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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por lucasklaus Qui 25 maio - 14:18:27

    Fala galera!

    Recentemente adquiri um jogo desse pneu gringo: Hercules 245/60/14
    Pneus 245/60/14 na dianteira 18697705_790307107813853_1142903641_o

    E minha dúvida fica em relação a dianteira do opala, será que vai pegar por dentro da caixa de roda quando esterçar?
    Na traseira eu to ciente que não vai pegar, roda tala 6 e offset original da serrinha. Já usei 225/60 e um pouco rebaixado sem problemas inclusive.

    Valeuu!!
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    Mensagem por barnividal Qui 25 maio - 16:55:29

    Acredito que o 225, já raspe na dianteira, eu tinha um com 225 e raspava, este ai com certeza.
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    Mensagem por lucasklaus Qui 25 maio - 17:48:57

    Ele raspava nas bordas do paralamas ou pra dentro da caixa de rodas?
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    Mensagem por Mirão Qui 25 maio - 21:34:45

    Isso é inevitável, vai raspar de qualquer jeito por medida exagerada. A dianteira tem por limite as medidas 215/60r nesse aro. Ainda com o offset das serrinha.
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    Mensagem por Julio D Qui 25 maio - 23:02:58

    eu uso 225/45/R17 e quando vira todo o volante pega dentro
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    Mensagem por barnividal Sex 26 maio - 15:27:02

    lucasklaus escreveu:Ele raspava nas bordas do paralamas ou pra dentro da caixa de rodas?
    nas bordas...
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    Pneus 245/60/14 na dianteira Empty Re: Pneus 245/60/14 na dianteira

    Mensagem por lucasklaus Sex 26 maio - 15:32:00

    Valeu pelas respostas galera! Infelizmente acho que as caixas de roda dianteira não vai ter como salvar de alguns recortes, mas já vou aproveitar o embalo de quando fizer elas pra reforçar as longarinas também.
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    Mensagem por Mirão Sáb 27 maio - 21:28:29

    Aconselho a não fazer isso. Esses pneus são para caminhonetes médias, a exemplo de Ranger e S10, principalmente as mais antigas, da década de 90. Sugiro vendê-las e/ou trocar por medidas coerentes ao opala, não terá dificuldades.
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    Mensagem por lucasklaus Sáb 27 maio - 22:31:53

    Mirão escreveu:Aconselho a não fazer isso. Esses pneus são para caminhonetes médias, a exemplo de Ranger e  S10, principalmente as mais antigas, da década de 90. Sugiro vendê-las e/ou trocar por medidas coerentes ao opala, não terá dificuldades.

    Esses pneus são da mesma qualidade que os BF que eu tinha, borracha grossa e dura, ambos pneus de performance. Aqui no fórum mesmo tem uma galera que usa 235/60 nos 4 e alega não ter problemas, eu já tive 225/60 na traseira e ficava quase perfeito ao meu gosto pois ainda sobrava um espacinho pra um pneu ainda maior.

    Um pouco de dificuldade é inevitável nesse caso mas é algo que eu sonho há muito mas muito tempo.
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    Mensagem por lucasklaus Dom 28 maio - 15:15:58

    Aqui tá uma comparação entre o 205/60/15 que tenho instalado no carro com os 245/60/14 que estou pra colocar (não coloquei ainda pq as serrinhas estão esperando o conserto).

    Pneus 245/60/14 na dianteira DSC04949
    Pneus 245/60/14 na dianteira DSC04956

    Claro, um pouco do pneu ainda pode expandir pelo peso e pela pressão do ar, mas essa mudança é muito mínima e ainda mais nos casos desses pneus com borracha grossa.

    *Parece que o pneu vai pegar na porta mas as 15 que estão instaladas estão ainda mais pra dentro da caixa de rodas e ainda sobra um bom espaço.
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    Mensagem por adpachec Dom 28 maio - 15:41:35

    Precisa de espaçador.
    Com espaçador o meu 185/65/15 chega perto da lata, na traseira eu uso 195.
    Com direção mecânica vai ficar pesado esterçar.
    Pneus grandes dão muito aderência no seco mas prejudica a aderência em pisos menos aderentes pela maior superfície para distribuição de peso.
    E um carro largo como Opala e um ajuste ruim de suspensão em uma curva se a roda de fora pegar mais aderência a curva vai se abrir exigindo mais braço e habilidade do motorista.
    Eu usaria no máximo 195.
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    Mensagem por lucasklaus Dom 28 maio - 16:12:39

    Mas se eu estou com 205 sem problemas, frente e atrás... E já usei 225/60/14 na traseira com as serrinhas sem problemas também. Na dianteira tudo vai ser novidade pra mim, mas já vi que uma galera usa 235/60 sem problemas, sem adaptações.

    Eu queria entender essa discrepância de opiniões entre pessoas que fazem isso no mesmo carro mas experimentam coisas completamente diferentes. Teve um carinha aqui mesmo no fórum que colocou 295/60 na traseira e disse que pegava só na rebarba do paralamas... aro "15 ainda.

    Pneus 245/60/14 na dianteira Wp4abTj
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    Mensagem por adpachec Dom 28 maio - 16:28:26

    Depende do off set da roda, da altura, da carga e da pessoa que pode dizer que não tem modificações, feitas por ela, mas ela pode não saber ou não ter conhecimento que o antigo dono fez.

    E como já disse...do acerto...
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    Mensagem por lucasklaus Dom 28 maio - 16:55:29

    Não sei, isso não me convence. A examinar o próprio exemplo desse 295 sobre as 15 do diplomata que tem offset mais negativo que as serrinhas e ainda pegar só a borda (nada por dentro). Se tivesse alguma modificação na caixa de rodas ou paralamas, é visivel, não tem como não saber. Fora, que o autor do post teria citado já que a discussão lá era a mesma daqui.

    Outro exemplo sobre as mesmas rodas, 235/60/15:

    Pneus 245/60/14 na dianteira P24-02-13_1030_zpsa22d5a6c

    Nota do autor:

    "Coube perfeitamente, aliás pouca diferença para o 215.

    Lembrando que meu carro está com suspensão nova, original, sem nenhuma mola cortada e, também, que o off-set da roda do 92 é mais negativo em relação a outras rodas do Opala, o que influencia muito."

    Se eu fosse dar algum palpite sobre essas opiniões que divergem, alguns opalas foram batidos, especificamente os que tem caixa de roda menor. Meu primeiro carro foi um Santana e o mesmo com roda 17 e mola esportiva pegava na traseira, o mesmo carro na mesma configuração de um amigo não pegava, e muito longe disso. Meu Santana era sinistrado.

    Mas queria que alguém me confirmasse que, de alguma maneira, os opalas mudaram um pouco essa configuração na carroceria conforme os anos. Me mantenho aberto a conhecer.
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    Mensagem por tagliaferro Dom 28 maio - 17:34:26

    Boa noite amigos!

    Lucas, acredito que mesmo se não pegar, vai forçar bem o sistema de direção, podendo
    danificar as longarinas. Por mais que os pneus mais largos sejam sempre mais bonitos,
    tem que ponderar se vale à pena...

    Sempre assisto os programas de carros, me pergunto como ficam os carros no dia à dia,
    pq sempre aparece uma modificação ou outra que dá para ver que vai ofender a estrutura
    do carro de alguma forma...

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    Mensagem por lucasklaus Dom 28 maio - 17:42:58

    tagliaferro escreveu:Boa noite amigos!

    Lucas, acredito que mesmo se não pegar, vai forçar bem o sistema de direção, podendo
    danificar as longarinas. Por mais que os pneus mais largos sejam sempre mais bonitos,
    tem que ponderar se vale à pena...

    Sempre assisto os programas de carros, me pergunto como ficam os carros no dia à dia,
    pq sempre aparece uma modificação ou outra que dá para ver que vai ofender a estrutura
    do carro de alguma forma...


    Sim, disso eu já estou ciente e como eu disse, vou reforçar as longarinas. Se um dia ela trincarem novamente (o que estou ciente também), refazemos. É um preço que estou disposto a pagar. Eu uso os 205/60 todo dia e usava os 225/60 na traseira também todo dia, nunca me incomodei, sempre rodei suave.
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    Mensagem por adpachec Dom 28 maio - 17:47:41

    Olhando a foto sabia que os opalas antigos a distância entre centro de rodas é de 1,410 metros e a carroceria é de 1,758 metros e o Opala moderno a distância entre rodas é 1,432 metros e a carroceria é de 1,754 metros?
    E o raio de curva do moderno é um metro menor, o antigo teria pelas medidas maior caixa de roda e menor esterçamento, olhe a foto o quão pouco está esterçado.
    Mas hoje encontrar um Opala exatamente igual ao sair de fabrica é impossível.....
    Precisa montar e andar para saber o resto é só referência.

    Pneus 245/60/14 na dianteira P24-02-13_1030_zpsa22d5a6c
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    Mensagem por Mirão Dom 28 maio - 18:07:39

    Não sou bambambam em mecânica e estou sempre disposto a entender e receber críticas. A meu ver, pneus que extrapolam ao extremo as medidas do fabricante exigem reforço na suspensão. Aqui vejo o contrário, o reverso da lógica. Tiram rebarbas, serram, lixam. Fica bonito mas o acidente causado por negligência a segurança pode ser feio. A princípio saliento que medidas acima de 215, são pneus para caminhonete, as quais quase sempre tem as rodas com offset negativo. Os opalas, de qualquer ano, possuem offset neutro ou positivo de fábrica (caso das rodas serrinha). Forçar medidas largas com talas acima de 7" na dianteira, exige muito do conjunto. Tem que recalibrar a suspa pra fazer isso.
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    Mensagem por lucasklaus Dom 28 maio - 18:22:20

    adpachec escreveu:Olhando a foto sabia que os opalas antigos a distância entre centro de rodas é de 1,410 metros e a carroceria é de 1,758 metros e o Opala moderno a distância entre rodas é 1,432 metros e a carroceria é de 1,754 metros?
    E o raio de curva do moderno é um metro menor, o antigo teria pelas medidas maior caixa de roda e menor esterçamento, olhe a foto o quão pouco está esterçado.
    Mas hoje encontrar um Opala exatamente igual ao sair de fabrica é impossível.....
    Precisa montar e andar para saber o resto é só referência.


    Era alguma informação assim que eu estava esperando, mas eu me referia somente ao diâmetro das caixas de rodas e paralamas, algo que interfira na diferença de alguns pneus entrarem em alguns opalas e em outros opalas não. Sobre o esterçamento eu já pude notar essa diferença. O jeito vai ser realmente montar e ver no que vai dar.
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    Mensagem por lucasklaus Dom 28 maio - 18:37:06

    Mirão escreveu:Não sou bambambam em mecânica e estou sempre disposto a entender e receber críticas. A meu ver, pneus que extrapolam ao extremo as medidas do fabricante exigem reforço na suspensão. Aqui vejo o contrário, o reverso da lógica. Tiram rebarbas, serram, lixam. Fica bonito mas o acidente causado por negligência a segurança pode ser feio. A princípio saliento que medidas acima de 215, são pneus para caminhonete, as quais quase sempre tem as rodas com offset negativo. Os opalas, de qualquer ano, possuem offset neutro ou positivo de fábrica (caso das rodas serrinha). Forçar medidas largas com talas acima de 7" na dianteira, exige muito do conjunto. Tem que recalibrar a suspa pra fazer isso.

    O reverso da lógica seria montar esses pneus e manter as medidas do carro como são, mas como eu disse, as longarinas vão ser reforçadas e esse é o único aspecto que eu vejo que eu realmente devo me importar. Não sou engenheiro mas tenho um pouco de noção. Rebarbas de para-lamas no máximo serão dobradas pra dentro, não serão cortadas, dobradas ela ainda fazem o papel dela de manter a estrutura do para-lamas rígida. As caixas de rodas, caso eu realmente precise de mais espaço, serão cortadas onde necessário e reforçadas, mas eu duvido muito da necessidade disso. Como você é o segundo a citar "caminhonete" aqui, acho que vale a pena eu citar que pneus de performance (UHP e HP, como propriamente escrito no meu pneu, olhe a foto) são pneus pra corrida, não pra caminhonete (A/T, U/T, M/T...), e normalmente pneus pra caminhonete são avaliados na altura, 60 não me parece uma boa altura. Talvez não sejam ideais pro opala, mas também não são pra caminhonete. Eu estou ciente sobre o quanto isso vai forçar a caixa de direção e que provavelmente vou precisar de amortecedores mais rígidos.
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    Mensagem por adpachec Dom 28 maio - 20:17:43

    Monte e teste.
    OKK
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    Mensagem por Mirão Seg 29 maio - 8:58:05

    Tô acompanhando, também quero ver os resultados. Torço pra dar tudo certo e também peço pra postar a evolução do serviço.
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    Mensagem por antiqueira79 Seg 29 maio - 9:28:29

    215/60/14 Tala 6", dá uma medida perfeita, não pega em nada, uso na minha.....

    Pneus 245/60/14 na dianteira 3-4_fr10
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    Mensagem por Mirão Seg 29 maio - 10:01:57

    Para mim, essa é a medida ideal Antiqueira. Muito bonito esse conjunto. Lucas, quando citei sobre a definição dos pneus serem para caminhonete, me referi as medidas, não a aplicabilidade de uso se seriam de performance ou on-off road. Sabe-se que assim como nossa fixação por opalas, existem existem aqueles que se dedicam às caminhonetes médias. Tem uma galera que utiliza esses mesmos pneus de performance em suas Rangers V6 de primeira geração. Tanto a marca, quanto as medidas, alterando apenas o rebaixamento das pick-ups. Ainda assim, acompanharei seu projeto, pois estamos aqui para aconselhar e aprender também.
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    Mensagem por adpachec Seg 29 maio - 10:20:16

    Medida do pneu em relação a Tala de roda.

    Pneus 245/60/14 na dianteira Images?q=tbn:ANd9GcS8cEDpo5Vnh4z3ZfJF-YVzhLZV6Rr0NkWWEso48aQD9XNYnt3fLsPNyU4N
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    Mensagem por lucasklaus Seg 29 maio - 10:26:21

    Mirão escreveu:Para mim, essa é a medida ideal Antiqueira. Muito bonito esse conjunto. Lucas, quando citei sobre a definição dos pneus serem para caminhonete, me referi as medidas, não a aplicabilidade de uso se seriam de performance ou on-off road. Sabe-se que assim como nossa fixação por opalas, existem existem aqueles que se dedicam às caminhonetes médias. Tem uma galera que utiliza esses mesmos pneus de performance em suas Rangers V6 de primeira geração. Tanto a marca, quanto as medidas, alterando apenas o rebaixamento das pick-ups. Ainda assim, acompanharei seu projeto, pois estamos aqui para aconselhar e aprender também.

    Meu próximo avanço agora vai ser consertar ou encontrar alguma possibilidade disso nas minhas serrinhas, 1 delas chegou a arrancar um pedaço da borda interna. Não descarto a possibilidade de trocar de rodas também, mas vamos ver, semana que vem vou leva-las pra análise em algumas lojas que dizem fazer esse serviço aqui.

    Eu só citei que elas não são de caminhonetes pois a finalidade de fabricação delas não é essa, UHP e HP são pneus pra correr, normalmente são vendidos como pneus pra Landau, Dodges e Mavericks, não pra caminhonetes. Aliás, comprei de um cara que os usava em um maveco.
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    Mensagem por lucasklaus Seg 29 maio - 10:29:41

    adpachec escreveu:Medida do pneu em relação a Tala de roda.

    Pneus 245/60/14 na dianteira Images?q=tbn:ANd9GcS8cEDpo5Vnh4z3ZfJF-YVzhLZV6Rr0NkWWEso48aQD9XNYnt3fLsPNyU4N

    Interessante, acho que vou ficar devendo algumas medidas aí Laughing
    Se não me falha a memória, alguém aqui no fórum usou 235 numa roda de 5"
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    Mensagem por adpachec Seg 29 maio - 10:38:56

    Pneus grandes em tala pequena podem escapar.
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    Mensagem por Mirão Seg 29 maio - 10:39:31

    Taí, para utilizar tala de 8 a 9" na dianteira imagino que seria necessário rever a direção e suspensão. Teria que recalibrar, tipo, se aproximar das suspensões das C10/20. Não tenho noção real do fato mas é a lógica.
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    Mensagem por lucasklaus Seg 29 maio - 11:20:03

    Mas se eu for alargar as serrinhas pra tala 8" e usar os 245 acho que seria necessário rever toda caixa de roda, não? Eu até estou um pouco disposto a refazer algumas coisas no carro pra essa adaptação funcionar, mas não tava pensando em ser tão extremo assim. Penso que isso logo se tornaria aquele efeito "bola de neve" e logo outras e outras coisas entrariam pra lista de adaptações sem fim.

    No máximo pretendo rebater algo dentro da caixa de roda, talvez alarga-la um pouco pra trás. Se necessário mais que isso eu desisto dos 245. Caixa de direção vou manter a mesma, sei que vai forçar um pouco mas acredito que não será severo ao ponto de quebra-la.
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    Mensagem por Mirão Seg 29 maio - 11:46:11

    Lucas, se você manter medidas incoerentes entre tala X pneu corre aquele risco do pneu "desembeiçar" ao pegar em guias, curvas fechadas ou alguma coisa do tipo. Isso devido a enorme pressão que será exercida entre os aros devido ao peso do veículo aplicada sobre os pneus. Não tem como ir contra às leis da física. É perigoso. A tabela é justamente um referencial para não correr riscos em excesso. Se bem que eu gostaria de ver as serrinhas com off set negativo, devem dar um novo aspecto a elas.
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    Mensagem por adpachec Seg 29 maio - 11:50:56

    lucasklaus escreveu:Mas se eu for alargar as serrinhas pra tala 8" e usar os 245 acho que seria necessário rever toda caixa de roda, não? Eu até estou um pouco disposto a refazer algumas coisas no carro pra essa adaptação funcionar, mas não tava pensando em ser tão extremo assim. Penso que isso logo se tornaria aquele efeito "bola de neve" e logo outras e outras coisas entrariam pra lista de adaptações sem fim.

    No máximo pretendo rebater algo dentro da caixa de roda, talvez alarga-la um pouco pra trás. Se necessário mais que isso eu desisto dos 245. Caixa de direção vou manter a mesma, sei que vai forçar um pouco mas acredito que não será severo ao ponto de quebra-la.

    Atenção aos pivôs....
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    Mensagem por lucasklaus Seg 29 maio - 12:01:55

    Estou ciente desse risco embora nunca vi nenhum caso desses antes, se algo acontecer eu alargo as serrinhas pra tala 7. Na verdade, exite um jogo dessas serrinhas em magnésio que eram produzidas na época com uma borda, alguém já viu?

    Os pivos são novos, esses eu já experimentei a dor de quando a roda abre o bico... Os pivos tem me durado em média 6 meses, usando o carro todo dia.
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    Mensagem por Mirão Seg 29 maio - 12:03:53

    Também! por isso imagino a uma aproximação da suspensão da C10. Não sei se as balanças pivôs, buchas e outros, são da mesma aplicabilidade, se forem, tá tudo certo, se não, haverá muito esforço e todo o conjunto suspensão/direção. Apenas peço e aconselho um estudo sobre a empreitada. Posso parecer ser muito chato, mas minha intenção não é essa, às vezes é mais fácil dizer aquilo que a pessoa quer ouvir no entanto não é meu desejo de ver você se dar mal.
    lucasklaus
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    Mensagem por lucasklaus Seg 29 maio - 12:45:44

    Mirão escreveu:Também! por isso imagino a uma aproximação da suspensão da C10. Não sei se as balanças pivôs, buchas e outros, são da mesma aplicabilidade, se forem, tá tudo certo, se não, haverá muito esforço e todo o conjunto suspensão/direção. Apenas peço e aconselho um estudo sobre a empreitada. Posso parecer ser muito chato, mas minha intenção não é essa, às vezes é mais fácil dizer aquilo que a pessoa quer ouvir no entanto não é meu desejo de ver você se dar mal.

    Ideias são sempre bem vindas, justamente por isso postei aqui. Sobre forçar o conjunto é algo que eu ja estou bem ciente mas não me preocupo tanto, talvez eu quebre a caixa de direção alguma hora (embora eu acho pouco provável) e se isso acontecer, paciencia. Não sou de correr com o carro, máximo 60 indo pro trabalho, então os riscos são os menores. Já quebrei um pivô em um buraco nesse trajeto e mais ou menos nessa velocidade, nada de assustador, o pneu trava e o carro freia quase sozinho.

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