Achei curioso um tipo de motor que eu não fazia ideia que existia... motor rotativo
Obviamente muitos vão conhecer, mas acho que seria interessante postar aqui o que andei pesquisando (se algum moderador achar desnecessário, favor remover o tópico)
"Motor Wankel - é um tipo de motor de combustão interna, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores alternativos convencionais.
Wankel concebeu seu motor rotativo por volta de 1924 e obtém sua primeira carta patente em 1933. Durante a década de 1940, dedicou-se a melhorar o seu projeto. Houve um esforço considerável no desenvolvimento de motores rotativos nas décadas de 1950 e 1960. Eram particularmente interessantes por funcionar de um modo suave e silencioso, devido à simplicidade de seu motor e a um número reduzido de peças, comparado com os motores a pistão.
Diferentemente dos motores com cilindro e pistão, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela. Ele não produz nenhum movimento alternativo, por isso tem um funcionamento mais suave, com menos atrito, menos vibração e mais silencioso. O conjunto inclui também um número reduzido de peças. Estas vantagens o tornam uma atraente solução técnica que encontra uma vasta gama de aplicações em todas as áreas de transportes (carros, motocicletas e aeronaves). As maiores dificuldades em sua aplicação em larga escala são a vedação interna entre as câmaras, baixa durabilidade e alto consumo de combustível, porém vem sendo aprimorado devido aos recursos do controle eletrônico e novas tecnologias de fabricação. Em 2009, no setor automobilístico, a Mazda era o único fabricante que ainda incorporava esses motores em seus veículos.
Em 22 de junho de 2012, a Mazda fabricou seu último motor Wankel; assim, o motor parou de ser fabricado permanentemente, já que a Mazda era a única fabricante que o usava."
Motor Wankel desmontado...
Os motores Wankel foram produzidos amplamente pela Mazda, mas este modelo foi um dos que não foram produzidos pela japonesa.
NSU Ro 80
Este sedã de luxo, com 4,78 m de comprimento e excelente entre-eixos de 2,86 m, foi lançado em 1967 com um motor que poderia parecer piada de mau gosto. Ele tinha dois rotores e apenas 995 cm³. Se tivesse sido lançado no Brasil dos anos 1990, seria um carro popular, mas a potência de 115 cv a 5.500 rpm faria nossos burocratas acharem um modo de barrá-lo no baile.
Criado por Claus Luthe, o desenho inspirou gerações de outros sedãs nos anos seguintes e tinha o excelente coeficiente aerodinâmico de 0,35. O carro acelerava de 0 a 100 km/h em 12,5 s e atingia máxima de 180 km/h.
Tinha tudo para dar certo, mas a NSU foi apressada demais em lançá-lo. Os selos dos rotores se gastavam mais no centro do que nas pontas em partidas frias e os motores começavam a dar problema aos 24 mil km. Com 50 mil km, muitos deles tinha de ser refeitos.
Isso deu ao carro uma má fama da qual ele nunca se livrou, mesmo quando os selos foram aperfeiçoados a ponto de não darem mais problema, ganhando centros de Ferrotic, ou carboneto de titânio, um material cerâmico muito resistente.
Os modelos 1970 já eram bem mais confiáveis, mas a extensão da garantia e o dano à reputação da empresa acabaram com suas chances de se recuperar financeiramente. No mesmo ano de apresentação do modelo aperfeiçoado, a NSU foi comprada pela Volkswagen e absorvida pela Auto Union, passando a integrar o que hoje conhecemos como Audi.
O motor Wankel quase foi parar sob o capô de um Audi 100, mas o modelo não chegou à produção em série.
Funcionamento de um motor Wankel.
Espero que gostem, pois eu achei bem interessante...
fontes: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Wankel)
FlatOut (http://www.flatout.com.br/rotary-club-os-carros-com-motores-wankel-que-nao-sao-da-mazda/)
GIFs (google.com)
Hoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Hoje à(s) 9:55:47 por lucas krause
» numeração de segurança opala 71
Hoje à(s) 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Hoje à(s) 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Hoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Hoje à(s) 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc
» CATÁLOGO DE CORES
Ter 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos