Meu carro começou a entrar água pelo painel, bem em cima dos relés e dos porta fusíveis.
Na sexta-feira dia 19/05 peguei uma chuva enorme aqui em campinas com o carro, a foi aquela cachoeira nos pés. Nesse mesmo dia os faróis do carro pararam de funcionar.
Li diversos tópicos no fórum para tentar achar uma solução, mas muitos estavam muito subjetivos, pode ser isso, pode ser aquilo, etc... Ontem, sábado dia 27/05 tirei o dia para tentar resolver esse problema.
Segue abaixo tudo o que fiz no carro com fotos!
Primeiro removi a grelha para checar se os drenos estavam obstruídos e me deparei com isso:
Muita sujeira, mas os dutos não estavam obstruídos.
Como dá para ver nessa foto, esse carro tinha AC mas o antigo dono retirou e jogou tudo fora.
Eu tirei e limpei essa peça plástica que sai da caixa de ar e entra no carro:
Tinha uns 50Kg de massa de calafetar e estava muito suja. Na montagem eu não usei aquela espécie de junta de espuma entre a peça e a parede corta foto, eu calafetei tudo. Fiz um teste jogando água e aparentemente não infiltrou no carro.
Peça instalada e calafetada:
Lembrando que isso é um paliativo, eu não vou colocar ar nesse carro e em breve esse buraco na parece corta fogo será fechado.
O problema mesmo era nessa tampa plástica acima da caixa de fusíveis:
Foto sem a tampa de borracha:
Dá para ver a fiação do carro, que está muito ruim por sinal:
Tampa removida:
Para tirar essa peça vc vai precisar de uma chave estrela de 8mm e soltar duas porcas acima dos relés que estão fixados na parede corta fogo. Quando eu tirei ela estava com muita massa de calafetar, segue foto dela já limpa:
Sim, eu exagerei na massa de calafetar!
Aparentemente ficou um serviço meio mal feito, mas ficou funcional, fiz o teste e POR ALÍ não vazou mais:
Bom, só depois de apertar embaixo do painel foi que eu vi a massa de calafetar saindo pelas bordas.
Aí fui fazer o teste jogando água em cima e adivinhem.... Voltou a cachoeira de novo. Só que analisando por debaixo do painel ví um parafuso todo torto e espanado:
Esse é o furo, que prende o paralama no monobloco:
Visto por dentro do carro:
Furo com o parafuso e massa de calafetar:
NÃO VAZOU MAIS ÁGUA!!!!
Claro que o teste mesmo vai ser sob uma chuva intensa, mas está bem melhor. Antes só de lavar o carro já molhava tudo!
Pessoal quem for fazer esse serviço não esqueça de fixar os aterramentos como na foto abaixo:
Eu não os fixei por trás da peça plástica justamente por causa da massa de calafetar, optei por fixá-los na frente mas com uma arruela para dar o contato.
Espero que esse tópico seja útil para alguém, tentei deixar bem completo e explicado.
Se alguém tiver alguma dúvida pode perguntar a vontade.
Abraço a todos!
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