por opala4cc Dom 3 Abr - 12:29:42
francisco6>8 escreveu:Senhores, necessito de orientações.
Meu carro fica fraco quando esterço o volante, morrendo na maioria das vezes quando vou manobrar. É preciso que eu acelere o carro para que ele não morra. Segue um vídeo: https://onedrive.live.com/redir?resid=FA4BEB5ACC59D42D!5873&authkey=!AMHm8JTCQxbxKvY&ithint=video%2cmp4
Ao verificar o nível do óleo da DH percebi que o nível esta muito baixo, nem sequer sujando a palheta de marcação. O problema pode ser a falta de óleo? Não percebi nenhum outro som, como o famoso "gemido" devido a presença de ar no sistema, muito comentado nos vídeos e postagens que encontrei aqui no fórum e no youtube.
De qualquer forma precisarei abastecer o sistema com fluido, e para isso vou ter que esgotar o resquício de óleo que esta no sistema. Sendo assim:
1º: consigo fazer a manutenção (esgotamento, limpeza e abastecimento) sozinho?
2º: não possuo experiência, porém tenho curiosidade e vontade de aprender. Consigo fazer tudo apenas com vídeos no youtube e orientações de fórums?
3º: não encontrei nenhum tutorial no fórum, apenas comentários sobre como realizar a troca do óleo. Alguém pode me indicar um passo a passo no opala?
Desde já, grato!
Francisco:
Com a direção totalmente esterçada, exige-se maior esforço da bomba da DH. Consequentemente, esse esforço é transferido ao motor através da polia da bomba, correia e polia do virabrequim. Entretanto, nos opalas não é normal chegar nesse ponto (nos vectras com câmbio automático, por exemplo, isso ocorre e é - pasmem - considerado "normal") de deixar a marcha lenta irregular e muito menos desligar o motor.
1) NUNCA funcione o motor com pouco fluido no sistema de DH. A bomba da DH vai cavitar e sua lubrificação também será comprometida. Não vejo essas bombas novas à venda faz muito tempo. Se você funcionar assim, vai condenar a bomba da DH. Pior: vai ter de correr atrás de uma usadinha em bom estado.
2) Seu sistema de DH deve estar com um óleo mais velho do que o Matusalém. Deve haver alguma obstrução parcial no sistema, sobrecarregando a bomba no esterçamento máximo da DH. O melhor a fazer é desmontar a bomba da DH e o setor para limpeza. Mesmo que não haja essa obstrução parcial, se o óleo for muito velho, ainda assim é melhor desmontar, pois a maioria dos sistemas de DH de opala não têm filtro de partículas. Como o óleo é recirculante, toda e qualquer partícula/impureza fica recirculando e compromentendo bomba e setor.
O ideal é que o sistema tivesse sido drenado na periodicidade certa.
Acho melhor você recorrer a oficina específica/especializada de direção hidráulica. Esse desmonte e limpeza é um passo meio grande para iniciantes. É melhor não correr riscos de comprometer esses componentes. Complete o nível do óleo imediatamente e vá até os profissionais especializados (minha opinião).
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