É meio rara de ser encontrada à venda e muitas vezes quando encontrada para venda é descrita no anúncio de forma incorreta. A peça mostrada nas fotos desta postagem foi comprada no mercadolivre a um preço bem mais acessível (uma exceção à regra) e sua função é resfriar o combustível antes dele entrar no carburador. Essa redução de temperatura ocorre quando o ar condicionado está ligado e consiste em fazer o combustível passar próximo à tubulação do climatizador, entre o filtro secador/desumidificador e a admissão do compressor (linha de baixa pressão) do sistema de AC. Assim sendo, ela nada mais é do que um trocador de calor rudimentar e miniaturizado que utiliza o mesmo princípio de alguns trocadores de calor encontrados na indústria.
Ela estava presente em comodoros e diplomatas de 6 cilindros com ar condicionado fabricados aproximadamente a partir de outubro de 1990 até abril de 1992.
Foto 1: o trocador de calor do jeito que chegou.
Foto 2: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.
Foto 3: outra vista do trocador de calor do jeito que chegou.
Foto 4: o mesmo da foto anterior.
Foto 5: o mesmo da foto anterior.
Como eu não podia deixar a peça imunda e sucateada com estava, resolvi dar um UP nela. Fico imaginando o bagaço que deveria estar o opala de onde ela saiu! Isso sem falar no estado do compressor, a julgar pela grande quantidade de sujeira na parte interna da tubulação.
Foto 6: rebites removidos para o desmonte.
Foto 7: a blindagem e a isolação removidas e o trocador exposto.
Foto 8: a despeito da etiqueta amarela, o número "52259359" descrito não corresponde ao número GMB da peça que tenho nos catálogos. Não sei o que este número significa, pois o número GMB correto seria "52259413".
Foto 9: o catálogo de peças em papel e a localização da peça em questão. Obs.:a despeito do título no catálogo, as mangueiras do diagrama são do AC e não do combustível.
Foto 10: a peça já limpa e remontada. Os amassados mais profundos foram mitigados.
Foto 11: em novo ângulo.
Foto 12: de novo, em outro ângulo.
Foto 13: em detalhe.
Foto 14: agora totalmente finalizada, com os isolantes.
Foto 15:agora totalmente finalizada, com os isolantes.
Foto 16: "A" e "B" fazem parte do trajeto do combustível, um é a entrada e outro é a saída. "C" e "D" fazem parte do trajeto do fluido refrigerante e do óleo do sistema de AC, sendo um a entrada e o outro a saída. Não sei quais dentre "A" e "B" bem como "C" e "D" são entrada e quais são saída, pois faz muitos anos desde a última vez que vi uma traquitana destas montada em um opala.
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