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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Empty Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO)

    Mensagem por acezario Dom 25 Abr - 11:00:39

    Bom dia camaradas!

    É o seguinte, o clássico problema do calor dentro do carro.

    Já coloquei fita térmica no tubo do escapamento do motor (depois do coletor original), manta térmica dentro do carro na parede corta-fogo, e o calor persistia em incomodar....

    Até que um dia, percebi que o calor vinha mesmo era da coluna da direção, quando encostei o joelho e literalmente me queimei !

    Como nunca tinha percebido antes... Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) 787251

    Monitorando um pouco mais, percebi que o negócio é de lua, tem dia que aquece muito... tem dia que aquece pouco.... mas sempre aquece !

    Pesquisando um pouco mais, percebi que todo o sistema da direção hidráulica  fica muito quente. (não é a pescoçuda)

    Um detalhe interessante, a junta elástica estava "PODRE".. quando troquei, sumiu todas as folgas no volante... e ai comecei a perceber que ao  virar para a direita a direção fica mais leve que à esquerda.... é muito perceptível a diferença...  o carro está com suspensão nova, pneu novo, alinhado !

    A temperatura do motor fica estabilizada com o ponteiro um pouco abaixo do meio (3h30)... na  minha pesquisa para diminuir a temperatura dentro do carro, fiz limpeza do sistema de arrefecimento, troquei a termostática, completei com fluído, como manda o manual  Wink...

    A coluna da direção esquenta tanto assim por radiação do motor ou tem coisa errada aqui? Por onde começo ???
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    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Empty Re: Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO)

    Mensagem por Rubão6cc Dom 25 Abr - 11:10:55

    Acredito que o calor do motor possa estar esquentando a coluna de direção. Porém esses aquecimentos dentro do carro são mais comuns nos Opalas com coletores dimensionados.


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    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Empty Re: Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO)

    Mensagem por GustavoZorzi Dom 25 Abr - 13:27:18

    hummm bem estranho
    pq se fosse uma condução de calor a própia junta elástica já faria um isolamento bom

    qnd troquei meu escape esquentava tbm na região da perna mas foi pois eu não tinha colcoado as capas da coluna

    qnd eu fui instalar elas dai eu fiz todo um isolamento delas pro cofre e não queimava mais a perna
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    Mensagem por adpachec Dom 25 Abr - 14:52:32

    Eu tive um problema de aquecimento "vai e vem" na parte da coluna atrás do volante de um Fiat Uno.

    Era plásticos e esquentava muito.

    O problema; fiação elétrica do farol ligado direto.

    Um relê resolveu.

    O meu esquentava bastante o botão do farol no painel, resolvi com um relê instalado ao lado da caixa de fusíveis, embaixo do painel, e não com um relê no cofre do motor (gera até uma economia de fio).

    A coluna opala por ser de aço (sem proteção plástica) deve absorver mais (e mais rápido) o calor.

    E não precisa ser um fio positivo, um ponto de aterragem mal elaborado também aquece.
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    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Empty Re: Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO)

    Mensagem por BenKenobi Dom 25 Abr - 17:39:42

    Desde que coloquei escapamento da General escapamentos, ele passa um fio de cabelo entre o 6x2 e a caixa de direção, e vc sente o escape bater na caixa pelo volante. Ja fiz varias tentativas de resolver, ainda estou estudando a melhor...

    Mas o que auxiliou foi colocar uma manta asfaltica revestindo toda a coluna perto do escapamento, ai ela absorve menos calor e diminui a vibracao do volante no meu caso. Veja se não é seu caso.

    nalin gosta desta mensagem

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 25 Abr - 19:45:18

    cara


    ali tem uma coifa q impede q o ar quente do cofre entra no carro


    mas o seu com ctz tem....e como vc ta dizendo q é a propria coluna sei la.....eu acho q pode ser alguma vedaçao q ta deixando o calor aquecer tanto assim a coluna a ponto de queimar o joelho.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 25 Abr - 21:34:21

    BenKenobi escreveu:Desde que coloquei escapamento da General escapamentos, ele passa um fio de cabelo entre o 6x2 e a caixa de direção, e vc sente o escape bater na caixa pelo volante. Ja fiz varias tentativas de resolver, ainda estou estudando a melhor...

    Mas o que auxiliou foi colocar uma manta asfaltica revestindo toda a coluna perto do escapamento, ai ela absorve menos calor e diminui a vibracao do volante no meu caso. Veja se não é seu caso.

    O primeiro coletor 6x2 que tive (o que chamam de prateleira) encostava na caixa de direção, o que transmitia a vibração do motor pra direção. Pra você ter ideia chegou a formar uma curva pra dentro com o formato do cano na caixa de direção. Isso também fez reduzir a vida útil do reparo dela, pela qual tive que dar manutenção. Posteriormente comprei um 6x2 da Soffiato que já não encosta mais na peça.


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 25 Abr - 22:27:07

    Rubão6cc escreveu:
    BenKenobi escreveu:Desde que coloquei escapamento da General escapamentos, ele passa um fio de cabelo entre o 6x2 e a caixa de direção, e vc sente o escape bater na caixa pelo volante. Ja fiz varias tentativas de resolver, ainda estou estudando a melhor...

    Mas o que auxiliou foi colocar uma manta asfaltica revestindo toda a coluna perto do escapamento, ai ela absorve menos calor e diminui a vibracao do volante no meu caso. Veja se não é seu caso.

    O primeiro coletor 6x2 que tive (o que chamam de prateleira) encostava na caixa de direção, o que transmitia a vibração do motor pra direção. Pra você ter ideia chegou a formar uma curva pra dentro com o formato do cano na caixa de direção. Isso também fez reduzir a vida útil do reparo dela, pela qual tive que dar manutenção. Posteriormente comprei um 6x2 da Soffiato que já não encosta mais na peça.



    coincidencia


    meu primeiro 6x2 tbem fazia isso.


    hoje uso do omega q passa bem longe da caixa de DH.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 25 Abr - 22:36:25

    Marcos Adriano escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    O primeiro coletor 6x2 que tive (o que chamam de prateleira) encostava na caixa de direção, o que transmitia a vibração do motor pra direção. Pra você ter ideia chegou a formar uma curva pra dentro com o formato do cano na caixa de direção. Isso também fez reduzir a vida útil do reparo dela, pela qual tive que dar manutenção. Posteriormente comprei um 6x2 da Soffiato que já não encosta mais na peça.



    coincidencia


    meu primeiro 6x2 tbem fazia isso.


    hoje uso do omega q passa bem longe da caixa de DH.

    "Coincidência" kkk


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    Mensagem por BenKenobi Seg 26 Abr - 8:39:56

    Rubão6cc escreveu:
    BenKenobi escreveu:Desde que coloquei escapamento da General escapamentos, ele passa um fio de cabelo entre o 6x2 e a caixa de direção, e vc sente o escape bater na caixa pelo volante. Ja fiz varias tentativas de resolver, ainda estou estudando a melhor...

    Mas o que auxiliou foi colocar uma manta asfaltica revestindo toda a coluna perto do escapamento, ai ela absorve menos calor e diminui a vibracao do volante no meu caso. Veja se não é seu caso.

    O primeiro coletor 6x2 que tive (o que chamam de prateleira) encostava na caixa de direção, o que transmitia a vibração do motor pra direção. Pra você ter ideia chegou a formar uma curva pra dentro com o formato do cano na caixa de direção. Isso também fez reduzir a vida útil do reparo dela, pela qual tive que dar manutenção. Posteriormente comprei um 6x2 da Soffiato que já não encosta mais na peça.

    Interessante vou pesquisar.

    Outra coisa que me surgiu referente ao dono do topico, é referente aquela protecao que vai entre parece corta fogo e o cofre (por dentro do carro, embaixo do painel), uma chapa metalica. Não esta meia aberta ou solta ali?
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 26 Abr - 9:48:30

    BenKenobi escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    O primeiro coletor 6x2 que tive (o que chamam de prateleira) encostava na caixa de direção, o que transmitia a vibração do motor pra direção. Pra você ter ideia chegou a formar uma curva pra dentro com o formato do cano na caixa de direção. Isso também fez reduzir a vida útil do reparo dela, pela qual tive que dar manutenção. Posteriormente comprei um 6x2 da Soffiato que já não encosta mais na peça.

    Interessante vou pesquisar.

    Outra coisa que me surgiu referente ao dono do topico, é referente aquela protecao que vai entre parece corta fogo e o cofre (por dentro do carro, embaixo do painel), uma chapa metalica. Não esta meia aberta ou solta ali?

    Pode ser..pra mim isso é caloria que tá passando do motor pra dentro do carro..


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    Mensagem por acezario Seg 26 Abr - 11:17:46

    adpachec escreveu:A coluna opala por ser de aço (sem proteção plástica) deve absorver mais (e mais rápido) o calor.

    Pois é, é justamente por isso que acho que não é elétrica, me parece um aço bem "pesado" ali... a inércia para esquentar é muita.... e ia precisar de muita energia...

    BenKenobi escreveu:Mas o que auxiliou foi colocar uma manta asfáltica revestindo toda a coluna perto do escapamento

    Boa, hein... vou tentar... já coloquei fita térmica no tubo do escapamento do motor desde a saída do coletor original...

    Marcos Adriano escreveu:ali tem uma coifa q impede q o ar quente do cofre entra no carro

    Tem sim, é o "Chapéu de Bruxa"... mas não é ar quente que esquenta a coluna, é a coluna que esquenta demais.... o chapéu também fica quente... me ocorreu agora que se o chapéu fica mais frio que a coluna, então a condução é da coluna para o chapéu... vou verificar....

    BenKenobi escreveu:Outra coisa que me surgiu referente ao dono do topico, é referente aquela protecao que vai entre parece corta fogo e o cofre (por dentro do carro, embaixo do painel), uma chapa metalica. Não esta meia aberta ou solta ali?

    É o "Chapéu de Bruxa"...  tá certinho sim... bem justo, mas não tem nenhuma proteção "térmica"....

    Já fiz um bom trabalho de isolação na corta-fogo, tanto pelo lado de fora com por dentro....  não acho que seja radiação do motor, por que fica bem "tranquila" a sensação térmica na parede... mas a coluna literalmente pega fogo!

    Senhores, eu estou muito desconfiado do sistema de direção hidráulica, que de alguma maneira está restringindo o fluxo de fluido dentro da caixa de direção, o que faz aquecer toda a coluna.... vou fazer uma experiencia de medir a temperatura do fluido hidráulico... e ai eu posto aqui pra gente poder comparar...
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    Mensagem por mInternauta Seg 3 maio - 8:52:26

    Senhores, eu estou muito desconfiado do sistema de direção hidráulica, que de alguma maneira está restringindo o fluxo de fluido dentro da caixa de direção, o que faz aquecer toda a coluna.... vou fazer uma experiencia de medir a temperatura do fluido hidráulico... e ai eu posto aqui pra gente poder comparar...

    Fala Amigo, se o fluido esta esquentando a este ponto você deveria notar uma boa diferencia na ação da direção hidráulica e no comportamento da mesma, já que o calor vai mudar a viscosidade do óleo e vai alterar o comportamento da direção (ela tende a ficar pesada porque perde a pressão). Além da suas mangueiras ficarem moles.

    Existe uma boa quantidade de material entre o óleo e a parte externa da caixa. Uma maneira rápida de avaliar a temperatura do oleo, é sentir o calor nas conexões de metal que ficam no setor hidráulico. Se eles estiverem super quentes tem problema.

    A Fita Térmica se for de boa qualidade deveria isolar bastante, eu já tive 6x2 na Minha Caravan, hoje eu uso o do Omega (tem bem mais espaço), mas mesmo assim eu tenho manta termina do coletor até a parte de baixo do carro (embaixo do assoalho).

    Esse escape não está relando na caixa de direção? Com manta térmica, mesmo que ele estivesse bem próximo não era para transmitir tanto calor. Conferiu se ele não está encostando? Eu já vi motor com coxim ruim, o escape encostar, porque esse motor tende a inclinar muito.

    O Coxim entre o setor e coluna deveria isolar muito.

    A coluna tem o eixo interno e a parte externa. O calor que você cita vem da aonde? Você sente no volante, ou na parte externa? O Eixo interno é da aonde pode vir o calor do setor. A parte externa é bem difícil mesmo absorver este calor.

    Mas próximo ao joelho se encontra o comutador elétrico que fica grudado na coluna, deste lado você tem o que controla o pós-chave, partida. Eu chuto que você pode tem um problema de corrente excessiva no pós-chave (SOM mal instalado pode causar isso). Quando você coloca o pé no pedal do freio, o seu joelho fica bem próximo do comutador..

    Também pode dentro da coluna aonde passa as fiações do limpador do parabrisa, setas, farol alto, buzina. No opala esses caras são ligados meio que direto , e podem consumir bastante corrente.
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    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Empty Re: Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO)

    Mensagem por acezario Ter 4 maio - 22:25:39

    Boa Noite Senhores!

    Ontem a tarde fui trabalhar com o Opalão ouvindo um DIre Straits... vamos falar a verdade, não há terapia melhor....

    A noite chegando em casa, lembrei das verificações, fiz uma primeira inspeção... prometo fazer uma de verdade e ir postando aqui os resultados... mas vamos lá!

    mInternauta escreveu:Existe uma boa quantidade de material entre o óleo e a parte externa da caixa. Uma maneira rápida de avaliar a temperatura do oleo, é sentir o calor nas conexões de metal que ficam no setor hidráulico. Se eles estiverem super quentes tem problema.


    Então mInternauta... fiz isso e é impossível colocar a mão na conexão de metal que tem no meio da mangueira... aquela mangueira que tem uma parte metálica no meio dela... uma vez eu li que aquilo é uma válvula... não sei exatamente o que ela faz... mas que estava acima dos 60ºC, pode apostar! No setor estava mais quente... certeza... mas vou fazer uma medição como se deve!

    mInternauta escreveu:Esse escape não está relando na caixa de direção? Com manta térmica, mesmo que ele estivesse bem próximo não era para transmitir tanto calor. Conferiu se ele não está encostando? Eu já vi motor com coxim ruim, o escape encostar, porque esse motor tende a inclinar muito.

    Pois é... investi bastante nisso, tanto internamente como externamente... mas olhando ontem percebi que tinha “luz” vazando pelo passa cabo da embreagem (troquei a pouco tempo) e pelo fixação do chapéu de bruxa na parede corta-fogo... provavelmente perdido durante a troca da junta elástica...... se passa luz, passa calor.... pontos a melhorar....

    mInternauta escreveu:Mas próximo ao joelho se encontra o comutador elétrico que fica grudado na coluna....

    Você matou parte da charada! Realmente foi ali que me queimei, parte dos fios e dos plásticos dos conectores estão bem derretidos pelo calor... e esquentando demais! Acho que ali é o comutador do farol alto... é estranho pois não ligo o farol alto (o mais forte...) só com o farol baixo. de qualquer maneira, tenho que verificar....
    Mas o maior problema é a coluna toda, o “ferro” que fica mais abaixo deste comutador... mais próximo do chapéu de bruxa... pelo que sei ali não passa nenhum fio!

    Quanto ao escapamento encostando em partes do motor/setor, esse foi o meu primeiro objeto de pesquisa, inclusive foi daí que veio a cobertura com fita térmica em todo o escapamento até na linha da saída da caixa de câmbio.
    Continua a novela, vamos acompanhar cenas do próximo capítulo... tenho que consertar os vazamentos de ar quente do motor para dentro do carro que ocorre nos furos de passa-fio e este mal contado no comutador elétrico....

    Valeu!
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    Mensagem por mInternauta Qui 6 maio - 6:55:15

    Acezario, 60° é bem normal viu.
    Deste lado é somente o comutador para pos-chave, partida, pos-chave invertido. O comutador dos faróis fica do outro lado, acima do pedal da embreagem.
    Me parece que você tem uma sobre carga no pos-chave, e comun ligarem as coisas direto e não colocar relé e aí acontece isso.

    Você citou que estava ouvindo música, tenta desligar o rádio (mas digo, remover o conector ) e andar com o carro.

    Nesses casos seria bom, voce colocar um multímetro em série nesse conector e ir desconectando rádio, luzes internas, até você achar quem está consumindo essa corrente.

    Apesar de faltar ai as vedações dos furos ,etc. Não deveria ser problema para transmitir tanto calor.



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    Mensagem por acezario Dom 16 maio - 18:55:43

    Boa Noite Senhores!

    Progressos! Realmente o comutador do farol estava com os conectores muito frouxo, o que causava o superaquecimento. Com certeza foi neles que me queimei !

    Fiz uma limpeza com limpa-contatos e apertei com uma chave de fenda os conectores fêmea, entrou bem apertado.

    Na foto abaixo, tirei antes do serviço, dá para perceber que o conector não estava 100% encaixado !

    Fiz uns testes e não aquece nada agora !

    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Inkedi10

    Mas agora, vem o culpado !  

    O Coletor do escape está com um dos prisioneiros quebrado !... e os gases de exaustão vão direto no setor da direção hidráulica !

    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Img_0510

    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Img_0511

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    Aí sim , fomos surpreendidos novamente

    Acho que chegou a hora de colocar um dimensionado !!!
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    Mensagem por adpachec Dom 16 maio - 20:16:33

    adpachec escreveu:Eu tive um problema de aquecimento "vai e vem" na parte da coluna atrás do volante de um Fiat Uno.

    Era plásticos e esquentava muito.

    O problema; fiação elétrica do farol ligado direto.

    Um relê resolveu.

    O meu esquentava bastante o botão do farol no painel, resolvi com um relê instalado ao lado da caixa de fusíveis, embaixo do painel, e não com um relê no cofre do motor (gera até uma economia de fio).

    A coluna opala por ser de aço (sem proteção plástica) deve absorver mais (e mais rápido) o calor.

    E não precisa ser um fio positivo, um ponto de aterragem mal elaborado também aquece.

    acezario escreveu:Boa Noite Senhores!

    Progressos! Realmente o comutador do farol estava com os conectores muito frouxo, o que causava o superaquecimento. Com certeza foi neles que me queimei !

    Fiz uma limpeza com limpa-contatos e apertei com uma chave de fenda os conectores fêmea, entrou bem apertado.

    Na foto abaixo, tirei antes do serviço, dá para perceber que o conector não estava 100% encaixado !

    Fiz uns testes e não aquece nada agora !

    Coluna Direção Hidráulica Aquecendo (RESOLVIDO) Inkedi10

    Mas agora, vem o culpado !  

    O Coletor do escape está com um dos prisioneiros quebrado !... e os gases de exaustão vão direto no setor da direção hidráulica !

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    Aí sim , fomos surpreendidos novamente

    Acho que chegou a hora de colocar um dimensionado !!!


    Bom que arrumou. OKK
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 16 maio - 21:40:15

    Excelente! Obrigado pelo feedback! OKK


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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 17 maio - 17:12:33

    muito bom.

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