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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Cuidado com o Opala Frankstein

    ALEXANDRE BEGALLI
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    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
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    Cuidado com o Opala Frankstein Empty Cuidado com o Opala Frankstein

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 14 Set - 6:55:57

    Já faz 10 anos que eu deparei com este site e acabei me inscrevendo, época em que já fazia 10 que o meu carro estava imóvel e guardado. Só 5 anos à frente que eu resolvi tirá-lo da inércia e dar início à restauração. Este fórum foi fundamental para o fornecimento indireto de sugestões de modo que sempre irei estimular os colegas a contribuírem com informação de problemas e soluções que funcionaram ou não, além é lógico de consultarem sempre que possível.
    Graças às chamadas “redes sociais” os canais ganharam velocidade e quantidade exponencial de participantes, o que certamente impulsiona a circulação de informações verdadeiras e outras nem tanto.

    Vou colocar o Dedo nessa ferida citando alguns exemplos:

    1) Anúncio no FB de um “Tapeceiro” que divulgava o seu serviço como sendo original com belas fotos do interior marrom de um Opala ao que tudo indica 76, com os bancos na cor bege. Perguntei se era um padrão original ao que ele confirmou que era, tendo ele sido criticado logo a seguir por alguém que sabia não ser. Acabou removendo o anúncio;
    2) Video no YT com um Gran-Luxo 74 amarelo, segundo o vídeo vendido como original. O Painel de Instrumentos é do 75, acabamento do chapão traseiro do “luxo”, aro de Roda prata do Luxo, nenhum Friso de Caixa de Roda, logotipo “automatic” no local errado, flor de liz moldada no encosto do Banco Traseiro que nunca existiu no 73/4. Se o carro for mesmo um 5Q87D conforme informado acabou virando um misto de Especial, Luxo e GL, com jeito de “cabrito”;
    3) Nos anúncios e nos encontros são vários Opala e Caravan com Placa de Colecionador que apresentam “não conformidades” em relação aos modelos originais, principalmente no que diz respeito à tapeçaria. Quer colocar couro no lugar do vinil? Faça mas mantenha a cor e o desenho original. Eu até gosto do Banco Recaro, aqueles que vinham nos carros top da Autolatina, mas nada a ver usá-lo no Opala. Se quer use, mas não venha querer me vender o carro como “original”. Não é, e se tiver uma inspeção seria para a obtenção da Placa de Colecionador, não passa. Simples assim;
    4) Anúncios no FB de Opala 73/ 4 com chapão traseiro do 71/ 72, assim como tem de Opala 71/ 2 com chapão do 69/ 70. Assim como a Grade do Radiador, eu até acho o Chapão do 71/ 2 o mais bonito de todos. Agora, colocá-lo na traseira de um Especial 74 fica até interessante mas mata o carro enquanto original, na minha modesta opinião.

    Os erros mais comuns:

    1) Padrão de Bancos: tem que fazer matching com o modelo do carro (Especial, Luxo, GL ou SS) e ano-modelo;
    2) Com exceção do Especial (do 72 ao 74) e SS-4 74, todos os demais Opala e Caravan com Câmbio no Assoalho saíram com Console, cujo desenho variou de ano a ano. Quer trocar o Câmbio de 3M por um de 4M, faça. Entretanto não deixe o Banco Inteiriço e coloque um Console, de preferência o do ano-modelo do carro;
    3) Tapete: existiam o do Standard/ Especial (borracha), Luxo/ SS (felpudo) e Gran-Luxo (carpete). O do porta-malas era um de vinil vagabundo para todos os modelos;
    4) Instrumentos do Painel: outro erro comum como o do citado GL amarelo. De 69 à 72 era o mesmo modelo. Fundo preto e Ponteiros brancos no 73 e 74. Ponteiros vermelhos no 75 e 76 e laranja do 77 ao 79;
    5) Aro de Roda pintado em prata – Especial e Luxo. Preto só para o Gran-Luxo;
    6) Pneu com letra branca: Firestone Campeão Supremo e depois o Maxi-Sport no SS e opcional no Gran-Luxo, que saia com faixa branca risca de giz (estreita). O modelo Wide-Oval só saiu da fábrica nos Charger e Maverick V8, e nunca no Opala. As medidas originais de Pneus eram: 6/45R14 para Standard, Especial e Luxo; 7/35R14 para GL e SS;
    7) A Roda do SS anterior à repolho, assim como Volante de Direção com 3 raios,  era exclusiva do modelo não sendo oferecida nem como opcional para os demais modelos.

    Agora, se você tem por objetivo fazer dinheiro com carro original, ou se sentir orgulhoso de ter um nessa condição (original), é preciso ser muito cuidadoso, estudar, pesquisar e se informar bastante para não ter em mãos um do tipo “Frankstein”.
    Existe farta literatura que nos permite a identificação precisa desses modelos, por exemplo a revista "Guia Histórico da revista Opala & Cia”, livro “O Chevrolet mais querido do Brasil” e "Opala, o carro que conquistou o Brasil", que descrevem de forma detalhada as modificações implementadas ano-a-ano. Assim mesmo algumas fotos mostram erros de restauradores, como por exemplo, Sobrearos chineses em Opala 76.
    É certo que cada um faz o que quiser com o seu carro customizando-o conforme o seu gosto e bolso permitirem.
    Todavia entendo que parte desses erros ocorre devido à falta de conhecimento e informação e não apenas má fé.


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 15 Set - 5:53:52, editado 1 vez(es)

    Fabinho70 gosta desta mensagem

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    Cuidado com o Opala Frankstein Empty Re: Cuidado com o Opala Frankstein

    Mensagem por pacato Ter 14 Set - 15:52:12

    Já ouviu falar na tal "raridade"? Pois é, caia fora.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 14 Set - 16:40:56

    pacato escreveu:Já ouviu falar na tal "raridade"? Pois é, caia fora.

    Pois é caro Pacato,
    essa conversa de "raridade" é sempre suspeita.
    Eu não sou contra a pessoa fazer as alterações que julgar necessário, como eu mesmo fiz expliquei aqui mesmo no fórum.
    O problema é a tentativa de se vender o Gato como se fosse a Lebre, pois um Opala Especial caracterizado como SS por mais perfeito que esteja, continua a ser um Especial.
    Assim entendo.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

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    Cuidado com o Opala Frankstein Empty Re: Cuidado com o Opala Frankstein

    Mensagem por fauzi Ter 14 Set - 19:43:48

    Gostaria que você comentasse mais sobre o item "2" dos erros mais comuns.
    Meu Opala é um Especial 72/73, 6cc, câmbio original no assoalho e segundo o 1o. dono (sou o 2o.), nunca teve console e está sem console até hoje.
    O que você acha?

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

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    Cuidado com o Opala Frankstein Empty Re: Cuidado com o Opala Frankstein

    Mensagem por opala4cc Ter 14 Set - 20:12:56

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Já faz 10 anos que eu deparei com este site e acabei me inscrevendo, época em que já fazia 10 que o meu carro estava imóvel e guardado. Só 5 anos à frente que eu resolvi tirá-lo da inércia e dar início à restauração. Este fórum foi fundamental para o fornecimento indireto de sugestões de modo que sempre irei estimular os colegas a contribuírem com informação de problemas e soluções que funcionaram ou não, além é lógico de consultarem sempre que possível.
    Graças às chamadas “redes sociais” os canais ganharam velocidade e quantidade exponencial de participantes, o que certamente impulsiona a circulação de informações verdadeiras e outras nem tanto.

    Vou colocar o Dedo nessa ferida citando alguns exemplos:

    1) Anúncio no FB de um “Tapeceiro” que divulgava o seu serviço como sendo original com belas fotos do interior marrom de um Opala ao que tudo indica 76, com os bancos na cor bege. Perguntei se era um padrão original ao que ele confirmou que era, tendo ele sido criticado logo a seguir por alguém que sabia não ser. Acabou removendo o anúncio;
    2) Video no YT com um Gran-Luxo 74 amarelo, segundo o vídeo vendido como original. O Painel de Instrumentos é do 75, acabamento do chapão traseiro do “luxo”, aro de Roda prata do Luxo, nenhum Friso de Caixa de Roda, logotipo “automatic” no local errado, flor de liz moldada no encosto do Banco Traseiro que nunca existiu no 73/4. Se o carro for mesmo um 5Q87D conforme informado acabou virando um misto de Especial, Luxo e GL, com jeito de “cabrito”;
    3) Nos anúncios e nos encontros são vários Opala e Caravan com Placa de Colecionador que apresentam “não conformidades” em relação aos modelos originais, principalmente no que diz respeito à tapeçaria. Quer colocar couro no lugar do vinil? Faça mas mantenha a cor e o desenho original. Eu até gosto do Banco Recaro, aqueles que vinham nos carros top da Autolatina, mas nada a ver usá-lo no Opala. Se quer use, mas não venha querer me vender o carro como “original”. Não é, e se tiver uma inspeção seria para a obtenção da Placa de Colecionador, não passa. Simples assim;
    4) Anúncios no FB de Opala 73/ 4 com chapão traseiro do 71/ 72, assim como tem de Opala 71/ 2 com chapão do 69/ 70. Assim como a Grade do Radiador, eu até acho o Chapão do 71/ 2 o mais bonito de todos. Agora, colocá-lo na traseira de um Especial 74 fica até interessante mas mata o carro enquanto original, na minha modesta opinião.

    Os erros mais comuns:

    1) Padrão de Bancos: tem que fazer matching com o modelo do carro (Especial, Luxo, GL ou SS) e ano-modelo;
    2) Com exceção do Especial e SS-4 74, todos os demais Opala e Caravan com Câmbio no Assoalho saíram com Console, cujo desenho variou de ano a ano. Quer trocar o Câmbio de 3M por um de 4M, faça. Entretanto não deixe o Banco Inteiriço e coloque um Console, de preferência o do ano-modelo do carro;
    3) Tapete: existiam o do Standard/ Especial (borracha), Luxo/ SS (felpudo) e Gran-Luxo (carpete). O do porta-malas era um de vinil vagabundo para todos os modelos;
    4) Instrumentos do Painel: outro erro comum como o do citado GL amarelo. De 69 à 72 era o mesmo modelo. Fundo preto e Ponteiros brancos no 73 e 74. Ponteiros vermelhos no 75 e 76 e laranja do 77 ao 79;
    5) Aro de Roda pintado em prata – Especial e Luxo. Preto só para o Gran-Luxo;
    6) Pneu com letra branca: Firestone Campeão Supremo e depois o Maxi-Sport no SS e opcional no Gran-Luxo, que saia com faixa branca risca de giz (estreita). O modelo Wide-Oval só saiu da fábrica nos Charger e Maverick V8, e nunca no Opala. As medidas originais de Pneus eram: 6/45R14 para Standard, Especial e Luxo; 7/35R14 para GL e SS;
    7) A Roda do SS anterior à repolho, assim como Volante de Direção com 3 raios,  era exclusiva do modelo não sendo oferecida nem como opcional para os demais modelos.

    Agora, se você tem por objetivo fazer dinheiro com carro original, ou se sentir orgulhoso de ter um nessa condição (original), é preciso ser muito cuidadoso, estudar, pesquisar e se informar bastante para não ter em mãos um do tipo “Frankstein”.
    Existe farta literatura que nos permite a identificação precisa desses modelos, por exemplo a revista “Opala & Cia” e livro “Opala, o carro mais querido do Brasil” que descrevem de forma detalhada as modificações implementadas ano-a-ano. Assim mesmo algumas fotos mostram erros de restauradores, como por exemplo, Sobrearos chineses em Opala 76.
    É certo que cada um faz o que quiser com o seu carro customizando-o conforme o seu gosto e bolso permitirem.
    Todavia entendo que parte desses erros ocorre devido à falta de conhecimento e informação e não apenas má fé.

    Pois é. Parece que você é um que despertou. Já me envolvi em discussões aqui no fórum que foram taxadas de "mi-mi-mi" exatamente por causa dessas coisas. Não adianta, se não é daquele ano não é "original" e muito menos "todo original". Mais: se não saiu tal versão nesse ano é fim de papo. É o dilema de ser taxado de "Zé Frisinho". Mas se a gente passa pano, os erros vão se difundindo e a história se perde. Em pouco tempo opala V8 vira original de fábrica, aparece caravan 73, diplomata 93, opala quadrado da década de 70, etc...

    Só discordo do Opala & Cia como fonte de informação. Era bem ruim a acurácia técnica dos textos, mas havia boas fotografias. Já faz bastante tempo que deixei de comprá-la, talvez tenha mudado. Mas acho a Classic Show muito mais confiável.

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    Cuidado com o Opala Frankstein Empty Re: Cuidado com o Opala Frankstein

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 15 Set - 6:12:24

    fauzi escreveu:Gostaria que você comentasse mais sobre o item "2" dos erros mais comuns.
    Meu Opala é um Especial 72/73, 6cc, câmbio original no assoalho e segundo o 1o. dono (sou o 2o.), nunca teve console e está sem console até hoje.
    O que você acha?

    Caro Fauzi, o seu carro está correto, assim como o meu entendimento.
    A Caixa de Câmbio de 4M foi lançada em 71 no SS, vindo a ser disponibilizada como opcional para os demais modelos à partir da linha 72.
    O modelo Especial que substituiu o Standard vinha sem o Console. O meu primeiro Opala, um coupe branco 4cc Especial 4 marchas e Bancos em vinil quadriculado em preto e branco, veio sem.
    Lembro de ter adquirido um Console do SS mas não achei os Suportes e tive que fazer uma adaptação (ficou ruim, mas o Console estava lá).
    A bandeirinha Chevrolet que ainda está no Console desse meu Opala atual era desse carro.

    Eu escrevi certo, mas talvez tenha deixado espaço ao me referir ao SS-4 74 lançado nesse ano, que a exemplo do Modelo Especial (todos os anos) saiu sem Console, algo que em termos de SS foi corrigido na linha 75 onde a GM igualou em conteúdo o SS-4 ao SS-6, com exceção do Motor é lógico.
    Revisitei a mensagem original e ajustei para deixar mais claro. OK?

    Seu carro está correto conforme o conteúdo original do modelo.

    Obrigado pelo feedback.
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    Cuidado com o Opala Frankstein Empty Re: Cuidado com o Opala Frankstein

    Mensagem por Rubão6cc Qua 15 Set - 6:19:15

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Já faz 10 anos que eu deparei com este site e acabei me inscrevendo, época em que já fazia 10 que o meu carro estava imóvel e guardado. Só 5 anos à frente que eu resolvi tirá-lo da inércia e dar início à restauração. Este fórum foi fundamental para o fornecimento indireto de sugestões de modo que sempre irei estimular os colegas a contribuírem com informação de problemas e soluções que funcionaram ou não, além é lógico de consultarem sempre que possível.
    Graças às chamadas “redes sociais” os canais ganharam velocidade e quantidade exponencial de participantes, o que certamente impulsiona a circulação de informações verdadeiras e outras nem tanto.

    Vou colocar o Dedo nessa ferida citando alguns exemplos:

    1) Anúncio no FB de um “Tapeceiro” que divulgava o seu serviço como sendo original com belas fotos do interior marrom de um Opala ao que tudo indica 76, com os bancos na cor bege. Perguntei se era um padrão original ao que ele confirmou que era, tendo ele sido criticado logo a seguir por alguém que sabia não ser. Acabou removendo o anúncio;
    2) Video no YT com um Gran-Luxo 74 amarelo, segundo o vídeo vendido como original. O Painel de Instrumentos é do 75, acabamento do chapão traseiro do “luxo”, aro de Roda prata do Luxo, nenhum Friso de Caixa de Roda, logotipo “automatic” no local errado, flor de liz moldada no encosto do Banco Traseiro que nunca existiu no 73/4. Se o carro for mesmo um 5Q87D conforme informado acabou virando um misto de Especial, Luxo e GL, com jeito de “cabrito”;
    3) Nos anúncios e nos encontros são vários Opala e Caravan com Placa de Colecionador que apresentam “não conformidades” em relação aos modelos originais, principalmente no que diz respeito à tapeçaria. Quer colocar couro no lugar do vinil? Faça mas mantenha a cor e o desenho original. Eu até gosto do Banco Recaro, aqueles que vinham nos carros top da Autolatina, mas nada a ver usá-lo no Opala. Se quer use, mas não venha querer me vender o carro como “original”. Não é, e se tiver uma inspeção seria para a obtenção da Placa de Colecionador, não passa. Simples assim;
    4) Anúncios no FB de Opala 73/ 4 com chapão traseiro do 71/ 72, assim como tem de Opala 71/ 2 com chapão do 69/ 70. Assim como a Grade do Radiador, eu até acho o Chapão do 71/ 2 o mais bonito de todos. Agora, colocá-lo na traseira de um Especial 74 fica até interessante mas mata o carro enquanto original, na minha modesta opinião.

    Os erros mais comuns:

    1) Padrão de Bancos: tem que fazer matching com o modelo do carro (Especial, Luxo, GL ou SS) e ano-modelo;
    2) Com exceção do Especial (do 72 ao 74) e SS-4 74, todos os demais Opala e Caravan com Câmbio no Assoalho saíram com Console, cujo desenho variou de ano a ano. Quer trocar o Câmbio de 3M por um de 4M, faça. Entretanto não deixe o Banco Inteiriço e coloque um Console, de preferência o do ano-modelo do carro;
    3) Tapete: existiam o do Standard/ Especial (borracha), Luxo/ SS (felpudo) e Gran-Luxo (carpete). O do porta-malas era um de vinil vagabundo para todos os modelos;
    4) Instrumentos do Painel: outro erro comum como o do citado GL amarelo. De 69 à 72 era o mesmo modelo. Fundo preto e Ponteiros brancos no 73 e 74. Ponteiros vermelhos no 75 e 76 e laranja do 77 ao 79;
    5) Aro de Roda pintado em prata – Especial e Luxo. Preto só para o Gran-Luxo;
    6) Pneu com letra branca: Firestone Campeão Supremo e depois o Maxi-Sport no SS e opcional no Gran-Luxo, que saia com faixa branca risca de giz (estreita). O modelo Wide-Oval só saiu da fábrica nos Charger e Maverick V8, e nunca no Opala. As medidas originais de Pneus eram: 6/45R14 para Standard, Especial e Luxo; 7/35R14 para GL e SS;
    7) A Roda do SS anterior à repolho, assim como Volante de Direção com 3 raios,  era exclusiva do modelo não sendo oferecida nem como opcional para os demais modelos.

    Agora, se você tem por objetivo fazer dinheiro com carro original, ou se sentir orgulhoso de ter um nessa condição (original), é preciso ser muito cuidadoso, estudar, pesquisar e se informar bastante para não ter em mãos um do tipo “Frankstein”.
    Existe farta literatura que nos permite a identificação precisa desses modelos, por exemplo a revista "Guia Histórico da revista Opala & Cia”, livro “O Chevrolet mais querido do Brasil” e "Opala, o carro que conquistou o Brasil", que descrevem de forma detalhada as modificações implementadas ano-a-ano. Assim mesmo algumas fotos mostram erros de restauradores, como por exemplo, Sobrearos chineses em Opala 76.
    É certo que cada um faz o que quiser com o seu carro customizando-o conforme o seu gosto e bolso permitirem.
    Todavia entendo que parte desses erros ocorre devido à falta de conhecimento e informação e não apenas má fé.

    Acredito que na maioria das vezes essas cagadas são devido a desconhecimento ou falta de grana. Isso porque esses detalhes que mudam ano a ano ou versão a versão podem passar desapercebidos pela maioria, em especial pelos "donos de Opalas". Lembrando que os entusiastas se enquadram em outra categoria. Considero entusiastas os que preferem manter o carro original e estudam o modelo para usar as peças certas. Porém isso tem preço. Essas peças de acabamento originais estão cada vez mais complicadas de encontrar e algumas chegaram num patamar absurdo de preços, como os frisos. Daí entra o pessoal que não tem grana. Na falta de dinheiro para comprar as peças certas acabam fazendo adaptações. Acho até que poderia ter mais um fator na história: a preguiça. Porque montar um Opala todo com peças originais e corretas requer paciência e muita pesquisa. Dessas lambanças aí uma das que tenho mais pavor é a adaptação do motor 6 cil. Sinto muito, podem me chamar de frizinho ou o que for mas pra mim um Opala 4 cil de chassi com motor 6 continua sendo um Opala 4 cil de chassi.


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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Cuidado com o Opala Frankstein Empty Re: Cuidado com o Opala Frankstein

    Mensagem por Rubão6cc Qua 15 Set - 6:24:44

    opala4cc escreveu:
    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Já faz 10 anos que eu deparei com este site e acabei me inscrevendo, época em que já fazia 10 que o meu carro estava imóvel e guardado. Só 5 anos à frente que eu resolvi tirá-lo da inércia e dar início à restauração. Este fórum foi fundamental para o fornecimento indireto de sugestões de modo que sempre irei estimular os colegas a contribuírem com informação de problemas e soluções que funcionaram ou não, além é lógico de consultarem sempre que possível.
    Graças às chamadas “redes sociais” os canais ganharam velocidade e quantidade exponencial de participantes, o que certamente impulsiona a circulação de informações verdadeiras e outras nem tanto.

    Vou colocar o Dedo nessa ferida citando alguns exemplos:

    1) Anúncio no FB de um “Tapeceiro” que divulgava o seu serviço como sendo original com belas fotos do interior marrom de um Opala ao que tudo indica 76, com os bancos na cor bege. Perguntei se era um padrão original ao que ele confirmou que era, tendo ele sido criticado logo a seguir por alguém que sabia não ser. Acabou removendo o anúncio;
    2) Video no YT com um Gran-Luxo 74 amarelo, segundo o vídeo vendido como original. O Painel de Instrumentos é do 75, acabamento do chapão traseiro do “luxo”, aro de Roda prata do Luxo, nenhum Friso de Caixa de Roda, logotipo “automatic” no local errado, flor de liz moldada no encosto do Banco Traseiro que nunca existiu no 73/4. Se o carro for mesmo um 5Q87D conforme informado acabou virando um misto de Especial, Luxo e GL, com jeito de “cabrito”;
    3) Nos anúncios e nos encontros são vários Opala e Caravan com Placa de Colecionador que apresentam “não conformidades” em relação aos modelos originais, principalmente no que diz respeito à tapeçaria. Quer colocar couro no lugar do vinil? Faça mas mantenha a cor e o desenho original. Eu até gosto do Banco Recaro, aqueles que vinham nos carros top da Autolatina, mas nada a ver usá-lo no Opala. Se quer use, mas não venha querer me vender o carro como “original”. Não é, e se tiver uma inspeção seria para a obtenção da Placa de Colecionador, não passa. Simples assim;
    4) Anúncios no FB de Opala 73/ 4 com chapão traseiro do 71/ 72, assim como tem de Opala 71/ 2 com chapão do 69/ 70. Assim como a Grade do Radiador, eu até acho o Chapão do 71/ 2 o mais bonito de todos. Agora, colocá-lo na traseira de um Especial 74 fica até interessante mas mata o carro enquanto original, na minha modesta opinião.

    Os erros mais comuns:

    1) Padrão de Bancos: tem que fazer matching com o modelo do carro (Especial, Luxo, GL ou SS) e ano-modelo;
    2) Com exceção do Especial e SS-4 74, todos os demais Opala e Caravan com Câmbio no Assoalho saíram com Console, cujo desenho variou de ano a ano. Quer trocar o Câmbio de 3M por um de 4M, faça. Entretanto não deixe o Banco Inteiriço e coloque um Console, de preferência o do ano-modelo do carro;
    3) Tapete: existiam o do Standard/ Especial (borracha), Luxo/ SS (felpudo) e Gran-Luxo (carpete). O do porta-malas era um de vinil vagabundo para todos os modelos;
    4) Instrumentos do Painel: outro erro comum como o do citado GL amarelo. De 69 à 72 era o mesmo modelo. Fundo preto e Ponteiros brancos no 73 e 74. Ponteiros vermelhos no 75 e 76 e laranja do 77 ao 79;
    5) Aro de Roda pintado em prata – Especial e Luxo. Preto só para o Gran-Luxo;
    6) Pneu com letra branca: Firestone Campeão Supremo e depois o Maxi-Sport no SS e opcional no Gran-Luxo, que saia com faixa branca risca de giz (estreita). O modelo Wide-Oval só saiu da fábrica nos Charger e Maverick V8, e nunca no Opala. As medidas originais de Pneus eram: 6/45R14 para Standard, Especial e Luxo; 7/35R14 para GL e SS;
    7) A Roda do SS anterior à repolho, assim como Volante de Direção com 3 raios,  era exclusiva do modelo não sendo oferecida nem como opcional para os demais modelos.

    Agora, se você tem por objetivo fazer dinheiro com carro original, ou se sentir orgulhoso de ter um nessa condição (original), é preciso ser muito cuidadoso, estudar, pesquisar e se informar bastante para não ter em mãos um do tipo “Frankstein”.
    Existe farta literatura que nos permite a identificação precisa desses modelos, por exemplo a revista “Opala & Cia” e livro “Opala, o carro mais querido do Brasil” que descrevem de forma detalhada as modificações implementadas ano-a-ano. Assim mesmo algumas fotos mostram erros de restauradores, como por exemplo, Sobrearos chineses em Opala 76.
    É certo que cada um faz o que quiser com o seu carro customizando-o conforme o seu gosto e bolso permitirem.
    Todavia entendo que parte desses erros ocorre devido à falta de conhecimento e informação e não apenas má fé.

    Só discordo do Opala & Cia como fonte de informação. Era bem ruim a acurácia técnica dos textos, mas havia boas fotografias. Já faz bastante tempo que deixei de comprá-la, talvez tenha mudado. Mas acho a Classic Show muito mais confiável.

    A Opala & Cia sempre apresentava erros de informações mas os carros e as fotos deles eram bem legais. Algumas edições acabam ficando na memória por conta do lixo que mostraram. Quem comprava a revista não esquece da edição que estampou na capa um Opala com pintura do tipo camaleão e portas asa de gaivota. Ridículo.
    E sobre o comércio da revista: ela parou fazem alguns anos, exatamente quando chegou na edição 50.


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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 15 Set - 6:49:27

    Rubão6cc escreveu:

    A Opala & Cia sempre apresentava erros de informações mas os carros e as fotos deles eram bem legais. Algumas edições acabam ficando na memória por conta do lixo que mostraram. Quem comprava a revista não esquece da edição que estampou na capa um Opala com pintura do tipo camaleão e portas asa de gaivota. Ridículo.
    E sobre o comércio da revista: ela parou fazem alguns anos, exatamente quando chegou na edição 50.

    Grande Rubão6cc,
    na realidade eu me referia ao pacote intitulado "Guia Histórico da Revista Opala & Cia". São 6 volumes com bastante fotos e informação sobre a evolução de 69 à 92.
    Eu adquiri o volume que trazia informação sobre o modelo do meu carro e acabei comprando os outros 5, exatamente para entender um pouco sobre os últimos modelos.
    Há Fotos com Caixa Evaporadora de Ar Condicionado vinda do mercado paralelo ao invés da original e Sobrearos xing-ling modernos ao invés dos originais da linha 76, por exemplo.
    Mas o saldo é bastante positivo, eu acho.
    E voce está certo quanto aos custos elevados para se fazer uma restauração precisa.

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