Comprei ele de um camarada de SP e trouxe aqui pro Paraná. Hehe
Logo quando chegou, restaurei parte do interior pois estava muito feio e em seguida gastei uma grana boa na parte mecânica e suspensão.
Pela idade do mesmo e pelo valor pago na época eu estava ciente que a parte de funilaria e pintura estavam ruins. Não mexi nessa parte pois sabia que precisava de tempo e $$$ Kkk
Esse mes infelizmente bateram na lateral traseira do Opalão e como a pintura já estava bem surrada seria mais viável pintar ele todo. Porém gastar com uma pintura nova por cima de podres e remendos mal executados seria desperdício de dinheiro ao meu ver.
Todo o processo será executado por mim pois tenho experiência com pintura automotiva mas na parte de funilaria não sei muita coisa. Estou a algum tempo estudando por artigos e vídeos no YT.
Vou postar todo o processo aqui ( inclusive pintura profissional passo a passo). Tambem colocaremos em discussão alguns tópicos que irão surgir e também possa sanar dúvidas ou mesmo encorajar o pessoal que sonha em reformar/restaurar seu Opala.
Por experiência sei que não se deve começar algo do tipo se não tiveres tempo, paciência e vontade de aprender. Caso contrário seria mais sensato deixar seu Opala com o zéh da esquina e não esquentar a cabeça de começo.
Não irei me atentar muito a parte inferior pois no futuro vou trocar o 4 cilindros por um 350 ou 383.
Não me decidi pela cor ainda mas sua pintura original é azul marítimo. Atualmente estava com um azul bem diferente e faixas brancas. Talvez pinte com um azul metalico em poliéster com faixas do SS ou Laranja Solar. Se repararem poderão ver que ele foi transformado em De Luxo o que estou querendo manter até mudar o motor.
Não ligo muito para originalidade visto que já comprei 4 cilindros pensando no UP de motor. O interior está bem razoável com a maioria dos acessórios originais de época. Tudo funciona, inclusive antena elétrica Truffi etc...
Vou começar na seguinte sequência: lateral batida, traseira, lateral esquerda, frente e cofre. O que fiz até agora:
Cortei o reforço por dentro do porta malas ( aquele que fica na vertical ) deu para desamassar legal com uns "chutes"
Removi parcialmente a tinta velha nos locais críticos com uma esmerilhadeira e strip disc .
Comprei os remendos novos ( caixa traseira, sobre rodas, entre porta e roda e caixa de ar ) marquei com uma caneta a posição e deixando uma " margem de erro " cortei as partes podres utilizando a esmerilhadeira e disco de corte.
A estrutura interna está bemm ruim, onde estiver podre terei que cortar e substituir. Reforço da caixa traseira nem existe mais, caixa de roda tem gambiarra e provavelmente o reforço da caixa de ar vai ter que ser substituída. ( Pensando em por uma chapa 16 plana, sem os detalhes para alívio de peso )
Próximo passo antes de continuar a desmontar vai ser construir uma dobradeira de chapas manual. Bem simples e que pode ser construída com sucata. Irei postar parte do processo também.
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