www.youtube.com/watch?v=inG28b-b82k

    Do filme

    https://www.youtube.com/watch?v=rqMi5DxARJ8

    RX8

    https://www.youtube.com/watch?v=UtNKsFl-6HA

    Nervosinho, ein?

    Olha o que destraciona e corta o giro rápido affraid

    Como eu queria ter um brinquedinho desses Very Happy

    Vontade de ter até dá, mas aí eu me lembro que esses brinquedinhos de gente grande quando quebram... quebram também o bolso.
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por DanielSS76 Ter 26 Jan - 14:32:36

    Ah, se eu tivesse essa grana...

    http://www.flatout.com.br/este-mazda-rx-7-pode-ser-sua-oportunidade-de-ter-um-esportivo-com-motor-wankel-brasil/

    Abraços
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por Diplo87 Qua 27 Jan - 5:32:54

    Doido demais esses motores...
    m2s
    m2s
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 22/11/2015

    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por m2s Qua 27 Jan - 6:02:16

    Vieram alguns RX-7 para o Brasil mesmo, mas faz muitos anos que não vejo e não sei de nenhum em terras tupiniquins. Quanto aos MX-3 eles não utilizavam motor Wankel. Vieram muitas unidades desse carro no início da importação, inclusive alguns raros 1.8 V6 (acredito que por importação independente), mas todos utilizavam motor convencional.

    Conteúdo patrocinado


    Motores rotativos Wankel  Empty Re: Motores rotativos Wankel

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 18:13:51