Rubão6cc escreveu: Gerald escreveu:Desculpe, talvez eu não tenha sido muito claro. A travessa da suspensão é uma peça muito forte, bem mais rígida que as longarinas. Assim, na prática, a travessa funciona efetivamente como se fosse um reforço de duas barras finas em forma de "X", ainda que a travessa não tenha uma forma de "X".
Todo mundo já ouviu falar do trincamento das longarinas do Opala, mas eu sinto que as causas do problema ainda não estão bem esclarecidas. Uma hora, pretendo abrir um tópico colocando com mais detalhes o que eu penso do problema.
Gostei...manda aí o tópico.
Nossa, é um "pobrema" simples de adivinhar e difícil de concertar.
A longarina opala é uma estrutura que suporta toda a frente do carro, em seu ponto de conexão com a cabine é um ponto adicional de estresse.
O ponto entre o agregado e a cabine sofre fadiga excessiva....e trinca....
Se os paralamas fossem uma estrutura soldada e não parafusada se reduziria em muito as trincas das longarinas e se aumentaria em muito a estabilidade do carro, eu penso no futuro soldar a frente com solda ponto como os carros mais modernos.
Estas barras anti torção, aplicam a força no sentido transversal ao estresse, isto está errado.
E qual seria o indicado?
Barras da parte superior da longarina (partindo mais ou menos do 1° parafuso do agregado a frente) na diagonal até a parede corta fogo.
Qual o problema disto?
A parede corta fogo necessita reforço.
As barras irão necessitar de um ponto de ruptura calculado, e porquê?
Porque numa colisão frontal ela entraria como uma lança dentro da cabine.
Alguém quer morrer espetado?
Entendeu o B.O?
Então no meu entender é desmontar a frente do opala, fazer os devidos reparos, reforçar a parte interna do cofre na junção com a parede corta fogo com chapas de forma triangular e com abas de 90° para maior resistência.
E depois fazer a solda ponto no local dos antigos parafusos dos paralamas.
Só isto?
Não!!!!!
O estresse será transferido para coluna "A" e o ideal seria colocar uma barra de aço mecânico (redonda ou quadrada) internamente, de dentro da soleira, subindo por dentro da coluna da porta, passando pela coluna do parabrisas e entrando no teto.
Um trabalho do cão....
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