por marcoskle Qui 14 Fev - 12:35:53
O que realmente aconteceu é difícil saber, podem ser varias coisas já mencionadas..
Filtro com pouco aperto...
Problema na válvula...
Óleo frio que aumentou a pressão do sistema (acho que só isso não era pra causar o vazamento, mais não tenho conhecimento suficiente para afirmar).
Se me permite compartilhar o pouco que sei, eu diria para nunca acelerar um motor até que o mesmo esteja aquecido... (é lógico que na prática essa recomendação é impossível, mais enfim...)
O motor é projetado com suas folgas para o pleno funcionamento após aquecido, por isso existe a termostática, fazer que o motor aqueça o mais rápido possível. Não que acelerar o motor frio vá fazer ele "explodir", mais certamente sua durabilidade será reduzida. As folgas do motor frio são menores, após aquecido o metal dilata e as folgas alcançam as medidas "ideais" de funcionamento...
Meu avô, caminhoneiro, ensinou para meu pai, que repassou o conhecimento e a dica para mim. Pode parecer brincadeira, mais sempre que possível saia com o carro "ladeira abaixo". Nesse tempo o motor já vai aquecendo e mesmo que precise acelerar você força minimamente o conjunto. Minha garagem fica em uma rua bem íngreme, mesmo quando quero ir para cima, eu sai para baixo, ando umas 3 quadras relando o pé e depois vou morro acima, nesse pequeno tempo o motor já teve tempo de ter o mínimo de lubrificação e aquecimento. Pode ser "nóia" da minha família, mais eu acho bem coerente...
Outra coisa, motor "Novo/Reficado" pode usar óleo mais fino...
Meu 4 cilindros já deu algumas voltas ao mundo e continuo usando 15w40 com boa pressão no sistema.
20w50 é pra motor bem rodado mesmo...
Lindo carro na foto do perfil, parabéns!
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