Pois bem, ja andei dando uma pesquisada por aqui sobre temperatura do Opalao.. mas mesmo pesquisando e lendo os topicos, nao consegui ficar tranquilo em relação a temperatura do meu Diplomata 86/87!!
Um pouco resumindo a historia do carro..
Refiz toda eletrica do mesmo, mantive o radiador original, mas ele esquentava muito, resolvi entao trocar o radiador original por aquelas brasados em aluminio, com kit de duas ventoinhas mais refletor, mudou pouco o comportamento.
No inicio quando peguei, era utilizado apenas AGUA da torneira no sistema, dpois que troquei o radiador para o de aluminio brasado, comecei a usar OLEO SOLUVEL mais AGUA.. o
Quando eu usava o radiador original, a ventoinha quase nao desligava, somente se andasse em velocidades altas (BR) tipo 90 km /H.
Trocando radiador para o de aluminio, e fazendo a limpeza no sistema, melhorou um pouco isso, mas as ventoinhas permaneciam bastante ligadas e a temperatura sempre acima da metade no painel original do veiculo!
Resolvi entao trocar: CEBOLAO.. e Valvula termostatica, nao resolveu tbm.. continuou a mesma coisa, porem, na cidade pegando alguns trechos onde se pegava maiores velocidades, desligava a ventoinha com mais frequencia.
Foi entao decidi fazer MAIS uma limpeza no sistema, depois de feito a limpeza, dessa vez, resolvi partir para FLUIDO PARAFLU CONCENTRADO + Agua soluvel... mesmo sabendo no grande risco de aparacer vazamentos nos selos e bomba etc, mas isso nao ocorreu, ja faz mais de 2 meses que estou usando assim... O OPALAO melhorou no seguinte quesito (a temperatura quando liga ventoinha cai mais rapido) mas ele continua esquentando bastante, algumas vezes na cidade, transito pesado e calor em torno de 30 graus, a ventoinha acionava 1 risquinho para baixo do PONTO VERMELHO..
Achei entao que poderia ser o PAINEL.. comprei um kit de relogios desse e hoje foi feito instalação, um relogio de mercurio... que marca temperatura... peguei o carro hoje da instalação.. Durante o transito pesado.. a temperatura fica variando de 93 - 100 graus. e nesse periodo aciona a ventoinha... e faz o ciclo.. 93-100 graus.. com ventoinha ligada por volta de uns 5 min... e ai desliga.. e faz o ciclo novamente...
AO chegar na garagem depois de andar bastante com o veiculo, desliguei o motor... e a temperatura no relogio logo subiu para 105 graus.. ficou assimm por uns 10 min.. até cair.. a medida que o motor esfriava..
Queria saber se esta normal isso? ou devo procurar um CEBOLAO e uma valvula com temperaturas mais baixas?
OBS: Carro esta andando bem, nao falha, óleo sem sinal de mistura com água..
o KIT de relogios que comprei é igual esse.. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931238802-kit-manometro-4-relogio-voltimetro-pre-oleo-vacuo-temp-a-_JM?quantity=1#&gid=1&pid=5
Grande abraço a todos.
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