Graças às chamadas “redes sociais” os canais ganharam velocidade e quantidade exponencial de participantes, o que certamente impulsiona a circulação de informações verdadeiras e outras nem tanto.
Vou colocar o Dedo nessa ferida citando alguns exemplos:
1) Anúncio no FB de um “Tapeceiro” que divulgava o seu serviço como sendo original com belas fotos do interior marrom de um Opala ao que tudo indica 76, com os bancos na cor bege. Perguntei se era um padrão original ao que ele confirmou que era, tendo ele sido criticado logo a seguir por alguém que sabia não ser. Acabou removendo o anúncio;
2) Video no YT com um Gran-Luxo 74 amarelo, segundo o vídeo vendido como original. O Painel de Instrumentos é do 75, acabamento do chapão traseiro do “luxo”, aro de Roda prata do Luxo, nenhum Friso de Caixa de Roda, logotipo “automatic” no local errado, flor de liz moldada no encosto do Banco Traseiro que nunca existiu no 73/4. Se o carro for mesmo um 5Q87D conforme informado acabou virando um misto de Especial, Luxo e GL, com jeito de “cabrito”;
3) Nos anúncios e nos encontros são vários Opala e Caravan com Placa de Colecionador que apresentam “não conformidades” em relação aos modelos originais, principalmente no que diz respeito à tapeçaria. Quer colocar couro no lugar do vinil? Faça mas mantenha a cor e o desenho original. Eu até gosto do Banco Recaro, aqueles que vinham nos carros top da Autolatina, mas nada a ver usá-lo no Opala. Se quer use, mas não venha querer me vender o carro como “original”. Não é, e se tiver uma inspeção seria para a obtenção da Placa de Colecionador, não passa. Simples assim;
4) Anúncios no FB de Opala 73/ 4 com chapão traseiro do 71/ 72, assim como tem de Opala 71/ 2 com chapão do 69/ 70. Assim como a Grade do Radiador, eu até acho o Chapão do 71/ 2 o mais bonito de todos. Agora, colocá-lo na traseira de um Especial 74 fica até interessante mas mata o carro enquanto original, na minha modesta opinião.
Os erros mais comuns:
1) Padrão de Bancos: tem que fazer matching com o modelo do carro (Especial, Luxo, GL ou SS) e ano-modelo;
2) Com exceção do Especial (do 72 ao 74) e SS-4 74, todos os demais Opala e Caravan com Câmbio no Assoalho saíram com Console, cujo desenho variou de ano a ano. Quer trocar o Câmbio de 3M por um de 4M, faça. Entretanto não deixe o Banco Inteiriço e coloque um Console, de preferência o do ano-modelo do carro;
3) Tapete: existiam o do Standard/ Especial (borracha), Luxo/ SS (felpudo) e Gran-Luxo (carpete). O do porta-malas era um de vinil vagabundo para todos os modelos;
4) Instrumentos do Painel: outro erro comum como o do citado GL amarelo. De 69 à 72 era o mesmo modelo. Fundo preto e Ponteiros brancos no 73 e 74. Ponteiros vermelhos no 75 e 76 e laranja do 77 ao 79;
5) Aro de Roda pintado em prata – Especial e Luxo. Preto só para o Gran-Luxo;
6) Pneu com letra branca: Firestone Campeão Supremo e depois o Maxi-Sport no SS e opcional no Gran-Luxo, que saia com faixa branca risca de giz (estreita). O modelo Wide-Oval só saiu da fábrica nos Charger e Maverick V8, e nunca no Opala. As medidas originais de Pneus eram: 6/45R14 para Standard, Especial e Luxo; 7/35R14 para GL e SS;
7) A Roda do SS anterior à repolho, assim como Volante de Direção com 3 raios, era exclusiva do modelo não sendo oferecida nem como opcional para os demais modelos.
Agora, se você tem por objetivo fazer dinheiro com carro original, ou se sentir orgulhoso de ter um nessa condição (original), é preciso ser muito cuidadoso, estudar, pesquisar e se informar bastante para não ter em mãos um do tipo “Frankstein”.
Existe farta literatura que nos permite a identificação precisa desses modelos, por exemplo a revista "Guia Histórico da revista Opala & Cia”, livro “O Chevrolet mais querido do Brasil” e "Opala, o carro que conquistou o Brasil", que descrevem de forma detalhada as modificações implementadas ano-a-ano. Assim mesmo algumas fotos mostram erros de restauradores, como por exemplo, Sobrearos chineses em Opala 76.
É certo que cada um faz o que quiser com o seu carro customizando-o conforme o seu gosto e bolso permitirem.
Todavia entendo que parte desses erros ocorre devido à falta de conhecimento e informação e não apenas má fé.
Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 15 Set - 5:53:52, editado 1 vez(es)
Hoje à(s) 17:56:33 por Goettens
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Hoje à(s) 17:25:56 por Goettens
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ontem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ontem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» numeração de segurança opala 71
Ontem à(s) 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Ontem à(s) 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Ontem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Ontem à(s) 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc