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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Ago - 0:47:03

    Esta é uma peça que poucos conhecem e ainda menos gente sabe seu propósito, sendo exatamente este o motivo que me fez colocar esta postagem na seção de curiosidades sobre o opala.
    É meio rara de ser encontrada à venda e muitas vezes quando encontrada para venda é descrita no anúncio de forma incorreta. A peça mostrada nas fotos desta postagem foi comprada no mercadolivre a um preço bem mais acessível (uma exceção à regra) e sua função é resfriar o combustível antes dele entrar no carburador. Essa redução de temperatura ocorre quando o ar condicionado está ligado e consiste em fazer o combustível passar próximo à tubulação do climatizador, entre o filtro secador/desumidificador e a admissão do compressor (linha de baixa pressão) do sistema de AC. Assim sendo, ela nada mais é do que um trocador de calor rudimentar e miniaturizado que utiliza o mesmo princípio de alguns trocadores de calor encontrados na indústria.
    Ela estava presente em comodoros e diplomatas de 6 cilindros com ar condicionado fabricados aproximadamente a partir de outubro de 1990 até abril de 1992.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri10
    Foto 1: o trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri11
    Foto 2: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri12
    Foto 3: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri14
    Foto 4: o mesmo da foto anterior.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri15
    Foto 5: o mesmo da foto anterior.

    Como eu não podia deixar a peça imunda e sucateada com estava, resolvi dar um UP nela. Fico imaginando o bagaço que deveria estar o opala de onde ela saiu! Isso sem falar no estado do compressor, a julgar pela grande quantidade de sujeira na parte interna da tubulação.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri13
    Foto 6: rebites removidos para o desmonte.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri16
    Foto 7: a blindagem e a isolação removidas e o trocador exposto.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri17
    Foto 8: a despeito da etiqueta amarela, o número "52259359" descrito não corresponde ao número GMB da peça que tenho nos catálogos. Não sei o que este número significa, pois o número GMB correto seria "52259413".

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri18
    Foto 9: o catálogo de peças em papel e a localização da peça em questão. Obs.:a despeito do título no catálogo, as mangueiras do diagrama são do AC e não do combustível.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri19
    Foto 10: a peça já limpa e remontada. Os amassados mais profundos foram mitigados.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri21
    Foto 11: em novo ângulo.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri20
    Foto 12: de novo, em outro ângulo.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri22
    Foto 13: em detalhe.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri24
    Foto 14: agora totalmente finalizada, com os isolantes.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri23
    Foto 15:agora totalmente finalizada, com os isolantes.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri25
    Foto 16: "A" e "B" fazem parte do trajeto do combustível, um é a entrada e outro é a saída. "C" e "D" fazem parte do trajeto do fluido refrigerante e do óleo do sistema de AC, sendo um a entrada e o outro a saída. Não sei quais dentre "A" e "B" bem como "C" e "D" são entrada e quais são saída, pois faz muitos anos desde a última vez que vi uma traquitana destas montada em um opala.

    Grapiglia e Marco A.Cunha gostam desta mensagem

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por vicomodoro Qui 29 Ago - 7:05:59

    Legal. De vez em quando ainda surgem novidades do Opala. hehehe
    A dúvida é: isto realmente faz diferença no sistema?
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Qui 29 Ago - 8:34:39

    Achado interessante. Mesmo o Opala no final dos anos 80, um projeto que já estava com seu fim determinado, é interessante ver como ainda se desenvolvia algumas soluções.

    Quanto a numeração no adesivo da peça, é provável que seja uma numeração anterior, normalmente quando a GM atualizava a numeração, a antiga era suprimida depois de algum tempo.

    Outro ponto interessante é que mesmo sendo um componente da linha de combustível, no CEPCHEV ela consta na seção do AC.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por alca182 Qui 29 Ago - 8:46:19

    Muito legal a postagem, parabéns!

    Não conhecia essa peça, bem interessante o funcionamento.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Müller Qui 29 Ago - 9:23:46

    Ainda tenho dúvidas sobre a real necessidade/eficiência dessa peça, tanto na gasolina qto no álcool.....Em 99.9% dos Opalas/Caravans, essa peça foi retirada, ligando-se a mangueira do A/C direto entre o compressor e o filtro secador. Minha Caravan ainda tem!


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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Ago - 10:06:53

    vicomodoro escreveu:Legal. De vez em quando ainda surgem novidades do Opala. hehehe
    A dúvida é:  isto realmente faz diferença no sistema?
    Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Mas tenho outra: por que só nos 6 cilindros, inclusive naqueles a álcool?
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Ago - 10:12:38

    Müller escreveu:Ainda tenho dúvidas sobre a real necessidade/eficiência dessa peça, tanto na gasolina qto no álcool.....Em 99.9% dos Opalas/Caravans, essa peça foi retirada, ligando-se a mangueira do A/C direto entre o compressor e o filtro secador. Minha Caravan ainda tem!
    Pois é. A única coisa que me faz ter certeza de que a peça deve fazer alguma diferença é que na indústria que fabrica em linha de montagem, quando você modifica o projeto suprimindo uma simples porca ou parafuso, todo mundo lhe dá tapinhas nas costas por causa da economia de escala. Então, se tinha essa coisa, alguma diferença fazia. Mas... o quão significativa ela era? Nota-se que o frio aproveitado do sistema de AC era no ponto mínimo, pois o fluido de refrigeração já tinha passado inclusive pelo filtro!

    Uma coisa é certa: eu não pagaria R$350,00 para recolocá-la no carro!


    Última edição por opala4cc em Qui 29 Ago - 10:17:57, editado 1 vez(es)
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Ago - 10:15:41

    RHCESPECIAL1974 escreveu:Achado interessante. Mesmo o Opala no final dos anos 80, um projeto que já estava com seu fim determinado, é interessante ver como ainda se desenvolvia algumas soluções.

    Quanto a numeração no adesivo da peça, é provável que seja uma numeração anterior, normalmente quando a GM atualizava a numeração, a antiga era suprimida depois de algum tempo.

    Outro ponto interessante é que mesmo sendo um componente da linha de combustível, no CEPCHEV ela consta na seção do AC.
    Curiosidade: resfriador de combustível no opala J10

    Exato. Apesar do fim determinado, talvez por medo de atraso na chegada do ômega, a GMB chegou, inclusive, a cogitar seriamente até a última hora injetar o opala. Quem teve um 92 sabe que  primário do escapamento (aquele escapamento com catalisador) tinha um bujão rosqueado fechando o furo que era para ter recebido uma sonda lâmbda...
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Ago - 10:17:06

    alca182 escreveu:Muito legal a postagem, parabéns!

    Não conhecia essa peça, bem interessante o funcionamento.

    OKK
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por BenKenobi Qui 29 Ago - 10:21:17

    Entao se entendi bem, esse resfriador só funciona quando o AC está ligado, é isso? Uma vez que ele é ligado na linha do AC.

    Hoje em dia existe isso em muitos carros, para entrar mais combustivel, especialmente em dias quentes, uma vez que o combustivel entra mais frio e menos denso, o que faz a mistura ficar melhor.

    No caso do carburador, não sei dizer se melhora em alguma coisa, especialmente só com o AC ligado.

    Particularmente não sabia disso nao. Nem imagina que existiu. Muito legal!
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Ago - 10:25:03

    BenKenobi escreveu:Entao se entendi bem, esse resfriador só funciona quando o AC está ligado, é isso? Uma vez que ele é ligado na linha do AC.

    Hoje em dia existe isso em muitos carros, para entrar mais combustivel, especialmente em dias quentes, uma vez que o combustivel entra mais frio e menos denso, o que faz a mistura ficar melhor.

    No caso do carburador, não sei dizer se melhora em alguma coisa, especialmente só com o AC ligado.

    Particularmente não sabia disso nao. Nem imagina que existiu. Muito legal!

    No caso do opala, sim, só com o AC ligado. Só uma pequena correção: se o combustível entra mais frio, entra MAIS denso. Eu não sabia que isso existia em muitos carros! Valeu!
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Bruno Chumbinho Qui 29 Ago - 10:50:47

    Parabéns pela matéria. Também não conhecia esta peça. Com um tamanho tão reduzido acho que deve ser uma troca de calor bem pequena... . Mas como dito anteriormente, nada é feito na indústria sem um propósito.

    Depois que colocar no carro nos conte se há alguma mudança.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 29 Ago - 17:39:53

    muito bom


    ja tinha ouvido falar dela.....mas fotos detalhadas dela assim sao muito raras.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Sex 30 Ago - 6:42:03

    opala4cc escreveu:
    RHCESPECIAL1974 escreveu:Achado interessante. Mesmo o Opala no final dos anos 80, um projeto que já estava com seu fim determinado, é interessante ver como ainda se desenvolvia algumas soluções.

    Quanto a numeração no adesivo da peça, é provável que seja uma numeração anterior, normalmente quando a GM atualizava a numeração, a antiga era suprimida depois de algum tempo.

    Outro ponto interessante é que mesmo sendo um componente da linha de combustível, no CEPCHEV ela consta na seção do AC.
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    Exato. Apesar do fim determinado, talvez por medo de atraso na chegada do ômega, a GMB chegou, inclusive, a cogitar seriamente até a última hora injetar o opala. Quem teve um 92 sabe que  primário do escapamento (aquele escapamento com catalisador) tinha um bujão rosqueado fechando o furo que era para ter recebido uma sonda lâmbda...

    Seria legal Opala com injeção original, pena que já era uma carroceria muito defasada. Se bem que a carroceria do Omega veio para cá 6 anos depois de lançamento na Europa. Mas mesmo assim era muuiiiiiiito mais moderno que o Opala. Agora falando em desempenho um amigo comprou um Omega 1993 3.0 em excelente estado de conservação, dei uma volta no carro e não achei grandes coisa o desempenho em baixa velocidade, me pareceu faltar muito torque ou talvez o ganho de potência e torque seja muito progressivo com o aumento de rotação.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Sex 30 Ago - 8:12:48

    RHCESPECIAL1974 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Exato. Apesar do fim determinado, talvez por medo de atraso na chegada do ômega, a GMB chegou, inclusive, a cogitar seriamente até a última hora injetar o opala. Quem teve um 92 sabe que  primário do escapamento (aquele escapamento com catalisador) tinha um bujão rosqueado fechando o furo que era para ter recebido uma sonda lâmbda...

    Seria legal Opala com injeção original, pena que já era uma carroceria muito defasada. Se bem que a carroceria do Omega veio para cá 6 anos depois de lançamento na Europa. Mas mesmo assim era muuiiiiiiito mais moderno que o Opala. Agora falando em desempenho um amigo comprou um Omega 1993 3.0 em excelente estado de conservação, dei uma volta no carro e não achei grandes coisa o desempenho em baixa velocidade, me pareceu faltar muito torque ou talvez o ganho de potência e torque seja muito progressivo com o aumento de rotação.

    O opala injetado teria a injeção monoponto dos primeiros monzas. Ela seria muito parecida com a receita que rola na internet com a TBI monoponto, bomba elétrica, etc... A diferença mais marcante para a receita da internet é que obviamente o módulo não seria programável.
    Sobre o ômega 3.0, é conhecido e notório que é um motor "mais girador". Ele tem menos torque em baixas rotações do que o 4.1. Portanto, ele só desperta em giros mais altos, o que desagradou muita gente. Isso fez muita gente achar que era um motor "mais moderno" que o 4.1, mas tem gente alegando que ele é ainda mais antigo. Eu nunca fui atrás dessa celeuma para dirimir quem está certo.
    Em termos de mecânica, seu amigo comprou uma bomba, já que a manutenção deste motor alemão é considerada bem cara por ter muita coisa importada e rara.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Sex 30 Ago - 10:11:36


    "Em termos de mecânica, seu amigo comprou uma bomba, já que a manutenção deste motor alemão é considerada bem cara por ter muita coisa importada e rara."

    Na verdade ele é mecânico e gosta de umas coisas "diferentes" kkkkkk
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Sex 30 Ago - 11:52:48

    RHCESPECIAL1974 escreveu:
    "Em termos de mecânica, seu amigo comprou uma bomba, já que a manutenção deste motor alemão é considerada bem cara por ter muita coisa importada e rara."

    Na verdade ele é mecânico e gosta de umas coisas "diferentes" kkkkkk

    É, daí já muda bastante o custo. As concessionárias chevrolet estavam dando 40% de desconto para oficinas independentes que comprassem peças na rede de concessionárias até pouco tempo. Não sei se ainda vigora essa barbada.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Sex 30 Ago - 19:11:18

    Fui consultor de serviços em concessionária GM e te digo uma coisa, quando o assunto era vela, cabo de vela, filtros de óleo, ar e combustível e óleos minerais, o preço era muito acessível. Trabalhei até 2008 e na época não valia a pena trocar óleo no posto. Havia épocas que a GM fazia campanhas para troca de kit filtros que chegava a custar 25% mais barato que nos postos, isso com tudo ACDelco contra umas marcas meio chinfrim que tem por aí..

    Outra coisa, quando eu estava na faculdade de eletromecanica, fomos visitar a MDS(tambores e discos de freios) que fica em Nova Veneza, aqui em SC. Na época eles forneciam linha de montagem GM(Celta/Classic, Corsa/Montana/Meriva e se não me engano S10 também) alguns modelos VW e Ford além de vários modelos fora de série eu um amigo do curso que trabalhou me explicou a diferença entre os produtos fornecidos.Segundo ele, a linha de montagem era o melhor produto que saia da fábrica, a seguir as peças de reposição originais para os centros de distribuição das montadoras. A seguir a marca da própria MDS. O refugo era refundido.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Sex 30 Ago - 20:05:54

    Os produtos da mds freios que vão para o mercado de reposição no mercado paralelo não são de qualidade.  É comum disco de freio saindo da caixa com empenamento acima do tolerável.  O controle de qualidade deles para esse tipo de mercado é ruim


    Última edição por opala4cc em Dom 22 Set - 12:32:11, editado 1 vez(es)
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Aprendi mais uma. Grato.

    Mensagem por Armando de Oliveira Neto Dom 22 Set - 8:25:02

    opala4cc escreveu:Esta é uma peça que poucos conhecem e ainda menos gente sabe seu propósito, sendo exatamente este o motivo que me fez colocar esta postagem na seção de curiosidades sobre o opala.
    É meio rara de ser encontrada à venda e muitas vezes quando encontrada para venda é descrita no anúncio de forma incorreta. A peça mostrada nas fotos desta postagem foi comprada no mercadolivre a um preço bem mais acessível (uma exceção à regra) e sua função é resfriar o combustível antes dele entrar no carburador. Essa redução de temperatura ocorre quando o ar condicionado está ligado e consiste em fazer o combustível passar próximo à tubulação do climatizador, entre o filtro secador/desumidificador e a admissão do compressor (linha de baixa pressão) do sistema de AC. Assim sendo, ela nada mais é do que um trocador de calor rudimentar e miniaturizado que utiliza o mesmo princípio de alguns trocadores de calor encontrados na indústria.
    Ela estava presente em comodoros e diplomatas de 6 cilindros com ar condicionado fabricados aproximadamente a partir de outubro de 1990 até abril de 1992.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri10
    Foto 1: o trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri11
    Foto 2: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri12
    Foto 3: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri14
    Foto 4: o mesmo da foto anterior.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri15
    Foto 5: o mesmo da foto anterior.

    Como eu não podia deixar a peça imunda e sucateada com estava, resolvi dar um UP nela. Fico imaginando o bagaço que deveria estar o opala de onde ela saiu! Isso sem falar no estado do compressor, a julgar pela grande quantidade de sujeira na parte interna da tubulação.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri13
    Foto 6: rebites removidos para o desmonte.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri16
    Foto 7: a blindagem e a isolação removidas e o trocador exposto.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri17
    Foto 8: a despeito da etiqueta amarela, o número "52259359" descrito não corresponde ao número GMB da peça que tenho nos catálogos. Não sei o que este número significa, pois o número GMB correto seria "52259413".

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri18
    Foto 9: o catálogo de peças em papel e a localização da peça em questão. Obs.:a despeito do título no catálogo, as mangueiras do diagrama são do AC e não do combustível.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri19
    Foto 10: a peça já limpa e remontada. Os amassados mais profundos foram mitigados.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri21
    Foto 11: em novo ângulo.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri20
    Foto 12: de novo, em outro ângulo.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri22
    Foto 13: em detalhe.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri24
    Foto 14: agora totalmente finalizada, com os isolantes.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri23
    Foto 15:agora totalmente finalizada, com os isolantes.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri25
    Foto 16: "A" e "B" fazem parte do trajeto do combustível, um é a entrada e outro é a saída. "C" e "D" fazem parte do trajeto do fluido refrigerante e do óleo do sistema de AC, sendo um a entrada e o outro a saída. Não sei quais dentre "A" e "B" bem como "C" e "D" são entrada e quais são saída, pois faz muitos anos desde a última vez que vi uma traquitana destas montada em um opala.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Trocador de calor.

    Mensagem por Alan Rocha de Arruda Ter 24 Set - 8:58:46

    Senhores nós condutores podemos não ver tal utilização desta peça, mas o princípio dela é muito requisitado. Devido as altas temperaturas que o motor GM trabalha, atrelado ao nosso clima que é quente, o combustível já chega ao carburador em uma temperatura acima do ideal, quando é injetado na tubulação de admissão, pode haver pré detonação ( o combustível inflama antes de chegar na câmara). Isso é mais fácil ainda de acontecer em combustível de má qualidade, e baixa octanagem (lembrando que octanagem é a resistência da gasolina ao ponto de explosão). Quando o combustível entra em contato com válvulas de admissão por exemplo, já entra em ignição fora do tempo, causando pré detonação, grilos no motor e bater de pinos. Podemos não perceber mas ajuda muito! Espero ter ajudado.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Curiosidade: resfriador de combustível do opala

    Mensagem por Grapiglia Sex 22 Jan - 15:07:37

    Ótima publicação, já estava quase arrancado esse resfriador achando que tinhas colocado alguma gambiarra no carro.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Sex 22 Jan - 15:26:24

    Grapiglia escreveu:Ótima publicação, já estava quase arrancado esse resfriador achando que tinhas colocado alguma gambiarra no carro.


    KKKKK!!! Você não seria o primeiro a fazê-lo por estes motivos! Eu acho que um monte de gente já fez isso achando que era gambiarra ou que não servia pra nada!

    Grapiglia gosta desta mensagem

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Gerald Seg 18 Out - 12:31:08

    Cheguei aqui quando eu estava procurando informações sobre o sistema de ar condicionado do Opala. Talvez esse tópico seja antigo e tenha perdido o interesse, mas eu gostaria de deixar meu comentário.

    Desconfio que esse resfriador de combustível, usado somente nos Opalas dos anos finais, esteja colocado na linha de RETORNO de combustível, não na linha de entrada, entre o tanque e a bomba.

    Se a minha "teoria" estiver certa, a idéia da GM não era obter melhor desempenho do motor, mas evitar que combustível quente voltasse ao tanque. O fluxo contínuo de combustível quente retornando ao tanque iria fazer com que todo o combustível do tanque eventualmete se aquecesse, o que não seria uma coisa boa. Uma das consequências seria o combustível do tanque emitir mais vapor, e as bolhas resultantes poderiam prejudicar a operação da bomba de combustível, por exemplo.

    Lá fora há várias citações de resfriador de combustível operando na linha de retorno:

    "It is common in fuel injection systems and even some carbureted fuel systems, that a portion of the fuel drawn from the fuel tank for delivery into the engine, be recirculated back to the fuel tank as a consequence of partial consumption by the engine. In gasoline fuel injected systems, this fuel is typically at a pressure of about 40 psi and, during its travel from the tank to the pressure regulator and back to the tank, experiences approximately 25-80 degree F. rise in temperature. During continuous operation of the engine, a continuous flow of recirculating fuel returning to the tank, causes the average temperature of the fuel in the tank to rise considerably.


    "The fuel coolers were added to many Bosch-injected cars, after there was experience with vapor-locking in extended hot-day stop-and-go driving. Car would just stop running as the fuel pump struggled to pump vapor from the tank."



    Para saber exatamente como funciona o resfriador de combustível do Opala, só vendo um pessoalmente. Infelizmente a GM nunca publicou literatura sobre o assunto. O meu Diplomata 89 tem o sistema de ar condicionado ainda original, mas os modelos desse ano, a GM ainda não tinha introduzido o resfriador de combustível. Somente quem tiver um Opala com esse sistema ainda intacto é que poderia dar uma resposta conclusiva a qual é a função do resfriador de combustível.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Seg 18 Out - 14:15:41

    Gerald escreveu:Cheguei aqui quando eu estava procurando informações sobre o sistema de ar condicionado do Opala. Talvez esse tópico seja antigo e tenha perdido o interesse, mas eu gostaria de deixar meu comentário.

    Desconfio que esse resfriador de combustível, usado somente nos Opalas dos anos finais, esteja colocado na linha de RETORNO de combustível, não na linha de entrada, entre o tanque e a bomba.

    Se a minha "teoria" estiver certa, a idéia da GM não era obter melhor desempenho do motor, mas evitar que combustível quente voltasse ao tanque. O fluxo contínuo de combustível quente retornando ao tanque iria fazer com que todo o combustível do tanque eventualmete se aquecesse, o que não seria uma coisa boa. Uma das consequências seria o combustível do tanque emitir mais vapor, e as bolhas resultantes poderiam prejudicar a operação da bomba de combustível, por exemplo.

    Lá fora há várias citações de resfriador de combustível operando na linha de retorno:

    "It is common in fuel injection systems and even some carbureted fuel systems, that a portion of the fuel drawn from the fuel tank for delivery into the engine, be recirculated back to the fuel tank as a consequence of partial consumption by the engine. In gasoline fuel injected systems, this fuel is typically at a pressure of about 40 psi and, during its travel from the tank to the pressure regulator and back to the tank, experiences approximately 25-80 degree F. rise in temperature. During continuous operation of the engine, a continuous flow of recirculating fuel returning to the tank, causes the average temperature of the fuel in the tank to rise considerably.


    "The fuel coolers were added to many Bosch-injected cars, after there was experience with vapor-locking in extended hot-day stop-and-go driving. Car would just stop running as the fuel pump struggled to pump vapor from the tank."



    Para saber exatamente como funciona o resfriador de combustível do Opala, só vendo um pessoalmente. Infelizmente a GM nunca publicou literatura sobre o assunto. O meu Diplomata 89 tem o sistema de ar condicionado ainda original, mas os modelos desse ano, a GM ainda não tinha introduzido o resfriador de combustível. Somente quem tiver um Opala com esse sistema ainda intacto é que poderia dar uma resposta conclusiva a qual é a função do resfriador de combustível.

    Gerald:

    Interessante... Agradeço por contribuir.
    Pelo que li no texto em inglês, o objetivo do resfriador de combustível seria evitar que a bomba de combustível bombeasse vapor de combustível, pois o carro pode parar de funcionar (carros injetados). Provavelmente é uma condição factível em climas muito quentes e pouco combustível no tanque, pois a recirculação do combustível faz retornar ao tanque um combustível mais quente do que o combustível que saiu fazendo aumentar significativamente a temperatura do líquido como um todo no próprio tanque.
    Mas quanto à sua teoria sobre as bolhas, acho que não procede. Pelo menos não com o opala 90 a 92. A captação de combustível do tanque é feita por um tubo pescador que capta bem perto do fundo. Tanto a gasolina quanto o álcool são líquidos pouco viscosos e, como resultado, as bolhas que eventualmente chegarem ao tanque, rapidamente sobem à superfície. Ademais, ainda há a cuba do carburador e o desborbulhador que funcionam como mecanismos adicionais para que o motor não sofra interrupção de funcionamento pela interferência de bolhas no combustível. Então, se começar a falhar por falta de combustível, seria defeito na bomba mecânica, regulagem ruim no sistema da boia da cuba, entupimento na linha, etc...
    Mas... mesmo assim, quem sabe? De repente, a GMB realmente colocou o resfriador no retorno! Eu tenho quase certeza de que li sobre este resfriador faz muitos anos em uma revista especializada e podia jurar que o resfriador é na linha de alimentação. Mas posso estar errado. Vamos ver se alguém que tem um diplomata 92 bastante íntegro tira essa dúvida?
    Abraço!
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Müller Seg 18 Out - 14:38:11

    Minha Caravan 91 ainda mantém o sistema de ar original e afirmo, com convicção, q esse resfriador é colocado na linha de alimentação. Ela é 6 cil a álcool original (chassi FMM, carburador 3e e não tem retorno.


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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Seg 18 Out - 14:55:08

    Müller escreveu:Minha Caravan 91 ainda mantém o sistema de ar original e afirmo, com convicção, q esse resfriador é colocado na linha de alimentação. Ela é 6 cil a álcool original (chassi FMM, carburador 3e e não tem retorno.

    OKK  Curiosidade: resfriador de combustível no opala 255810

    Só uma coisinha... "não tem retorno"?!? Você quis dizer que não tem a linha de retorno de combustível? scratch
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Müller Seg 18 Out - 15:05:08

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:Minha Caravan 91 ainda mantém o sistema de ar original e afirmo, com convicção, q esse resfriador é colocado na linha de alimentação. Ela é 6 cil a álcool original (chassi FMM, carburador 3e e não tem retorno.

    OKK  Curiosidade: resfriador de combustível no opala 255810

    Só uma coisinha... "não tem retorno"?!? Você quis dizer que não tem a linha de retorno de combustível? scratch

    Exatamente! Não tem! Acredito q os motores a álcool não tem. Inclusive, a bóia do tanque, tem a entrada do retorno lacrada.


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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Seg 18 Out - 15:10:51

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    OKK  Curiosidade: resfriador de combustível no opala 255810

    Só uma coisinha... "não tem retorno"?!? Você quis dizer que não tem a linha de retorno de combustível? scratch

    Exatamente! Não tem! Acredito q os motores a álcool não tem. Inclusive, a bóia do tanque, tem a entrada do retorno lacrada.

    Porra, é mesmo! Não tem nem desborbulhador, cânister, essas porcarias todas! Tinha esquecido!
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Müller Seg 18 Out - 15:30:12

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Exatamente! Não tem! Acredito q os motores a álcool não tem. Inclusive, a bóia do tanque, tem a entrada do retorno lacrada.

    Porra, é mesmo! Não tem nem desborbulhador, cânister, essas porcarias todas! Tinha esquecido!

    Em 91, pelo menos, não tinha nada disso. Não tenho certeza qto aos motores a gasolina. Em 92, foi obrigatória a adoção desses itens para redução de emissões. Agora, pra 92, não tenho certeza dessas adoções para motores a álcool do Opala, se é q l, de fato, saiu Opala 92/92 a álcool, como diz a tabela de produção. Eu nunca vi e não conheço quem tenha...


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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Gerald Seg 18 Out - 16:13:31

    opala4cc,

    Como Müller confirmou, o resfriador está mesmo na linha de alimentação, não na linha de retorno, como eu havia sugerido. Assim, o mistério continua...

    Alguém comentou antes que o resfriamento do combustível teria como objetivo a melhora do desempenho do motor, mas creio que isso não é muito razoável porque o coletor de admissão de muitos Opalas costuma ser aquecido! Que sentido faria esfriar o combustível antes no resfriador para esquentar depois no coletor de admissão?




    Müller,

    Parece que o desborbulhador e o canister só são usados mesmo nos modelos a gasolina, mas o canister em particular, só nos modelos 90 a 92.

    O meu Diplomata 89 a gasolina tem desborbulhador, mas a linha de retorno não volta diretamente para o tanque, mas para cano metálico com gargalo de abastecimento do tanque.


    Voltando ao resfriador de combustível, será que a sua função não é apenas a de enquadrar os últimos Opalas nas normas de emissão de poluentes? Como disse antes, o canister foi introduzido nos modelos 90 a 92, justamente para evitar que os vapores de gasolina fossem lançados na atmosfera. Entretanto, os modelos a álcool não vinham com canister, não importa o ano. Quem sabe, o resfriador de combustível tivesse a mesma função do canister, permitindo que os modelos a álcool passassem no "teste do bafômetro". Laughing


    Nesse ponto me veio mais uma dúvida. Será que o resfriador de combustível não foi instalado só nos modelos a álcool? Isso explicaria porque o resfriador de combustível do Opala é hoje uma "mosca branca", difícil até de achar alguma informação sobre essa peça.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Seg 18 Out - 16:17:05

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Porra, é mesmo! Não tem nem desborbulhador, cânister, essas porcarias todas! Tinha esquecido!

    Em 91, pelo menos, não tinha nada disso. Não tenho certeza qto aos motores a gasolina. Em 92, foi obrigatória a adoção desses itens para redução de emissões. Agora, pra 92, não tenho certeza dessas adoções para motores a álcool do Opala, se é q l, de fato, saiu Opala 92/92 a álcool, como diz a tabela de produção. Eu nunca vi e não conheço quem tenha...

    A partir do meio de 90, para motores a gasolina, já tinha desborbulhador e cânister. Os opalas à álcool não tinham essas traquitanas. Sim, saiu 92 à álcool mas acho que é tão raro quanto o diplomata 79, kkkkk!!!!
    Certa vez, rolou uma tabela de opalas fabricados e, se não me engano, diplomata 92/92 de 5 marchas à álcool, só saiu um!!!!!! affraid Mas também não sei a confiabilidade destas tabelas...
    Mas a prova está aqui:
    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Transm10
    Esse é um calibre do câmbio automático (4 marchas) dos opalas de 88 até 92, usado exclusivamente nos 4 e 6 cilindros À ÁLCOOL. OKK
    Então, pelo menos nos automáticos, tinha 92/92 à álcool.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Seg 18 Out - 16:45:32

    Gerald escreveu:opala4cc,

    Como Müller confirmou, o resfriador está mesmo na linha de alimentação, não na linha de retorno, como eu havia sugerido. Assim, o mistério continua...

    Alguém comentou antes que o resfriamento do combustível teria como objetivo a melhora do desempenho do motor, mas creio que isso não é muito razoável porque o coletor de admissão de muitos Opalas costuma ser aquecido! Que sentido faria esfriar o combustível antes no resfriador para esquentar depois no coletor de admissão?




    Müller,

    Parece que o desborbulhador e o canister só são usados mesmo nos modelos a gasolina, mas o canister em particular, só nos modelos 90 a 92.

    O meu Diplomata 89 a gasolina tem desborbulhador, mas a linha de retorno não volta diretamente para o tanque, mas para cano metálico com gargalo de abastecimento do tanque.


    Voltando ao resfriador de combustível, será que a sua função não é apenas a de enquadrar os últimos Opalas nas normas de emissão de poluentes? Como disse antes, o canister foi introduzido nos modelos 90 a 92, justamente para evitar que os vapores de gasolina fossem lançados na atmosfera. Entretanto, os modelos a álcool não vinham com canister, não importa o ano. Quem sabe, o resfriador de combustível tivesse a mesma função do canister, permitindo que os modelos a álcool passassem no "teste do bafômetro". Laughing


    Nesse ponto me veio mais uma dúvida. Será que o resfriador de combustível não foi instalado só nos modelos a álcool? Isso explicaria porque o resfriador de combustível do Opala é hoje uma "mosca branca", difícil até de achar alguma informação sobre essa peça.

    Não, o resfriador de combustível saiu em todos os opalas 6 cilindros com AC entre a segunda metade do ano de 90 até o fim da produção em 92, tanto à álcool quanto a gasolina.
    O cânister passou a ser usado em carros carburados a gasolina só a partir de 1990 porque em 1990 entraram novas regras do PROCONVE sobre emissão de poluentes (incluindo a evaporação da gasolina para a atmosfera). Os veículos à álcool tinha limites mais brandos.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Gerald Seg 18 Out - 17:17:15

    opala4cc escreveu:
    Não, o resfriador de combustível saiu em todos os opalas 6 cilindros com AC entre a segunda metade do ano de 90 até o fim da produção em 92, tanto à álcool quanto a gasolina.
    O cânister passou a ser usado em carros carburados a gasolina só a partir de 1990 porque em 1990 entraram novas regras do PROCONVE sobre emissão de poluentes (incluindo a evaporação da gasolina para a atmosfera). Os veículos à álcool tinha limites mais brandos.

    Acho que você tem razão. A figura abaixo, extraída do CEP da Chevrolet, confirma que apenas os modelos de 6 cilindros, tanto a álcool como a gasolina, vinham com o tal resfriador de combustível.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri10

    Agora, você sabe porque os modelos de 4 cilindros não vinham com o resfriador? Será que era porque os modelos de 4 cilindros eram mais "limpinhos" (menos poluentes) que os de 6 cilindros e, por isso, não precisavam do resfriador? Razz

    Abraços
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Seg 18 Out - 19:49:15

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Não, o resfriador de combustível saiu em todos os opalas 6 cilindros com AC entre a segunda metade do ano de 90 até o fim da produção em 92, tanto à álcool quanto a gasolina.
    O cânister passou a ser usado em carros carburados a gasolina só a partir de 1990 porque em 1990 entraram novas regras do PROCONVE sobre emissão de poluentes (incluindo a evaporação da gasolina para a atmosfera). Os veículos à álcool tinha limites mais brandos.

    Acho que você tem razão. A figura abaixo, extraída do CEP da Chevrolet, confirma que apenas os modelos de 6 cilindros, tanto a álcool como a gasolina, vinham com o tal resfriador de combustível.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri10

    Agora, você sabe porque os modelos de 4 cilindros não vinham com o resfriador? Será que era porque os modelos de 4 cilindros eram mais "limpinhos" (menos poluentes) que os de 6 cilindros e, por isso, não precisavam do resfriador? Razz

    Abraços

    Aaaah, Gerald... Essa pergunta que você acabou de fazer eu já perguntei faz mais de 10 anos... ainda não obtive resposta.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por COMODORO_SLE_AUTOMATICO Ter 19 Out - 13:04:53

    eu tenho uma peça dessa para vender.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Ter 19 Out - 15:08:36

    COMODORO_SLE_AUTOMATICO escreveu:eu tenho uma peça dessa para vender.

    Posta na seção de venda de peças. OKK

    Abraço!

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Gerald Ter 19 Out - 18:53:11

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:Agora, você sabe porque os modelos de 4 cilindros não vinham com o resfriador? Será que era porque os modelos de 4 cilindros eram mais "limpinhos" (menos poluentes) que os de 6 cilindros e, por isso, não precisavam do resfriador? Razz

    Aaaah, Gerald... Essa pergunta que você acabou de fazer eu já perguntei faz mais de 10 anos... ainda não obtive resposta.

    opala4cc,

    A sua resposta me deu uma pista! Idea Mas antes eu gostaria de mostrar algumas fotos de resfriadores de combustível usando ar condicionado que encontrei na Internet. São todos de carros europeus:

    Bentley/Rolls Royce:
    Curiosidade: resfriador de combustível no opala S-l50011


    Mercedes:
    Curiosidade: resfriador de combustível no opala S-l16010


    Porsche:
    Curiosidade: resfriador de combustível no opala 15514210

    Todos esses resfriadores são parecidos em princípio com o do Opala. Nos fóruns lá de fora, a a explicação mais comum é mesmo que o resfriador de combustível é usado para eliminar o chamado "bloqueio de vapor" (vapor block).

    A formação de bolhas no combustível aquecido pode realmente ser um problema em carros a carburador, que normalmente usam bomba mecânica de baixa pressão. Como se sabe, a gasolina é formada de dezenas de hidrocarbonetos voláteis, alguns desses hidrocarboneteos começam a se vaporizar já a 40 ºC à pressão normal de uma atmosfera. O etanol também é bem volátil e ferve a apenas 78 ºC.

    O vídeo abaixo mostra um Impala (irmão gringo do Opala!) sofrendo com "bloqueio de vapor". Tanto é assim que o dono teve que levar o carro para uma oficina de manutenção.
    Infelizmente o vídeo é em inglês, mas a impressionante imagem da formação de bolhas na linha de combustível fala por si.

    A oficina acabou resolvendo o problema do Impala ao colocar uma bomba de combustível elétrica diretamente no tanque. No meu entendimento, a bomba elétrica pressuriza a linha de alimentação, elevando assim a temperatura de fervura do combustível e impedindo a formação de bolhas.




    Bem, depois dessa longa introdução, onde tento mostrar que o uso do resfriador de combustível para minimizar a formação de bolhas em dias quentes faz sentido, creio que posso dar um palpite de porque a GM usou o resfriador de combustível só nos modelos com motor de 6 cilindros.

    Você já observou o quanto esquenta o cofre do motor de um Opala de 6 cilindros? Em comparação, o cofre do motor de 4 cilindros é muito mais fresco! Shocked  Laughing

    Em parte, essa diferença de aquecimento acontece porque o motor de 6 cilindros queima mais combustível e, portanto, esquenta mais. Outra razão é que o cofre do motor de 6 cilindro é muito menos arejado que o de 4 cilindros. O espaço em volta do motor de 6 cilindros é muito menor, há menos ar para dissipar o calor do motor. Como consequência, os periféricos, a linha de combustível, inclusive,  irão aquecer bem mais.

    Na prática, bem ou mal os Opalas de 6 cilindros vinham trabalhando sem precisar desesperadamente de um resfriador de combustível. O meu Diplomata 89, por exemplo, não tem resfriador apesar do motor ser de 6 cilindros. E sempre funcionou razoavelmente no clima de São Paulo

    Talvez em regiões muito quentes (Norte, Nordeste, Rio de Janeiro no verão), os Opalas de 6 cilindros tenham padecido do problema de "bloqueio de vapor", o que levou a GM a "aperfeiçoar" o Opala com a introdução do resfriador de combustível.

    Ou talvez tenham sido um "capricho" do departamento de engenharia da GM, do tipo:
    "Se o Rolls Royce usa, por que o Opala também não pode usar"?

    Abraços

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Ter 19 Out - 19:10:45

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Aaaah, Gerald... Essa pergunta que você acabou de fazer eu já perguntei faz mais de 10 anos... ainda não obtive resposta.

    opala4cc,

    A sua resposta me deu uma pista! Idea Mas antes eu gostaria de mostrar algumas fotos de resfriadores de combustível usando ar condicionado que encontrei na Internet. São todos de carros europeus:

    Bentley/Rolls Royce:
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    Mercedes:
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    Porsche:
    Curiosidade: resfriador de combustível no opala 15514210

    Todos esses resfriadores são parecidos em princípio com o do Opala. Nos fóruns lá de fora, a a explicação mais comum é mesmo que o resfriador de combustível é usado para eliminar o chamado "bloqueio de vapor" (vapor block).

    A formação de bolhas no combustível aquecido pode realmente ser um problema em carros a carburador, que normalmente usam bomba mecânica de baixa pressão. Como se sabe, a gasolina é formada de dezenas de hidrocarbonetos voláteis, alguns desses hidrocarboneteos começam a se vaporizar já a 40 ºC à pressão normal de uma atmosfera. O etanol também é bem volátil e ferve a apenas 78 ºC.

    O vídeo abaixo mostra um Impala (irmão gringo do Opala!) sofrendo com "bloqueio de vapor". Tanto é assim que o dono teve que levar o carro para uma oficina de manutenção.
    Infelizmente o vídeo é em inglês, mas a impressionante imagem da formação de bolhas na linha de combustível fala por si.

    A oficina acabou resolvendo o problema do Impala ao colocar uma bomba de combustível elétrica diretamente no tanque. No meu entendimento, a bomba elétrica pressuriza a linha de alimentação, elevando assim a temperatura de fervura do combustível e impedindo a formação de bolhas.




    Bem, depois dessa longa introdução, onde tento mostrar que o uso do resfriador de combustível para minimizar a formação de bolhas em dias quentes faz sentido, creio que posso dar um palpite de porque a GM usou o resfriador de combustível só nos modelos com motor de 6 cilindros.

    Você já observou o quanto esquenta o cofre do motor de um Opala de 6 cilindros? Em comparação, o cofre do motor de 4 cilindros é muito mais fresco! Shocked  Laughing

    Em parte, essa diferença de aquecimento acontece porque o motor de 6 cilindros queima mais combustível e, portanto, esquenta mais. Outra razão é que o cofre do motor de 6 cilindro é muito menos arejado que o de 4 cilindros. O espaço em volta do motor de 6 cilindros é muito menor, há menos ar para dissipar o calor do motor. Como consequência, os periféricos, a linha de combustível, inclusive,  irão aquecer bem mais.

    Na prática, bem ou mal os Opalas de 6 cilindros vinham trabalhando sem precisar desesperadamente de um resfriador de combustível. O meu Diplomata 89, por exemplo, não tem resfriador apesar do motor ser de 6 cilindros. E sempre funcionou razoavelmente no clima de São Paulo

    Talvez em regiões muito quentes (Norte, Nordeste, Rio de Janeiro no verão), os Opalas de 6 cilindros tenham padecido do problema de "bloqueio de vapor", o que levou a GM a "aperfeiçoar" o Opala com a introdução do resfriador de combustível.

    Ou talvez tenham sido um "capricho" do departamento de engenharia da GM, do tipo:
    "Se o Rolls Royce usa, por que o Opala também não pode usar"?

    Abraços

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Müller Ter 19 Out - 19:39:42

    Levando pelo lado do aquecimento do cofre, e indo para o "Opala moderno", o Ômega.... já viram o qto o cofre esquenta? Fica mto quente...tanto q tem proteção térmica nas mangueiras da direção, nas mangueiras do ar, defletores de alumínio....e NÃO TEM resfriador em nenhuma das linhas de combustível....


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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Gerald Ter 19 Out - 20:43:39

    Müller escreveu:Levando pelo lado do aquecimento do cofre, e indo para o "Opala moderno", o Ômega.... já viram o qto o cofre esquenta? Fica mto quente...tanto q tem proteção térmica nas mangueiras da direção, nas mangueiras do ar, defletores de alumínio....e NÃO TEM resfriador em nenhuma das linhas de combustível....

    Müller,

    Não conheço a mecânica do Omega, desculpe-me se eu falar alguma besteira, mas creio que o Omega usa uma bomba elétrica colocada dentro do tanque de combustível. Se isso for verdade, a linha de combustível do Omega é pressurizada, o que pode fazer toda a diferença na formação de bolhas na linha de combustível.

    A temperatura de ebulição de um líquido depende fundamentalmente da pressão. Por exemplo, a água ferve a 100 ºC ao nível do mar (1 bar), mas a 10 bar, a temperatura de ebulição sobe para cerca de 180 ºC.

    A gasolina e o álcool têm comportamento parecido com o da água. Se a linha de combustível estiver suficientemente pressurizada, o combustível não irá ferver (borbulhar) mesmo que o cofre do motor esteja muito quente, como é o caso do Omega que você citou.

    Abraços

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Müller Ter 19 Out - 22:18:27

    Gerald escreveu:
    Müller escreveu:Levando pelo lado do aquecimento do cofre, e indo para o "Opala moderno", o Ômega.... já viram o qto o cofre esquenta? Fica mto quente...tanto q tem proteção térmica nas mangueiras da direção, nas mangueiras do ar, defletores de alumínio....e NÃO TEM resfriador em nenhuma das linhas de combustível....

    Müller,

    Não conheço a mecânica do Omega, desculpe-me se eu falar alguma besteira, mas creio que o Omega usa uma bomba elétrica colocada dentro do tanque de combustível. Se isso for verdade, a linha de combustível do Omega é pressurizada, o que pode fazer toda a diferença na formação de bolhas na linha de combustível.

    A temperatura de ebulição de um líquido depende fundamentalmente da pressão. Por exemplo, a água ferve a 100 ºC ao nível do mar (1 bar), mas a 10 bar, a temperatura de ebulição sobe para cerca de 180 ºC.

    A gasolina e o álcool têm comportamento parecido com o da água. Se a linha de combustível estiver suficientemente pressurizada, o combustível não irá ferver (borbulhar) mesmo que o cofre do motor esteja muito quente, como é o caso do Omega que você citou.

    Abraços

    Putz, verdade....atentei a um ponto e esqueci do outro....

    Sim, Ômega usa bomba elétrica dentro do tanque...


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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Ter 19 Out - 22:46:30

    Müller escreveu:
    Gerald escreveu:

    Müller,

    Não conheço a mecânica do Omega, desculpe-me se eu falar alguma besteira, mas creio que o Omega usa uma bomba elétrica colocada dentro do tanque de combustível. Se isso for verdade, a linha de combustível do Omega é pressurizada, o que pode fazer toda a diferença na formação de bolhas na linha de combustível.

    A temperatura de ebulição de um líquido depende fundamentalmente da pressão. Por exemplo, a água ferve a 100 ºC ao nível do mar (1 bar), mas a 10 bar, a temperatura de ebulição sobe para cerca de 180 ºC.

    A gasolina e o álcool têm comportamento parecido com o da água. Se a linha de combustível estiver suficientemente pressurizada, o combustível não irá ferver (borbulhar) mesmo que o cofre do motor esteja muito quente, como é o caso do Omega que você citou.

    Abraços

    Putz, verdade....atentei a um ponto e esqueci do outro....

    Sim, Ômega usa bomba elétrica dentro do tanque...

    A única coisa que não fecha é que o cara tem que ligar o AC para que o carro não falhe... e se o AC estiver ruim? Afinal, o resfriador só funciona se o AC estiver ligado.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Gerald Qua 20 Out - 19:33:23

    opala4cc escreveu:A única coisa que não fecha é que o cara tem que ligar o AC para que o carro não falhe... e se o AC estiver ruim? Afinal, o resfriador só funciona se o AC estiver ligado.

    opala4cc,

    Você sabe que eu tive o mesmo pensamento? Também achei meio estranho a GM usar o sistema de climatização para melhorar o desempenho do sistema de alimentação de combustível. Ainda mais no Brasil, onde muita gente achava (acha?) que ar condicionado faz mal para a saúde. Podia estar o maior calor do mundo, mas o sujeito se recusava a ligar o ar condicionado.

    Por falar nisso, o meu Diplomata é preto e, como todo Diplomata, é forrado com veludo. Sem ar condicionado, o carro vira uma fornalha e fica inviável no verão. Uma vez, saí para uma viagem com a família só para descobrir que o ar condicionado não estava funcionando (falta de fluido refrigerante). Foi uma viagem horrível, dia muito quente de sol forte, tive que abrir as janelas, barulho infernal do vento, mesmo assim a sensação era de estar numa sauna.

    Voltando ao tema do resfriador de combustível, tudo indica que não é um componente vital para o funcionamento do motor. Se fosse, a GM já teria instalado um resfriador de combustível, ou usado uma técnica alternativa, nos modelos anteriores a 91/92. De qualquer modo, penso que tudo que possa melhor o funcionamento do motor, desde que não seja muito caro ou complicado, é válido.

    Foi muito boa sua iniciativa de abrir essa discussão sobre um componente que, salvo engano, dentre os carros feitos no Brasil, é exclusivo do Opala.

    Abraços
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qua 20 Out - 20:01:52

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:A única coisa que não fecha é que o cara tem que ligar o AC para que o carro não falhe... e se o AC estiver ruim? Afinal, o resfriador só funciona se o AC estiver ligado.

    opala4cc,

    Você sabe que eu tive o mesmo pensamento? Também achei meio estranho a GM usar o sistema de climatização para melhorar o desempenho do sistema de alimentação de combustível. Ainda mais no Brasil, onde muita gente achava (acha?) que ar condicionado faz mal para a saúde. Podia estar o maior calor do mundo, mas o sujeito se recusava a ligar o ar condicionado.

    Por falar nisso, o meu Diplomata é preto e, como todo Diplomata, é forrado com veludo. Sem ar condicionado, o carro vira uma fornalha e fica inviável no verão. Uma vez, saí para uma viagem com a família só para descobrir que o ar condicionado não estava funcionando (falta de fluido refrigerante). Foi uma viagem horrível, dia muito quente de sol forte, tive que abrir as janelas, barulho infernal do vento, mesmo assim a sensação era de estar numa sauna.

    Voltando ao tema do resfriador de combustível, tudo indica que não é um componente vital para o funcionamento do motor. Se fosse, a GM já teria instalado um resfriador de combustível, ou usado uma técnica alternativa, nos modelos anteriores a 91/92. De qualquer modo, penso que tudo que possa melhor o funcionamento do motor, desde que não seja muito caro ou complicado, é válido.

    Foi muito boa sua iniciativa de abrir essa discussão sobre um componente que, salvo engano, dentre os carros feitos no Brasil, é exclusivo do Opala.

    Abraços

    Me aconteceu o mesmo no SL 92 que tive. O AC parou de funcionar logo quando fiz uma viagem à praia no dia mais quente do ano, cozinhando dentro do carro. O carro era azul ghytion com interior preto (exceto os bancos, que eram veludo navalhado escuro). Uma viagem horrível, mesmo.

    Sobre o ar condicionado, sob determinadas condições, ele pode de fato fazer mal à saúde. Veja que a aparelhagem que resfria o ar pelo ciclo de compressor/evaporador/condensador tem como consequência natural a retirada da umidade do ar. Essa desumidificação do ar é inexorável e pode ser notada pela água que escorre pelo dreno do aparelho. Acontece que mesmo as pessoas estando com sensação de conforto térmico em um ambiente climatizado por este ciclo, podem estar respirando um ar com umidade relativa abaixo do mínimo saudável para o ser humano. Quando respiramos, eliminamos umidade do corpo pelo ar expirado e que vai sendo eliminado do ambiente pelo climatizador e podemos ficar desidratados sem perceber.
    Outro problema é concernente ao acúmulo de fungos e ácaros tanto na superfície do trocador de calor interno (no caso o evaporador) e nos dutos que expelem o ar climatizado. No caso do opala, ele sequer tem o filtro de cabine, ficando com seus dutos extremamente imundos. No caso dos carros com filtro de cabine, este filtro precisa ser trocado periodicamente e, ainda assim, os dutos pós-filtro ainda ficam cheios de mofo... Para pessoas alérgicas, se torna especialmente crítico. E é exatamente por isso que as lojas de AC "fazem a festa" com a venda de produtos e serviços de higienização do AC dos veículos!
    Fico feliz que você tenha gostado do tópico e agradeço pela sua contribuição!
    Um Abração!
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Diplo87 Qui 21 Out - 13:37:39

    Muito boa discussão, vale acrescentar um hábito, que é pouco praticado pela maioria dos motoristas, é de desligar o compressor alguns minutos antes da chegada ao destino, mantendo o ventilador ligado, pois esse procedimento faz com que o ar vindo do ventilador seque os dutos, dificultando a procriação de fungos e ácaros prejudiciais ao organismo, evitando assim o mal cheiro também.

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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por opala4cc Qui 21 Out - 14:20:02

    Diplo87 escreveu:Muito boa discussão, vale acrescentar um hábito, que é pouco praticado pela maioria dos motoristas, é de desligar o compressor alguns minutos antes da chegada ao destino, mantendo o ventilador ligado, pois esse procedimento faz com que o ar vindo do ventilador seque os dutos, dificultando a procriação de fungos e ácaros prejudiciais ao organismo, evitando assim o mal cheiro também.

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    Sim! Aqui no sul ainda dá pra fazer, mas o pessoal que mora do RJ pra cima, reclama muito de ter de fazer isso.
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty Re: Curiosidade: resfriador de combustível no opala

    Mensagem por Diplo87 Qui 21 Out - 14:57:07

    opala4cc escreveu:
    Diplo87 escreveu:Muito boa discussão, vale acrescentar um hábito, que é pouco praticado pela maioria dos motoristas, é de desligar o compressor alguns minutos antes da chegada ao destino, mantendo o ventilador ligado, pois esse procedimento faz com que o ar vindo do ventilador seque os dutos, dificultando a procriação de fungos e ácaros prejudiciais ao organismo, evitando assim o mal cheiro também.

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    Sim! Aqui no sul ainda dá pra fazer, mas o pessoal que mora do RJ pra cima, reclama muito de ter de fazer isso.

    Pois é, dependendo do dia em 5 min vc já sai do carro pingando kkkkkkk
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    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Empty boa tarde a todos levei quase um mês pra decobrir de onde era esta peça mas consegui

    Mensagem por Marco A.Cunha Sex 29 Out - 16:11:34

    opala4cc escreveu:Esta é uma peça que poucos conhecem e ainda menos gente sabe seu propósito, sendo exatamente este o motivo que me fez colocar esta postagem na seção de curiosidades sobre o opala.
    É meio rara de ser encontrada à venda e muitas vezes quando encontrada para venda é descrita no anúncio de forma incorreta. A peça mostrada nas fotos desta postagem foi comprada no mercadolivre a um preço bem mais acessível (uma exceção à regra) e sua função é resfriar o combustível antes dele entrar no carburador. Essa redução de temperatura ocorre quando o ar condicionado está ligado e consiste em fazer o combustível passar próximo à tubulação do climatizador, entre o filtro secador/desumidificador e a admissão do compressor (linha de baixa pressão) do sistema de AC. Assim sendo, ela nada mais é do que um trocador de calor rudimentar e miniaturizado que utiliza o mesmo princípio de alguns trocadores de calor encontrados na indústria.
    Ela estava presente em comodoros e diplomatas de 6 cilindros com ar condicionado fabricados aproximadamente a partir de outubro de 1990 até abril de 1992.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri10
    Foto 1: o trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri11
    Foto 2: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri12
    Foto 3: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri14
    Foto 4: o mesmo da foto anterior.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri15
    Foto 5: o mesmo da foto anterior.

    Como eu não podia deixar a peça imunda e sucateada com estava, resolvi dar um UP nela. Fico imaginando o bagaço que deveria estar o opala de onde ela saiu! Isso sem falar no estado do compressor, a julgar pela grande quantidade de sujeira na parte interna da tubulação.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri13
    Foto 6: rebites removidos para o desmonte.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri16
    Foto 7: a blindagem e a isolação removidas e o trocador exposto.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri17
    Foto 8: a despeito da etiqueta amarela, o número "52259359" descrito não corresponde ao número GMB da peça que tenho nos catálogos. Não sei o que este número significa, pois o número GMB correto seria "52259413".

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri18
    Foto 9: o catálogo de peças em papel e a localização da peça em questão. Obs.:a despeito do título no catálogo, as mangueiras do diagrama são do AC e não do combustível.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri19
    Foto 10: a peça já limpa e remontada. Os amassados mais profundos foram mitigados.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri21
    Foto 11: em novo ângulo.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri20
    Foto 12: de novo, em outro ângulo.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri22
    Foto 13: em detalhe.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri24
    Foto 14: agora totalmente finalizada, com os isolantes.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri23
    Foto 15:agora totalmente finalizada, com os isolantes.

    Curiosidade: resfriador de combustível no opala Resfri25
    Foto 16: "A" e "B" fazem parte do trajeto do combustível, um é a entrada e outro é a saída. "C" e "D" fazem parte do trajeto do fluido refrigerante e do óleo do sistema de AC, sendo um a entrada e o outro a saída. Não sei quais dentre "A" e "B" bem como "C" e "D" são entrada e quais são saída, pois faz muitos anos desde a última vez que vi uma traquitana destas montada em um opala.

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