Meu opala só está funcionando o farol alto.
Quando rodo a chave seletora, ele vai direto pro alto e não volta pro baixo.
Já verifiquei as lampadas e o relê duplo e está tudo ok.
Será que foi a alavanca que quebrou ou o comutador que travou no alto?
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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Marcos Adriano escreveu:essa vareta fica do lado do volante...
da uma olhada...pode ter enroscado mesmo
Marcos Adriano escreveu:eu acho q nem precisa baixar ela nao em.....
botao do contato fica la em baixo...olhando da esquerda pra direita na lateral da pra ver ela se mexendo quando mexe a haste da seta....
veja se não tem nenhum curto, ou fusível queimado !romuloruella escreveu:Boa noite opaleiros!
Troquei o comutador e o problema persiste.
Só falta trocar o relê ou tem outro teste que eu possa fazer?
Obs: tive que trocar até o relê duplo do farol porque ficou travado no baixo e alto ao mesmo tempo e derreteu tudo.
LucasPiologo escreveu:veja se não tem nenhum curto, ou fusível queimado !romuloruella escreveu:Boa noite opaleiros!
Troquei o comutador e o problema persiste.
Só falta trocar o relê ou tem outro teste que eu possa fazer?
Obs: tive que trocar até o relê duplo do farol porque ficou travado no baixo e alto ao mesmo tempo e derreteu tudo.
O meu esses dias ficou sem injetor,som,farol alto e vidros elétricos, era um fusível que queimou por que o alarme deu pau, desliguei o alarme recoloquei o fusível e ficou tudo normal de novo !
romuloruella escreveu:Já verfiquei e estão todos ok!
Verifiquei também no relê duplo e está armando os dois(baixo e alto) ao mesmo tempo.
O que mais fico intrigado é que o farol só desliga depois de ligar a chave ou retirar o referido fusível.LucasPiologo escreveu:
veja se não tem nenhum curto, ou fusível queimado !
O meu esses dias ficou sem injetor,som,farol alto e vidros elétricos, era um fusível que queimou por que o alarme deu pau, desliguei o alarme recoloquei o fusível e ficou tudo normal de novo !
opala4cc escreveu:romuloruella escreveu:Já verfiquei e estão todos ok!
Verifiquei também no relê duplo e está armando os dois(baixo e alto) ao mesmo tempo.
O que mais fico intrigado é que o farol só desliga depois de ligar a chave ou retirar o referido fusível.
Quanto tempo você deixou ligado até constatar que o farol só desliga depois de ligar a chave ou retirar o referido fusível? Eu pergunto isso porque existe um relé temporizador de faróis nos opalas 88 em diante, que mantém os faróis ligados por uns 30 segundos mesmo após estar tudo desligado. Se não me engano, se nesse período você ligar a ignição o relé temporizador desliga os faróis.
romuloruella escreveu:Por mais de 2 minutos e não desligou.
Por isso que penso que pode ser um curto no relê que travou no estágio do farol alto, uma vez que liga a chave e ele desliga.opala4cc escreveu:
Quanto tempo você deixou ligado até constatar que o farol só desliga depois de ligar a chave ou retirar o referido fusível? Eu pergunto isso porque existe um relé temporizador de faróis nos opalas 88 em diante, que mantém os faróis ligados por uns 30 segundos mesmo após estar tudo desligado. Se não me engano, se nesse período você ligar a ignição o relé temporizador desliga os faróis.
opala4cc escreveu:romuloruella escreveu:Por mais de 2 minutos e não desligou.
Por isso que penso que pode ser um curto no relê que travou no estágio do farol alto, uma vez que liga a chave e ele desliga.
A grande maioria dos relés podem ser testados sem abri-los. Basta energizar a bobina e ouvir o clique. Para testar com mais confiabilidade ainda, verifique se abre ou fecha continuidade nos terminais restantes, identificando se são relés de 4 ou 5 terminais e a função de cada terminal, que vem escrito no relé.
romuloruella escreveu:Acabei de testar o relê e o mesmo está funcional, principalmente onde energiza o contato temporizado.
Já não sei mais o que pode ser...opala4cc escreveu:
A grande maioria dos relés podem ser testados sem abri-los. Basta energizar a bobina e ouvir o clique. Para testar com mais confiabilidade ainda, verifique se abre ou fecha continuidade nos terminais restantes, identificando se são relés de 4 ou 5 terminais e a função de cada terminal, que vem escrito no relé.
opala4cc escreveu:romuloruella escreveu:Acabei de testar o relê e o mesmo está funcional, principalmente onde energiza o contato temporizado.
Já não sei mais o que pode ser...
Só tem duas possibildiades, então: ligações elétricas incorretas ou o seu comutador está defeituoso/mal regulado (conforme já disseram aqui no tópico). A possibilidade de defeito no botão que aciona os faróis é mais remota, mas pode ser uma boa ideia olhar ali atrás se os fios foram corretamente ligados. Se foram, hora de testar o botão dos faróis.
romuloruella escreveu:Só me resta verificar a instalação física(fiação) porque o resto já testei tudo...
O comutador e o relê são novos.opala4cc escreveu:
Só tem duas possibildiades, então: ligações elétricas incorretas ou o seu comutador está defeituoso/mal regulado (conforme já disseram aqui no tópico). A possibilidade de defeito no botão que aciona os faróis é mais remota, mas pode ser uma boa ideia olhar ali atrás se os fios foram corretamente ligados. Se foram, hora de testar o botão dos faróis.
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